19 thoughts on “Jornalismo jornalismo”

  1. Se calhar o/a agente do MP foi dos/das que viu o “Habla con ella” e ficou muito sensibilizado/a com o drama do protagonista (coloco o género feminino, porque mais de dois terços das agentes do MP são mulheres). É complicado, às segunda, quartas e sextas, defender todas as “aberrações”, em nome da “liberdade de expressão individual”, e as terças, quintas e sábados, exigir o cumprimento intransigente das leis e regras de conduta “ultramontanas” concebidas para limitar essa mesma “liberdade de expressão individual”.

  2. Falta saber se o alegado violador tem conhecimentos na área da psiquiatria para poder concluir que Maria apesar do comportamento * desinibido e provocador”, não tem capacidade de autodeterminação sexual…
    Como é evidente a culpada da situação, que faltou com o dever de cuidar e proteger Maria, é a instituição em que estava internada.

  3. que engraçado JPT , fui ver o habla com ella com um homem , e foi exactamente ao contrário ..eu estava enojada e lixada só de pensar que um estranho me poderia fazer aquilo e ele estava todo cheio de pena do tarado. a raiz de aí andei a fazer um pequeno inquérito e cheguei à conclusão , não sendo a amostra representativa , que os homens olhavam com condescendência o comportamento do enfermeiro , ao contrário das mulheres.

  4. não obstante o repúdio e o nojo e o saco de vergonha onde meto tanta dessa gente:

    i) a jornalista jornalista poderia ter usado o nome dela e dele já que tal, per si, não os identificava – a escolha de Maria e de José parece-me propositadamente infeliz;

    ii) há uma rapariga que se senta sempre ao meu lado no banco do jardim que tem esquizofrenia e bipolaridade. os vizinhos, que a conhecem bem, amiúde também se sentam ao meu lado – inclusive a mãe com que vive lá no bairro da câmara -, e contaram-me muitas coisas. uma delas é que toma uma injectável mensal, além da outra medicação, para não engravidar visto que anda sempre à procura de homens para se oferecer activamente.

    iii) o facto de não ser sexualmente autodeterminante, pelas doenças de que padece, pode não significar que os outros saibam que não o é visto que se oferece e aparentemente, a olho nu, não se consegue ver qualquer anormalidade intelectual e emocional. isto é real.

    iV) falar de culpabilização do hospital por actos sexuais, sejam psiquiátricos ou não, tem o que se lhe diga. o ambiente hospitalar é promíscuo, muito mais do que na anatomia de grey. a responsabilidade é individual e esses, os que não sofrem de doença mental sinalizada, é que são os verdadeiros maluquinhos e badalhocos.

    v) eu acho que fazer sexo oral e anal e vaginal sem conexão emocional e afectiva deve ser um terror. por esta razão havia de haver, pelo menos nos locais públicos, uma frase com imagem alusiva ao perigo físico e psicológico. do género: se foder sem conexão terá um milhão de anos de infecção e aflição (talvez envolvida em uma sombra de Grito Munchado).

  5. Há um Gramscizinho Abrantes que mede o mundo pela porcaria que tem na cabeça e que pensa ser tudo o que existe. Esquece-se que, enquanto lhe pinga na conta de algum amigo ou familiar o fruto do árduo serviço, representa o que de pior tem o que lhe parece ser o seu querido abril com 50 anos. Mas não pare, por favor, a limpeza necessária vem por quedas de 600.000 votos de cada vez e outras, a vocês e a todos os qua a merecerem.

  6. vem… vem da limpeza que a célula xunga do ministério público fizer no psd para obrigar o montecoise a dizer que o não é sim e oficializar a direita ultramontana no governo. até lá vai haver ameaças de perfilhação de gémeas e pintos a darem à luz para acelerar o processo.
    se correr bem temos um governo de orgulho fascista até ao natal.

  7. “a célula xunga do ministério público”
    Instigada pelo Marcelo, não? Ou pela coligação Ventura/Marcelo?
    Então o MP não era controlado pelo PSD? A sua cabeça é um reboliço.

    “temos um governo de orgulho fascista até ao natal”
    Você merecia-o. Embora o fascista seja você.

    Gémeas, doutores Nunos, pais Marcelos, primos e primas Lacerdas/Temidas e os pintos a darem à luz todos que você quiser (pintos de sousa, diz-lhe alguma coisa?). E já agora, faça-me a justiça de admitir que, ao contrario de si, eu não quero o MP a servir ninguém que não seja o País.

  8. “Então o MP não era controlado pelo PSD? A sua cabeça é um reboliço.”

    atão e o xunga não é uma criação da extrema-direita, que estava escondida nos armários do psd e cds, até o passos lhes abrir a porta para tentar fazer uma geringonça de direita e ganhar eleições? sim, são os mesmos, estão na justiça, nas polícias, no sns, no ensino, em todo o lado onde possam criar confusão e perturbar a vida pública para chegarem ao poder. antes eram mais discretos obedeciam ao cavaco e à videira, agora obedecem ao passos que por sua vez faz o que os ultra-montamos lhe pedem para fazer. neste caso não teve tempo para escrever a folha a4 que lhe pediram, mas apareceu para servir cafés.

  9. o que tu queres:
    “E já agora, faça-me a justiça de admitir que, ao contrario de si, eu não quero o MP a servir ninguém que não seja o País.” – o que tu queres

    o que eu quero:
    “O Ministério Público (MP) é um órgão constitucional com competência para exercer a ação penal, participar na execução da política criminal definida pelos órgãos de soberania, representar o Estado e defender a legalidade democrática e os interesses que a lei determinar (artigo 219.º/1, CRP).”

  10. há muitos pintos de sousa, tal como chapéus há muitos. mas tu enfiaste o barrete do sócras que a direita usa quando lhe faltam argumentos.
    se queres saber a minha opinião: foi o melhor primeiro-ministro da republica portuguesa e o governante com maior visão de desenvolvimento estratégico para os calhaus (ler: país). todas as políticas censuradas pelas oposições no seu tempo, são hoje consensuais, das greves da co-incineração até às energias alternativas e brevemente alcochete. sim, desde 1999 até hoje, tem sido vítima de perseguições políticas de quem não ganhava eleições, perdia debates, não tinha ideias e não conseguia dormir descansada enquanto ele “andasse à solta”. foi preso a 24/11/2014 por fortes indícios de corrupção nunca provados e encontra-se com termo de identidade e residência 10 anos depois, sem qualquer julgamento.

  11. dona Olinda , felizmente que há instituições que assumem a culpa quando algo se passa com doentes à sua guarda :
    “Tendo feito notar que a Instituição “tem como missão zelar pela segurança e o bem-estar dos seus utentes”, a ULS “condena veementemente qualquer forma de abuso ou negligência infligido àqueles que estão à sua guarda e cuidados”, tendo apresentado um pedido de desculpa aos utentes.

    “Impõe-se, por isso, um sentido pedido de desculpas aos utentes e uma palavra para a Comunidade servida pela Instituição: os comportamentos demonstrados por este profissional não representam de forma alguma o trabalho

    https://www.dn.pt/1251384700/enfermeiro-suspenso-por-maus-tratos-e-filmagens-nao-autorizadas-a-doentes/

    sendo um caso completamente diferente , em que não há dúvidas sobre o crime e criminoso(s) . a instituição faz o mea culpa e prepara medidas para que a situações destas não voltem a ocorrer.

  12. que bem, parece-me bem, yo, que as pessoas da instituição assumam responsabilidades visto que as instituições não sentem nem pensam nem falam nem escrevem. ainda faltam os cartazes alusivos ao se foder sem conexão terá um milhão de anos de infecção e aflição, pode ser que alguém aproveite esta minha ideia.

    de resto, poderá sempre dirigir-se ao sindicato das rameiras para desabafar, só deve fechar para repasto ao meio dia e meia.

  13. estava convencida que a olinda era uma ilustre representante do sindicato das rameiras. ainda bem que me esclarece .

  14. de que, yo, convencida de que. pois continue a convencer-se do que quiser e, festejando, peide-se no final de cada sessão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *