*_*
Rui Rio esperou que o partido tivesse batido no fundo para avançar com uma candidatura à presidência do PSD. Fez campanha com declarações que prometiam uma refundação a partir da matriz de Sá Carneiro e que surpreenderam pela coragem ao criticar os crimes e disfunções no Ministério Público. Na declaração de vitória, 13 de Janeiro de 2018, garantiu solenemente o seguinte:
«A partir de Fevereiro, começaremos a construção de uma alternativa de Governo à actual frente de esquerda que se formou no Parlamento. Uma alternativa capaz de dar a Portugal uma governação mais firme e mais corajosa, capaz de enfrentar os grandes problemas estruturais com que há muito o país se confronta. Uma alternativa capaz de reforçar a nossa aposta em Portugal e de nos restituir a vontade, a alma e a esperança.
O actual Governo terá na nova liderança do PSD uma oposição firme e atenta, mas nunca demagógica ou populista, porque nunca contra o interesse nacional.
Os portugueses terão em nós um partido com a vontade inabalável de servir Portugal e de procurar contribuir para dar a todos a oportunidade de um futuro melhor. Um futuro melhor, só o conseguiremos se formos capazes de construir uma sociedade mais justa, mais solidária e mais capaz de ajudar na construção na felicidade de todos e de cada um de nós.»
Tratou-se de um juramento que se pintava com aparato histórico. E durante alguns meses parecia que ia ser cumprido. A escória passista estava furibunda com a ameaça de limpeza no partido e o fogo de barragem sobre Rio não teve um dia de descanso. Contudo, no primeiro teste a valer para se conhecer o quilate do seu carácter guerreiro – o tumulto e campanha decadente à volta da substituição de Joana Marques Vidal, episódio onde um ex-primeiro-ministro e um ex-Presidente da República sugeriram com as letras todas que os actuais representantes eleitos nos órgãos de soberania são cúmplices de criminosos e agem com dolo criminoso em representação do Estado – vimos o presidente do PSD a meter os pés pelas mãos e a exibir-se como o líder paupérrimo que é. Tal desoladora e vexante descoberta confirmou-se e agravou-se ao alimentar suspeições caluniosas na campanha para as Europeias e a propósito da CGD.
A comunicação política na campanha do PSD para as legislativas foi confrangedora, com erros estratégicos, descontrolo da marca do líder e amadorismo inacreditável nas peças tácticas. Quem disse que Rio venceu os debates com Costa teve sempre o cuidado de não fazer referência a qualquer mensagem objectiva saída da boca do líder da oposição que tivesse interesse fosse para o que fosse ou para quem fosse. Porque não existiu nada citável, óbvio, sendo que ainda se viu obrigado a concordar com Costa nos pontos mais importantes em discussão. O argumento da claque foi por outro caminho, o da subjectividade de quem proclamava derrotados e vitoriosos. Rio vencia porque alguém optava por dizer que ele era o vencedor. Vencia porque não tinha saído do debate numa ambulância. A subida nas sondagens dava razão a esta retórica feirante. E depois veio Tancos.
Após saírem os resultados das eleições legislativas de 2019, no seu discurso de derrota, apareceu-nos à frente um Rui Rio eufórico. Estava muito satisfeito consigo mesmo porque o PSD não tinha desaparecido do mapa. E chegava-lhe. Pelo que, anunciava soberbo de auto-estima, tinha valido a pena transformar as duas semanas de campanha eleitoral num chiqueiro demagógico onde usou a Justiça para boicotar qualquer tentativa de oferecer ao eleitorado um mapa, uma pista, um sinal esotérico que fosse, sobre a sua capacidade para “restituir a vontade, a alma e esperança” às gerações, sobre o modo como um Governo do PSD iria “construir uma sociedade mais justa, mais solidária e mais capaz de ajudar na construção na felicidade de todos e de cada um de nós“. Essas questões menores, em boa hora, foram substituídas pela dilacerante dúvida que deixava a comunidade em transe: “Afinal, aquilo do Azeredo, que raio é que o homem, hã?” Era esta a mais fiel exemplificação do que Rio considerava uma temática de superior “interesse nacional” para ir a votos montado na ajudinha dum Ministério Público subitamente digno dos seus elogios.
Talvez a mais importante revelação acerca desta personagem circense, que o próprio se encarregou de publicitar na noite eleitoral, seja a sua crença de ter graça quando faz gracinhas. E, de facto, o seu canal no Twitter exibe múltiplos exemplos hilariantes. Temos todos de concordar, o prometido “futuro melhor” será muito mais fácil de alcançar para o País quando Rio abandonar a política e se dedicar à comédia.
Aqui fica um cheirinho do seu potencial:
.
Dou hoje início ao meu Twitter Oficial. Nada melhor do que o Dia da Restauração para o fazer. Porque estou aqui por Portugal! #PrimeiroPortugal
— Rui Rio (@RuiRioPSD) December 1, 2018
Sem comentários.
Prisão de Vara ficou bloqueada na Relação do Porto https://t.co/RMiomKHHVS via @expresso— Rui Rio (@RuiRioPSD) January 4, 2019
Sempre acreditei que Miguel Macedo estava inocente. Conheço-o há muitos anos e nunca o achei capaz de utilizar um cargo público em benefício próprio.
— Rui Rio (@RuiRioPSD) January 4, 2019
Tive oportunidade de repetir ontem, no encerramento do Congresso do PSD-Madeira, as mesmas críticas ao Governo que já tinha feito no jantar de Natal do Grupo Parlamentar; nessa altura com mais detalhe dada a diferente natureza dos dois eventos.
— Rui Rio (@RuiRioPSD) January 21, 2019
O André esqueceu-se de dizer ao avô que a reforma dele foi cortada, porque o PS arruinou a economia nacional e teve de negociar cortes com a Troika; e que, hoje, se o vôvô precisar de uma consulta médica vai ter de esperar um ano. Os avós têm de saber explicar isso aos netinhos. https://t.co/0jRaDQIB79
— Rui Rio (@RuiRioPSD) February 17, 2019
A mensagem que estou a enviar, por infomail, aos portugueses: pic.twitter.com/2p92GntbOc
— Rui Rio (@RuiRioPSD) February 22, 2019
Parece que a moda está a pegar.https://t.co/vaAqPCIZ2e
— Rui Rio (@RuiRioPSD) February 24, 2019
Ganhámos as eleições intercalares para a Junta de Travassô e Óis da Ribeira no Município de Águeda com maioria absoluta! pic.twitter.com/J5vvf4jfyY
— salvador malheiro (@slvdrmalheiro) February 24, 2019
Com a habitual demagogia, Magistrados fazem greve para condicionar um outro órgão de soberania. É a justiça na política; o contrário do princípio da separação de poderes. E se fosse o inverso? O Parlamento em greve para condicionar uma investigação do MP? https://t.co/jbYQk8aIAQ
— Rui Rio (@RuiRioPSD) February 25, 2019
Não concordo que todos os portugueses, incluindo os que vivem nos territórios mais pobres, paguem com os seus impostos a redução do preço dos passes em Lisboa. Essa opção deve ser da responsabilidade das câmaras municipais e não do Orçamento do Estado. Assim não. É muito injusto.
— Rui Rio (@RuiRioPSD) March 18, 2019
Diz-me a experiência que “isto” está a correr bem. Começo a ver as primeiras mentiras e meias verdades do PS sobre mim; sobre o que eu não disse ou sobre o que eu não fiz. É sintoma de escassez de argumentação e de princípio de desnorte. Já vivi isto diversas vezes.
— Rui Rio (@RuiRioPSD) April 10, 2019
Foi a administração da CGD nomeada pelo Governo Sócrates que, em conluio com Berardo, executou o vergonhoso plano de assalto político ao BCP. No atual Executivo PS não faltam ministros do Governo Sócrates que, quando falam deste tema, têm um desplante igual ao do próprio Berardo. pic.twitter.com/AHIPArJpKD
— Rui Rio (@RuiRioPSD) May 15, 2019
Esta noite em Esposende!
Nós somos um Rio que não vai parar… É com esta força, com esta mobilização que vamos continuar a trabalhar nos últimos 5 dias de campanha por uma Política de Verdade a bem de Portugal! @ppdpsd pic.twitter.com/VSm8g4LdY7— salvador malheiro (@slvdrmalheiro) May 19, 2019
COMÍCIO AO AR LIVRE EM AVEIRO.
Na atualidade só o PSD é capaz! pic.twitter.com/USfugSChvS
— silvano (@silvano49495907) May 22, 2019
Com a aprovação da proposta do Governo de aumento do salário dos Juízes, a Sra. Ministra, que pertence ao Supremo Tribunal de Justiça desde 2016, quando sair da função será promovida: irá ganhar mais do que o PM e ainda terá parte do salário livre de IRS. https://t.co/gVMlMRSQfc
— Rui Rio (@RuiRioPSD) May 31, 2019
Há muito que defendo que devíamos ponderar uma eventual redução do nr. de deputados através da valorização dos votos brancos. Uma elevada % de votos brancos elegeria menos representantes do eleitorado e uma % baixa elegeria mais; com um máximo e um mínimo fixados na Constituição. https://t.co/IIWRFRlLBx
— Rui Rio (@RuiRioPSD) June 7, 2019
As nossas propostas têm tido excelente aceitação; de tal forma que outros partidos e até o próprio Governo já começaram a segui-las. Assim dá gosto trabalhar.
— Rui Rio (@RuiRioPSD) July 12, 2019
Sabemos o que o BE e o PCP querem da Lei de Bases, mas ainda ninguém entendeu o que este PS – taticamente ziguezagueante – quer da Saúde em Portugal. Só se percebeu que quer continuar politicamente encostado à extrema-esquerda e amarrado a tabus ideológicos. pic.twitter.com/y5JP6OKk4G
— Rui Rio (@RuiRioPSD) July 15, 2019
Em Abril de 2007 já o Financial Times estava encantado com a governação do PS. Na altura era dirigida por José Sócrates, hoje é por António Costa, mas o que é certo é que há um certo fascínio deste jornal pelos socialistas portugueses. Ainda hei-de perceber porquê. ?
— Rui Rio (@RuiRioPSD) August 26, 2019
Em Monchique, a minha homenagem ao poeta algarvio António Aleixo, o maior poeta popular português.
https://t.co/WLqYqbH9tF via @YouTube— Rui Rio (@RuiRioPSD) August 31, 2019
Vamos lá ver quanto é que a volta de bicicleta de hoje de manhã me rendeu nas sondagens. Estou curioso. ?
— Rui Rio (@RuiRioPSD) September 22, 2019
Já é público ? Fez o PS cair num só dia 1,9% e o PSD subir 0,2%. Não correu mal. ??♂️
— Rui Rio (@RuiRioPSD) September 22, 2019
A Ernestina não estava a ver o filme todo … pic.twitter.com/n6tGS7XWM0
— Rui Rio (@RuiRioPSD) September 25, 2019
É a isto que António Costa e os comentadores que o amparam chamam fazer um julgamento na praça pública? Onde está a componente judicial desta intervenção? A verdade nua e crua é que queriam que eu não cumprisse a minha obrigação e ajudasse a silenciar um caso da maior gravidade. https://t.co/g7HAR8AZ9g
— Rui Rio (@RuiRioPSD) September 27, 2019
Da série “estou a subir nas sondagens da Pitagórica”. pic.twitter.com/03rS0FGmzK
— Rui Rio (@RuiRioPSD) September 27, 2019
Se o eleitorado quer reduções de impostos à maneira … eles pimba.https://t.co/JHfB4VZYmK
— Rui Rio (@RuiRioPSD) September 28, 2019
Hoje voltei a dedicar a manhã à agricultura, que precisa de uma especial atenção do governo. Para tal, é preciso que o Ministro seja alguém competente e respeitado. É o caso do Dr. Arlindo Cunha que, por isso, será o novo MINISTRO DA AGRICULTURA, se o povo assim o decidir.
— Rui Rio (@RuiRioPSD) October 1, 2019
Acabo de receber a notícia de uma trágica tragédia: voltamos a descer para baixo nas decisivas sondagens da PITAGÓRICA. ? E o PS voltou a subir para cima. ?
— Rui Rio (@RuiRioPSD) October 2, 2019
Hoje fomos recebidos pelo Senhor Presidente da República na sequência das eleições legislativas do passado domingo.
Tal como eu várias vezes disse, o “arrufo” com o BE era para eleitor ver porque, se dele necessitasse, o PS iria sempre tentar repetir o acordo de 2015. pic.twitter.com/b3dAgoLEd8— Rui Rio (@RuiRioPSD) October 9, 2019
Hoje fomos recebidos pelo Senhor Presidente da República na sequência das eleições legislativas do passado domingo.
Tal como eu várias vezes disse, o “arrufo” com o BE era para eleitor ver porque, se dele necessitasse, o PS iria sempre tentar repetir o acordo de 2015. pic.twitter.com/b3dAgoLEd8— Rui Rio (@RuiRioPSD) October 9, 2019
Pois vai haver mais acordos à direita com Rio do que à esquerda com os parceiros da ex-Geringonça. Mas a direita é de sua natureza insaciável, acabará por deixar de apoiar o PS, aproveitará uma boa ocasião e votará com a esquerda para o derrubar. Qual será a obrigação da esquerda? Trair a sua linha política e votar de forma a salvar o PS. Em resumo, desígnio do PS: governar; desígnio da Esquerda: salvar o País da direita permitindo que o PS governe.
Muitos dos twitts estão muito bons. Obrigado por fazeres um apanhado.
Quem nasceu para lagartixa, nunca há-de ser um dragão…
Dado que este blog serve para fazermos análises mais ou menos parvas, cá vai a minha.
Eu no lugar do próximo líder do PSD, dedicava-me a queimar a imagem de Pedro Nuno Santos de todas as formas possíveis.
Já se percebeu que Costa já deitou a toalha ao chão.
Rato assumidamente parvo, queimar imagens é mesmo a única vocação do que resta do PSD.
É quase como dizer que a vocação do PS é evocar resgates.
Até já existem alguns tópicos do conhecimento do público:
– Pernas dos alemães,
– Carros
– Contratos com o estado
– Ligação ao bloco
E mais deve haver apesar de se ter resguardo nos últimos tempos.
Estou marimbando-me para os bancos alemães que nos emprestaram dinheiro nas condições em que nos emprestaram. Estou marimbando-me que nos chamem irresponsáveis. Nós temos uma bomba atómica que podemos usar na cara dos alemães e dos franceses. Ou os senhores se põem finos ou nós não pagamos a dívida” e se o fizermos “as pernas dos banqueiros alemães até tremem”.
p.nuno santos
ganda piupiu
o rato sem tinto ou seja chanfana de mickey à ratatouille mais parece o joão ratão em ebulição no caldeirão in love with yo peidando e esperneando que nem uma doida, tão ao jeito da púdica yo que pensa que desabrochar é tirar da boca.
Muito bom. Obrigado pela transcrição. Vou guardar para uso num futuro próximo.
zé da pipa , zé da pipa…já fizeste testes de alzheimer? um dos sintomas é esse, cuidado. beijocas e as melhoras.
Júlio, depois de muito meditar, cheguei à conclusão que errei. Evocar resgates é uma consequência, não o fim. A verdadeira vocação do PS é servir-se do poder e do erário público. Basta ver o progresso do país nas mãos do PS.
“Basta ver o progresso do país nas mãos do PS.”
yah meu, que sódades do gang do cavaco e das falências bpn+bcp+banif+bes, era pugresso à canzana. para não falar daquela coisa em belém tipo tutancamões do cavaco, das derrapagens que triplicavam os orçamentos iniciais e dos orçamentos rectificativos marca gaspar/marilú, à média de 3x/ano. isso sim é kera pugresso e contas certas, aquela marca que os liberais internacionalizaram e tanto sucesso teve no atraso da recuperação do rating da república. até havia um iluminado chamado moedas que disse quando os mercados souberem que somos governo o rating sobe no dia seguinte, viu-se.
um país de velhos endividados aboletado no lar de 3ª idade Europa.
Rui Rio, the best !!!o resto é paisagem… Montenegro a querer liderar o partido nas eleições autárquicas !!!?? vai pedir ajuda a Passos Coelho ?