Lembro-me de alguns anos atrás interrogar alguns amigos meus, simpatizantes e militantes do PCP, sobre o seu silêncio nas redes sociais, sobre a timidez aterradora dos sites das delegações do partido. Era tudo muito oficial – nem sequer oficioso. Desvalorizavam a coisa. “Miúfa, o que vocês sentem é miúfa do partido”, ladrava eu.
Já antes do 25 de Abril eles se portavam assim. Participavam pouco, ou nada, no amplo Movimento Associativo de norte a sul do país. Uma autêntica Revolução Cultural em Portugal, especialmente no período marcelista. E conviviam pouco ou nada com os que a ele se dedicavam. Diziam que era por precaução. É possível que estivessem certos. Talvez por isso se tivessem equivocado no pós Abril. Havia um país que eles não conheciam bem, aquele que se expressou no primeiro de Maio de 1974 à saída da Praça do Império. Aquele que se expressou nas eleições para a Constituinte. Aquele povo que se mobilizou de norte a sul em comissões de moradores, comissões sindicais – e comissões de trabalhadores de que o PCP não gostava nada. Quanto aos sindicatos, propunham a unicidade sindical. Como o seu comportamento metia um medo do caralho, fomos obrigados a lutar contra eles também nesse campo.
(Alguns deles distanciaram-se da minha pessoa desde o conflito na Ucrânia. Mesmo alguns ex-camaradas meus, que comigo mantinham paleio, valentíssimos marxistas-leninistas-maoistas no tempo do esclarecimento e pancadaria na agora de Abril, voltaram-me as costas. Até aqui temos que compreender. O pior é com familiares. E aqui tenho sido um cobarde. Só eu sei o que tenho ensacado ao longo de muitas conversas para náo deitar tudo a perder… Desde a invasão da Ucrânia por Putin e a corja que o cerca).
Vou ficar por aqui. Sempre sonhei escrever contos, mas não sou capaz de criar enredos. E escrevo mal. Ainda jovem li os contos de Anton Tcheckhov. Estou a lembrar-me agora daquele em que um chefe acaba por morrer traumatizado por o subalterno ter, numa carta, colocado um ponto de exclamação a fechar uma frase. Não me lembro do título do conto. Quem se lembra?
Porra! A malta do PCP está mesmo em forma no apoio a Putin. Nota-se na caixa de comentários deste blogue. Um espaço de Liberdade que os putinistas adoram.
__
Oferta do nosso amigo Fernando
só os alucinados, porque é absolutamente mentira.
ele próprio diz que fica por ali e logo depois que sempre sonhou escrever contos. aquela lapso freudiano que retira qualquer duvida sobre esse textículo.
só me lembro da história do cão e de todos os dias ver os Putinistas a quererem abater a liberdade suprema abusando da simples liberdade de poderem expressar a gana de abatê-la
o que ouvi contar ao meu comunista preferido , que estava em agronomia e que esteve na clandestinidade e até foi preso , sobre o envolvimento dos comunistas nos movimentos associativos de estudantes é uma história completamente diferente. como já morreu , não lhe posso pedir para me assinalar os erros disto , mas o fernando parece a zita , que era a controleira dele , a falar.
Pelo histórico de refutação em casos mais óbvios, as duas recusas acima só servem para atestar a veracidade do texto, mas ainda a 66% (uf quase o número da besta). Isto porque temos que respeitar a cultura da falseabilidade judaico cristã, daí ser necessário uma 3a negação para dissipar todas as dúvidas. Não tarda.
para já , Joe , miúfa do partido não tinham nenhuma .o que ele chama de miúfa é lealdade aos princípios e ao funcionamento do partido.o meu comunista preferido também dissidiu , e de cobarde não tinha nada , e mesmo assim , magoado , era leal. amuava quando discutíamos sobre Estado , e só faltava chamar-me de pequeno burguesa verbalista _:)
o Fernando não conhece , nem percebe , minimamente ,os comunistas.
toda a gente preocupada com os comunistas e ninguém quer saber das revelações de que foi o governo israelita que forneceu ao trump a informação sobre os emails do DNC.
deve ser porque estão muito preocupados com a interferência nas eleições e com a ascensão da extrema-direita.
aliás, numa semana em que a mesma fez um esforço enorme nos meios de comunicação social a propósito dos assassinatos no centro ismaelita, é bastante revelador que as miras continuem apontadas aos comunistas, enquanto se gabam do sucesso das propostas que por acaso até feitas por eles na legislatura anterior.
é a união das esquerdas em defesa da democracia, estúpido!
O 25 de abril não é de todos! É dos que amam a liberdade… e os comunistas odeiam-na.
Helas, ya, e a terra é plana…
dizes, tu, pá.
dizes, tu
Isso é uma conversa muito linda mas quem usou da força no pós-25 de Abril para estabelecer o regime que pretendia foram os moderados do grupo dos 9, foi o General Chico, o Eanes, esses é que montaram nos carros de combate no 25N e arriscaram a guerra civil para imporem o seu modelo. Os comunistas foram os cobardes que morreram às mãos da PIDE porque não gostavam da liberdade. Anda para aqui cada génio, que não é surpresa que votem no Ventura e apoiem a grande democracia ucraniana.
Só falta o atrasado mental dos zzz dizer que “O 25 de abril não é de todos! É dos que amavam o — e mamavam no — 24 de Abril”. Idiota de merda!
Parasitando o “isolamento” das posições do PCP na guerra da Ucrânia, é de vómitos a “coragem” que cardumes de fascistóides cobardolas, mudos e escondidos há 49 anos, recuperaram para ladrar a tudo o que imaginam comunista. Foram 49 de dieta, aproveitem para encher a pança, porcos de merda!
Já agora, não sou nem nunca fui do PCP, ainda que tenha votado neles inúmeras vezes. Exactamente como o Valupi, que há alguns anos aqui resumiu o seu histórico eleitoral, igualzinho ao meu, inclusivamente no pormenor de, em legislativas, ter votado PS pela primeira vez em 2011, com José Sócrates.
Capacho, o único idiota aqui és tu… e de merda líquida. O 25 de abril é de quem ama a liberdade… tal como os ucranianos estão a demonstrar que a amam. Quem não a ama são os capachos do putinismo; os pseudo pacifistas retardados mentais.
Há um ano atrás muitos mil mortos a menos (ucranianos e russos), muitas cidades em pé e fábricas a laborar, e gente feliz, podia ter sido alcançada a paz, segundo a opinião de um sr. chamado Naftali Bennett, ex-primeiro ministro israelita (https://www.youtube.com/watch?v=qK9tLDeWBzs ).
Valerá a pena ouvir a entrevista do dito sr., entre 2.3.24 e 3.02.56, para se perceber por que falharam as negociações: não foi por que os russos, e muito menos os ucranianos, o desejassem. Na opinião do entrevistado, as negociações foram impedidas pelos EUA, Inglaterra, Alemanha e França. Se assim foi, os ucranianos morrem na guerra não por sua própria vontade, mas empurrados por esses países. Falece, pois, a tese daqueles que acham que na Ucrânia se morre pela independência e pela liberdade daquele povo. Morre-se ali, sim, mas num conflito de interesses que opõe os EUA , a Rússia e a China, conflito esse que ameaça seriamente enterrar a própria Europa, quiçá a humanidade.
Era o “Fim da História”, não era? Pois… Era bom, mas acabou-se! Se calhar temos que habituar-nos a conviver com o “outro”, respeitando-o e exigindo-lhe que nos respeite. Pode ser que, desse modo, cheguemos a melhor porto.
Esta entrevista há muito que é do conhecimento público e qualquer um pode aceder-lhe livremente.
Por isso, espanta-me que neste blog haja tanta gente que faz tábua rasa da realidade e continue a debitar bagatelas e a passar cassetes, sim cassetes, com ideias de há mais de 50 anos, como as que se encontram no texto que me trouxe ao comentário. E, para sossegar os mais fanáticos e furiosos, declaro, desde já, que nunca me identifiquei com o PCP, nem alguma vez votei nesse partido, embora caiba, também, afiançar que se tal tivesse acontecido, não me causaria qualquer urticária.
Finalmente, quer-me parecer que tanta coragem e ousadia, exibida vastamente neste blog, só existe na lerda convicção de que estamos longe da morte que todos os dias ceifa aquela gente.
Tenham juízo!
Bem que me enganaste durante uns tempos, Nandinho. Melífluo, ambíguo, graxista, untuoso, Senhor X para aqui, Senhora Y para acoli, sem poupar na vénia, chapéu na mão, cabeça baixa, falsa modéstia, uma no cravo e outra na dentadura… e a manita escondida atrás das costas com a faca pronta a cortar incautos. Dizes que o pior é com familiares, mas será igualmente mau com todos os que te vejam por detrás da camuflagem gordurosa. Numa coisa tens razão: tens sido, és e continuarás a ser um cobarde. Moralmente cobarde, porque fisicamente és certamente um valentaço. Não interessas a ninguém, excepto a um “pervasivo” Valupi que, fruto dos bons serviços prestados à causa unanimista, te adoptou momentaneamente como bobi de estimação. É quase como os pensos rápidos: se não faz sempre falta em casa, um bobi “proletário” dá por vezes um jeitão. Receberás em breve na tua humilde casota, via Amazon, uma dúzia de latinhas de Pedigree Pal apenas oito anos fora do prazo.
Olha, nunca o sonhei, mas reparei agora que “escrevi um conto”. Só falta o título. Hipóteses:
“Fernandinho Escorregadio, da Ferrugem para os Salões”
“Fernandinho Contorcionista, Um Seu Criado”
“Fernandinho Gorduroso, Melhor Que Margarina Vaqueiro”
liberdade, dizem eles…
https://polititank.pt/comunistas-bloqueiam-associacao-polititiank-de-descer-a-avenida-da-liberdade/
DS: Os israelitas estão num nível elevado…. informação de confiança!
https://exame.com/ciencia/alienigenas-existem-e-humanidade-nao-esta-pronta-diz-ex-militar-de-israel/
“Há um acordo entre o governo dos EUA e os alienígenas. Eles assinaram um contrato conosco para fazer experimentos aqui.”
está tudo explicado . os reptilianos sempre existem e mascaram-se de asquenazis. boa -:) e a experiência deve ser uma cena : quanto exploração , indignidades e enganos aguentam os terraquêos? qual a sua resistência a tentações? quantas toneladas têm de preguiça? etc.
Os defensores da “paz putinista na Ucrânia” agora até se socorrem de um pretenso plano de paz apresentado (?) pelo sionista nacionalista, racista e xenófobo Naftali Bennett, líder do movimento “Lar Judaico” e do partido “Nova Direita” (ambos de extrema-direita) e que enquanto responsável por altos cargos nos governos israelistas (ministro da defesa nos mandatos de Benjamin Netanyahu) e mais tarde como primeiro-ministro, deu seguimento à política sionista de extermínio e de apartheid da população palestiniana.
De quem os pacifistas pró-Putin se foram lembrar!
Não esquecer o apoio do putin à extrema-direita europeia e outras… por isso, os putinistas recorrem aos amigos!
https://www.esquerda.net/dossier/putin-o-czar-da-extrema-direita-russa-e-europeia/79593
https://www.esquerda.net/dossier/repressao-corrupcao-e-apoio-extrema-direita-o-reinado-de-putin-visto-pelo-esquerdanet/79955
Esta não sabia eu: a Direcção Editorial do pasquim bloquista está baseada em Langley. A Redacção também. Mas o pessoal da limpeza é generosamente recrutado entre os indígenas da Tugalândia. Há que combater o desemprego entre a esquerda puta… perdão, pura e verdadeira. Oh yeah!
Capacho putiniano do bem, bebe uma vodka setubalense que isso passa…
Sr. CA, para lá dos seus mas e ses deveria era refutar, com outros factos, aquilo que o dito ex-primeiro ministro israelita afirmou e nunca desmentido, que se saiba. Más companhias, e muitas, também o Sr tem, como é notório. por aí, não vai lá.
quem segura o regime israelita e os mantém imunes a qualquer resolução da onu é putin, está bom de ver.
o filho da mãe é tipo o 007 da politica internacional. endrominou a merkel, o socrates, elegeu o trump e o erdogan, derrotou os eua no afeganistão e o isis na siria (não sei porque é que me lembrei desta parelha) e para acabar destruiu todas as instalações de enriquecimento de urânio dos iranianos para defender o apartheid israelita.
misseis hipersónicos, malta. foi isso que destruiu o nordstream. eles já atingiram o alvo na semana passada e vocês só estão a ouvir falar disso agora.
Fernando e Valupi, a exigência de conversações de paz na Ucrânia, em vez do envio contínuo de armas, para ver o sangue de ucranianos e russos escorrer diariamente na praça do coliseu mediático, com a assistencia a olhar embevecida para o polegar do lóbby intervencionista militar americano, não é uma causa do PCP. É uma causa de toda a gente decente.
Lucas Galuxo, concordo muito contigo. Mas para tu teres módica credibilidade ao apregoares esse repto tens de ser coerente. Ou seja, tens de aplicar a tua lógica também à Russia, exigindo-lhe que pare com o envio contínuo de armas, bombas e soldados. E que se retire dos territórios invadidos, destruídos e ocupados. Para que se possam ter conversações de paz, precisamente.
Se em vez disso preferes gastar o teu teclado em caixas de comentários de textos de pessoas que também querem a paz, só que uma paz mais justa do que a tua sectária e putinista, diria que não estás a puxar a carroça da decência.
guerra nuclear em nome de coerência chama-se fanatismo, e o fanatismo sempre se reclamou da decência dentro do seu quadro moral. mas a moral que apregoa é que é indecente e ele não se apercebe.
assim sendo, valupi passou-se definitivamente pra o lado da decencientologia, o que nem é de estranhar se atentarmos na reverência quase messiânica com que continua a referir-se a um absoluto zé-ninguém político como é hoje em dia josé sócrates (já pra não dizer putinista).
Concordo, em parte. Porque o elemento fanatismo não pode ser eliminado . Eu diria antes, loucura . Tudo o resto, acenta como uma luva, a uma parte, aquela que ameaça com uma guerra nuclear, e, claro, a todos aqueles que com tal parte, se identificam, por várias “razões”, tais como “não se pode ganhar uma guerra a um país que tem armas nucleares “.
Na verdade, nunca os Estados ocidentais que possuem armas nucleares, alguma vez ameaçaram a outra parte . Pelo contrário, os EUA, têm medo, e estão é preocupados com a China . A outra parte é que diz que se sente ameaçada .
Pelo que tenho lido, Valupi não se encaixa onde o quer colocar.
Trata-se, a meu ver, de uma questão de valores e princípios. Os valores, o que, claro, inclui os defeitos ocidentais, e os valores e os defeitos dos anti-ocidentais.
A Ucrania, relembro, um país livre e soberano que até tinha armas nucleares, a que renunciou, escolheu de pleno direito, o Ocidente, mas a outra parte entende que, sem a Ucrania, o País está incompleto . O Ocidente é livre de apoiar ou não uma das partes. Ao que se quer chegar, é a que, em nome da paz, a Ucrania abdique de uma parte do seu território. Para que todos salvem a face, incluindo quem começou a guerra. A ucrania deve abdicar ? Tenho o maior respeito pela Ucrania e pelos ucranianos, bem conhecidos no nosso País como trabalhadores exemplares .
E nem sequer foi preciso mencionar um único nome de um “dirigente” de um País.
Mais simples ainda : ninguém pode ir perante um juiz, queixar-se que se sente ameaçado. No nosso País é assim. Embora haja países em que seja diferente, por exemplo, os próprios EUA. O que explica as perplexidades das mortes de mulheres, vítimas de violência doméstica, pese embora já se tenham queixado, duas ou três vezes, no local próprio, a PSP ou a GNR. Está mal . Mude-se a lei. Os juizes aplicam a lei que existe, não é feita por eles. Lei e justiça podem não coexistir, na Lei, embora o artigo sobre a interpretação das leis, que está no Código Civil diga que ao interpretar a lei, o texo escrito, se deve presumir que o legislador optou pela solução mais justa e correcta. Muitas vezes não é assim, a própria lei é um horror. Mais recentemente, foram criados meios para a um nivel pré-judicial, tentar resolver o problema. Nem sempre funciona para proteger as potenciais vítimas, que só após mortas, são reconhecidas . Repito, o nosso sistema legal, criado pela AR e pelos vários governos, é assim . Os juizes, funcionam como observadores e julgadores, de factos passados, retroactivamente. É triste, mas é assim, é o que temos. Portanto, ameaça, sem facto consumado, não pode ir a julgamento . Também não se pode colocar um polícia à porta de cada cidadão, apenas se coloca à porta de um qualquer membro do governo, que não tenha vergonha na cara, e tal solicite.
No caso da Rússia, que diz que se sentia ameaçada, é a mesma coisa. Podia ter-se apoiado no direito internacional, e, queixava-se no local próprio, maxime, as Nações Unidas, de que é membro fundador.
O que mudou e muito rápido foi a protecção às crianças menores, vítimas de desleixo, maus-tratos, abandono, inclusivé depositadas no lixo, etc. Actualmente, ao mais pequeno sinal, desde que referenciadas pela Segurança Social e demais organismos de protecção às crianças, são retiradas aos pais e entregues a instituições de acolhimento. De seguida, os pais vão queixar-se às … televisões, que aproveitam para fazer notícia deturpando tudo .
M
o que é que aconteceu às queixas do afeganistão iraque palestina siria libia iémen guatemala etc no local proprio e apoiadas pelo direito internacional? não vale a pena estar a fazer elucubrações sem ter noção da realidade.
quanto ao fanatismo não poder ser eliminado, nem eu quero eliminá-lo, apenas que o sr valupi e outros como ele e o M, o deixem para as querelas futebolísticas, onde ele está muito bem, e não o considerem nos eventos de nível extinção da humanidade.
Não respondo a provocações, muito menos alimento polémicas e perdas de tempo, estéreis.
Escrevi alguma falsidade ?
porra,
tantas.
olhe, comece por aquela de que em portugal ninguém se pode queixar à justiça de que está a ser ameaçado e divirta-se.
Enuncie uma, apenas uma.
outra vez?! mas tem dificuldades de leitura e interpretação de textos? o português é a sua lingua materna?
E aprenda a ler. Escrevi ninguém pode ser presente a um juiz ( subentende-se em julgamento, na sala do tribunal, quer mais explicito que isto) queixando-se que está a ser ameaçado. Da Justiça, apenas escrevi que, por vezes, muitas vezes, lei e justiça não coexistem na lei publicada no texto, que é a única que existe. Quem faz as leis, nos países em que vigora a separação de poderes, isto é, os paises ocidentais dum modo geral, quem tem o poder de as fazer, alterar, ou eliminar, é o poder executivo, o Governo, em certos casos apenas com autorização da AR, e a própria AR que é o órgão ideal.
Se o sistema não funciona, a culpa é minha ?
Quanto às alegadas queixas que mencionou, que nem fui nem vou confirmar, tenho mais que fazer, o mais provável é que teriam o mesmo destino que a queixa que não foi apresentada pela Russia.
Também não é nada comigo.
Significa isso, que deve substituir-se a força da razão, pela razão da força ?
É pá, você para que não lhe chamem injustamente atrevido, é mesmo atrevido !!!
Paste bem.
ninguém pode ir a julgamento queixando-se de que está a ser ameaçado???? então porquê?
e se o meu chefe me ameaçar de despedimento se não aceder aos avanços sexuais dele, posso ir a julgamento?
quase que apostava que sim
o resto leio quando conseguir explicar isto, porque agora só estamos a debater aquilo em que o M mentiu, certo?
olha,
ia tão lançado e já desistiu. é o problema desta malta cheia de tusa, vem-se logo e depois… vai-se