Perigos à solta

Sou fã do Pedro Marques Lopes por causa de cenas como esta a terminar o Eixo do Mal de ontem. Chamou a atenção para um texto da procuradora Maria José Fernandes, onde se lê a sua indignação por mais uma pulhice de Marques Mendes:

Na aparência, estamos perante um escândalo. Há um conselheiro de Estado que calunia um juiz, faz-lhe um assassinato de carácter e lança uma campanha de difamação. É a política a atacar o edifício judicial, retintamente. Mas depois, como MJF constata, não há escândalo algum. Porquê? Porque o edifício judicial também alinha no ataque a esse juiz. Ivo Rosa é persona non grata junto dos seus colegas, a enorme maioria, que gostam das ideias e do papel de Marques Mendes no regime e na sociedade. Que ideias e que papel? É ver aqui esta amostra:

Marques Mendes e o todo-poderoso

Marques Mendes, Consigliere de Estado

Resumo executivo: Marques Mendes, em antena aberta, acusou o PS de ser um partido criminoso, onde até Vítor Constâncio aparece como cúmplice de crimes faraónicos. Ora, pode alguém com esta conduta, seja sincera ou hipócrita, ser conselheiro de Estado? Não só pode como foi escolhido precisamente por isso e para isso. Idem para Lobo Xavier, escolhas pessoais de Marcelo — e ambos useiros e vezeiros em violar os deveres a que estão obrigados pela presença nesse órgão, ambos sistemática e obsessivamente sectários na chicana com que atacam os socialistas.

Esta cultura de envilecimento institucional ao mais alto nível da hierarquia do Estado alimenta e legitima uma florescente indústria da calúnia, e permite a Ventura repetir a mesmíssima cassete com ainda mais escabrosa ordinarice, a que junta apelos ao ódio e à violência. Mas, em Janeiro de 2019, o estimado e admirável PML não botou faladura sobre os números de Marques Mendes acima disponíveis para consulta. E essa lentidão dos decentes em fazer frente aos indecentes, por causa da cumplicidade desses decentes com o linchamento de Sócrates, explica a sociologia eleitoral que se vai desenhando nas sondagens.

52 thoughts on “Perigos à solta”

  1. Gente sem qualquer problema em assassinar o carácter de outros uns pulhas que utilizam os cargos para que foram eleitos por outro pulha ,
    Marcelo Caetano não faria melhor .

  2. Eu não fui eleito para cargo nenhum. E acho o seu insulto a um morto, insultuoso, difamatório e sobretudo, injusto.

  3. Nos termos do Despacho n.º 12827/2023 de 14.12.2023, a “Licenciada Maria José Fernandes, Inspetora do Ministério Público, cessa funções por efeito de aposentação/jubilação” (Diário da República, 2.ª série). Cabe, assim, deixar de a identificar como “procuradora”, extinguir o processo disciplinar que corria contra a e senhora, começar a contar o tempo até o PS lhe arranjar um tacho (minha aposta, para começar: comentadora radiotelevisiva). Esclareço @ autor@ do post, que só a uma péssima jurista ocorre a ideia de que a participação no Conselho de Estado – onde tomam parte actuais e antigos líderes políticos do país – importa algum limite na liberdade de expressão dos conselheiros, para lá do que sucedeu nas reuniões (é só lembrar o caso do Dr. Mário Soares, que, em 2013, até apelou ao “Coelhicídio”). Todavia, já que estamos a falar em mandaretes do PS, alguém devia avisar o advogado Magalhães e Silva que a presença no Conselho Superior da Magistratura e no Conselho Superior do Ministério Públicos, essa sim, é (ou devia ser) impeditiva de produzir considerações públicas sobre os mais variados juízes e agentes do MP.

  4. o nome do mini mendes também constava na lista original dos suspeitos no caso face oculta que deu origem à condenação de vara, mas a certa altura as listas desapareceram do processo e foram substituídas por outras mais simpáticas para os objectivos pretendidos.
    entretanto informação comprometedora deste mocinho e outros que tais tem sido sistematicamente varrida da net para não ofuscar a idoneidade destes garantes da honorabilidade naçilhal.

    https://tvi.iol.pt/noticias/sociedade/videos/face-oculta-figuras-do-psd-na-lista-de-godinho

  5. ” até o PS lhe arranjar um tacho (minha aposta, para começar: comentadora radiotelevisiva).”

    claro, é só escolher o canal e horário nas diversas televisões controladas pelo ps, aposto dobrado contra singelo que vai ser na sport tv 13.

  6. Claro que é um perigo á solta. Não podemos ter um juiz ingénuo, cândido e mais não sei que que lhe chamaram as colegas. E tem tido decisões constantemente ” revogadas” por serem erradas
    Se calhar podem caluniar á vontade o alexandre e este não? Vocês não existem -:)

  7. Ó burrinha em que ficamos?

    “E tem tido decisões constantemente ” revogadas” por serem erradas”

    ou são calunias?????

  8. O procurador do Ministério Público Orlando Figueira foi condenado por corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e violação do segredo de justiça.

    O grande calex não recorreu a este condenado para lhe emprestar dinheiro? Porque será que escolheu tal amigo?
    Que saiba o ivo nunca recorreu a tal!
    Mas, produz “decisões constantemente revogadas por serem erradas”. Pois, e acima de tudo não tem amigos condenados…

  9. toma lá mais um bocadinho de refresco para a memória

    ” conduta de Ivo Rosa, juiz de instrução do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), por ter revogado decisões tomadas pelo colega Carlos Alexandre em processos de inquérito. Fontes judiciais ouvidas pelo i antecipam que Ivo Rosa não escapará a uma pena disciplinar, pois as decisões de Ivo Rosa constituíram uma “interferência ilegítima na atividade jurisdicional de outro magistrado” e, logo, “uma ilegalidade”.

    https://sol.sapo.pt/2022/06/08/ivo-rosa-juiz-de-instrucao-nao-vai-escapar-a-pena-disciplinar/

  10. Mas alguém, do Povo Português, liga ao ‘Conselho de Estado’ e se importa com o ‘Marques Mentes’?

    Quanto a Ivo Rosa, ele não está isolado dos seus ‘pares’ da magistratura. Não é como se quer fazer crer que «são todos contra ele».

    Para já, ele não é parvo que se deixasse cair nessa situação.

    E depois, em termos substanciais e concretos, o que se verifica é a existência de duas facções-correntes dentro a Magistratura.

    Uma, apelidada de ‘garantista’ (de que Ivo Rosa pertence, e a tradição de Coimbra acolhe, e os magistrados da geração mais nova perfilha).

    Outra, «menos-garantista» (representada pela da maioria dos magistrados mais velhos, dos tribunais da Relação do Porto e de Lisboa).

    Portanto, a questão de Ivo Rosa é mais profunda e crucial do que a opinião pública percepciona. Tem a ver com duas concepções e duas interpretações na aplicação da Justiça.

    Os «menos-garantistas» não se importam com as normas e regulamentos na aplicação da Lei (provocando erros judiciais mais numerosos, e prejudicando muitos inocentes).

    Os «garantistas», não aceitam que se infrinjam os regulamentos e normas por isso atentar contra as Liberdades e Garantias dos cidadãos.

    A questão também é esta.

    E o tempo, quando todos os recursos para as instâncias superiores estiverem esgotados e houver uma ‘decisão’, dirá que teve razão.

  11. isso não me diz nada , sr. Fernando. o facto de vos apontar os vieses não significa que jogue no campeonato. tanto me faz o ps como o psd.
    a bem dizer o único partido pelo qual tenho algum respeito é o pcp , vá se lá saber porquê.
    e gostava que o socrates pagasse pelo que fez ao país e ao sistema político , claro.

  12. yo, essas 9 decisões de Ivo Rosa anuladas pelo Tribunal da Relação traduzem-se em que percentagem? E comparativamente a outros juízes essa percentagem de decisões anuladas é superior, inferior ou está na média?

    Se consideras 9 anulações prova mais do que suficiente da incompetência do juiz, estás na posse destes dados, certo?

  13. yo, nem fazes ideia nem queres fazer, não precisas.

    Por que raio haver casos em que não há concordância entre juízes é sinal de uma má formação dos mesmos?
    Para ti, o Direito é uma ciência exacta? Se fosse para estarem sempre de acordo para que serviriam os tribunais superiores?

  14. Ó burrinha a frase da calunia é tua!

    “Se calhar podem caluniar á vontade o alexandre e este não? Vocês não existem -:)”

  15. yo, exactamente por não ter esses dados é que te perguntei. Antes de os ter não acuso de incompetência nenhum juiz que apareça na capa do correio da manhã.

    Há regimes em que os juízes estão sempre de acordo, nunca falha. Nesses países não há marcha atrás, a justiça até brilha!

  16. terás de pedir que façam esse trabalho aos responsáveis da justiça para que possamos avaliar o desempenho dos senhores juízes.
    de todos modos não é todos os dias que lemos colegas dos juízes chamarem de “ingénuo e cândido ” , sem dúvida qualidades que não queremos num juiz ., aos colegas. suponho que as senhoras terão parâmetros fidedignos para avaliar os seus pares.

    e não sendo o direito uma ciência exacta , também não é uma ciência ao calhas e ao sabor de simpatias ou birras.

  17. JPT
    Falta à verdade quando afirma que “a presença do advogado Magalhães e Silva no Conselho Superior da Magistratura (nunca fez parte deste órgão) e no Conselho Superior do Ministério Público, essa sim, é (ou devia ser) impeditiva de produzir considerações públicas sobre os mais variados juízes e agentes do MP”.
    Magalhães e Silva deixou o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) em 2021 por considerar que estava a ser alvo de uma “censura implícita” por parte deste órgão. Em causa, uma entrevista dada pelo causídico à TVI, no mês de Julho de 2021, na qual criticava a actuação do procurador do Ministério Público (MP) responsável pelo processo, Rosário Teixeira, e em que apontava “um padrão de investigação criminal” do procurador e do inspector da Autoridade Tributária, Paulo Silva, na sua relação com o juiz Carlos Alexandre.

  18. yo, fizeste bem, sou muito fã da justiça praticada pelo grupo Impresa. Um dos meus juízes favoritos nesse tribunal é o meretíssimo José Gomes Ferreira.

  19. “Nesses países não há marcha atrás “. Nem marcha atrás nem marcha em frente. É de um andar lá bem cima ou de um aeroplano abaixo. É desses juízes que a sra. yo e o putin adoram.
    (Já agora, há praí uma sondagem que descobriu que afinal a grande percentagem de apoiantes do partido fascista chega não vem do vulgo inculto. Vem de pessoas de muitas e razoáveis letras)

  20. yo, pela alegria com que a decisão das juízas da Relação foi recebida por tanto justiceiro, até parece que o processo já transitou em julgado. Mas não. E se os juízes que presidirem ao julgamento acabarem por dar razão aos argumentos do juiz Ivo Rosa? Não precisas responder.

  21. mas respondo : paciência , teremos de aceitar.
    e se os juízes que presidirem o julgamento condenarem o socrates , dando razão às juízas que os esquemas de corrupção não costumam estar lavrados em documentos ? não precisas responder.

  22. Seguindo a lógica do calex & companhia, diz-me com quem andas dir-te-ei quem és.
    O celex anda com magistrado condenados…

  23. “Já agora, há praí uma sondagem que descobriu que afinal a grande percentagem de apoiantes do partido fascista chega não vem do vulgo inculto. Vem de pessoas de muitas e razoáveis letras”
    hum . ó sr. Fernando , acha que é por isso que se vem dificultando os chumbos no ensino enchendo o país de semi analfabetos ?
    e tenho entendido que também são , para além de letrados , jovens. vê , fartinhos de viver em social rebaldaria e em crises de ciclos cada vez mais curtos.

  24. Para o burro do Balão.
    Mais respeito seff.
    O juiz tem nome. E não emprestou nada. Pediu. E pagou.
    Há pessoas que pedem e depois não pagam.
    Por mim iam prá prisão.
    Que dizes, pacóvio ?

  25. yo, nesse caso, ficaremos, finalmente, a conhecer as provas dos crimes de que Sócrates é suspeito há anos. E que terá de cumprir a pena que o tribunal decidir que é a adequada. Qual é a dúvida?

  26. Deve ter sido o tavares pobre.
    Só ouvi parte. A triste parte de que se escreveu ontem. Ou eu ou outrem. Outro eu.
    Não acho nada bem esta senhora comendadora meter-se em alhadas.

  27. Entra em litigancia, perde, e ainda pergunta qual é a dúvida. Espantoso. Exemplo tipico da mais “preparada geração de sempre”. Sentença: volta prá escola e repete todos os anos, com exame final.

  28. Só vi agora e esta não passa.
    Enriquecimento linguistico.
    S’avergonhe.
    Que é isto ?
    Ó sr. F. não havia necessidade…

    PS : Vou dormir. Como não dou troco, cá fica a palavra correcta em francês. Se embarasser. No caso seria. “Ne t’embarasses pas”.

  29. “O juiz tem nome.” = tem vários, aqui é conhecido por calex, no país por parolo de mação e nos tribunais por cabrão.

    “E não emprestou nada. Pediu.” = pediu por conta dumas dumas embrulhadas do figueira.

    “E pagou.” = assim que foi descoberto pagou de imediato para não o acusarem de corrupção.

  30. Significado de Avergonhar
    verbo pronominal e transitivo direto. O mesmo que envergonhar.
    Etimologia (origem da palavra avergonhar). A + vergonha + ar.

    Ó sr. Henrique Cimento e Sá, não havia necessidade de expor a sua “falha”.

  31. “O juiz tem nome.” = tem vários, aqui é conhecido por calex, no país por parolo de mação e nos tribunais por cabrão. […] padreca de mação, pacóvio de mação (daqui a atracção que os pacóvios apresentam por ele!).

    “E não emprestou nada. Pediu.” = pediu por conta dumas dumas embrulhadas do figueira. […] diz-me com quem andas (um corrupto condenado a prisão) e dir-te-ei quem és!

    “E pagou.” = assim que foi descoberto pagou de imediato para não o acusarem de corrupção.

  32. Sr. Fauna, não só nao foi isso que ele escreveu, como fica bem patente, o sentido, o cavalheiro faz-me de parvo ou quê ?
    Escreveu S’AVERGONHE.
    Conheçe esta sintaxe ?
    É francês? Não e além disso não existe sequer a palavra em francês.
    É português? Também não é.
    Então é um falhanço de uma pessoa que escreve sem saber o que faz.
    Estudou e aprendeu com o Mário Soares ?
    Talvez … o condecoré de la france . (Ouvi-o dizer, “je suis un condecoré de la France”).
    Não existe a palavra no francês. A fórmula correcta, será Je suis un decoré de la France.
    ………
    Quanto aos restantes sacanas (homens e mulheres, frutaria e fufas…) valentes anónimos, vou enviar cópia para o Ministério Público. Que façam o que quiserem.

  33. yo, confusa estás tu. Não sou eu que vou apresentar as provas.

    Um artigo escrito há mais de 40 anos, para investigadores do FBI?! Continua à procura, com toda a certeza encontrarás um artigo ainda mais desactualizado.

  34. Sr(Sra) M, “avergonhar” é português, um pouco em desuso, mas existe. “S’avergohne” é o mesmo que avergonhe-se, tenha vergonha.

    “Conheçe esta sintaxe ?” Sim, conheço essa “sintaxe”. Lembremo-nos do grande Sá de Miranda ” M’espanto às vezes, outras m’avergonho”
    “ConheÇe, com um c cedilhado é que desconheço.

  35. Suponho que entre os autores dos 49 comentários que antecedem o meu alguns serão, eventualmente, leitores do EXPRESSO.

    Se não leram o artigo do Miguel Sousa Tavares, sugiro que o façam.

  36. 2024 ÀS 15:04
    Sr(Sra) M, “avergonhar” é português, um pouco em desuso, mas existe. “S’avergohne” é o mesmo que avergonhe-se, tenha vergonha.

    “Conheçe esta sintaxe ?” Sim, conheço essa “sintaxe”. Lembremo-nos do grande Sá de Miranda ” M’espanto às vezes, outras m’avergonho”
    “ConheÇe, com um c cedilhado é que desconheço.
    Embrulha”

    Deve ser usado em qualquer sítio, nem que seja apenas na cabeça de alguém. Sinceramente, nunca ouvi. Mas também não sou do tempo do Sá de Miranda, Nem conheço ninguém de feiras medievaia, arraiais, e outras coisas que tais, esses, talvez se exprimam assim…
    ConheÇe também não conheço. O smart. é que conhece, mem se tratando de teclar mal-já tenho idade mais que suficiente para não perder tempo com reler e corrigir, para quem é, bacalhau basta.
    Boa noite sr. F. O sr. pelo que tenho lido aqui, o sr. é um doente, trate-se se faz favor. Embrulha tu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *