No dia 4 do corrente, às 9:34 da matina, este blogue recebeu do YouTube o aviso de terem sido removidos 5 vídeos do seu canal Aspirina B por violação dos direitos de autor. Mais se informava de ter sido a 1ª advertência registada e que não se deviam carregar mais vídeos susceptíveis de gerar novas advertências pois tal levaria à desactivação da conta. 6 minutos depois, às 9:40, o YouTube enviou novo aviso, agora relativo a 8 vídeos, os mesmos 5 já supostamente removidos com a 1ª advertência mais 3. No texto lia-se que se estava perante a 2ª advertência e que uma 3ª os levaria a desactivar a conta. 13 minutos depois, às 9:53, o YouTube informou que a conta foi desactivada por se ter atingido as 3 advertências. A listagem dos vídeos em causa correspondia aos 8 supostamente removidos nas advertências anteriores mais 3. Passados 5 minutos, às 9:58, repetiu-se o anúncio da desactivação da conta, listando-se os 11 vídeos referidos no aviso anterior mais 1. Finalmente, às 11:20 do mesmo dia, o YouTube voltou a informar que a conta tinha sido desactivada por se terem atingido 3 ou mais advertências por violação dos direitos de autor, apresentando-se uma lista de 13 vídeos, os 12 do aviso anterior mais 1.
Nesse canal estavam uns 30 vídeos com fragmentos de programas da SIC, TVI, RTP e Canal Parlamento. Correspondia a uma coleção começada em 2010 ou 2011 e os números da sua popularidade eram residuais, a enorme maioria com pouquíssimas centenas no contador. O mais popular, acima das 20 mil visualizações, mostrava um excerto de dois minutos com Miguel Sousa Tavares a cascar no Ministério Público a propósito das buscas no Ministério das Finanças, em 2018, relacionadas com bilhetes para um jogo do Benfica. Ou seja, não se reproduziam programas completos nesse canal e ele em nada prejudicava os propósitos comerciais dos canais televisivos detentores dos direitos autorais das migalhas ali reunidas. Aliás, a existir algum efeito mediático tangível para os interesses das estações de televisão em causa, ele seria benéfico pois poderia suscitar notoriedade para os programas e respectivas personalidades na meia dúzia de gatos pingados que subscrevia a coisa (não chegavam a 300, se bem me lembro).
Da parte do YouTube, o processo é automático e implacável. Não se aceitam reclamações após se atingir a 3ª advertência, nem sequer se responde aos contactos, o que faz sentido quando as regras são cumpridas dentro da sua lógica pedagógica. O YouTube chega a fornecer material didáctico a respeito dos direitos de autor juntamente com a 1ª advertência, apelando a que se faça um mini-curso com vista a evitar a eventual perda da conta e de todos os seus conteúdos e registos. Porém, tal deixa de fazer sentido quando se usam as regras para provocar um dano irreversível, como é aqui o caso. Não existiu nenhuma nova publicação após o aviso inicial e a conta foi anulada em 20 minutos. Quer isto dizer que a intenção não remetia para qualquer preocupação com os direitos de autor de alguns vídeos, pois se assim fosse eles teriam aparecido todos listados na 1ª advertência e o caso ficaria resolvido com a sua remoção, sem ser preciso levar à desactivação do canal. Pelo contrário, quem levou a cabo esta operação chegou ao ponto de ter feito 6 queixas antes do almoço, diferentes entre si para que cada uma entrasse no sistema sem parecer uma repetição. Ironicamente, o agente deste triunfo deve ter ficado desesperado com a demora em ver a conta a desaparecer do seu monitor, continuando a disparar sobre o que já era um cadáver digital.
Ora, quem foi o artista? Algum bacano a trabalhar numa parda entidade: GEDIPE – Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais. E que gente é esta? Não faço ideia mas os Órgãos Sociais revelam quem é que manda nos amanuenses da casa. Pois bem, por que caralho haveria o GEDIPE de gastar o seu tempo, electricidade e teclado com um blogue (ahahahahah) situado nos fundilhos da Internet? Está em curso uma cruzada contra vídeos de segundos ou poucos minutos que não passam de um minúsculo e irrelevante memorial da nossa política-espectáculo? Ou há mesmo muito pouco, quase nada, para fazer no GEDIPE e eles precisam destas excitações bizarras para aguentarem o spleen? Pedindo emprestada a navalha a Ockham, a explicação mais simples remete antes para um passarão qualquer com poder suficiente para pôr o GEDIPE a mostrar serviço a quem paga as contas. Por exemplo, um passarão que tenha lido o texto publicado no tal dia 4 Novembro, 23 minutos antes do início do bombardeamento: Tens ódio para vender? Há quem pague muito bem por ele. É uma hipótese, claro. Acontece é ser a melhor à disposição.
Donde, respondendo ao título, ninguém de ninguém tem medo, pá. A influência do Aspirina B nos acontecimentos que moldam a política nacional é análoga à influência do ressonar de um grilo em Alpiarça no trânsito de Plutão à volta do Sol. Já a influência deste pardieiro no GEDIPE, e em quem se lembrou do castigo aplicado, fica como uma caricata ilustração da mesquinhez e ódio dos pulhas.
Penso que está a exagerar! Nunca, em democracia, poderia acontecer uma coisa dessas! Em Portugal?? Nah!
A propósito: não é nesta Sexta-feira (amanhã) que é emitido o último programa “Sexta às Nove”, na RTP1, sobre… liberdade de informação?
Deve ser interessante, tanto mais que a Coordenadora foi mudada – parece que à força – para a CMTV…
Então não foi já aprovada a lei da censura?
Não foi com a desculpa dos negacionistas da covid que quiseram controlar aquilo que se dizia na net?
Quando eu disse aqui que se estava a preparar uma ditadura, toda a gente gozou, até o troll veio aqui amandar bitaites.
Pois é bebé, quando toca a nós é que é uma merda.
Vê lá se alguém fala da barbárie que estão a fazer na Áustria, Berlim, Itália, e em todos os países onde estão a discriminar e segregar os não vacinados?
Quando acabou a segunda guerra toda a gente ficou muito admirada com os campos de concentração, será que ninguém sabia?
As putas das ditaduras começam sempre assim, devagarinho, quando deres por ela até para cagar vais precisar dum certificado.
” a Coordenadora foi mudada – parece que à força – para a CMTV… ”
ah! sim… conta lá pormenores dessa violência exercida sobre a machogirl da investigação nacionalista e patriota banonneira. se foi para o curral de montes de merda (cmm), está no seu habitat natural e pode continuar a produzir merda para alimentar a etar da cofina até morrerem todos afogados.
Acho que o “eu mesmo” diz muita merda mas, sobre este assunto, nada a acrescentar.
Concordo em absoluto.
Comecem a analizar friamente esta treta das covidices e vejam as radicais transformações económicas e sociais que estão a ser operadas em comparação com os “ganhos” obtidos em saúde pública. Ou seja: Depois disto tudo voltámos à mesma merda?
Atenção que eu não nego a existência das novas viroses, até penso que isto vai piorar. O que eu questiono é o “modus operandi” da banditagem que nos anda a lixar.
Havia um gajo brasileiro que dizia “pérguntá num ofendji”, mas pelos vistos…
vou começar a ser negacionista da covid.
Fiquei convencido!
Nego que haja negacionistas da covid, são mesmo só ignorantes!!
Portanto para esse peditório já não há pachorra.
é pá, que peninha.
então andavas a roubar propriedade intelectual dos outros e agora queixas-te? já pareces o rui pinto, ele tambem dizia que só tinha feito aquilo em prol das instituições que roubou, mas helás ninguém acreditou nele. nem aqui neste blog acreditaram, se bem me lembro.
Eu sou um dos subscritores do canal. Também tinhas lá um vídeo muito bom do Proença de Carvalho.
O mundo está uma merda
Falaste bem “jp”. Assim é que é, não dás hipóteses.
Nota-se à légua que és uma pessoa informada e louvo a tua superior inteligência, sobejamente demonstrada no comentário acima, só que… ninguém te pediu nada, que eu saiba.
Portanto, volta a pôr a moedinha no bolso e deixa de ser parvo, sff.
GEDIPE conheço lá o marido de uma amiga de uma amiga, um dos avençados da referida coisa. E sim é homem para procurar em tudo o que é buraco forma de poder usar o novo lápis azul digital ao serviço de quem lá o pôs. De qualquer forma o processo tem uma pontaria ainda mal afinada como se depreende da descrição sobre o que foi feito
O modus faciendi do censor, 1º, 2º e 3º avisos em poucos minutos, é bem revelador da sanha extintora. Mas se o denunciador do “roubo” foi um imbecil qualquer do GEDIPE para mostrar serviço ou se há ali mãozinha da bófia política do MP é questão que nunca conseguirás resolver.
As regras sobre o “uso aceitável” de matérias protegidas por direito autoral no YouTube dizem que o uso não é aceitável se tiver natureza comercial — o que suponho não será o caso. Se tiver objectivos “educativos” sem objectivo de lucro, o uso é considerado aceitável, mas avisa-se qua as regras têm interpretação diferente de país para país (e de grunho para grunho, digo eu).
Outra regra: «O uso de parcelas pequenas do material de uma obra original tem uma chance maior de ser considerado aceitável do que o uso de parcelas grandes. No entanto, se o vídeo mostrar o que é considerado a “essência” da obra, mesmo que a parte utilizada do material seja pequena, o uso poderá não ser aceitável.» Aqui já há uma margem grande para interpretações subjectivas: o que é que é “essencial”?
O que eu vejo no YouTube todos os dias é que se pode aceder a carradas de filmes e fragmentos de filmes, bem como a muitos milhares de obras musicais inteiras — tudo em princípio “protegido por direitos de autor”, sem que os donos dos direitos mexam uma palha para remover os vídeos. Perante isto, implicar com o uso de um fragmento de uma notícia ou de um programa de televisão parece-me totalmente desproporcionado e, por isso, suspeito de mera censura política ou de perseguição personalizada.
GEDIPE ou GEPIDE?
Sandra Felgueiras sai mas deixa tudo bem minado. A equipa que a acompanhava faz um abaixo assinado que manda para os jornais que lhe fazem a devida publicidade depois de a enviar ao conselho de redacção da RTP. A fundamentação do que reclamam está lá , então: estavam dispostos a trabalhar até 17 de Dezembro e não foi aceite a proposta, têm trabalho feito para mais 3/4 Sextas às 9 e é um desperdício, a Direcção (Antônio José Teixeira) não se quis reunir com a equipa só o fez com a Coordenadora. Portanto a Direcção da RTP é perdulária e aquilo é uma ditadura. Diga&se de passagem que aquele programa deve ter gasto milhares de euros aos contribuintes e que as coisas começaram a ficar feias no dia em foram fazer contas e medir as audiências e o custo/benefício não valia o gasto.
Eles andem aí!
Sugestão: quando quiseres “ilustrar” o comportamento dos porcos, põe link para a pocilga original, de onde recortarias o excerto significativo, com a indicação “Ver minuto(s) x e y”. Dá-nos um pouco mais de trabalho, mas quem tiver interesse vai lá.
Não fiquem tristes, o Facebook retirou um comentário meu em que tinha um link para um site da UE que tinha um gráfico do número de polícias por habitante nos países da UE. Alguém com poder suficiente consegue por o FB a fazer uma merda de trabalho.
A designação correcta é “Faecesbook”.
sic , sociedade independente de diarreia comunicativa
agora outro assunto : não é nada a cena da estrela de david ( isso são os vacinados , levaram sabe-se lá com que gás) , é ,mas é todo um processo semelhante à Inquisição , em que quem não acredita a pés juntos nas verdades emitidas pela santa madre ciência terá de ter um castigo exemplar , que encha os ateus que arrenegam dos santos cientistas e das suas hóstias santificadas no laboratório de pavor.
Papinha para cépticos:
Via Euronews: What we know so far about the B.1.1.529 COVID variant causing concern in South Africa
https://www.euronews.com/next/2021/11/25/what-we-know-so-far-about-the-b-1-1-529-covid-variant-causing-concern-in-south-africa
Já agora, ateu sou eu e não qualquer pobre de espírito que acredita que quando as galinhas têm dentes saem os pintos carecas, e que nas carecas trazem um chip que torna os humanos que os comerem facilmente localizáveis pelo Bill Gates, que em seguida os inocula secretamente com uma vacina anticovid que lhes mete nos entrefolhos mais meia dúzia de microchips, nomeadamente um que lhe permite (ao Gates) saber quantos peidos por dia o portador emite. Se ultrapassa um determinado limite e contribui demasiado para o efeito de estufa, o querido Bill acciona um dos outros chips, que envia o peidaloso para o jardim das tabuletas enquanto o Diabo esfrega um olho.
Oremos.
!ah! e eu nem sabia que o fármaco tinha canal. agora vou ficar a ougar. mas eu digo porquê que têm medo: é, não demagógico, pedagógico. amanhã vou aos links perceber melhor.
mas deve dar para fazer outro canal bué manhoso para eu subscrever e aliviar na influência do ressonar de um grilo em Alpiarça no trânsito de Plutão à volta do Sol . digo eu. !ai! que riso.
Realmente, com os esgotos a céu aberto, sem sistema de saúde, sem condições para armazenar vacinas, com a electricidade aos bochechos, o maior problema dos africanos deve ser a covid.
Ó camacho, vai dar banho ao cão.
Vocês têm instagram?
Que eu saiba, a Bayer nunca exigiu a retirada do nome deste blogue. A diferença que faz ser-se inteligente.
Para a próxima é postar as homilias do Marques Mendes, que ELES até agradecem!
O meu instagram é eduardoricardo_24
Não sou vaidoso
confesso que estou confusa. a tvi faz parte do conselho fiscal da assembleia geral presidida pela sic. e têm parceria na suíça. e se o Aspirina for um golpe de asa nesta coisa manhosa? !ah! eu quero participar nas descobertas. Holmesinha traz o telescópio e a lupa também.
se estás com tusa, mete um anúncio no olx ou pede ajuda ao wally para procurar o vibrador.
dass… falta de noção e juízo nos cornos.
a vaca e o macho lusitóino não perdem oportunidade de cagar inanidade desenxabida sobre o que não entendem para afirmarem supremacia negacionista.
Então, foderam-te os vídeos do Youtube?
Eheheh, vai trabalhar, fanha juízo nos cornos e cresce ó Valupi!
Parvalhatz, o pide ranhoso infiltrado, continua a sua porca missão de provocador. Estúpido que nem uma porta, porém, até nessa desgraçada tarefa é de uma incompetência atroz. E só a estupidez congénita da direita da Tugalândia, a mais burra do planeta, explica que os direitolos continuem a pagar a este tolo por uma missão em que visivelmente não presta para nada. Então eu ponho um link e faço um comentário a contrariar o discurso negacionista, como tenho feito desde sempre, e o negacionista sou eu, idiota?
Ó capacho quem é que te mandou aprender inglês com o Zezé Camarinha.
Metes aqui um link mas não percebes nada do que está lá escrito, procura notícias em português que é para não dares barraca.
realmente , montam o espectáculo da variante nova para mascarar a ineficácia da água científica benta e prontos , os crentes organizam logo outra peregrinação à farmácia divina que os há-de salvar a todos e mais um.
arte, larga o vinho. !ai! que riso.
“Então eu ponho um link e faço um comentário a contrariar o discurso negacionista, como tenho feito desde sempre, e o negacionista sou eu, idiota?”
puseste um link duma cena que não entendeste e comentaste com uma suposta ironia sem sentido nem ironia. tão mau que nem para negacionista prestas.
‘Eu mesmo’, apesar da obsessão negacionista, tinha algum respeito por ti, mesmo quando me mandas dar banho ao cão, porque a obsessão me parecia sincera, parva mas sincera. Mas parece que me enganei. Acaso leste a peça da Euronews? É que, se leste, a dúvida com que fico é se aprendeste a ser aldrabão com o parvalhatz aldrabatz, se foi ao contrário ou se andaram os dois na mesma escola. Vai dar banho ao parvalhatz e aproveita para te juntares a ele, já que começas a cheirar ao mesmo. E não é a cão, é mesmo a merda de cão.
afinal quem estava a ironizar era a euronews e o comentário do lusotóino era a sério, mas sem qualquer vestígio de seriedade, assim tipo bife de tofu ou cigarrilha marca tacos, sin papel ni tabacos.
a lata do cavalo que queria ser cavaleiro do negacionismo: “apesar da obsessão negacionista, tinha algum respeito por ti” e o abscesso continua: “me parecia sincera, parva mas sincera”. enfim, dramas de quem aposta em cavalarias duvidosas e depois acaba aos coices nos companheiros de estrada.
só verborreia chegana, bota mazé nudes do cremelim e linques da tv patinhas.
Um amigo ficou com a conta de facebook bloqueada só porque publicou um vídeo de uma pequena entrevista a um canal de televisão, em que o entrevistado era ele próprio. Nem os próprios autores escapam ao zelo dessa Associação que diz que os quer proteger. É o avanço da indústria de litígio sobre a sociedade. É preciso limitar o número de advogados no Parlamento. De contrário, a sociedade será asfixiada cívica, económica e politicamente com leis e regulamentos. Pouca coisa brilhará além de escritórios de advogados e administradores da justiça.