O esplendor da pulhice

Eduardo Dâmaso desempenha a função de director-geral adjunto da direcção-geral editorial da Cofina (mudou-se o nome de Cofina Media para Medialivre mas é a mesma Cofina de sempre + Ronaldo), a dona do Correio da Manhã, da CMTV, da Sábado e do novo canal News Now. É actualmente o braço direito de Carlos Rodrigues, este o Director Geral Redactorial (leia-se, o manda-chuva de tudo o que sai e como sai nos órgãos do grupo), depois de ter ocupado cargos de direcção no CM e Sábado. Ou seja, o Dâmaso faz parte do núcleo duro da Cofina e do seu projecto empresarial e político.

Na última Sábado, faz-se capa com Sócrates. A bilionésima da Cofina. E serve-se um longo excerto do livro que Dâmaso escreveu com Teófilo Santiago, o Crachá d’Ouro. No final do artigo, lê-se que “A seleção, cortes e titulação do texto é da exclusiva responsabilidade da SÁBADO”. Muito bem, então que entendeu a Sábado, de que o Dâmaso é um dos chefes, publicar do livro de que o Dâmaso é autor?

Vou poupar o meu teclado e reduzir a juliana de assuntos passíveis de comentário a dois aspectos notáveis para quem se interesse pela defesa da cidade. O primeiro, consiste na repetição do que a Cofina, com explícita e sistemática opção editorial ao mais alto nível, anda a repetir desde 2009: que o PS é um partido de criminosos e cobardes, sendo António Costa, Augusto Santos Silva e Vieira da Silva apontados como cúmplices de Sócrates e Vara. O segundo, remete para a confissão do fabuloso Teófilo acerca de ter cometido um crime (ou mais do que um) ao passar a Cavaco Silva informação em segredo de justiça, mais uma sacada de teorias da conspiração nascidas da espionagem política, com a intenção de que ele a usasse, a partir da Presidência, contra os alvos e contra o regular funcionamento das instituições. O que veio a acontecer com a Inventona de Belém e demais intervenções de Cavaco e do PSD de Ferreira Leite e Pacheco Pereira ao tempo, as quais remetiam tacitamente e em subtexto para o conhecimento da versão acusatória que estava a ser cozinhada em Aveiro pelo irmão da Vidal, o Vidal — já agora, será apenas uma coincidência palerma (ou seja, relativa a Palermo) que a Cofina SGPS seja um grupo nascido em Aveiro que se mantém coeso como uma família?

Dentro de semanas será lançado o News Now. Costa e Medina, e muitos outros socialistas ao longo do tempo, para lá irão ganhar dinheiro ou só tempo de antena. Não estarão apenas a validar tudo o que a Cofina fez contra o PS, contra a República e contra o bem comum. Com ainda mais profundidade política e cívica, eles vão usar o seu nome e currículo para darem um prémio a quem lucrou e lucra com o sensacionalismo, o populismo de direita e a indústria da calúnia, a quem faz assassinatos de carácter, campanhas negras e crimes em conluio com agentes da Justiça e das polícias.

Esta é, pois, uma altura especialmente propícia para agradecer aos deuses não me terem feito militante, sequer simpatizante, do PS. Caso a integridade e a decência continuem a ser preferíveis à pulhice, é um alívio escapar ao revoltante dilema que algumas figuras de referência do PS estarão a provocar em ingénuos e românticos. Não vale tudo.

9 thoughts on “O esplendor da pulhice”

  1. quem feio ama , bonito lhe parece… tudo gira à volta desse tipo , fonix . eu que pensava que se aderia a um partido por ideias ou ideais políticos , mas não tem a ver com a defesa da nossa dama. que romântico , de facto.

  2. o gajo que andou a criar casos políticos, indignações cívicas e mostrar solidariedade com tudo o que pudesse contribuir para denegrir a imagem e causar instabilidade do governo de maioria socialista, que acabou demitido com um golpe de estado presidencial, vem agora chantagear o partido socialista com a merda e a que se preparam para fazer: se não votarem em nós, ficamos nas mãos do xunga e vocês são os culpados.

    https://eco.sapo.pt/2024/05/21/marcelo-pressiona-ps-a-aprovar-orcamento-do-estado-para-2025/

  3. O dinheiro para muita gente faz com que não se importem de engolir sapos vivos é por isso que muita gente está decepcionada com a política e os políticos o Ventrulha também ali começou na CMTV onde era destratado e ameaçado por outros comentadores e depois a admiração de partidos de extrema direita e voto nela acontece não é por acaso.

  4. quantos posts pro valupi nos vir anunciar que vai votar Chega por causa da posição antisemita de alguns países europeus sobre israel?

  5. Acontece muito este tipo de distanciamento do poder caído, no preciso momento em que outro poder se levanta.

  6. António Costa é ainda um jovem político. A bem dizer um profissional da política, profissão que jamais desempenharia. É preciso ter um estômago da dimensão de uma pipa.

    Não percebo por qual razão não assumiu o cargo de deputado na AR; e, aí, continuasse a “comentar” a política portuguesa até ao dia em que entendesse reformar-se. Certamente não lhe faltariam Câmaras de televisão.

    Eu sei. É cultural. Uma atitude que se encaixa numa certa cagança de quem atingiu uma certa posição.

    (Tinha mesmo de deixar o cargo de Secretário Geral do PS?)

    Se está à espera que eu faça parte da sua audiência, desengane-se. Às tantas tinha a mesma reação que tenho com quase todos.

    (Sai daí c…, desaparece fp,. levas com uma cadeira nos c….)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *