O humor involuntário, quando ocorre em matérias científicas, tem especial graça. Como é o caso nesta notícia do DN, onde uma destemida Paula Mourato informa os leitores do seguinte:
Investigadores dos Estados Unidos garantes que uma em cada cinco estrelas como o Sol tem planetas que podem ser habitáveis. Uma dessas estrelas está apenas a 12 milhões de anos luz da Terra e pode ver-se nitidamente do nosso planeta.
O facto de aparecer um “garantes” onde devia estar um “garantem” poderá ser explicado por distracção, eventual dislexia. E também desleixo, pois nem ela nem ninguém releu o texto antes de o publicar. Mas como explicar os “12 milhões de anos luz”? Para termos uma noção da distância que está aqui a ser proposta, imaginemos que enviávamos a Paula Mourato num foguetão para a galáxia Andrómeda. Assim que ela lá chegasse, e não vamos agora discutir em que estado físico e mental lá chegaria a coitadinha, o certo seria o de ter percorrido uma distância que corresponde a um quarto (25%) do que teria de percorrer para chegar à tal estrela “apenas” a 12 milhões de anos luz. Ora, como a Paula Mourato afiança que a tal estrela se pode ver nitidamente do nosso planeta, há que descobrir rapidamente qual é o genial telescópio onde isso acontece e saber se o podemos utilizar para tentar descobrir vida inteligente na direita partidária.
o telescópio é o menos comparado com a idade da imagem recebida.
é o jornalismo funtástico que por aí anda. cambada de medíocres com salários.
Uma cópia do jornal Le Monde.
Ora, Val, isso já é má língua! De facto basta usarmos uns óculos cor-de-laranja, que logo vemos todas a constelações e estrelas do céu, mesmo as que estão para lá da Nebulosa de Andrómeda!…
Quem precisar dos óculos milagrosos pode pedir um par a Poiares Maduro; segundo consta, este herdou todo o expólio do seu predecessor. De facto, diz-se que Miguel Relvas recorria aos ditos óculos para “nortear a sua vida pela procura do conhecimento permanente”.
o relvas era um aldrabão genuíno que nunca precisou de óculos para aviar a palha aos ruminantes nacionais. o maduro tem dificuldade em vender a aldrabice porque não fala a linguagem do comprador e embrulha-se em sofisticações que adormecem a plateia, portanto óculos, só se for para dormir.