Trump disse que “encorajaria” a Rússia a atacar países pertencentes à NATO que não estivessem a gastar o acordado na sua defesa militar. Por “encorajar”, detalhou que tal significa apelar a Putin para lançar o tipo de “inferno” que mais lhe apetecesse sobre esses países com orçamentos de defesa abaixo dos seus compromissos com a NATO.
Por um lado, isto é apenas mais um exercício da retórica típica de Trump, a qual lhe tem dado um sucesso sem paralelo na política norte-americana. Por outro lado, isto é também o ogre a expressar que se vê como um chefe criminoso para quem outros chefes criminosos são naturais aliados. E nesse seu êxtase, não se importa de ficar para a história como um ex-presidente que apela à destruição e à morte qual cavaleiro do apocalipse.
O enigma maior nesta desgraça civilizacional não é Trump. Ele limita-se a ir esticando a corda, porque tem resultado a seu favor mesmo que morram e fiquem feridos polícias a defender a democracia americana. O enigma maior diz respeito ao povo adulto que habita nos EUA.
Trump tem razão.
A menos que queiram chamar o Trump de ‘esquerdista’ ou ‘comunista’.
O que Putin fez foi o mesmo que Portugal fez em 1640 (e não foram 31 anos, foram 60 anos de 1580 a 1640).
É a américa a lavar as mãos como pilatos.
E os patarecos de bruxelas agora queixam-se da sua ignomínia, ao terem ido contra os acordos de minsk, e preferido fazer o apelo às armas e à guerra contra a Rússia.
Os ‘países da UniãoEuropeia’ deviam ter obrigado o regime nazi e fascista de Bandera&Zelensky a negociar os ‘Acordos de Minsk’.
Os ‘países da UniãoEuropeia’ e os americanos não cumpriram o Acordo de 1991. Preferiram expandir-se à custa de um país fictício inventado em 1991, que historicamente nunca existiu. A Rússia existe lá desde Oleg III, antes da invasão mongol no séc.XIII.
E agora, com tudo destruído e devastado, de quem é a responsabilidade por não terem aceite os ‘Acordos de Minsk’, com os quais nada tinha sido como o que está à vista de todo o mundo?
Os ‘países ditos ocidentais’ continuam a querer dar lições de moral, e a obrigar os Outros Povos e Nações do mundo àquilo que o ‘Ocidente’ acha que é a ‘verdade’. Um colonialismo e escravatura que vem do tempo das ‘Cruzadas’, da ‘Inquisição’, e se prolongou pelos genocídios que fizeram a partir do séc. XIV por todo o mundo. Incluindo o que fizeram às populações índias para serem os EUA em 1776.
O ‘Ocidente’ acha que é o polícia do Mundo, e que os Outros Povos e Nações se têm que submeter às suas ideias e concepções (e interesses económicos). Basta ir aos museus dos países ocidentais para ver o esbulho e as atrocidades que fizeram.
A coisa agora está a correr mal. Os Outros Povos e Nações do mundo fartaram-se. E começam a ter mais poder.
Aconteceu a todos os impérios.
Para não deixar dúvidas em eventuais incréus, seria bom linkar a intervenção do Trump em que diz isso. Porque uma coisa é o que se diz; outra o “espirito” com o qual é dito. Ou não ?
Ricardo, trata de arranjares uma ligação à Internet para leres com os teus olhos.
Pois sim, meu caro, mas apenas encontro referências ao discurso, não o dito. Pensei que vossa senhoria tivesse comentado sobre o original, ou também fala por ter ouvido dizer ?
Ricardo, larga o tintol.
«O enigma maior diz respeito ao povo adulto que habita nos EUA.»
Completamente de acordo.
Trump pode ser o iniciador da decadência e queda da república democrática dos USA tal qual César o foi da república romana, não obstante, o romano fosse um grande chefe militar ilustrado e o americano não passe de um anormal grande pato-bravo rasca, irracionalmente alarve, intelectualmente um trolha bruto e tosco que faz dele um idiota louco perigoso para a humanidade.
A sua instigação a Putin dizendo-lhe que terá carta branca e apoio de sua parte para atacar qualquer país da UE que não esteja em dia com o “pagamento” à proteção “devida” aos USA por interposta NATO faz lembrar, de repente, o pensamento e julgamento de chefe de uma Máfia universal tão poderosa como perigosa. Realmente tal afirmação vem na sequência da sua instigação à ocupação do Capitólio pelos massa-bruta seus apoiantes, acerca do qual, os americanos andam a discutir picuinhas de provas processuais legais quando a prova de incitamento à rebelião foi feita diretamente à porta da Casa Branca pelo seu inquilino presidencial.
Perante a irracional credibilidade dada a Trump por grande parte de americanos, só resta, o enigma do povo adulto inteligente e racional daquele país gigante da cultura, ciência e liberdade ocidental. Resta-nos pensar que, tal como se deu na derrota de Trump presidente, o povo adulto americano se una e vá votar em massa para manter de pé e com sanidade a periclitante atual democracia americana.
Com as declarações deste sinistro aiatola ocidental, nós, os “caloteiros” democratas ocidentais teremos, não só de pagar dívidas rapidamente como de pagar um rearmamento próprio para uma defesa em comunidade da Europa.
https://www.nytimes.com/2024/02/10/us/politics/trump-nato-russia.html
Esta aparece-me como a peça “original”. Não havendo outra, obrigatório é concluir que a extrapolação do escriba é , no mínimo, forçada.
https://www.youtube.com/watch?v=x7HE6bCe24g
aqui está o que ele disse :
não pagas ? não tens direito a proteção. a rússia que faça o que quiser.
encorajou os membros da nato a pagar , não arússia a atacar.
Aquele diálogo que ele diz que travou com líderes de países da Nato, em que lhe perguntaram “Se não pagarmos continua a proteger-nos, sr. Presidente?” é tão completamente inventado…
O diálogo será inventado, mas em que suporta essa asserção P ? Esteve lá ?
e bolas , realmente , estes americanos metidos entre um tipo que atira fanfarronices fantasiosas aos quilos e outro que apoia e dá aval a um real genocídio. ele há gente com azar.
MRocha: É demasiado infantil.
Excelente argumento, P! Esclarecedor.
MRocha: O Trump não exige mais. Fala para burros, qualquer historieta serve. Outra coisa é termos um ignorante, comerciante e narcisista, que nem sabe a história da Nato nem a sua função, História nenhuma a bem dizer, de novo na Casa Branca.
P, será como diz, mas o ponto não era esse
Não vejo serem associadas à desgraça civilizacional em que vivemos o papel do PC chinês e o seu suporte a putin (kgb), irão, hamas, narco estados… Em Portugal, por exemplo, mais do que não se levantar qualquer questão sobre a maior organização politica do planeta e o seu total desprezo pela maior parte dos pseudo valores que aqui andam permanentemente a carpir, permitiu-se o seu domínio sobre áreas estratégicas como a saúde, banca/seguradoras/finança, informação… Mas é mais fácil (e conveniente) atacar o destravado do Marrafa Loira. O frete é uma coisa muito barata!
ó Miguel , olhe que estas pessoas acostumadas a olharem para o umbigo ainda lhe chamam teórico da conspiração.
Eu desconfio que não têm olhos, só umbigo.
Palermices. Tirem as palas da parcialidade.
Ó Penélope, são burros, mas são votantes . Aqui em Portugal também não há votantes burros ?