No final da escolaridade mínima obrigatória, cada aluno teria de entregar um trabalho onde apresentasse a sua visão pessoal sobre estas questões:
– “Se pudesses alterar a Constituição da República Portuguesa, o que modificarias e porquê?”
– “Qual é a origem das desigualdades económicas e sociais numa república?”
– “A nossa liberdade seria maior se destruíssemos o Estado de direito democrático?”
Depois, não receberiam uma nota de 0 a 20. Receberiam uma carta assinada pelo presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro e o Presidente da República. Uma carta onde desafiavam cada aluno a ocupar os seus cargos e a fazerem muito mais e melhor do que eles fizeram ao serviço do Estado, da comunidade e do mistério de estarmos juntos.
Seria excelente que os alunos no fim da escolaridade obrigatória já tivessem um mínimo de conhecimentos e de preparação para responderem conscientemente a tais perguntas, que talvez (não estou certo) devessem ser facultativas em vez de obrigatórias.
Esta ideia é excelente, mas um teste muito difícil.
Quero deixar aqui, porque sim, um aplauso aos prémios Nobel da Paz.
Trum e Kim Jong-un, foram uma piada de mal gosto? Certo?
digo: mau gosto
Boa ideia, infelizmente, falta acrescentar um teste, a passar um bocado mais tarde, talvez depois de uns anos de experiência de cidadania activa :
“Admitindo que a acquisição pelo cidadão de valores morais e politicos republicanos possa ser avaliada, quem é que teria autoridade, e em nome de quê, para proceder à dita avaliação ?”
Boas
A ideia parece-me boa.
Porém, com excepção de um ou outro, a generalidade dos alunos que concluem a escolaridade mínima obrigatória não tem preparação para abordar as questões referidas. Muitos não resistiriam ao “copy/paste”.
Talvez outros temas mais simples, do tipo “De que maneira pensa poder contribuir para o desenvolvimento do seu país nos aspectos económicos, sociais e culturais?”
Eu gostava de ver antes este :
Que diriam os compinchas do aspirina b, se o sorteio tivesse ditado à quarta vez, o nome do juiz Carlos Alexandre ?