«Na conversa telefónica que teve no sábado com o primeiro-ministro, o Presidente da República deixou claro que, no seu entendimento, o ministro das Infraestruturas não tem condições para continuar no Governo, sabe o Expresso. Para Marcelo Rebelo de Sousa, o que se passou naquele Ministério, incluindo o recurso ao SIS, põe em causa a crdedibilidade do Estado — razão que o levou a comentar publicamente estar-se perante um caso “particularmente sensível” e “de relevância nacional”. A expetativa no palácio de Belém é que António Costa afaste João Galamba.»
Esta notícia saiu depois das declarações de António Costa à chegada a Lisboa, onde apresentou a versão oficial dos acontecimentos entre João Galamba e Frederico Pinheiro. Nela, o ministro das Infraestruturas é a vítima, não o culpado. Perante esta posição, e de imediato, a Presidência mandou o Expresso publicar o conteúdo da conversa privada tida com o primeiro-ministro. A intenção é a de obrigar Costa a demitir Galamba sob pena de acabar demitido por via da dissolução da Assembleia.
Mesmo que Galamba tenha dito a verdade e o adjunto tenha mentido, pode continuar a ser uma boa opção demiti-lo calhando o preço a pagar por não ceder à pressão ser demasiado alto. Ponderação que apenas o responsável principal pelo Governo pode fazer, juntamente com o seu círculo de conselheiros.
Na minha preferência, perante um Presidente da República que viola a privacidade institucional e utiliza a comunicação social como arma chantagista, o melhor seria não demitir Galamba e partir para uma posição de blindada imunidade perante as ameaças de Marcelo. O nosso regime não é presidencialista, a legitimidade do Presidente da República está diminuída por exclusiva responsabilidade de Marcelo, estando ele a pôr em risco a estabilidade governativa sustentada numa maioria absoluta neste braço de ferro insano. A situação é análoga à chantagem da Rússia com um ataque nuclear, remetendo na perfeição para a metáfora da dissolução. Deve-se levar a sério mas não se deve ceder ao chantagista.
Eis uma lição que as polícias em todo o mundo há muito adoptaram por não haver alternativa. Um chantagista de sucesso voltará a atacar. E será ainda pior.
hehehehhehe, esperemos que o Costa “não se farte e bata com a porta” porque isso é que não é chantagem nenhuma, nem sequer sobre os mais fracos
“Mesmo que Galamba tenha dito a verdade e o adjunto tenha mentido, pode continuar a ser uma boa opção demiti-lo calhando o preço a pagar por não ceder à pressão ser demasiado alto”
Tirando esta parte, ias mais ou menos bem, mas, mais uma vez, estragaste tudo com a obsessãozinha rançosa em relação à Rússia, voltando a comparar a Feira de Borba com o olho do cu. A mousse de chocolate não leva brócolos, pá! Nem grelos ou nabiças! Tiraste o curso de cozinha onde? Em Marte?
excelente, ceder a chantagens é o primeiro passo para sujarmos a verdade pelo medo. ora quem não deve não teme e espero que Costa se mantenha firme nisto de defender a verdade dos factos ignorando as vozes imperialistas dos asnos que são tal e qual as dos putinistas. Putin e Marcelo que vão chantagear quem dormir com eles na cama – que é o que fazem os badalhocos.
O que põe em causa a credibilidade das instituições do Estado Português é ver os seus representantes discutindo assuntos de lana caprina precisamente no momento em que o mundo caminha a passos largos para um conflito nuclear. Ridículo e patético
valupi,
se
“A situação é análoga à chantagem da Rússia com um ataque nuclear… ”
então o que estás a sugerir quando escreves
“… pode continuar a ser uma boa opção demiti-lo calhando o preço a pagar por não ceder à pressão ser demasiado alto”?
será o mesmo que te andamos a dizer há mais de um ano sujeitos à tua hiperbólica e relativista adjectivação?
olha,
ainda há pouco por aqui perguntavam do que se tratava e já está a fazer escola
https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/especialista-analisa-discurso-de-galamba-na-conferencia-de-imprensa-sobre-polemica-com-ex-adjunto-frederico-pinheiro
que estranho a PSP não poder confirmar esta informação tão factual e inequívoca. deve ser porque é segredo de estado…
https://www.jn.pt/nacional/galamba-e-ex-adjunto-garantem-ambos-ter-chamado-a-psp-16271572.html
tretas, trata-se de chantagem pura e dura – ameaça de suicídio de bolso: quem quer mandar bombas nucleares, manda, não sugere que pode mandar a ver se consegue rapinar o que quer.
