29 thoughts on “Perguntas simples”

  1. Ventura à frente do PCP numa sondagem ( vai à frente sózinho, ou, o Jironimo vai ao lado ? Se jironimo fôr atrás, então vai misturado com a turba militante comunó-sindical habitual ) anda a sondar os transeuntes para angariar fundos para um transplante capilar para o Passos Coelho, só pode ser isso .

    A direita, em geral, e o Telmo Correia e o Diogo Feio, na especialidade, estão muito carecas .

  2. Talvez fosse melhor Valupi questionar o que é que esse facto diz sobre o PCP.
    Mas compreendo que Valupi não queira pôr em cheque um aliado do PS.

  3. lavoura, é óbvio que diz que o pcp é um partido populista, enquanto o chega é um partido progressista, com um histórico certificado na luta pela igualdade, solidariedade, fraternidade, etecetera e tal….

  4. a sondagem só nos diz coisas sobre o ventura , mais nada. não a vi , mas pelo post concluo que para já já ultrapassou o pcp . numa dúzia de meses. o que poderá acontecer aos outros partidos , ao longo dos anos, é o ventura ultrapassar o psd , aproximando-se do ps.
    mas claro , isso é uma sondagem , que vale o que vale : 0 . provavelmente querem chatear o pcp e escandalizar o povo .

  5. Por uma questão de higiene pública e clarificação política, não seria mau para os partidos de direita democrática que os eleitores fascistóides pusessem o seu voto na fossa merdosa do Chega.

    A situação ficaria mais clara, porque o Ventura personifica a raiva que uma parte da direita portuguesa nunca deixou de ter à democracia e à liberdade. O PSD perderia votos e o CDS ficaria esquelético, mas sempre ficariam mais limpos.

    Para o PCP, seria humilhante ficar abaixo do Chega, mas não creio que haja no eleitorado mais de 3 ou 4% de fascistas, fuinhas e chimpanzés. Os que há, gostam do Ventura, mas não gostam especialmente de ir votar. Aparecem mais nas sondagens do que nas urnas.

    Quanto ao Passos Coelho, já não me lembro bem dele.

  6. Quer dizer que o PCP está cada vez mais estúpido e tende para a extinção.
    Também quer dizer que vamos ter problemas sérios, porque ao contrário do que diz o Júlio, há muito mais de 3-4% de fascistas em Portugal. E há ainda mais imbecis. Portanto, preparem-se !

    … e depois ainda temos o presidente Celinho que certamente não passará sem condecorar mais uns quantos imbecis no próximo 10 de Junho, com a dôtora Gracinha e a sotôra Marta Alexandra na fila da frente dos “condecoráveis”. Aí o Ventura afinfa-lhe com mais 10%. Não admira. Um belo dia, o Portugal que tem pelo menos dois neurônios não aguenta mais e junta-se aos imbecis.

  7. Fascistas (os verdadeiros) em Portugal? Não tem qualquer existência relevante.
    Rotulados de fascistas, por não pensarem como nós pensamos, esses, pelo que se vê, existem aos milhares.
    Portanto, tirando meia dúzia de extremistas que se infiltraram no Chega, todos os outros que dizem ir votar neste partido são pessoas comuns cujo quotidiano as leva a ter de lidar com a marginalidade que impera nas suas zonas, com droga, violência, roubo e desconsiderações de todo o tipo. De fascistas e de direita nada têm. São vítimas, ignoradas pelo poder político reinante.
    Quanto ao PCP é o partido em que milhares de portugueses se revêem e no qual depositam esperanças de que possa lutar pelos seus direitos. Nada contra. Ingénuos ou não, merecem o meu respeito.
    O PSD de Passos Coelho? Que obsessão!

  8. “Quanto ao PCP é o partido em que milhares de portugueses se revêem…”
    ( 5% de 40% ) Palavras para quê?

  9. “os jornalistas não conseguem ler relatórios…”
    Pois o problema deve ser dos jornalistas, mas só gostava de saber onde é que o relatório contradiz o jornalista, ou os gráficos dos relatórios não contam?
    É que a situação esperada está a azul e a real está a vermelho, e o jornalista coitado só olhou para isso.

  10. Eu mesmo, se não acreditas no INE, em que é que acreditas, afinal, nos artigos de jornais? Qual é a parte que não entendes acerca de ser um total disparate, um absurdo, uma total alucinação, considerar que 3000 pessoas morrem de gripe todos os anos em Portugal? Não percebes o exagero do número?
    https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0008206&contexto=bd&selTab=tab2&xlang=pt

    Vai ver o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe 17/2020, achas que passariam pelos cuidados intensivos durante 1 ano apenas cerca de 120 pessoas se tivesses 3.000 mortos? Vê a página 12, porra, vê a linha azul que é a incidência da gripe (todos os casos). Se a gripe sazonal tem uma taxa de letalidade de cerca de 0,1% para chegares aos 3.000 de mortos por ano tinhas de ter 3 milhões de pessoas infetadas em Portugal. Não percebes o absurdo, foda-se, queres mais desenhos?

  11. As comparações com o número de mortes por gripe são parvas. Sem o confinamento e a campanha sanitária que tivemos até agora, o número actual de mortes por covid-19 não seria 1100, mas vinte ou trinta vezes mais. Estaríamos pior do que em Espanha.
    Na América, o super-idiota conhecido por Dr. Phil apareceu na Fox News a dizer que morrem por ano nos EUA 300.000 pessoas afogadas em piscinas e que não era por isso que se deviam impedir as pessoas de frequentarem piscinas. Tiveram que explicar ao guru imbecil e aldrabão que o número de afogados era só de 3000 (cem vezes menos), dos quais só uma parte afogados em piscinas. E tiveram também que lhe explicar que o afogamento em piscinas não era contagioso…!
    Por aqui se pode ver a imbecilidade de certas comparações que se fazem, cujo objectivo é tentar desacreditar as políticas de combate à pandemia.

  12. observação : não esquecer que para a gripe há uma campanha de vacinação, que visa sobretudo os maiores de 65 anos… a hipótese de que a gripe normal ser ainda pior que o covidezinho não é assim tão absurda.

  13. menina, os seus argumentos sustentam o contrário do que pretende dizer. Quem quer evitar a gripe e a pneumonia pode vacinar-se. Em Portugal é de graça para todos os idosos, só não se vacina quem prefere arriscar ou morrer. O covid-19 não tem vacina e já está provado que é muito mais contagioso, mesmo com confinamento.

  14. Ó Júlio não sejas fundamentalista. Estamos só a referir factos. Independentemente das gripes referidas o total de mortes o ano passado foram cerca de 3000. Os mortos este ano de covid são mil e poucos e onde estão os de gripe normal?
    É assim tão difícil comparar com números os dados de 2019 com os dados de 2020 sem entrar em fundamentalismos e dar uma informação séria?

  15. Eu mesmo, as notícias pelo menos têm o cuidado de dizer que existe um EXCESSO DE MORTALIDADE face à linha de base de cerca de 3000 pessoas na época do frio.
    Volto a repetir para ver se entendes, o que há é um EXCESSO DE MORTALIDADE.
    Tu é que não entendes que esse EXCESSO se pode dever ao vírus da gripe, a dezenas de outros vírus e bactérias que causam doenças respiratóriase e até outras comorbilidades que se podem agravar com o frio. Tudo isso contribui para esse EXCESSO de mortalidade face à linha de base. Como tu e os jornalistas são BURROS e não entendem esta pequena mas fundamental diferença, acham que o o EXCESSO de 3000 mortos se deve TODO às duas ou três estirpes do vírus da gripe que causam não mais do que cerca de 200 mortes.
    Deixa de ser asno, lê os relatórios da DGS porque é para lá que remetem esses artigos que linkaste embora quem os escreve não saiba ler e interpretar o que se diz nesses relatórios.

  16. É pena que haja pessoas cuja argumentação é o insulto gratuito, mas é o que temos infelizmente. Só que este tipo de pessoas aliado à manipulação de números gera um alarme social desproporcionado e nada eficaz à resolução do problema.
    Mas os números estão na Net, até mesmo para aqueles que não têm pensamento próprio, felizmente.

  17. Júlio , se a gripe “normal” tem vacina e mata mesmo assim tanto …e mata os mesmos que o covid , que são os que se vacinam mais porque andam sempre pelos corredores dos centros de saúde … se é mais contagioso , não sabemos , porque nunca ninguém andou a testar a população para saber se tinha o vírus da gripe , não sendo de admirar que também haja pessoas que são expostas e não têm a doença , apesar de terem o vírus , havendo também muita gente que gripe leve.
    também não andam a testar os mortos para o vírus da gripe. se fizessem o mesmo alarido com a gripe , estamos também confinados todos os Invernos -:)
    ademais , andam por aí estudos que afirmam ser provável o vírus andar por aí desde Outubro ( desde Dezembro anda de certeza porque foi confirmado num doente francês , o único que sofreu numa família de 4 pessoas infectadas ) e em Portugal há paletes de chineses que vão e vêm , logo , o covidezinho saltou tranquilamente , de corpo em corpo , sem alarido , durante meses , até que um doido gritou : aiii , o bicho !

  18. Colado com cuspo , o excesso de mortalidade é atribuído por especialistas , que estudam a cena todos os anos , à gripe …. eles lá saberão.
    proponho que a partir de agora os mortos sejam testados a todos os vírus para podermos dizer que , por exemplo , morreu de cancro e de um coctel de vírus , a saber , herpes , hepatite c , influenza , vários coronavirus , e tal.

  19. que trapalhada, menina! A gripe ‘normal’ não mata apesar da vacina, mata quem não se vacina.
    A sua conversa aqui tem sido no sentido de tentar arranjar argumentos contra o combate à pandemia. É um exercício um bocado lunático e doentio, mas divirta-se.

  20. não é isso , o combate pode fazer-se dentro da normalidade. e sem alarmar, da forma como fizeram, as pessoas . e prender. e é um disparate estarem a evitar o contágio a toda a gente porque ele vai fazer-se na mesma. e não podemos adoptar a estratégia da avestruz outra vez , porque quem não trabuca , não manduca. ou seja , estão a tapar o sol com uma peneira.
    Desde o inicio que teriam de imitar , não a China , mas a Suécia. mas claro , toda a gente gaba a Suécia , um modelo , mas ninguém tem tomates para adoptar a s medidas que ela toma , desde políticos em bicicleta e até deixar o vírus circular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.