Pode sempre ser pior

A ressacar de uma pandemia, Putin achou que essa era a janela de oportunidade perfeita para dar vazão à sua megalomania criminosa e imperialista. Pensava, ou alguém pensou por ele, que a Europa e os EUA iriam repetir a passividade com que viram a Crimeia ser abarbatada pela Rússia, deixando agora a Ucrânia ser anexada por inteiro e os ucranianos a sofrerem o castigo putinista, para não perturbarem as suas economias nem assustarem os seus eleitorados “ocidentais”. Enganou-se completamente no cálculo e assim arrastou o Mundo para novos sofrimentos e para uma insana ameaça de uso de armas nucleares na Europa. A tal “operação especial” que iria ser um passeio até Kiev é, na geopolítica, uma guerra que causará ainda maiores riscos internacionais se for ganha pelo invasor.

Por cá, esse evento recordou-nos do pior do PCP. E também nos deu uma chusma de maluquinhos “anti-ocidentais”, mistela do inesgotável antiamericanismo da esquerda pura e verdadeira com os antitudo, das vacinas ao Estado, passando pela defesa da democracia e da liberdade, e acabando na anti-inteligência. É uma lição a respeito do poder dos vieses cognitivos, essa condenação mental à estupidez que todos, sem excepção, transportamos nalgum grau. Só que no caso do putinismo deve-se ter tolerância zero face a quem escolhe apoiar, aplaudindo ou justificando, o responsável único pelas mortes e pela destruição.

Quanto à política nacional, são ainda os vieses a moldar o rumo dos acontecimentos. Deles veio o chumbo absurdo de um Orçamento. Daí vieram eleições com uma tão inesperada quanto irónica maioria absoluta do PS. A que se seguiu um período doentio em que não existe oposição viável, limitando-se os agentes políticos à esquerda e à direita a envenenar o espaço público em vez de pensarem a coisa pública.

Um ano de merda? Não, pá, foi o melhor 2022 de sempre. Podia ter sido tão pior, né?

36 thoughts on “Pode sempre ser pior”

  1. !ai! que riso. vou sempre, sempre, rir-me do melhor número irrepetível de sempre. e também vou sempre bater palminhas à denúncia da estupidez dos maluquinhos, dos venenosos, dos antitudo desinteligentes, dos merdas secos.

    !viva! o Aspirina; !viva! o Valupi; !Viva a democracia; !viva! a liberdade; !viva! a Ucrânia; !viva! eu

  2. quando acordo a primeira coisa que faço também é cagar, valupi.
    como se vê pelo post, a minha esquerda e a direita que representas também têm coisas em comum.

  3. Merda é merda e os ceguinhos sectários também cagam. Não te esqueças é de limpar o cúzio, luminária simplória, ou pede à transcadela que to lamba. Deixa-te o sim-senhor num brinquinho. E depois explica à gente como é que funcina essa (outra) merda da “tolerância zero”. Caxias? Peniche? Tarrafal? Guantánamo?

  4. Meu, se fosse a ti deixava os putinistas em paz e preocupava-me era com este. Se continuar de vento em popa, dando canelada à direita e à esquerda, traindo tudo e mais um par de botas, excepto o seu gorduroso umbigo, não se fica pela entrega de Lisboa ao Moedinhas aflautado e não tarda a empurrar para São Bento o sapo cocas Montedemerda. Não é o PCP que o vai conseguir, dorminhoco (luminária sectária quando acordado). O Costa que não se ponha a pau, não!

    https://sicnoticias.pt/pais/2022-12-30-Nao-fui-responsavel-nao-atribui-a-indemnizacao-a-Alexandra-Reis-diz-ministro-das-Financas-2b9a5347

  5. teste e Joaquim Camacho, ide e tomai a Aspirina: garanto-vos inteligência eterna. !ai! que riso

    este aninho que mais logo vai acordar ainda me vai trazer mais Valupigência – a mim e a quem a quiser apanhar. que tenhas um ano ainda com mais excelência, Val.

  6. Farias bem em ouvir com atenção o que este americano tem a dizer sobre o que se passou, o que se está a passar e o que se vai passar na Ucrânia. Olha que o gajo tem contactos em todo(s) o(s) lado(s) e está muito bem informado:

    https://youtu.be/D4WIdDStqeE

    Em alternativa, podes continuar a pastar a ervinha fresquinha do costume e poupas trabalho ao aparelho digestivo, já que a merda que sai é igual à merda que engoliste.

  7. Certo na análise externa, mais ou menos na análise interna exceptuando o veneno atribuido na generalidade às oposições.

  8. Bem metido, Lucas. Gosto especialmente daquela parte do “Their [Ukrainian] blood and our [American] bullets”, e também da outra em que ele chama “freedom fighters” aos fundamentalistas islamitas do Afeganistão, que por obra e graça do sistema de reciclagem do império do bem passaram num fósforo a “terroristas”. Mas podes crer que nada conseguirá acordar os borreguinhos. Neste inferno paradisíaco do pensamento único, é lúcido o “conselho” de Dante: “Lasciate ogni speranza, voi ch’entrate.”

  9. se calhar , o nevoeiro cerebral foi efeito das vacinas água choca da pfizer. .depois de tudo que se sabe sobre a burla , continuar com essa conversa é estúpido elevado a célula , fotão e neutrão. um multi verso de tonteira.

  10. Todos os cagarolas dos tempos recentes ou são de raiz ou se fazem ditadores autocratas absolutos porque querem ser, ou precisam ser, considerados heróis decididos, valentões invencíveis pelas massas feitas crentes e submissas pela “educação” de ideias únicas fixas, pré-definidas para o fim pretendido, tal como foi adotado, desde que há registo, pelos sumérios e posteriormente racionalizado pelos espartanos.
    Porque, na condição de poder absoluto, é fácil ser-se herói a jogar com a vida dos outros; o salazarismo quis sê-lo enviando os filhos do povo analfabetos das aldeias serranas para a guerra do ultramar e especialmente na Índia; os duros oficiais militarões de quartel enviados para essa guerra no mato, grande parte deles, tremiam e fugiam do perigo em qualquer operação de guerra considerada de alto risco; o fuehrer (o líder absoluto) quase não tirava o cu do bunquer ou dos ares limpos do retiro dos Alpes; Stalin mandou para o goulag os mais competentes militares da URSS (tinha medo até da sombra) e só quando estava a perder a guerra e à rasca se viu obrigado a ir buscar esses militares para lhe salvarem a pele.
    Putin não foge à regra. Também este ditador líder absoluto quer ficar na história como o novo Ivan o terrível reconstrutor de uma mãe russa mítica que já fora senhora de todos os territórios circundantes. Mas, tal como todos líderes absolutos modernos, são medricas cagarolas evidentes; para a frente de fogo morrer ou ficar estropiado mandam os pobres soldados aldeões; ele é ” Ele”, o que fala, o que diz, o que dita e o que fica e habita nos salões dourados do czar à maneira de Luis XIV, o rei sol.
    Porque, vejamos, Putin afirma que está em guerra com o “ocidente” ou mundo ocidental, ou até mais sucintamente com a Nato ou, outras vezes com os USA; que estes são a raiz do mal do mundo que é preciso exterminar; que são os provocadores e causadores da guerra, todas as guerra (dizem os putinistas) ; que os seus verdadeiros inimigos são os americanos e não os ucranianos ou outro qualquer povo, etc., etc.
    Bom, mas sendo assim porque massacram os vizinhos do lado e não vão atacar os americanos diretamente? Porque não atacam o local real do mal e o matam de vez pela raiz? Porque dizem, e os putinistas mais zelosos dizem-no expressando um gozo macabro doentio, que travam uma guerra contra os USA até ao último ucraniano!
    Se Putin sabe onde está a verdadeira causa da guerra e das guerra todas porque não vai direito ao assunto e declara guerra ao seu fautor universal afim de erradicar tão grande mal do mundo?
    Porque, como disse acima, é mais um cagarola que precisa parecer herói façanhudo invadindo um país vizinho fraco querendo impor-lhe uma paz tal como a que o leão faz com o cordeiro; contudo o medo de meter-se com outro leão fá-lo meter o rabo entre as pernas e ir ameaçar outros cordeiros.

  11. O Putin é um grande sacana, sim senhor, um cabrão de primeira, assino por baixo. Mas tu és pior: sempre a armar ao pingarelho, mijando de cima da burra erudição de Reader’s Digest até ao enjoo, ansioso pour épater le bourgeois, és intelectualmente desonesto e não passas de um demagogo de terceira, um miserável aldrabão de feira. Estás-te a cagar para os desgraçados ucranianos que diariamente morrem ou ficam estropiados e és tão estúpido que não percebes que se “o Putin” (vade retro!) fosse não um valente mas um estúpido como tu e fizesse o que sugeres, declarando guerra ao império do bem, não sobrava Putin nem império, mas muito menos sobravas tu, e eu, e o Valupi, nem sequer o Aspirina para arrotares “erudição” de aviário. Hoje morreu um, ontem talvez três ou quatro, tem dias em que morrem 20 ou 30. Há gente a sofrer e a morrer diariamente e o que é que sugeres tu, luminária? Pois que morram milhões! Que tal parares de arrotar idiotices e sugerires soluções fazíveis, viáveis, racionais para acabar com aquela desgraça, desgraçado?

  12. “Quanto à politica nacional” é de perguntar se Marcelo terá legitimidade para em nome de Portugal receber no estrangeiro uma governante de um país terceiro para tratar seja do que for que nos envolva.
    Se não, é obrigatório que seja duramente acusado por eventual abuso.
    Tanto mais que não se sabe se esse encontro foi previamente anunciado e do facto foi dado conhecimento à AR, ou se foi apenas um encontro ocasional à margem dos pressupostos institucionais.
    Que se saiba Sua Excelência apenas declarou que a deslocação ao Brasil se prendia com a cerimonia de posse do eleito presidente Lula da Silva.

  13. Força (e coragem) para 2023, Valupi.
    Pela minha parte continuarei a aparecer por aqui mesmo que não comente nem as suas postagens nem as verborreias dos “maluquinhos antiocidentais” nem tão pouco os venenosos assassinatos de caráter a que os extremistas dos opostos expressam nesta arena.
    Alguns comentários, absolutamente indecentes na linguagem e vazios de qualquer conteúdo ideológico que não o destilar de veneno e ódio ao próximo, que a sua postagem de ontem motivou acima, são bem elucidativos dos desarranjos cognitivos que grassam nos extremistas à esquerda e à direita que por aqui aparecem.
    Mesmo assim continuarei a lê-los porque as ações ficam com quem as pratica e lá no fundo , no fundo, “ela move-se” mesmo que o neguem.

  14. Não podia ser mais claro, Lucas:

    We will fight the Russians till the last Ukrainian!

    Tipicamente americano.

  15. «Alguns comentários, absolutamente indecentes na linguagem e vazios de qualquer conteúdo ideológico que não o destilar de veneno e ódio ao próximo, que a sua postagem de ontem motivou acima, são bem elucidativos dos desarranjos cognitivos que grassam nos extremistas à esquerda e à direita que por aqui aparecem.»

    Eis o teu retrato, ó Corvo Lindo: como o PS agora é o Dono Disto Tudo (até ganhou a tua CM em Almada…) + os poucos neurónios, sabe-se, esgotam-se com a Puta da Idade = e agora és apenas um fascistazeco de trazer por casa (houvessem listas para a União Nacional e lá estarias a votar no a Bem da Nação). Mas os portugueses são muito melhores do que gajos como tu, e ainda bem.

  16. Corvo Negro, retribuo a simpatia e votos de um 2023 à maneira.

    Quanto aos comentários dos maluquinhos, há um outro lado que te convido a contemplar. Diz respeito à realidade de essas pessoas estarem a gastar o seu rico tempo a teclar para uma caixa de comentários onde apenas conseguem expor as suas alucinações, quando não óbvia doença mental. Repara, é melhor passarem os dias sentados a olhar para este blogue perdido no cu da Internet do que saírem à rua e causarem sabe-se lá que acidentes e prejuízos a particulares e à edilidade. Isto é serviço público.

  17. os cães ladram e a caravana passa. a mudança é fruto do desvio. continuemos , os maluquinhos, , os sãos estão podres de todo , adoram o lamaçal.

  18. Rússia confirma morte de mais de 60 [60x???) soldados em ataque ucraniano…
    Esta é a resposta à solução político-diplomática tão apregoada pelos defensores da paz que por aqui comentam, os tais que defendem o roubo de território e riquezas de um país soberano através do terror aplicado à sua população civil. Contra fascistas é este o caminho a seguir, não há outra maneira para defender as democracias destes neonazis invasores. Aconselho o visionamento do programa “Mariupol, Unlost Hope” exibido na RTP3 quarta-feira passada dia 28 de Dezembro, também disponível na RTP Play. Pode ser que os defensores da paz podre abram os olhos ao que o regime fascista russo está a fazer pela Ucrânia.

  19. Antes maluquinho que totó, pá! E só por seres totó não percebeste ainda que os maluquinhos que dantes aqui vinham principalmente pelos teus acessos de lucidez há meses que praticamente só cá vêm uns pelos outros, já que a tua lamentavelmente defunta inteligência teve pelo menos o mérito de juntar aqui uma espécie de tertúlia de pensamentos livres e autónomos que nos habituámos a apreciar e cultivar e isso não desaparece de um dia para o outro. Quanto a ti, pobre anfitrião totó, eis-te reduzido à “solidariedade” choramingona do passaroco iluminado e ao aplauso entusiástico da bimba descabeçada. Kenteviu e kentevê, chícera!

    E aonde foste buscar essa ideia aparvalhada de que os maluquinhos passam aqui o dia, sem vida para além do pardieiro, carago? Não é assim agora e não o era, nunca foi, antes, quando eram ‘compagnons de route’ e não maluquinhos, meu. Bom, talvez com duas excepções: a bimba descabeçada e a descabeçada negacionista que lhe dá conversa. Há lá fora sol e mar, passeios para dar, corridas para correr, bicicletas para pedalar, no meu caso até duas trotinetas para trotinar, uma delas quase uma moto. E também tenho uma moto propriamente dita, pá. O carro é que passa muito tempo parado. E, tanto em casa como no carro, há essa excentricidade caída em desuso que se chama ler. Livros para ler, meu, até o meu magnífico calhambeque quase parece uma biblioteca.

    Last but not least, e a propósito da sanha anticomunista primária que te vem tirando do sério, lembro apenas um pormenor, que ultimamente te vem destapando a careca hipócrita de falsa tolerância e só por teres dado em totó parece ter-te escapado: a classificação da dissidência, do pensamento divergente, como “óbvia doença mental” não é original. Foi “método” amplamente aplicado na Rússia soviética de que a tua odiada Rússia “putinista” é herdeira e serviu para trancafiar milhares de maluquinhos em manicómios, para não perturbarem a digestão e não desestabilizarem o pensamento único da enorme maioria de borregos. Mais uma vez, les beaux esprits se rencontrent. Quem diria que afinal não passas de um estalinista après la lettre, um insuspeito criptoestalinista!

  20. Não vi um comentário que não denunciasse o autor……TTs….como?
    Do alto da erudição ainda não adivinharam?
    Tudo classe média com/sem o ex-7º ano do liceu…claro….
    TTs, safa, safa (Homus Boliqueimus dixit) ainda não?
    Diria um kulega/amigo MEO da Alameda: …é tudo QI medíoce, pá!!
    Sendo assim, são mesmo TTs, mas vão salvar-se…..”Ousar lutar, ousar vencer” (Furão Barrôso dixit) contrariando assim o eterno rival dentro do partido….”Oh senhor jornalista aqui na Tugolândia isto é tudo um putêdo, senhor Alfredo” [k a terra lhe seja leve (Grande Educador da Classe Operária)].
    FEDERAÇÃO EUROPEIA JÁ

    P.S. ou (D.)
    TTs = Todos Tugas

  21. Os comentários do confrade bloguista TAINHA IV surpreenderam mas ele peca, com o seu arrazoado, de se tornar também um TT (Tuga Tôlo) dado que tem de explanar melhor esse seu voto na chamada Utopia Europeia para não ser assim acusado com o último adjectivo. Piada á parte (e partindo do princípio que toda o objectivo socio-político futuro é/será sempre adjectivado de utópico à partida…já com Leonardo o era no séc.XVI), a solução para o problema da guerra actual na Europa terá que passar por uma actual UE fortalecida e evoluindo para a Federação. O planeta caminha a passos largos para a formação de blocos políticos macro-geográficos que possam gerir as actuais sociedades a caminho “alegremente” dos 8.000 mio de indivíduos. Ele é o controlo ambiental, a fome, a saúde, a insanidade de grupos socio-políticos no poder actualmente…etc…etc..que pressionam cada vez mais e exponencialmente. Só com uma Europa musculada, coesa, rica (já foi o bloco económico-financeiro mais importante do planeta), baseada no poder de contar com a criatividade de quase uma trintena de Estados-nação (a nível de patentes registadas devemos contar para aí com 6/10 do que o planeta Terra possui neste momento) e dotada de um European Korps/exército federal (o somatório actual dos orçamentos militares dos 27 Estados-membros + Reino Unido) é 3 x o do ex-agente do KGB Vladimir!!! Só assim com essa nova realidade socio-política – a Federação Europeia, os yankees, os chinos, os russos, os fascisto-coreanos e outra catrefada de ditaduras sangrentas do planeta aprenderão a respeitar a Europa (indirectamente acabar com a guerra na Ucrânia). Não há meio-termo. Ou mostras “poder” ou…desamparas a loja no planeta! Não falemos sequer do “elemento cultural europeu” que é um dos faróis que ainda vão brilhando neste PlanetaTerra pleno e em crescendo, de boçalidade humana, de atavismo, de bestialidade, de fundamentalismos toscos e de falta de democracia cívica elementar.
    Tenho dito (poças k já me dói o dedo…)
    Bom Ano, Boa saúde.

  22. Os 8000 milhões foram atingidos em 15 de Novembro passado. Há dois minutos chegámos aos 8.009.090.000. Ou seja, mais nove milhões e uns trocos em pouco mais de mês e meio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *