A escolha de Paulo Bento para seleccionador nacional só poderia vir da mesma moleirinha que queria Mourinho em fraction-time para dois jogos. São escolhas rigorosamente simétricas: o génio incomparável e a vulgaridade com génio, o favorito dos maiores clubes do Mundo e o que não treinou senão um clube em toda a sua mínima carreira.
Bento foi fazendo o curso de treinador em regime de trabalhador-estudante enquanto esteve no Sporting. Começou a treinar os juniores, mas só se aguentou uma época. Na seguinte, já dava ordens aos graúdos. Nos 4 anos em que acumulou classificações que deixariam o Belenenses em êxtase, conseguiu pôr a equipa a jogar o futebol mais feio dos últimos 30 anos leoninos. E foi um especialista em querelas com jogadores, preferindo ostracizar o talento a resolver problemas.
Bento passa uma imagem de operário fabril, honesto, frontal e abrutalhado. O seu moralismo calvinista espelha-se na monotonia táctica e na filosofia de ganhar com esforço, grão a grão, contando os tostões.
Pode resultar na Selecção? Claro que sim! É essa a beleza de ser dirigente e treinador de futebol: quem tiver sorte terá razão.
E, com toda a tranquilidade, acho que este devia passar a ser o hino da selecção de todos nós.
http://www.youtube.com/watch?v=_tWhbZH6U9k&feature=related
Vai ser o esplendor do delírio e da alucinação. Os problemas com os jogadores vão multiplicar-se, ele vai escolher pelos treinos e não pelos jogos, colocando em campo os onze que treinaram melhor e não os que jogaram melhor. Casos como Stojkovic, Varela, Vukcevic, Adrien, Yannick, Pereirinha e outros que foram castigados por jogarem bem e tirados da equipa no jogo a seguir, vão ser «mato» na selecção. É o princípio de Peter que se confirma – cada um só pode chegar até ao limite da sua incompetência.
Que dizer? É um “crómio” da bola cromada e está tudo dito!
Então, não sejam agoirentos! Apesar de também me apetecer dizer: Selecção? Paulo Bento? Here we go again…
É da minha vista ou o pessoal anda todo a alucinar?
É que consta que o tranquilo vai embolsar 70.000 euros mensais para acabar com o que resta da selecção…
Peço muita desculpa, mas juniores não tem acento no “u”. Lê-se (deve ler-se) “junióres”.
Não tem de quê.
Obrigado pela atenção, Zarco.
Amigo Val, atenção às referências ao Belenenses…é que eu sou hipertenso.
Por vezes venho matar saudades aqui da pharmácia.
federação que se reflecte para o Aqui se consegue evidenciar, no bom estilo, o que de vem dizendo: “os ‘lagartos’ (sem ofensa), SÃO UNS “KALIMEROS”… Então o homem não era aquele que tinha a melhor táctica e que em losango, punha a equipa a jogar como nenhuma outra em Portugal? Eu, pessoalmente, penso que, neste momento, ele, ou qualquer um dos potenciais seleccionadores, teria de ter um discurso igual, para tentar remediar o mal já feito na bagunçada que é a Federação e que se espalha para a Equipa. Se o PB não conseguir impor-se a toda uma panóplia de interesses, irá ser cilindrado. Espero, sinceramente, que tenha sucesso, não por ele (apesar de nada ter contra o homem!), mas pela Selecção.
«É o princípio de Peter que se confirma – cada um só pode chegar até ao limite da sua incompetência». A incompetência não tem limites. O ‘princípio’ é assim enunciado: «Numa hierarquia todo o empregado tende a elevar-se até ao seu nível de incompetência». Desta forma, se Bento já atingiu esse nível, a sua incompetência será ilimitada. (desculpe jcF, mas a precisão é apenas um pretexto para reforçar)
Como prefiro factos gosto de assinalar as classificações obtidas por Paulo Bento enquanto treinou o meu Sporting. Depois tenho a mania de apreciar gente frontal. Gostos… O resto são opiniões que tal como os cus cada um tem a sua. Dizer mal é a coisinha mais fácil do mundo..
Jafonso, é um prazer, e uma honra, receber a visita de ilustres belenenses.
__
MARGARIDO TEIXEIRA, nunca fiz parte desse grupo em losango.
__
Zé Maria, também aprecio gente frontal. E sou sócio do Sporting há mais de 25 anos.