Singularidades lusitanas

Que leva pessoas supostamente dotadas de um mínimo de cultura geral a considerarem que 2009 conclui uma década? Nunca tropeçaram na palavra novena ou a ela são alérgicas por anticlericalismo primário?

33 thoughts on “Singularidades lusitanas”

  1. pois , é como diz a Sinhã : de 1999 a 2009 vai uma década de 10 anos ( é que também pode ser 10 dias , uma década ) , não é?

    década

    s. f.
    1. Série de dez; dezena.
    2. Período de dez dias.
    3. Período de dez anos.
    4. Conjunto de dez livros ou capítulos.

    ai , essa cultura geral!

  2. Caro Val,

    Quase sempre subscrevo as suas opiniões, mas neste ponto não estou de acordo consigo, a não ser que não tenha percebido totalmente a ironia do post, pelo qual apresento antecipadamente as minhas desculpas.

    Se é verdade que o século XXI só começou em 2001, tal como o século XVI começou em 1501, pelo facto de não haver ano zero, as décadas tal como nos habituámos a encará-las começam no ano que termina em zero. Portanto, a década de 80 (seja de que século for) começa em 80 e acaba em 89 (10 anos).

    Nós não temos uma palavra bonita ou que tenhamos usadao para esta década que agora finda, mas os ingleses chamam-na de “noughties” como referência à forma como de vez em quando é referido o número zero – “nought”.

    A wiki chama-lhe a “década de 2000” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Década_de_2000)

    Abraço.

  3. André, basta que penses na definição de década neste contexto: período de 10 anos. Se tu próprio lembras que o século XXI começou no primeiro segundo do dia 1 de Janeiro de 2001, é fazer as contas. Ou defendes que a métrica do século não se aplica às décadas desse mesmo século?…

    Quanto ao nome a dar-lhe, boa questão. Venham sugestões!

  4. eh pá, tudo isto são convenções, tudo isto é relativo…..onde começa, onde acaba. o que interessa é o tempo que o relógio mede, não interessa quanto é que atribuímos ao instante inicial.

  5. É a medição que parte da ausência de um ano zero. Isto leva a que o período de 100 anos (um século, pelas minhas contas) só se conclua no final do ano 100. Até lá, ainda é o mesmo século. Assim, 31 de Dezembro de 2000 faz parte do século XX.

  6. tenho uma gira: décadência. :-)

    “Num deserto sem água
    Numa noite sem lua
    Num país sem nome
    Ou numa terra nua

    Por maior que seja o desespero
    Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.”

  7. Desisto! o neurónio enrodilhou-se sobre si próprio tamanho é o problema matemático com que se defronta. Então 2010 não começa uma década? Hum? Ó raios me partam esta gente e as matemáticas!

  8. Val,

    Percebo o teu ponto de vista, aliás até concordo.

    A primeira década do século XXI para obedecer às regras (ausência de ano zero) é a que começou em Janeiro de 2001 deverá acabar em Dezembro de 2010. Aqui de acordo.

    Corrijo aquilo que disse, referia-me ao que normalmente chamamos de anos “qualquer coisa”, como anos 80, ou anos 90, e, estes sim começam em 80 e acabam em 89, ou 90 e 99, conforme o caso. Estes que seriam os “noughties” começariam em 2000 e acabam em 2009. Acho que é neste aspecto que se tem referido ultimamente, e, retracto-me, erradamente, como primeira década do século XXI. Estamos então de acordo?

    Quanto ao nome, à semelhança dos ingleses, sugiro um sinónimo de zero. Talvez os anos “nicles”.

    Abraço.

  9. A Blond tem razão. De 2000 a 2009 perfaz-se uma década. Ora contem: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 – são dez unidades.

    Em 31 de Dezembro de 2009 não parece haver dúvida que acaba a década iniciada em 1 de Janeiro de 2000. Em 1 de Janeiro de 2010 começa nova década.

    Os anos 10 deste século começam em 2010, os anos 20 em 2020 e por aí fora. Cada década tem dez anos e não onze (de 2000 a 2010 são onze anos).

  10. Calma Sinhã, calma! Eu lá me vou render aos Maias, mulher?! Eles faziam sacrifícios de “gente humana”, se vissem lá “gente Blonde”, estás a ver onde é que a minha rica cabeça loura acabava, né?
    E sim, o neurónio acha que 2009 deve ser final de década, mas enfim…

  11. para se quilhar tudo, guidinha

    (o calendário holístico maia não falha).:-D

    não, olha, estive a lanchar pétalas de rosas. bem boas. :-)

    claro que são vasos com flores, blondinha.

    (para vasos com areia já chegam algumas cabeças).:-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.