Costa e Zelensky : firmeza e hirteza; putinistas e marcelistas: ide pastar a toura louca da vossa fungosa e chungosa conspiração
olinda,
“… pode continuar a ser uma boa opção demiti-lo calhando o preço a pagar por não ceder à pressão ser demasiado alto”
será que a queda do governo é um preço mais alto que morrer meio milhão de pessoas? inflação galopante? crise de alimentos?
Muito bem, Valupi.
Muito bem, Valupi.
Na espécie de Prec que vivemos, com a desenfreada histeria das oposições, Marcelo está a desempenhar o papel de grande agitador, como há algumas semanas dizia Pacheco Pereira, no debate “Princípio da Incerteza”. Sei que P. Pereira aqui é muito criticado e eu nem sempre estou de acordo com ele, mas a verdade é que ele é o mais lúcido dos comentadores televisivos.
No início da Presidência, Marcelo dizia que “não haveria fontes de Belém”. Mas Ângela Silva, no Expresso, claramente assume o papel de porta-voz.
Esta e outras situações, trazem-me à memória o que se passou com Correia de Campos, um excelente ministro da Saúde; só que nasciam bebés nas ambulâncias todos os dias, mas mal foi demitido, houve um “milagre” todas as parturientes passaram a ter tempo de chegar às maternidades a tempo e horas!…
espero que desta vez o nosso primeiro ceda e meta o galamba fora do governo , fora do ps e da política para sempre. é insuportável.
Marcelo a ser o escorpião como disse Balsemão um intriguista que nunca governou uma câmara municipal ou uma junta de freguesia e agora no lugar que está a demonstrar tudo o que é um intriguista ,que não pode ver um microfone à frente , o Costa que vá para eleições que ganha com maioria absoluta e põe o Martelo calado,o
que dizem as sondagens e aquilo que elas querem
cada vez há mais
https://www.nosdiario.gal/articulo/internacional/cronica-donbass-ekaterina-guerrilheira-odessa-como-seus-avos/20221007204602154168.html
lave bem essa bocarra de esgoto, yo, antes de dizer nosso primeiro – porque só é primeiro para os que, com categoria, fizeram dele um primeiro e nosso – não de rodilhas esfarrapadas e sujas como a yo que anda aos caídos dos caídos
fica a dúvida, faça um arquivo de dúvidas e vá comprar lixívia perfumada imediatamente. pode demorar a tarde toda, autorizo. obrigada.
se galamba sair, acho que a pessoa certa para ficar com o ministério das infraestruturas e resolver definitivamente os dossiers aeroporto e tgv é josé sócrates. ainda por cima agora é independente!
que dizes, valupi?
contra a pulharia!
Subscrevo Valupi, e acrescento:
As chantagens e as ameaças de bombas nucleares são como o suicídio, quem o quer cometer não avisa.
Olá, voltei. Tudo como no quartel general em Abrantes. A máquina do deita abaixo o governo do PS trabalha a todo o vapor. Se há alguém que ache normal um adjunto de um ministro ser demitido e querer levar (ou mesmo levar) consigo o computador de serviço e obra de uma boa borracha daquelas que apagam evidências. O adjunto jurou vingança e fe-lo. Galamba deve ser acusado de ingenuidade por não saber escolher assessores. Para mim Antônio Costa devia opor-se a demissao de Galamba, se o fizer por causa “do preço alto a pagar” eu dir-lhe-ia: antes ministro por uma hora” do que aceitar atravessar pântanos.
“o adjunto jurou vingança” e vai daí chamou o SIS para lhe irem buscar o portatil a casa. o malandro!
já não se via na europa uma extrema-esquerda tão insidiosa e influente nos vários sectores sociais desde os baader-meinhof
o inspector galamba é que os topa!
galamba demitiu-se
costa cedeu à chantagem
se ao menos lesse aqui o valupi para saber como lidar com chantagistas
espero que ao menos tenham aprendido a lição e desta vez não o tenham deixado levar o portatil pra casa
como será que fica agora a sua credibilidade?
já se ouvem militantes da extrema-esquerda a festejar nos telhados de lisboa disparando metralhadoras para o ar
Se eu fosse jornalista iria investigar quem atirou para o ar, em primeiro lugar, a historieta da esposa de Galamba, há 2 semanas. Há qualquer coisa a cheirar mal nesta perseguição.
golpe de teatro!
Grande António Costa, recuperaste o meu respeito. A ver vamos se assim continuas.
Beijoqueiro de merda, vá lá, continua a morder a cauda. Não tarda tens o cu em sangue, num fósforo mordes o intestino grosso, em menos de nada trincas as amígdalas e engoles-te a ti próprio em autofagia quântica. Vai-te foder, lacrauzinho beijoqueiro! E habitua-te!
costa acaba de dar a desculpa que marcelo precisava
incompreensível como considera deplorável o que se passou no ministério, e que o próprio ministro diz que não dignificou as instituições estatais, e daí não tira consequências
ainda vamos ler aqui que a responsabilidade do que aconteceu na ponte de entre os rios foi de alguma acção do jorge coelho
Meus e minhas, a criadagem merdiática, de alegados “jornalistas” a comentadeiros avençados, perdeu completamente a cabeça, está absolutamente histérica! Todas as máscaras caíram, espumam pela boca e já nem se preocupam em disfarçar a agenda e as encomendas. Só por isso já valeu a pena toda esta cena macaca! Puta que os pariu!
Os comentadeiros estão à nora com a atitude do Primeiro Ministro em recusar a demissão
de João Galamba como Ministro das Infra Estruturas! È evidente que, ocaso TAP tem sido
uma “caldeirada” em lume brando para atingir o Governo … a intoxicação do bom Povo tem
sido constante daí os comentadeiros se arrogarem em dizer serem os interpretes da vonta-
de popular será mesmo assim? Esperem pelos próximos “capítulos” !!!
Até que enfim Costa confronta Marcelo com as suas responsabilides/irresponsabilidades, desarmando as suas “traquinices”! Apreciei a atitude, mas não vou tão longe como o Sr. Camacho, no que concerne a qualquer recuperação do respeito político, por razões que têm a ver com questões mais sérias, como seja, o apoio objectivo à guerra em curso, implicando todo um povo, que não lhe atribuiu mandato para tal.
Agora, comentando o texto de Valupi, só posso dizer que é obsceno que, no mesmo, se equipare a possibilidade de dissolução do parlamento português à hipótese da deflagração de um conflito nuclear, por via da continuação da guerra!
Que falta de bom senso e, acima de tudo, que falta de respeito pelos mortos que a guerra já causou, e pelos mais que causará, caso tais posições continuem a fazer vencimento.
Valupi, medroso da dissolução da AR, até admite que Costa faça a vontade a Marcelo e demita Galamba, se o preço a pagar “… for demasiado alto”, mas puxa de toda a sua coragem, que será muita, por certo, e não admite, sequer, a abertura de negociações para resolver a guerra!
Valupi, acha que as armas nucleares foram inventadas para apodrecerem nos silos, que os russos não passam de uns fanfarrões, que se deixarão massacrar!
Se, no seu mundo, dividido entre os “bons” e os “maus”, ao menos conseguisse perceber as suas alarvidades e contradições, perceberia que, se aqueles já usaram tais artefactos, por bem menos, porque razão estes não o poderão fazer!
NAIO À GUERRA! SIM À PAZ!
O Costa deixou o menino nas mãos do Marcelo.
Mas o comentador Martelo não vai assumir a responsabilidade de cuidar da criança.
Os cataventos não tem coragem.
Olha, o Costa voltou….Finalmente decidiu agir “em consciência” que certamente é a consciência que já tem, há muito, de que o Marcelo o quer comer de cebolada, para lá colocar os integralistas lusitanos, que é onde está o coração do Presidente, ainda que (quase nunca) a sua faladura.
Perante a chantagem permanente, percebeu que tinha de ir a jogo, colocar as fichas na mesa, e esperar que Marcelo deixe cair a máscara, ou que a coloque de vez.
Pelo meio, e para quem não esteve atento, ainda chamou o Presidente de traidor, por revelar o conteúdo das conversas “privadas” entre ambos.
Diz-se por aí em surdina que entretanto, Costa pediu aos arquivos da RTP todos os episódios da série: “A mão atrás do arbusto.”
O instinto de sobrevivência salvou o Costa e o Governo. Finalmente ao Costa cresceu-lhe um par de t*mates e deu um chega para lá ao Marcelo.
O Costa compreendeu à beira da 25ª hora, que é o Marcelo o verdadeiro líder, inspirador e mentor da oposição direitola.
O Marcelo está a derreter o Governo como quem derrete um bloco de gelo, lentamente, mas seguramente, sabendo de antemão o resultado das suas ações. E fazia isso com um sorriso nos lábios, com a prosápia que todos conhecem, procurando passar por Presidente-Rei de todos os portugueses, coisa que há largo tempo deixou de ser. Com essa estratégia neutralizava o Costa e sangrava o PS e quando daqui por alguns meses resolvesse convocar eleições seria um Costa isolado dentro do partido, com dificuldade até em arregimentar aliados para a batalha eleitoral, que lideraria um PS esfrangalhado.
Foi esta realidade que mudou hoje. A partir de agora o sonso PR terá de assumir se dissolve ou não a AR. Creio que não o fará e até que deixará de mencionar essa possibilidade dia sim dia não, como o tem feito desde o inicio do ano. Estou até curioso para saber como o Marcelonso (Marcelo + Sonso), irá manobrar para tirar esse tema da agenda política dos media.
Contudo não deixa de ser uma jogada de risco, risco calculado mas arriscada ainda assim.
Porém na possibilidade, improvável a meu ver, do Marcelonso dissolver a AR, ficará colado à galeria dos direitolas Montecoiso, Desventura e o Rui qqcoisa (da IL), e não mais poderá passar por ser o Presidente de todos os portugueses, será então à vista de todos não mais que um chefe de fação política. Mas Marcelo não irá por aí, pelo menos para já.
JA, o meu respeito pelo que António Costa fez hoje na política interna em nada diminui o asco profundo que tenho pelo que tem feito na questão da guerra, em que a sua militância na criadagem europeia, na subserviência canina ao império do lado de lá do Atlântico, em nada “desmerece” da militância não menos canina da criadagem merdiática interna a favor da direita ordinária que nos coube em sorte. Na questão da política interna, ainda há dias aqui escrevi que, com a muita trampa que o Governo tem feito ultimamente, estava a equacionar seriamente, nas próximas eleições, o regresso ao meu voto de muitos anos, no PCP/CDU. Com o que Costa fez hoje, fiquei de novo com vontade de lhe dar mais uma hipótese, mas tudo depende do que acontecer no futuro. Sou um homem livre e na minha cabecinha só manda a percepção que em cada momento tenho da realidade, não há nada garantido para ninguém. Quanto ao resto, estou completamente de acordo contigo, nomeadamente na apreciação das piruetas do Valupi quando teima em comparar a Feira de Borba com o olho do cu e tenta convencer-nos de que era preto o cavalo branco de Napoleão.
Eu percebo a sua opinião e, de certo modo, subscrevo-a. Mas, na minha modesta opinião, a linha de demarcação esquerda/direita passa, essencialmente, pela defesa da paz. Deveria ser o centro nevrálgico da luta política, pois, todas as outras questões dependem da resolução dessa. Por isso, choca-me ver que a luta pela paz é, ainda, uma ideia incipiente e pouco valorizada. Custa-me, ainda, entender que o próprio movimento sindical não incorpore essa luta dentro das suas reivindicações, como se lutar pela paz é que estivesse errado.
«Um chantagista de sucesso voltará a atacar. E será ainda pior.»
Exactissimamente!
Finalmente Costa percebeu, viu, entendeu e surpreendeu todos que não podia mais estar refém da contínua ameaça de “bomba atómica” com que o traquinices ameaçava dia sim dia não duas vezes ao dia.
Calculem que uma tal jornalista do Público no “é ou não é” de há pouco, perante a violenta novidade política que costa apresentara, dizia atónita, de olhinhos pequenos e boca fininha cerrada que, afinal, Costa não apresentara nada de novo. É a revelação ingénua de que apenas queria e esperava a obediência sem reservas e reverente ao Marcelo criador de factos políticos, escorpião de amigos e agora lançador de ministros-martelo de Marcelo.
É mais que evidente que caso Costa aceitasse mais esta intromissão abusiva daqui a pouco tempo era outro ministro ou ministra; a da agricultura que a CAP quer botar fora ou o da educação que CGTP quer demitir.
Enfim, Costa estaria prestes a tornar-se numa sopeira de Marcelo.
ja,
muito bem!
quem não percebe isso, não percebe nada
O Costa pensava que ia acabar com a comissão de inquérito assim de uma penada e arriscou a saída quando os números da economia lhe são mais favoráveis.
Mas Marcelo vai deixá-lo a marinar mais um tempo naquele lamaçal e lá pro verão dá-lhe a catanada sem possibilidade de choraminguice.
A malta “de esquerda” vai continuar a defender a boda aos grandes grupos da distribuição, a desgraça na habitação e o que se lixem os professores – em defesa da escola publica, pois claro!
É que isto de pensar a politica como uma cena clubística já vem pelo menos desde os anos oitenta e burro velho dificilmente aprende truques novos.
e um dia, nos livros de história: e eis que a dois de maio, Costa, O Hirto, espetou-lhes com um mangalho. !ai! que riso
!viva! o Costa; !viva! a Ucrânia; !viva! o Valupi e a Penélope e a Guidinha; !viva! a Olinda
O Marcelo e um filme de terror ,o protagonista
( Marcelo) deu uma de suposto interesse nacional e saiu o tiro pela culatra , ele nomeia por indicação do Costa ou exonera e não o seu contrário, mal do país se a rebaldaria se instalasse , se nem uma junta de freguesia governou queria ser o que nunca foi P.M. pode governar o que gosta : microfones e jornais .