Que fedor

No ano passado, a Cofina vendeu a Cofina à Cofina, mudando o nome e metendo o Ronaldo no negócio só para o gozo ser ainda maior. A Cofina Media, a mando da Cofina SGPS e ao longo de décadas, ganhou muito dinheiro com o pior que se pode fazer tendo órgãos de comunicação social ao dispor: sensacionalismo, populismo de direita, justicialismo, perseguições políticas, alarmismo, teorias da conspiração, calúnias, crimes em conluio com funcionários criminosos da Justiça portuguesa. Isto foi realizado às claras, sistematicamente, com farronca e provocação. Isto era, e continua a ser, assumido editorialmente como um vale tudo impunível.

Nos últimos 20 anos, as rádios e os jornais em papel foram desaparecendo, e as televisões ficaram cada vez mais parecidas com a Cofina no seu jornalismo político, servindo agendas de direita, coroando vedetas do comentariado odiento e alimentando a indústria da calúnia com variações locais. Chega 2024 e os donos da Cofina querem continuar a encher o bolso, como é seu apanágio. Vai daí lembraram-se de criar um canal de TV por cabo que fosse simétrico do CMTV, ao mesmo tempo que apareceria distintivo face ao panorama sectário da concorrência. O mercado mostrava uma oportunidade, agora que a cor do Governo tinha mudado. Só precisavam de caras com nome, e nomes com prestígio, para validarem o novo negócio. Ora, quem melhor do que António Costa e Rui Rio? E que tal Fernando Medina, para dar ao PS e seus simpatizantes ainda mais carinho? Até irem buscar o Luís Paixão Martins surge como trunfo brilhante, criando um ramalhete de figuras reputadamente credíveis e estimulantes. Outros irão juntar-se, provavelmente gente de alta qualidade profissional, se estas personalidades servirem de critério maioritário.

Problema? Isso de o dinheiro não ter cheiro. Quando os nossos melhores aceitam ser cúmplices de criminosos, e de criminosos que exploram a perversão da autoridade judicial, a cidade fica ao abandono. É descoroçoante ver Costa de novo a ser pago pelos mesmos que andaram a dizer que ele era um operacional de um partido de bandidos que tinha como programa o assalto ao Estado — pulhas que violaram os direitos de personalidade, e de defesa, de camaradas e amigos seus (mas que fossem de meros concidadãos sem qualquer protagonismo social, bastaria onde a decência é reflexo da coragem). E é vertiginoso ter como evidência que António Costa se está a marimbar para isso, que a pequena fortuna a empochar, mais o palco mediático, é o que realmente lhe importa.

19 thoughts on “Que fedor”

  1. O dinheiro sempre o vil dinheiro vale tudo e o
    seu contrário, a Cofina que tem uma dívida fiscal
    em que o correio da manha tem prejuizo porque não vende o que vendia .

  2. E então? Continuamos com o massacre do comentariado de direita que prolifera nas televisões ou, em alternativa, passamos a ter direito a ouvir outras perspetivas, mesmo num canal de “escroques”?

  3. Eu já tinha antecipado estes movimentos…, ao não ter a mínima dúvida de que a acomodação era a palavra de ordem. Qual golpada qual carapuça!
    É fedor por todo o lado. Quase não vejo televisão nem leio jornais. Disparo a gritar cabrão, cadela, filhos da puta, como fazíamos nas brigas da escola primária. Ando a deliciar-me a reler livros de Camilo Castelo Branco. Não sei bem porquê.

  4. Senhor Fernando das 12:07, proponho negociações. Eu já cá estava, mas… Qual a sua proposta?

  5. bem , como é que sabem que a motivação de costa é o dinheiro ?
    se calhar , como o zezito e o ronaldo , gosta de aparecer e dar nas vistas (o ronaldo é um caso patológico , para nunca sair de cena todos os santos dias comprou o crime da manhã , surreal. ) ; ou então , faz questão de dar a sua opinião e ser ouvido e mais ninguém o convidou.

  6. Seria bom ter um espaço de comentário político plural em sinal aberto, com os intervenientes devidamente identificados politicamente.
    O problema é que esta solução não joga com as preferências dos espectadores/audiências, pondo assim em risco a viabilidade económica das televisões e, assim, infelizmente, resta-nos o “fedor” referido.

  7. Eh Foi preciso um segundo post sobre o assunto para alguns perceberem melhor a questão do post anterior. De realçar também a ingenuidade do autor que passa a vida a vociferar sobre os media sem, ao fim destes anos todos, compreender que se trata de um sistema político-mediatico. Só a família Costa ocupa três ecrãs: o pai na CMTV (já tinha sido colunista do CM, não esquecer, por isso não se percebe a estranheza) o irmão do pai,o Ricardo Costa na Impresa,( que condiciona grande parte da opinião em favor do irmão) o filho Costa ( à semelhança do pai arranjou um pretexto para se demitir) comenta frequentemente nas TVs e até o Zé Castelo Branco (primo em segundo grau) é um ícone da imprensa de entretenimento social, agora em apuros, deve ser karma familiar .Isto não existe em mais nenhuma parte do mundo, posso assegurar, a não ser em ditaduras.
    Passa-se com a família Costa e com outras famílias que estão alojadas no estado a outros níveis. Hoje isso é mais visivel no PS, uma oligarquia fundada no habitus,mas é transversal ao sistema partidário. O disfarce disto tudo faz-se com as guerras de alecrim e manjerina entre partidos, mimetizada pelos wannabes nas redes sociais,esquerda vs direita etc potenciada pela vacuidade do sistema de entretenimento que são os canais de notícias. Pode-se ver aquilo de manhã até noite e nunca se aprende nada sobre sistemas políticos e suas geneses é um convite à sanguinidade e um fomento da iliteracia.
    O que interessa ninguém discute: como após 50 anos após o 25 de Abril temos quase metade da população em estado de pobreza.

    Foi curioso não ver nenhum post aqui,e em outros blogs com pendor jornalísticos de direita, sobre o facto do director do Expresso ter feito pela primeira uma acusação tão grave (e injustificada a meu ver) a um Governo em funções. Talvez porque o governo é de direita (e quebra a narrativa do enviesamento à direita da Impresa) num caso e porque o jornalismo do Expresso é uma fantochada (e os jornalistas de blogues de direita preferem o corporativismo) noutro.
    Passou assim a um não acontecimento, como o processo Sócrates e Pinho ( e outros, maioritariamente cidadãos anónimos) para os tipos do Manifesto. Só é grave se acontecer na minha tribo e/ou se confirmar a minha teoria patética sobre o panorama geral das cenas em questão.

    Costa é um medíocre, sem escrúpulos nem ética (como sempre foi ) num regime de patetas.
    Criou o a justiça o que e da justiça há política o q é da política e agora manda os amigos questionar a justiça enquanto faz figura de santo. Foi contra os movimentos anti-racistas pq estavam a potenciar a extrema direita mas quando lhe deu jeito serviu-se do racismo a propósito duma caricatura grotesca inofensiva numa manifestação. Falava de mais habitação e saude mas fazia a maiores cativações orçamentais privando os mais fracos da assistência devida e transferindo a maior parte da despesa de saude para as famílias obrigadas a contrair seguros de saúde. O mesmo com a habitação e as rendas antigas onde há senhorios mais pobres que os inquilinos e sem hipótese de melhorar o parque habitacional.. Do que se tratou foi a maior transferência das garantias de saúde e habitação do estado para as pessoas ao arrepio do espirito da constituição. Tudo ao contrário da apologia propagandística feita aqui no blog. Queriam o quê? Um Diógenes?! Hahahahaha

  8. JStrummer, este blogue deve estar alojado num cantinho precioso do teu coração. Não só tens tempo e energia para gastares 3345 caracteres do teu teclado a dares notícia do que te ocupa a cachimónia como anuncias teres um programa de vigilância e estudo acerca das matérias tratadas, e não tratadas, neste pardieiro. Sim senhor, “tout un programme”, como dizem os ingleses (os cultos).

    Só me representando a mim neste colectivo, não falei do episódio com o João Vieira Pereira como não falei de mais duzentas ou quatrocentas cenas passíveis de referência neste importante órgão de comunicação social da mesma. Mas anoto que o teu fanatismo tem o fatal desfecho de todos os fanatismos: a bronquite crónica. Porque nesse caso não há qualquer mudança de viés no fulano e no órgão de que é director. Apenas ficou piurso porque tinha feito uma parangona laranja e a incompetência da actual gestão em S. Bento deixou-o mal na fotografia. De resto, a questão não tem relevância especial, apenas confirma as mentiras da campanha eleitoral.

    Não se aprende nada contigo, pazinho. Mas com o Costa aprende-se, e muito.

  9. JStrummer, aprende-se a aceitar a complexidade e suas contradições, ou talvez o que possam ser momentos dialécticos a caminho de sínteses ignotas. Os fanáticos têm alergia à complexidade, compreendo a tua dificuldade, mas também não é caso para começares a expor-te dessa maneira.

    Mas se Costa é tão fascinante para ti, poderás evitar o ridículo de vir choramingar para a minha porta:

    https://aspirinab.com/valupi/declaracao-de-voto/

    https://aspirinab.com/valupi/incentivos-para-a-lucidez/

    https://aspirinab.com/valupi/a-consagracao-do-triunfo-da-calunia/

  10. Não revelaste a questão do Expresso pq contraria a tua repetitiva leng lenga o teu fond de commerce ( em ingles como requerido) fixo sem nunca compreenderes a natureza dos media nem o seu funcionamento.Este governo tem mais adversariedade da imprensa que alguma vez o governo anterior teve.

    Contigo aprende-se imenso: fanatismo e subjugação ao líder. És um cão de matilha

  11. Costa fascinante para mim!?
    Tu é que lhe dedicaste 8 anos da tua vida pá e pelos vistos não ficas por aqui.

    Pois é, o amor é complexo, os teus posts ilustram-no bem.

  12. é amor e ódio :

    amor quando se trata de costa no ps , para fazer frente à “direita decadente” e ao pcp ( esquerda mumificada ? ) , ódios de estimação do V.
    ódio quando o costa não chora baba e ranho pelo zezito e faz coisas como escrever na imprensa inimiga nº 1 do zé.

    é um amor interesseiro e um ódio particularizado -:) -:)

  13. esqueci-me :
    a direita é decadente porque caluniou o zezito , não tem a ver com políticas
    o pcp é retrógrado ou reacionário porque não assinou o pec IV ou qualquer coisa assim.

    está obcecado , tudo gira à volta do seu amor de estimação , uma paixão ilusória , que é que se há-de fazer? ter compaixão , só isso. o amor é louco, não façam pouco -:) -:)

  14. “Este governo tem mais adversariedade da imprensa que alguma vez o governo anterior teve.”

    logotipo do governo, irs, excedente orçamental, demissões imediatas saúde e misericórdia com requisições para ficarem até resolver o problema, bugalhos, morgados, huguinhos,sarmentinhos e luísinhos, broncas, confusões, má educação, incompetência, mentira e vitimização diária. a imprensa bem tenta, mas não consegue esconder, limita-se a normalizar com argumentos de merda. o que te preocupa é não terem apoio popular para acabarem com a democracia e votos para executar o plano.

  15. uma nedida certa deste governo, só uma… arranja-se??

    qual é a tua dúvida ? o ps de costa teve a melhor imprensa do século.

    “Costa é um medíocre, sem escrúpulos nem ética (como sempre foi ) num regime de patetas.
    Criou o a justiça o que e da justiça há política o q é da política e agora manda os amigos questionar a justiça enquanto faz figura de santo. Foi contra os movimentos anti-racistas pq estavam a potenciar a extrema direita mas quando lhe deu jeito serviu-se do racismo a propósito duma caricatura grotesca inofensiva numa manifestação. Falava de mais habitação e saude mas fazia a maiores cativações orçamentais privando os mais fracos da assistência devida e transferindo a maior parte da despesa de saude para as famílias obrigadas a contrair seguros de saúde. O mesmo com a habitação e as rendas antigas onde há senhorios mais pobres que os inquilinos e sem hipótese de melhorar o parque habitacional.. Do que se tratou foi a maior transferência das garantias de saúde e habitação do estado para as pessoas ao arrepio do espirito da constituição. Tudo ao contrário da apologia propagandística feita aqui no blog. Queriam o quê? Um Diógenes?! Hahahahaha”

    encontra lá os erros nestas afirmações….

  16. e aviso já que hoje deu-me para ouvir discursos do ventura … não pelo teor , pelo som. ó pá , sabem que a voz de um homem tem um peso descomunal na sua atratividade ? isto vai ficar preto.

  17. “qual é a tua dúvida ? o ps de costa teve a melhor imprensa do século.”

    sim, ninguém duvida que a terra é plana e desde que este governo tomou posse desapareceram os directos à porta dos hospitais ou as joanas badalo e os miguéis de guimarães dos tempos das primas nas laudações diárias ao costa.
    resta a colónia balnear do século entregue a uma fundação de pedinchice social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *