41 thoughts on “Os portugueses saberão ler em português?”

  1. !ah! eu queria tanto levar, até já sei que sapatinhos de princesa haveria de calçar, para pedir as cabeças a rolar: a da Teresa e do Carlos. e ai de quem me ignorasse, faria uma birra daquelas, ficaria lá a apodrecer até tirarem os ovos debaixo dos braços. oupas, toca a mexer, diriam os meus olhos, a minha boca e toda eu, justiça em riste, sorriso de contentamento na algibeira do vestido de cristal.

    querido Sócrates, um abraço, isto que li é também o que ouvi na entrevista que o Júlio Magalhães fez na CNN mas assim está melhor: as palavras escritas têm uma força maior.

  2. sinceramente , a estas horas levar um susto destes , fonix.
    mesmo sabendo ler, quem é que quer ler essa coisa e os escritos que manda escrever ? ninguém normal.

  3. as vacas caucasianas pastaram cedo e já ruminam cenas, uma em romântico hello kitschy e a outra em estilo supremacia raça limousine sem chauffeur.

  4. sim , sim …para branquear um tipo destes é preciso ser tão pulha como os que o queimam na praça pública. simples.

  5. oh yo,
    e se estivessemos a pedir que alguém que o tivesse atropelado na passadeira fosse julgado por isso, também era branquear o homem?

  6. “sim , sim …para branquear um tipo destes é preciso ser tão pulha como os que o queimam na praça pública. simples.”

    andou a ser queimado na praça pública por pulhas e quem não concorda com a pulhice anda a branquear, porque é tão pulha como quem o fez.

    puta de lógica, devem ser efeitos terraplanadores dos latoeiros negacionistas.

  7. Como diria a Sophia, vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar.
    Afinal, a nossa democracia assenta, ou não, no Estado de Direito? Os juízes, independentemente do direito à subjetividade, têm apenas de aplicar a lei, certo?

  8. ” e se estivessemos a pedir que alguém que o tivesse atropelado na passadeira fosse julgado por isso, também era branquear o homem?”

    não, isso não se aplica a zebras por motivos técnico-pantónicos. o branqueamento não é permitido pelos supremacistas apurar a raça ariana, só o trump quebrou a regra por questões sanitárias quando mandou o piople beber lixívia.

  9. depende, teste , se fosse atropelado por um carro invisível ( gente fina , com mais tecnologia que os comuns mortais) ia ser difícil provar , não era ? talvez só com prova indirecta ou delação premiada do pendura.

  10. e ainda não percebi o vosso problema . outro juiz ilibava o dono da off shore Belino Foundation e de um cofre mágico ? não me parece.

  11. quando não se percebe, ou não se quer perceber, e quando não se quer perceber a lacuna não é cognitiva mas de carácter, que sem escolha aleatória do administrador da justiça do estado de direito, a montante, existe nada a jusante, é porque há pulhice confessa, yo. e mais nada, apenas conversa de laurinda.

  12. desculpem lá , mas se na política podem nomear gente incompetente e estranhíssima baseados numa aberração chamada “confiança política ” , dir-me -às porque na justiça não poderão fazer o mesmo. como cidadã espero que os melhores juízes julguem os mais difíceis casos. a experiência é tudo, tanto aqui como em recolher financiamentos, a troco de favores ,para o partido , né , vara?

  13. Comparação absurda. A política é uma luta de interesses, dos antagónicos aos secundários, onde frequentemente o estômago está envolvido. Um dirigente político nomeia para seus assessores mais próximos pessoas de confiança. Um juiz rege-se pelas leis e pelas provas. Está provado que o gajo actua como um cão treinado para a guerra. Digo eu

  14. “Não admira que o chega cresça…”

    presidenciais – 24jan21 – votos ch = 496.773 – abstenção = 60,76% – total votantes = 4.262.672
    legislativas – 30jan22 – votos ch = 385.559 – abstenção = 42,04% – total votantes = 5.389.705

    não está a crescer, num ano perdeu 111.214 votos, em eleição com menor abstenção, onde votaram mais 1.127.033 eleitores. se tivesse mantido o mesmo nível de aceitação não teria eleito 12, mas sim os 20 deputados que o ventrulhas andou a pedir durante a campanha, o que não o impede de reclamar vitória.

  15. E quando em 2018 a instrução do processo foi distribuída em sorteio electrónico ao juiz Ivo Rosa, o morcão de quem omito o nome ainda contestou, em declarações na RTP, a legalidade do dito sorteio. Percebe-se porquê: tinha lá faltado a mãozinha “aleatória” da Teresocas, para dar mais legalidade à coisa.

  16. A verdade é tão cristalina que, quando Sócrates entregar as provas do que afirma à Justiça, a sorte da canalha
    consuma-se. Como é esperado e como é infalível.
    Há pratos que devem ser consumidos frios, bem frios !

  17. “como cidadã espero que os melhores juízes julguem os mais difíceis casos”.

    E um juiz que, em benefício do seu próprio ego e dos seus ódios políticos, falseia descarada e impunemente as regras e leis que, na qualidade de juiz, tem obrigação de conhecer muito melhor do que um cidadão vulgar e que está, por isso mesmo, ainda mais obrigado a cumprir e fazer cumprir, faz parte dessa “elite” de alegados “melhores juízes”? Em que país? Em que planeta? Ou melhor: em que república das bananas?

  18. Dá gosto ler a sentença severa que o nosso mula russa profere contra a magistratura.
    Uma preciosa demonstração da hipocrisia dum intransigente para com certos juízes, mas que, afinal, não faz outra coisa senão imitá-los no mau exemplo. Quantas vezes o mula profere sentenças que estão manchadas pelos ódios políticos caros ao seu ego!

  19. É de elementar justiça constatar que o nosso mula russa faz julgamentos dignos de tribunal plenário. Ou seja: ostenta a insolência e a mesquinhez dum genuíno juiz-pide. Ou pide-juiz, como preferirem.
    Acresce o facto de que se há currículo que habilite o nosso bom amigo é em matéria do exercício da hipocrisia política. É consensual o reconhecimento de que o nosso mula faz hoje jurisprudência em matéria de condenação dos crimes que lhe são politicamente convenientes e do silenciamento cobarde dos que lhe são incómodos. Aliás, é doutorado nessa matéria. O chamado doutor da mula russa.
    E, assim, lidamos com uma personalidade que usurpa todos os dias a toga de magistrado para proferir sentenças enviesadas. Verdadeiras sentenças dum asno ávido de prestígio.

  20. Não sei quem é yo mas hoje fiquei a perceber o seu discurso…ou seja, para si os juízes agem segundo o seu carácter e convicções e melhor , fazem muito bem.
    A pessoas como a/ o yo só desejo uma coisa: que um dia se encontrem nas mãos de um tal juiz. Estou a ser simpática e cívica porque a minha vontade era insultar com os termos mais abjectos do meu dicionário.
    Quanto à compreensão de uma coisa tão simples como ser a justiça um dos pilares da democracia… Estamos conversados…
    Que nojo!!!

  21. não , os juízes observam as provas segundo o seu grau de inteligência , experiência e bla bla ; interrogam os arguidos segundo o seu grau de argúcia , e essas coisas todas . como deve perceber , a qualidade dos juízes deve variar tanto como em qualquer outra profissão. , há os bons e os maus e os assim assim.

  22. e não vinha mal ao mundo se criassem a especialidade ” juízes de crimes de colarinho branco” , tal e qual como os há de família. a especialização é tudo.

  23. ” há os bons e os maus e os assim assim ”

    Estatuto dos Magistrados Judiciais
    CAPÍTULO III – CLASSIFICAÇÕES
    Artigo 33.º – (Classificação de juízes de direito)
    Os juízes de direito são classificados, de acordo com o seu mérito, de Muito bom, Bom com distinção, Bom, Suficiente e Medíocre.

    no final são quase todos corridos a muito bom e umas excepções são imoladas só com bom para dar um ar sério às avaliações. mas não deixa de ser curioso o naipe das avaliações, 3 categorias de bom, 1 suficiente e 1 medíocre, aqui não há maus.

  24. Abaixo de medíocre fica, obviamente, o juiz mula russa. E com inteiro mérito, diga-se.
    Nele temos sempre um magistrado repleto da melhor sapiência de poltrão. A arrotar sentenças de condenação das bastonadas dadas lá para os lados do Médio Oriente, mas escondendo debaixo da toga a miséria do seu humanismo. Sobre as bastonadas na putinlândia não larga nem um pio.

  25. Russia makes ‘Goebbels’ comparison
    Published: 10 Feb 2022 | 14:01 GMT

    Head of the Russian Foreign Ministry accused his Ukrainian counterpart of lying ‘with a straight face’

    Russia’s Foreign Minister Sergey Lavrov has accused his Ukrainian counterpart Dmitry Kuleba of lying “with a straight face” and compared his statements to those of Nazi propaganda chief Joseph Goebbels.

    Speaking at a press conference in Moscow on Thursday, Lavrov recalled numerous public statements by the Ukrainian official that his country would not comply with the Minsk agreements – documents signed in 2014 and 2015 meant to serve as a road map for the resolution of conflict in eastern Ukraine.

    As an example, Lavrov brought up Kuleba’s recent claim that Kiev would not engage in direct dialogue with the two breakaway regions Donetsk and Lugansk, since such dialogue is allegedly not covered by the Minsk agreements.

    “Well, you see, this is definitely the school of Goebbels, and maybe even surpasses the art of the chief propagandist of the Third Reich,” Lavrov said. He explained that “to tell a lie with a straight face,” to reject internationally approved agreements and at the same time not to worry that the Western countries would pull you back, “is a quite comfortable position for the demagogues who are now defending their case, trying to rewrite the Minsk agreements.”

    Earlier this week, Russian President Vladimir Putin said that Kiev has been refusing to implement the Minsk agreements and make peace with Donetsk and Lugansk, choosing to persecute Russian-speakers in Ukraine instead. Meanwhile, Kiev and its Western supporters accuse Russia of non-compliance with the Minsk agreements.

    Over the last few months relations between Russia and the US-led NATO military bloc have deteriorated even more, with the West accusing Russia of allegedly planning to invade Ukraine.

    Moscow has blasted these claims as “fake news” and, in a bid to de-escalate tensions, came up with a set of proposals on European security addressed to NATO and the US. The key provisions of these proposals, including a ban on NATO’s enlargement eastward, however, were immediately rejected by the bloc.

    Aqui:
    Russia makes ‘Goebbels’ comparison
    https://www.rt.com/russia/548933-moscow-slams-ukrainian-minister/

  26. Russia warns of potential ‘tragedy’
    Published: 10 Feb 2022 | 14:53 GMT

    By Layla Guest

    The West is making hazardous gambles in its negotiations on European security with Moscow that could place the world on a perilous path to chaos, one of Russia’s most senior diplomats has warned as tensions flare across the continent.

    Speaking to RIA Novosti on Thursday, Russia’s ambassador to the UN office in Geneva, Gennady Gatilov, weighed in on the impasse between Moscow, Washington, and several of its partners in Europe.

    “Our serious concern is that the US and its allies are exacerbating the situation to the point where the game of raising the stakes could turn into a real tragedy,” he warned. “The perpetrators will be those who have imposed this dangerous game on us, and by and large the international community.”

    The diplomat added that the all-or-nothing approach is well known in diplomacy and “has been used many times in the history of international relations.” However, Gatilov remained hopeful that Washington and some of its partners were not ready to wage an all-out conflict with Russia.

    His remarks come amid an increasingly tense situation on the Russian-Ukrainian border in recent months, with Western officials warning that Moscow’s armed forces could invade its neighbor. As a result of the critical climate, several NATO members have pledged to bolster their presence in the region.

    In late January, the US-led military bloc announced that its members are “putting forces on standby and sending additional ships and fighter jets to NATO deployments in Eastern Europe, reinforcing Allied deterrence and defense as Russia continues its military build-up” around Ukraine.

    The Kremlin, however, has denied that it has any aggressive intentions toward Kiev and has instead looked to pursue obtaining security guarantees that would rule out the bloc’s expansion, place restrictions on missile placement, as well as other assurances.

    However, NATO’s chief, Jens Stoltenberg, has poured scorn on Russia’s requests, saying that the country has no veto on Ukraine’s efforts to join, and that it will not accept a “two-tier” membership system that prevents it from deploying troops in certain states.

    Russian President Vladimir Putin has previously said that the military faction had deceived Moscow with false promises that it would not expand into the space left after the collapse of the Soviet Union. “Not an inch to the East they told us in the 1990s, and look what happened – they cheated us, vehemently and blatantly,” he insisted.

    Aqui:
    Russia warns of potential ‘tragedy’
    https://www.rt.com/russia/548914-moscow-warns-western-games/

  27. É inacreditável a estupidez, ignorância e leviandade desta gaja, a diplomata de topo do Reino Unido, imagine-se! E é por causa de merda como esta que qualquer dia pode o mundo inteiro estar metido numa guerra de que poucos sobrarão.

    Truss gaffe in Russia revealed
    Published: 10 Feb 2022 | 16:45 GMT

    By Layla Guest

    Moscow described the exchange with Truss as being like the mute talking to the deaf

    As Western diplomats scramble to resolve growing tensions with Moscow, the UK’s top diplomat has reportedly made a major error during crunch talks, allegedly proclaiming that London would never recognize the sovereignty of two regions universally considered to be part of Russia.

    In an article published by Moscow daily Kommersant on Thursday, two Russian diplomatic sources claimed that British Foreign Secretary Liz Truss made the faux-pas while speaking in head-to-head discussions with her Russian counterpart, Sergey Lavrov.

    According to the outlet, London’s top diplomat stressed that Moscow must withdraw its armed forces from the frontier with Ukraine, at which Lavrov reiterated that the Russian military is stationed in its own territory and has the right to conduct maneuvers within its borders.

    The veteran Russian official is said to have turned to Truss and asked whether London recognizes Moscow’s sovereignty over the regions of Rostov and Voronezh, where large troop movements are said to have taken place in recent days, close to the Ukrainian border.

    After a moment’s contemplation, the British diplomat reportedly replied that the UK “will never recognize Russia’s sovereignty over these regions.” The interaction is said to have spurred Deborah Bronnert, the UK’s ambassador to Moscow, to swoop in and quietly remind her colleague that the two are actually considered Russian territory even by her own government.

    Later in the day, Truss explained that she initially thought Lavrov was talking about a part of Ukraine and that she had subsequently made it clear that these regions are in fact part of Russia.

    Kommersant’s report follows shortly after Lavrov and Truss held high-stakes discussions in the Russian capital. Moscow’s top diplomat expressed his dismay at the outcome of their exchange.

    “Nobody is hearing each other, and unfortunately our efforts to explain ourselves have not been heard,” Lavrov said.

    London has issued several warnings in recent weeks, claiming that a buildup of Russian troops along the demarcation line with Ukraine could be a precursor to an offensive, accusations which the Kremlin has repeatedly denied. Truss has previously threatened harsh sanctions, insisting that if Moscow were to wage an incursion, embargoes that would damage the country’s economy would ensue.

    Earlier in February, Russian Foreign Ministry spokeswoman Maria Zakharova slammed Truss for confusing two different parts of Europe when she proclaimed that London was “supplying and offering additional support into our Baltic allies across the Black Sea” – despite the fact that Estonia, Latvia, and Lithuania are located over 1,000km away from the southeast European body of water.

    “Mrs. Truss, your knowledge of history is nothing compared to your knowledge of geography,” Zakharova wrote on her Telegram channel. She added that the world needs to be saved from the “stupidity and uneducatedness of Anglo-Saxon politicians.”

    Aqui:
    Truss gaffe in Russia revealed
    https://www.rt.com/russia/548949-truss-recognize-sovereignty-regions/

  28. INACREDITÁVEL! Esta ultrapassa tudo! O país de Winston Churchill, o país que primeiro resistiu e travou os escuteiros do filho da puta do Adolfo, entregue aos bichos e transformado em república das bananas!

    3 Feb, 2022 16:57
    British foreign minister mocked by Russia after geography gaffe
    Liz Truss said that the UK’s “Baltic allies” were located on the Black Sea, despite them being over 1,000km apart
    By Jonny Tickle

    British Foreign Secretary Liz Truss has been slammed by Russia’s Foreign Ministry after a geography error confusing two different bodies of water in Europe, over 1,000km away from each other.

    In an interview with the BBC, Truss explained that London is “supplying and offering additional support into our Baltic allies across the Black Sea,” despite the fact that Estonia, Latvia, and Lithuania are located nowhere near the southeast European body of water.

    “Mrs. Truss, your knowledge of history is nothing compared to your knowledge of geography,” Russian Foreign Ministry spokesperson Maria Zakharova wrote on her Telegram channel.

    “To ‘defend the Baltics,’ you don’t go through the Black Sea, but through the Baltic Sea. The Baltic states are so called because they are located on the shores of this sea. And not the Black Sea,” she continued.

    According to Zakharova, Truss’ lack of geography chops is evidence that the world needs to be saved from the “stupidity and uneducatedness of Anglo-Saxon politicians,” noting that the head of the Foreign Office probably should know a thing or two about where countries are.

    “This is not even because she is the British foreign secretary. What criteria are used to assign ministerial portfolios in developed monarchical democracies are none of our business. But it is because England used to be a great maritime power – and still is,” she explained.

    The criticism of Truss follows an accusation by Dmitry Polyansky, Russia’s deputy ambassador at the United Nations, that the British government is untrustworthy.

    “I think, in recent years, British diplomacy has shown that it is absolutely worthless,” Polyansky said. “I really don’t want to offend anybody, especially my good friends, British diplomats, but really, the results are nothing to boast about.”

    On Wednesday, following a phone call with Russian President Vladimir Putin, British Prime Minister Boris Johnson wrote on Twitter that he had expressed “deep concern” about Russia’s hostile activity on the Ukrainian border.

    “Any further incursion into Ukrainian territory would be a tragic miscalculation,” he wrote. “Dialogue and diplomacy is the only way forward.”

    Aqui:
    https://www.rt.com/russia/548225-uk-foreign-minister-geography-gaffe/

  29. Não constitui surpresa que o mula russa, no lugar de respostas decentes, largue bostas de alimária.
    É, na plena aceção da palavra, uma besta a cagar links da rt, tomado de cólicas compulsivas.
    E aquilo que caga mostra bem a natureza do cagador. Nem poderia ser de outro modo, sendo certo que, na sua natureza de mula, o sangue do nosso amigo resulta do cruzamento dum asno de carga do ultra-esquerdismo libertário com uma égua de troia do putinismo.
    Por isso, esperar que nos seus juízos ético-políticos o mula russa não tenha a falta de hombridade dum juiz venal equivale a ter fé de que um dia venham as calendas gregas, ou, se preferirem, ter fé de que as vozes de mula cheguem ao céu. Por agora, vai zurrando ao vento.

  30. E tu que não podes fazer nada, não é, amorzinho? Deve ser uma frustração do caraças. Não tarda nada rebentas! PUM!

  31. Programa ‘360’, RTP-3, ontem, 10-2-22. Sobre o que verdadeiramente se está a passar no Leste da Ucrânia e o que poderá vir a passar-se, nomeadamente o que nos querem fazer crer que a Rússia quer fazer e o que ela poderá verdadeiramente querer fazer ou ser obrigada a fazer, ver, a partir do minuto 1:37:55 (22:37), a intervenção do major-general Carlos Branco, com sólidos conhecimentos sobre o que ali se passa. Carlos Branco tem um livro escrito sobre a ex-Jugoslávia, onde esteve perto de dois anos como observador da ONU: “A Guerra nos Balcãs”. Nele desmonta alguns mitos, clichés e lugares-comuns, ou seja: as aldrabices do costume, com que o império do bem e criadagens indígenas, nomeadamente a nível merdiático, nos enrolam 25 em cada 24 horas. O outro interveniente é um caramelo que o Valupi parece apreciar, Bernardo Pires de Lima, um engravatado armado em especialista que, para mim, não passa de mais um sipaio que diz o que for preciso para nos enfiar pela goela abaixo a agenda belicista da NATO e dos donos da NATO: os EUA. Enfim, mais um warmonger que teima em não entender que o caminho que apoia acefalamente é o da guerra e, possivelmente, o da destruição total.

    https://www.rtp.pt/play/p9723/e598210/360-o-

  32. E a zurrar anda o mula russa. PUM!
    Zurros de alimária profundamente cobarde nos silêncios e omissões políticas. Que nos momentos de bom-humor cínico se faz sósia de Curval, imitando-o naquele riso imbecil e na boca borrada de trampa. Ou, se preferirem, de merde à la russe.
    Lamentavelmente, o nosso bom amigo não é sipaio com gravata, mas apenas sipaio com arreios de besta mular. Que todos os dias vive o fracasso da esterilidade própria da sua espécie. A frustração do caraças de levar uma vida inteira a zurrar verdades para meia dúzia de gatos pingados. Sendo que, infelizmente para o mula russa, os seus zurros não são ouvidos nem por António Costa nem pelo PS, esses dois notórios aliados objectivos da “agenda belicista da NATO e dos EUA”. Mas aos quais, com coerência de esquizofrénico, o nosso amigo faz questão de confiar o voto. Obviamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *