Uma ideia para o PCP

Não foi a primeira vez que Ventura agitou a bandeira de Salazar, já o faz há anos, mas só agora houve reacção dos jornalistas e comentaristas. A expressão “três Salazares” presta-se à opinião vácua e displicente, pelo que houve barulho. Já quando Ventura, num comício na Praça do Município em 2020, acusou Paulo Pedroso de ser “pedófilo” e ameaçou que haveria perseguição policial aos apoiantes do 25 de Abril caso chegasse ao poder, ninguém tugiu nem mugiu.

Apelar ao regresso do salazarismo, mesmo que tão-só para efeitos retóricos ao gosto da chungaria analfabruta, é anunciar que se está ao lado dos criminosos, dos que prendiam por motivos políticos, e por motivos políticos torturavam e assassinavam. Promover Salazar como protector da “ordem” equivale a querer de volta os tribunais plenários e a Justiça transformada em fachada da PIDE. Ter vontade de associar o seu nome a um dos piores períodos da História de Portugal implica que se está pronto para repetir a violência que marcou esses tempos.

Se o PCP não estivesse tão ocupado com a defesa da “operação especial” que está a livrar a Ucrânia de nazis e agentes da NATO, poderia ter pensado num golpe de judo para aproveitar a miséria moral do Ventura: convidava-o para ir ao Museu do Aljube, podendo levar quem quisesse consigo, entradas e almoço oferecidos pelos comunistas.

14 thoughts on “Uma ideia para o PCP”

  1. E ideias para ti? Não há? Esse papel de educador do povo e ditador da agenda dos outros já cheira a mofo, todos os dias arroz.

  2. oh , V , agora até o advogado deu de frosques -:) -:) nem a pagar o gajo se atura

    ( é por isso que estás tão zangado?)

  3. OS BANDALHOS E OS NAZIS QUE SE ENTENDAM!
    [adiante]
    .
    .
    .
    Mudança de ‘moscas’ (mudança de retórica) para que fique tudo na mesma:
    -> Nacionalismos Mainstream;
    -> Ditadura dos Nazis/&/Bandalhos.
    .
    —>>> LIBERDADE/DISTÂNCIA/SEPARATISMO DESSE PESSOAL!!!
    [sim: a História não começou há 500 anos!]
    .
    Sim: HÁ 500 ANOS QUE FOI INSTITUCIONALIZADO O ÓDIO À LIBERDADE: uns no passado, outros no presente, procuraram implementar a mesma lógica:
    – «os povos autóctones que não fornecem abundância de mão-de-obra servil devem ser alvo de substituição populacional»
    [leia-se: todos em conluio com os negócios dos ‘construtores de caravelas’]
    .
    .
    .
    SUPREMACISTAS DEMOGRÁFICOS: estes nazis (querem o mundo só para eles), tal como os hitlerianos, não aceitam a existência de outros povos… dotados da LIBERDADE de ter o seu espaço, explorar as suas riquezas naturais, prosperar ao seu ritmo.
    .

    BANDALHOS -500: o seu discurso está perfeitamente identificado há cinco séculos:
    – não gostam de falar em trabalhar para a sustentabilidade…
    – projectam a existência de outros como fornecedores de abundância de mão-de-obra servil;
    – estão em conluio com os negócios dos ‘construtores de caravelas’: negócios de roubo&pilhagem, negócios de substituição populacional:
    -> possuem um discurso de ódio para com os autóctones que reivindicam a Liberdade de ter o seu espaço, explorar as suas riquezas naturais, prosperar ao seu ritmo.
    .
    .
    .
    .
    .
    REGRESSO DA LIBERDADE AO PLANETA
    —> Quem se identifica com os 500 anos de neo-cidadanismo de Roma que fique na sua! Ok!
    Adiante.
    Sim:
    -> Por um planeta aonde sejam Todos Diferentes, Todos Iguais!…
    -> Isto é: todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o seu espaço no planeta!
    —»»» INCLUSIVE as de rendimento demográfico mais baixo,
    —»»» INCLUSIVE as economicamente menos rentáveis.
    .
    Resumindo: respeitar o Direito à Liberdade dos outros!!!
    .
    Isto é: os globalization-lovers, os UE-lovers, os tiques-dos-impérios lovers, etc, que fiquem na sua… respeitem os Direitos dos outros… e vice-versa.

  4. boa cena, val!
    mas olha, fica a ideia para o ps, ou para o bloco ou o livre, que certamente vai/vão aproveitar essa falha do pcp tão preocupado com o dinheiro que está a ser canalizado para a ucrânia e que nem por sombras está a fazer falta aqui na terrinha, e com isso capitalizar (pun intended) eleitoralmente.
    se depois nenhum o fizer é que vou ficar a cismar: serão todos burros ou estão todos preocupados com a operação especial na ucrânia que não está a manietar nada a europa em termos económicos?

  5. «Se o PCP não estivesse tão ocupado com a defesa da “operação especial”»…

    Até onde sei o PCP nunca defendeu a invasão da Ucrânia: apenas não branqueia, ao contrário dos volupis e dos merdia, o papel da canalha americana e da NATO antes e após a invasão.

    Podia e devia condenar de forma mais inequívoca e veemente a Rússia e o gangster Putin; mas daí a dizer que defende a invasão vai um salto que só confirma o seu ‘bias’ xuxo-direitalha.

    Quanto ao chunga chamar pedófilo ao Peidoso, ninguém tugiu porque é o que todos pensam. Não sabia? Experimente perguntar a dez passantes ao calhas o que acham do Peidoso, do Ferro, do PS e da Casa Pia. Dou-lhe cinco euros por cada um que afirmar que foi uma cabala contra o PS.

  6. «oh, V, agora até o advogado deu de frosques -:) -:) nem a pagar o gajo se atura»

    Pois é, yo: também o mamão Proença zarpou há anos. O Araújo, coitado, libertou-se pela morte. Este tal Delille até aguentou bastante: já imaginou lidar com aquilo todos os dias? A fatuidade? O narcisismo? As birras? A arrogância parola? A constante vitimização? Não o desejo a ninguém.

  7. Os presos políticos, perseguidos e assassinados, no antigo regime, não eram só do PCP.
    A luta contra a ditadura não foi exclusivo do PCP – longe, muito longe disso.
    Que mania.
    Ou estou equivocado?

  8. Em 2020 o Partido Chega dizia que «…A República liderada pelo dr. António de Oliveira Salazar, a maior parte do tempo, também não resolveu [os problemas do país] e atrasou-nos muitíssimo…», e que «…não é preciso um Salazar em cada esquina…»:

    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/lider-do-chega-nao-e-preciso-um-salazar-em-cada-esquina-e-preciso-e-um-andre-ventura

    Em 2025 o Partido Chega diz que «…eram precisos três Salazares para pôr Portugal na ordem…»:

    https://observador.pt/2025/10/24/ventura-diz-que-eram-precisos-tres-salazares-para-por-portugal-na-ordem/

    O Chega foi criado para perseguir, prejudicar, e destituir o Sr.º Dr.º Rui Rio na época em que este foi líder do Partido Social Democrata e da oposição:

    André Ventura lança movimento para destituir Rui Rio
    https://www.publico.pt/2018/09/22/politica/noticia/andre-ventura-lanca-movimento-para-destituir-rui-rio-1844970

    Na altura o auto-denominado «movimento Chega» representava o dr. Pedro Coelho e o seu bando, ou seja a facção liberal/maçónica do PSD que é contra a linha de Francisco Sá Carneiro, a social-democracia, a regionalização, o Interesse Nacional, e o republicanismo, sendo estes princípios e valores representados pelo Sr.º Dr.º Rui Rio.

    Mais tarde o movimento dá origem ao Partido Chega com o objectivo de roubar votos ao Partido Social Democrata – que se tornou uma força política completamente moribunda e descredibilizada pelo dr. Pedro Coelho – prejudicando assim o PSD e o Sr.º Dr.º Rui Rio nas Eleições Legislativas de 2022.

    O Partido Chega é uma fraude, uma força política liberal/maçónica criada para tentar manter este ilegítimo, criminoso, corrupto, e anti-democrático regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN em 25 de Abril de 1974 assim como o sistema político-constitucional ainda em vigor.

    O Partido Chega representa os interesses do Partido Socialista e os seus aliados, do dr. Pedro Coelho e seu bando.

    Os Portugueses ingénuos ou mais distraídos que apoiam e votam no Partido Chega têm de perceber que estão a ser enganados.

  9. <<<Os Portugueses ingénuos ou mais distraídos que apoiam e votam no Partido Chega têm de perceber que estão a ser enganados.<<<

    Mas são só esses e agora ?
    E os outros todos, onde estão ou estiveram estes anos todos?

    PS. Se não perceberam até agora, daqui pra frente é que vão perceber…

  10. … toma lá um oficioso invisual para te defender numa acusação 4.000 páginas e provas com cerca de 53.000 páginas, mais de 55 volumes, contendo cerca de 22.000 páginas e agora arranja um tradutor de braille que trabalhe a fiado e faça o trabalho para amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *