O que há de bom no chilindró de Sócrates

Magistrados portugueses decidiram prender Sócrates num aeroporto para o obrigar a prestar declarações no dia seguinte e avisaram a comunicação social com antecedência suficiente para se obter material mediático. Isto é o equivalente à produção de um vídeo das decapitações do Estado Islâmico. Está em causa excitar os fãs e aterrorizar as vítimas.

A parte boa é esta: desde 2004 que a direita portuguesa, em conluio com jornalistas e agentes da Lei, explora as caudalosas suspeitas que cria e lança sobre Sócrates. Já temos 8 anos dessa decadência. Desta vez, vamos todos ficar com o problema resolvido. Se existirem provas de crime, Sócrates desaparece do mapa político, arrastando alguns com ele e deixando António Costa com um novo problema a escaldar nas mãos. Se não existirem, se o caso se transformar em mais um Freeport ou se nem a isso chegar, abre-se uma questão de regime pois a detenção passará a ser um atentado político contra o PS.

Isto vai correr bem. Resta só saber para quem.

41 thoughts on “O que há de bom no chilindró de Sócrates”

  1. Hoje é um dia trágico para toda a cambada socrática… O melhor PM de sempre (a aldrabar e a estourar e branquear dinheiro) foi detido! Durante anos o grande líder foi perseguido e injustamente caluniado pelos invejosos de direita e sectários de esquerda, que nunca reconheceram a competência daquele nem o seu empenho na defesa da Educação e da Saúde públicas. A cambada de socráticos idiotas sempre confiou no seu líder, no seu discurso manipulatório e nunca desconfiou das suas despesas avultadas em Beverly Hills, em Paris e mesmo em Lisboa, nem dos inúmeros casos em que esteve envolvido.
    O povo socrático é sereno… O povo socrático estava sereno. Até hoje, o dia em que a explosão de uma bomba provocou muita fumaça, muito fogo no Largo dos ratos e inúmeros mortos no rebanho socrático. Os poucos sobreviventes estão em estado de choque, não conseguem explicar o que aconteceu (o que não surpreende ninguém) e prevê-se que alguns deles se suicidem, por não conseguirem suportar tanta dor.
    RIPain

  2. Não há aqui nada de novo. Isto já se passou ‘n’ vezes.
    As guerras intestinas são assim. Os marialvas têm a sua gaveta mágica, onde repousam estes processos em banho-maria, à espera do momento indicado para saltar fora. O momento chegou. Os marialvas jogaram a sua cartada e vamos ter novela até às eleições para ir queimando o Costa. Também tem a virtude de dar de comer ao CM e ao jornal Sol.

    Agora falta saber se os socialites se ficam, ou se jogam também a sua cartada. A parada está alta.

    Os marialvas já queriam queimar o Sócrates há muito. Ele era a Felicia Cabrita sempre em cima do homem, ele era documentação de extratos bancários e offshore Medes Holding roubada no lixo, ele era Freeport, e etc. Tanto disparos que algum havia de acertar..

    Bem, pelo menos não faltará de animação..

    Cumprimentos

  3. Parece que, finalmente, os homens da tríada da vida airada em serviço no departamento de espionagem do Correio da Manha (o SIS não funciona fora das horas de expediente), apanharam o malvado Napoleão do Crime, detido no aeroporto de Lisboa, à chegada de Paris, provocando transportes de deleite nos habituais ejaculadores precoces do anti-socratismo à outrance.

    Ora o que é mais ou menos óbvio como altamente provável, para qualquer observador objectivo do passado, é que mais uma vez se revele, nalgum futuro politicamente remoto, que por trás das cortinas mediáticas e judiciais não há nada a apontar ao temível Fantomas, a não ser um grau de honestidade de longe superior ao da média da máfia política profissional cavaquista e seus pseudópodes amadores passistas.

    Mas então porquê e para quê lançar mais esta operação espectacular, recuperando a tradição dos mais impagáveis momentos dos Faces Ocultas e Freeports, se, em, caso de insucesso, ela poderia estalar nos dentes do poder?

    É simples, gentes ingénuas e bem intencionadas cá do meu bairro! É simples porque em Portugal os processos demoram, os títulos de cacha alta contam, e as eleições estão para breve…

    Eles sabem-na toda, olá se sabem. Mas parece-me que não vai chegar…

  4. Há com cada coincidência, na véspera da eleição formal
    do novo líder do PS, o José Sócrates é detido no aeroporto
    de Lisboa e, convidado a passar a noite no hostel da PJ!
    Se calhar, isto está relacionado com os tais 6 milhões dos
    30 milhões dos submarinos que, o R, Salgado distribuíu
    pela família e pela tal individualidade até agora desconhecida?
    Sabe-se que o procurador do caso tem muita experiência
    com a “malandragem” do PS, vem de longe desde o caso
    Casa Pia, com as consequências conhecidas!
    Espera-se, com ansiedade a evolução do caso BPN que,
    parece também estar a marinar esperando melhor opor-
    tunidade a SIC tem feito uma bos investigação pois, nós
    esperamos de preferência sentados e sentidos!!!

  5. Estado islâmico, Val? Estás cada vez mais perto de subires o primeiro degrau da escadaria. Bem te avisei que essa máscara de democrata que usas cairia um dia. Nao por nao seres realmente um democrata, deves ser, mas um verdadeiro democrata também tem de saber lidar com terroristas e não é admitindo que se apresentem a eleições, mas sim aniquilando.os, como virus perigosos que sao. sim val se tivesses subido as escadarias enquanto era tempo, quando já era notório que lá dentro se acoitam terroristas a minar por dentro as instituicoes, evitaria q provavelmente acabemos em guerra civil ou em algo parecido. És como um paizinho superprotetor, neste caso da democracia e o resultado é como vês um sistema imunitário completamente disfuncional.

  6. Não, caro Valupi! Não há nada de bom em processos destes. Independentemente dos resultados, sai sempre a perder o que mais importaria preservar: os valores da República e do Estado de Direito. E se dúvidas houvesse, bastaria ler alguns dos comentários anteriores para ficar esclarecido.

    Manuel Rocha

  7. A direita nao perdeu forca nem poder e continua a envolver a maior parte da.comumicacao social na sua propaganda, portanto a força que tinha em 2011 é pelo menos a mesma que hoje tem. O mesmo poder, mas nao parecia que desta vez conseguissem ganhar eleicoes, pois nao? Parecia que desta vez iam ser derrotados estrondosamente. Parecia mesmo! Desta vez, depois de tanta asneira governativa, ja nao bastavam manchetes de jornais e baldaias, camilos e anas lourenços, precisavam de uma ofensiva muito mais contundente contra o seu adversário, pelo que toca de o engavetarem. O poder nao dorme, Costa, estás completamente f…

  8. o cavaco resolveu intervir e a vidal mandou o teixeira ao aeroporto prender o sócras. não percebo onde é que está o espanto, já assistimos a isto várias vezes. a única novidade, que tamém não é novidade, é a remodulação governamental ter sido feita pela procuradoria da república.

  9. a justiça,não pode esperar,mas esperou pelo congresso do partido socialista,e por isso demonstraram que têm agenda politica! os adversarios à esquerda do ps devem ficar preocupados.

  10. Emoções à parte (eu até estou a gostar do que está a acontecer a este gajo) prender o homem à chegada ao aeroporto com umas fugazitas de informação para a sic e CMtv, é chato.
    Mas a coisa não vai lá com especulações ou estados de alma.
    É assim: a presunção de inocência não existe em política. Como dizia o de Sta. Comba, em política o que parece é. Tinha razão, o fascista. O Sócrates está arrumado politicamente. Quanto ao resto, culpado ou inocente, interessa pouco porque a simples lentidão dos tribunais se encarregará de impedir que algum dia pague pelo que tenha feito ou saia limpo se nada fez.
    Pelo menos vai pagar (já está a pagar) pelo que fez ao país enquanto governante. Já não é mau.

  11. O que há de bom, ou resta de bom, é que ainda não prenderam o Marocas, o Guterres e o Costa e sobretudo nunca vão conseguir prender os imensos simpatizantes PS que pensam que Sócrates é vítima da sua superioridade política, cívica e intelectual sobre gente medíocre que só pode obter poder entre medíocres como eles.
    A perseguição a Sócrates tomou há muito o aspecto de um culto. Eles não suportam nem perdoam a admiração, o culto secreto e doloroso que lhe dedicam estando o objecto de culto vivo.
    É preciso, forçosamente, matar o objecto do culto para que sobreviva o culto.

  12. Estou-me nas tintas se este senhor é do Centro da Esquerda ou da Direita, só me preocupo com o facto de este senhor, que, segundo parece nunca trabalhou, para mim, ser politico, não é igual a ser trabalhador, conseguiu o dinheiro???? que lhe possibilita ter uma vida de rico, aqui e em Paris.
    Não ponho em causa, a sua inteligência, dado que, até conseguiu um canudo, fazendo exames ao Domingo!!!!!.
    O mal dos portugueses é verem tudo de acordo com as nossas preferências, pois se é da nossa côr, pode roubar à vontade, mas se é dos “outros”, tem de ser preso de imediato.
    Se não provar de onde lhe vem o dinheiro, tem de ser penalizado.
    Espero que seguidamente outros sejam apanhados, sejam de do Centro da Esquerda ou da Direita.
    Haja justiça.

  13. estou tão triste. então andam a vasculhar a casa do homem para encontrarem provas para só então depois começarem o inquérito – isto depois de o terem preso? isto é assustador. sinto-me insegura. :-(

  14. Deterem o Sócrates não muda a qualidade da política que fez.
    Deterem o Coelho não mudará a merda da política que faz.
    Realidades que o cego no quarto escuro vê!

  15. 1º Tenham as entidades ou não razão, esta detenção segue-se a outras detenções muito recentes de personagens gradas do PSD.

    2º Tenham as entidades ou não razão, vem anteceder a mais que provável vitória do António Costa.

    3º Tenham as entidades ou não razão, esta detenção não deixa de passar as do PSD para segundo plano.

    Aguardemos serenamente por as decisões do Juiz Carlos Alexandre .

  16. Sentes.te insegura olinda ohhh coitadinha.. Eu bem tenho avisado q estes gajos sao muiiito piores e que ha muito que o povo devia ter invadido aqela merda da assembleia. Agora vais so ver as saudades q vais ter de coisas qe passarao a ter um estatuto benigno tais como pide, gestapo, ss, etc… O que vem ai é muiiiito pior e mais sofisticado.

  17. Nuvorila,

    Muitos destes artistas parecem ter asas e serem considerados santos milagrosos, talvez até, serem pintados nos tectos das igrejas e capelas, talvez devesse o vaticano decretar um feriado planetário em nome deles e nosso. Não por serem santos, não por serem portugueses, não por serem deste ou daquele partido, não por serem aquários ou escorpiões, não por jogarem golf ou apostarem nas raspadinhas, não por uma qualquer destas coisas. São o que são porque lhes dão asas, porque existe sempre quem os pintem escreva e outros os descrevem de santos, porque outros os desenham nos tectos, porque outros os seguem e porque muitos deles dependem e ascendem aos seus supostos céus.
    Mas às vezes não existe céu que os suporte.

  18. Neste caso já tenho que lhe dar toda a razão.
    É assim quando a causa é justa e os argumentos não estão toldados pela sua amizade.

  19. O que me surpreende é que dada o constante desprezo que a tralha do PSD e do CDS mostra pelo PS e pelo socialismo haja figuras de relevo do PS a dizer que se deve fazer uma aliança com o PSD como é o caso de Assis em entrevista ao Observador.

    http://observador.pt/2014/11/19/francisco-assis-em-entrevista-dias-congresso-ps-ha-proximidade-ideologica-entre-ps-e-psd/

    Surpreende-me que o PS dê guarida a estes reaccionários e lhes permita dizerem-se de esquerda enquanto defendem alianças com quem despreza o socialismo.

  20. estão criadas condições para novo embuste eleitoral, na travessa do possoilo já se deve comemorar a futura vitória do psd.

  21. Só espero que as acusações sejam mais do mesmo do que lhe tem feito até aqui. Uma perseguição constante.

    A ser verdade e comprovadas as acusações são graves e o ponto final no respeito que eu tenho por esta gente. São uns atrás dos outros. Casos e mais casos.

  22. A escumalha socrática tem o fim que merece. O grande trafulha chegou ao poder com falsas promessas (como foram o caso das relativas à lei laboral), e aí se manteve com o apoio do poder financeiro (Salgados e companhia), com o objectivo de fazer as “reformas” necessárias à (neo)liberalização da economia e à destruição do Estado social (e a que o Passos se limita a dar continuidade).
    Ora, isto foi a antítese do que devia ser uma governação de esquerda, e nessa medida compreende-se que o impostor tenha tido a necessidade de se afirmar como defensor duma “esquerda” moderna, isto é, diferente da esquerda “anacrónica” e “reaccionária”, que é incapaz de se adaptar às maravilhas da modernidade neoliberal e dos seus negócios.
    E a verdade é que o grande trafulha se revelou um especialista na matéria: para além de uma enorme capacidade para manipular as mentes débeis dos idiotas úteis (aka socratinos), o chico-esperto foi acumulando dinheiro proveniente dos grandes negócios em que envolveu o Estado, escondeu-o em off-shores com a ajuda do amigo Salgado, e ainda aprovou leis feitas à medida dos lavadores de dinheiro, como ele próprio. Isto não é, de facto, para qualquer um! Só mesmo um “menino de oiro” do Dias Loureiro e o “chefe que a direita sempre quis ter” podia ter tais qualidades e ter a inteligência para enriquecer à custa dos idiotas úteis.
    O PS começou por meter o socialismo na gaveta e acabou a meter dinheiro ao bolso. É isto a esquerda modernaça!

  23. O que fico espantado é ver que alguns já o condenaram, já sabem que os 20 milhões, 50 milhões é tudo verdade. A Felicia Cabrita, o Sol e o Correia da Manhã já fizeram a investigação.:-) Tudo gente que podemos depositar confiança. :-)

    O circo que montaram para a sua “captura” faz-me torcer o nariz a querem fazer “verdadeira justiça”. Parece mais uma encomenda.

  24. joão, o assis nunca será lider do ps.não te incomodes.procura é questionar a politica do teu partido que há 40 anos não sai da cepa torta.mais, nas proximas eleiçoes, vão ver a sua importancia a ser substancialmente reduzida com o aparecimento de partidos de esquerda disponiveis a acabar com governos do psd mesmo sem maioria.o teu partido é um embuste! e tu entraste nesse comboio sem destino, e não tens coragem de lá sair!

  25. Acabou de arder o bloco central. Não sei o que Assis irá, agora, continuar a dizer. Como pode o PS confiar na boa fé do partido laranja? É possível que, após as próximas eleições, o “arco do poder” possa sentir dificuldade em conservar o poder.

    É interessante observar o receio que os sectores ultra-conservadores nacionais tanto têm de que António Costa, perante as duras realidades que o país enfrenta, se torne incontrolável pelas elites e “ceda ao populismo” (sic). Ora, este receio pode-lhes pode vir a custar muito, muito mais. O custo pode vir a ser uma nova situação pré-revolucionária.

    Registamos hoje — no âmbito do regime democrático fundado em 1976 — o tipo de apodrecimento político e institucional que se verificou no Estado Novo, na década de 1970. Nessa altura, os ultras do regime fascista também andavam distraídos, em fúteis jogos de poder. O medo de que Marcello Caetano se aliasse à oposição liberal levou-os ao desmazelo, face a perigos que julgavam inconcebíveis.

    Por deformação ideológica, e após longos anos de intoxicação propagandística que acaba, inevitavelmente, por corromper o discernimento das próprias elites, o que veio a acontecer em 25 de Abril de 1974 afigurava-se-lhes impossível e inimaginável.

  26. Não faltam comentários a classificar o Socras como um despesista malévolo, mas esqueceram que também ajudaram e bem a gastar do “bolo” ex: Abono familia, Computadores, Juros Habitação, PPRs, Saúde, RSI, Complemento solidário idosos, Fundo desemprego, Subsidio doença, Reformas férias e 13º. tudo aquilo que o Coelho considerou “gorduras” para ganhar leições.
    Vejam se aprendem e mudem de agulha nas próximas eleições, sei lá talvez o Marinho Pinto que quer mudar o sistema e não tem o rabo preso por ninguém.eheheh

  27. Esta questão não é política. Nem o sócrates deve ser analisado como político.
    A política não passou de um palco para a encenação que permitiu o saque.
    Direita, esquerda, liberalismo, neo-liberalismo, social-democracia ou socialismo não passam de chavões num contexto de roubalheira e impunidade totais, próprias da cleptocracia em que vivemos.
    A explicação é simples: este pobre e analfabeto povo que nós somos vota sempre nos mesmos. É muito natural que os partidões (ps e psd) tenha sido tomado de assalto por bandoleiros.
    A última vez que isto aconteceu neste país apanhámos com o de Sta. Comba durante 50 anos.
    Cheira a podre neste canto da Europa.

  28. deterem-no é normal, a haver indícios: qualquer suspeito é detido até estar concluído o interrogatório. venderem a informação (que devia valer bastante) aos jornalistas é normal, também, num lugar onde até os jornalistas são desonestos.

    agora o que não é normal é a comparação com as decapitações, cujo horror fica assim banalizado, atenuado, reduzido à trivialidade deste caso.

  29. susana, a comparação não é com as decapitações, é com os vídeos das decapitações. Vídeos esses que, paradoxalmente, ao se multiplicarem é que tornam essas mesmas decapitações banais no sentido em que esgotam a capacidade para reagir às mesmas posto que estão transformadas em espectáculos. E nós vivemos na sociedade do espectáculo, onde os espectáculos têm de concorrer ferozmente pela nossa atenção e emoções.

    A analogia é feita com a intenção de alguém na Justiça, quiçá a Justiça tomada corporativamente, em querer fazer da aplicação da mesma um espectáculo. Um espectáculo num caso que não tem nada de trivial no contexto judicial, político e até cultural português, Os fins, portanto, são similares aos vídeos propagandísticos do Estado Islâmico, onde a morte coreografada pretende ser uma exibição de força simbólica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.