Gente feliz

Na véspera de 24 de Fevereiro, Putin foi para a cama sabendo que estava a horas de mandar matar muitos ucranianos, milhares, coisa que parece deixá-lo indiferente senão mesmo satisfeito. Mas ele igualmente sabia que muitos russos poderiam morrer, embora achasse que seriam muito menos. Tudo gente na flor da idade, na sua enormíssima maioria. 7 meses depois, a sua decisão já terá causado mais de 100 mil mortos na soma das baixas respectivas, fora os feridos. A previsão é a de que o conflito se arraste por meses, ou anos, sem poder ser ganho nem perdido por qualquer das partes, o que irá continuar a somar milhares de mortos à lista. E se porventura Putin for tão demente que resolva usar o arsenal nuclear, as fatalidades serão aos milhões num número imprevisível, tanto directamente no seu ataque como pelas consequências da retaliação sobre a Rússia e os efeitos da radiação no Planeta.

Putin não parece ser louco. Parece ser estúpido. Um estúpido que quis brincar aos imperadores achando que metia medo aos EUA e à Europa. Os militares russos que honram a tradição de incrível heroísmo da sua nação precisam de resolver esse problema chamado Putin. Um problema que ameaça a civilização.

44 thoughts on “Gente feliz”

  1. execrável doença essa que é a estupidez, um nome que com adjectivo condiz, ser do putin é ser estúpido, como é possível que isto esteja a acontecer, verbo que se arrepia a cada segundo, verbo morrer, pudesse eu matá-lo, zástrás, já está, e depois matava os herdeiros da estupidez um a um. não posso, não posso.

  2. putin parece ser estupido, mas tu com estes textos idiotas cheios de falácias tão ridiculas não pareces: és mesmo.

  3. ” A previsão é a de que o conflito se arraste por meses, ou anos, sem poder ser ganho nem perdido por qualquer das partes, o que irá continuar a somar milhares de mortos à lista.”

    se calhar seria melhor tentar negociar, não?
    vejam lá isso. é uma ideia revolucionária e inovadora mas pode ser que valha a pena tentar.

  4. O testa é um avençado da principal central de propaganda putinista em Portugal: o estátua de sal, a que eu chamo les chiens de garde de putin.

  5. apanhaste-me, fedor! foi o meu apelo ao diálogo que me revelou?!
    agora explica o mearsheimer, o kissinger, o guterres, o papa francisco e a amnistia internacional.

    ps – estás grávida, olinda? mete rolhas!

  6. Fedor, não posso concordar mais consigo: deve ser uma avença de cem paus por cada letra cuspida. !ai! que riso

  7. Dar uma olhada à crónica do MST, no Expresso, de quem discordo frequentemente, é ver a realidade a cores… que interessa que seja estúpido se o resultado era mais que esperado… esperar que a Russia se rendesse aos Ucranianos vai além de qq utopia… nada se sabe sobre se uma prévia e consistente mediação desse frutos e poupasse a barbárie e a crise mundial… nada ter sido feito é criminiso também… agora estamos melhores? Apelamos a um golpe de Estado na Rússia? Eles irão apertar o botão… pode ser que lhe dê uma travadinha… talvez rezar… e claro…A Russia não respeitou o direito internacional… vamos todis consolados para o caixão….

  8. Rolando, vá com o MST e mais outros carregar no botão de fecharem a matraca porque serão os russos a calar putin e a deixarem viver a Ucrânia, o Valupi e a Mim. !viva! a Ucrânia

  9. “esperar que a Russia se rendesse aos Ucranianos” é muito bom. Foi o idiota do Sousa Tavares que escreveu ? Acredito que sim, nem preciso de ir ler.

    Boas

  10. Talvez o joão viegas tenha oportunidade de dar aulas de português um destes dias…. então serão aulas de técnica de 3.ª, desde o processo de decisão até às divisões de atiradores mecanizadas, ao apoio administrativo-logístico, aos eixos de aproximação, ao desenvolvimento para o combate, aos obstaculos restritivos e impeditivos, sobre as viaturas blindadas de transporte de tropas aos carros de combate e obuses de artilharia…e ficaremos todos mais esclarecidos…assim não se percebe nada… isto deveria ser narrado pelo Eça…

  11. tendo em conta que tudo isto começou quando puseram o zelérias off shores no poleiro , diria que quem tem culpa é ele e os patrões.. até lá as coisas eram minimamente pacificas , chegando ao ponto de assinarem tratados , os de minsks , sendo óbvia a vontade de negociar e resolver os problemas. só lérias por aqui.

  12. Não tivesse desmoronado a união soviética (por ironia, por causa da secessão da russia sob o impulso de quem começou por colocar putin no poleiro), não teriamos estas pindéricas eleições “democraticas”, e não seria sequer possivel aparecerem zelenskis. E, também, os americanos ficariam mais quietinhos. Essa é que é essa, não é , yo ?

    Boas

  13. pronto , João , vá lá ver como a ucrânia ficou com o donbass. pode usar uma fonte insuspeita , o Aleksandr Soljenítsin….

  14. Para esse peditorio ja dei. Com tempo, não é dificil organizar-se um referendo com garantias internacionais (e não a farsa do outro dia), ou varios alias, para ver para que lado pende mesmo o direito à autodeterminação. Não seria a primeira nem a ultima vez. Porque é que a Russia não propõe nada disso ? Tal pedido seria dificilmente recusavel…

    Boas

  15. e porque é que não propôs/propõe isso a ucrânia?
    já no caso dos barcos dos cereais se viu a quem não interessa negociar e permitir fiscalização dos acordos, zaporijia igual.

  16. “desmoronado a união soviética (por ironia, por causa da secessão da russia sob o impulso de quem começou por colocar putin no poleiro”

    é com cada especialista em história e politica internacional, que um gajo até fica banzado. esta histórinha deve vir na bíblia ou assim.

  17. A distopia russa é uma mistura de conteúdos, o reino do fake, um kitsch propagandístico que vai de Goebbels a sketches de Peter Sellers.
    Neste vídeo Dr. Strangelove, numa praça cheia a lembrar os comícios de Nuremberga, grita “Goida” “Goida”.
    https://twitter.com/KonstantinKisin/status/1576126809993011205?t=RXj1lRiCVoRL_YyoZerPsQ&s=19

    Perante tal apelo e sob um excelente pretexto, os russos correram para as fronteiras em busca do tal Gouda. Na Holanda ou noutro país qualquer. O êxodo em busca das prateleiras de queijo começou. É impressionante o apoio do povo russo ao regime de Putin.
    https://www.jn.pt/mundo/exodo-russo-deixa-entrada-para-a-finlandia-entupida-15194509.html
    https://www.dnoticias.pt/2022/9/29/329919-moscovo-procura-recrutar-russos-em-fuga-da-guerra-junto-as-fronteiras/

    Pró ano o referendo é na Festa do Avante. De mão no ar para não haver condicionamento ao voto.É limpinho. República Popular de Portugalski.

  18. “Com tempo, não é dificil organizar-se…”

    Estes gajos são uns pândegos! Com tempo?! hehehehhehe

  19. ui, com esse link genérico da wikipedia é que me lixaste. imagino o dificil que deve ser para ti precisar exactamente a que teoria da conspiração te estás a referir e por isso preferes ser assim nebuloso… é que depois podiamos estar aqui todos a noite toda a gozar contigo e com as tuas teorias e era chato.
    fica pra próxima, viegas! continua a mandar postais!

  20. A Rússia invadiu a Ucrânia e o Mundo está à beira do colapso! A Ucrânia está coberta de razão, e o Mundo à beira do abismo! A União Soviética colapsou e o Mundo está a implodir; nunca pensei numa solução com links para artigos ou para a Wikipédia, mas dêm um prémio Nobel da Paz ao link…

  21. Isso teste, passa bem. E se queres que as pessoas ouçam os argumentos que podem existir para criticar a ucrânia, que os ha, como é obvio, faz uma coisa simples. Fica calado.

    Boas

  22. a olinda pôr as palas é *chef’s kiss*, é um invertebrado invertebrado – essa redundância que o faz, e a outros, rastejar no ódio. !viva! a Ucrânia

  23. Eu quero mesmo é que a Amérdica se foda. E como é estúpido malhar em ferro frio ou chover no molhado, como diz o pôbo, opto por deixar aqui umas talhadas de América, para ajudar a abafar a cacofonia desafinada e descabeçada dos borregos guerreiros. Aproveite quem ainda não tenha um calo de dois centímetros de espessura no cu, de tanto gostar de ser enrabado, pelo menos enquanto não se agigantarem no horizonte os cogumelos do fim.
    Slava borreguini! Mééééé!

    “Experimentalices”:

    https://youtu.be/9Zgqn24mjw8 (Voices from the Attic)

    Vários:

    https://youtu.be/L85-8eZdQKw (Willie Brown’s Train)

    https://youtu.be/JYNiHsCoynA (Voodoo Blues | I Put a Spell on You)

    https://youtu.be/J46sRuj99Cw (Son of a Witch | Dark Swamp Blues)

    https://youtu.be/5agaSOEvgVQ (Folsom Prison Blues)

    https://youtu.be/OvqJGBopcwc (Hit the Road Jack)

    https://youtu.be/-NqfiLJdVE8 (Hoochie Coochie Man)

    https://youtu.be/EHb6rNsm-AA (Jolene)

    Experimentalices em pacote familiar:

    https://youtu.be/zB3gtxYHmeY (Dark Blues music to escape to… | Justin Johnson PART 2)

  24. obrigado, viegas. vou dar tanta atenção ao teu conselho como os teus filhos fazem.
    já tu fala muito, fala praí. nós queremos é que tu fales, que é para toda a gente perceber o quão simplista, falaciosa e em ultima análise ignorante é a opinião que propões.

  25. pro caso de não leram , fica aqui um excerto maravilhosos. ao serviço do capital , zelérias põe a ucrânia a render como se fosse uma puta. grande proxeneta me saíste.

    O partido no poder, Servo do Povo, citado pela Open Democracy, argumenta que a “extrema regulamentação excessiva do emprego contradiz os princípios da auto-regulação do mercado [e] moderna gestão de pessoal”. E alega que a burocracia nas leis de recursos humanos da Ucrânia “cria barreiras burocráticas tanto para a auto-realização dos funcionários quanto para aumentar a competitividade dos empregadores”.

    Danylo Hetmantsev, um membro importante do partido de Zelenskyi, defendeu no início de julho, antes da aprovação dos diplomas, que se tratavam de “projetos de leis que os negócios estão à espera, projetos de leis que protegerão os interesses de todos os empresários. E os trabalhadores também, a propósito”.

    “Um trabalhador deve ser capaz de regular a sua relação com um empregador. Sem o Estado”, assinalou Hetmantsev, chefe do comité de finanç

  26. Valupi, vamos imaginar que tens toda a razão no texto que escreveste. Responde me só a isto enquanto “descansas no teu abismal silêncio”:
    Não achas os.lideres ocidentais gajos mesmo fracos ?? Achas normal.o Macron (q até no início foi o único líder a empenhar se em manter conversações com Putin em prol da paz) vir para a televisão armado numa especie de Dr. Phill e Freud dizer q a explicação disto tudo é o efeito do isolamento q o covid desencadeou no Putin. Ficou maluquinho por causa do covid. Isto é sequer razoável?

  27. Se Trump e Merkel não tivessem saído de cena, esses 100 mil jovens ucranianos e russos não teriam morrido. Putin é um líder paranóico. Mas Biden, Ursula, Scholz, Borrel, Truss, Stohlberg e seus vassalos não lhe ficam atrás. Já vai no ponto em que a destruição da infraestrura que permitia aos russos fazer alguma chantagem económica é atribuída aos próprios. A única chance do planeta não rebentar num conflito nuclear é o conflito aguentar até às próximas eleições americanas e Trump ou Paul ou Gabbard serem eleitos. Quaisquer outros candidatos, sejam democratas ou republicanos, levarão a Terra ao charco.

  28. Concordo com o Lucas Galuxo. Essa cambada de líderes não passa disso mesmo. Já não há políticos q nos encham o peito como Lula , Sócrates etc. Essa canalhada q acabaste de rlencar mete me nojo. Sobretudo a nazi da ursa puta q a pariu

  29. Vamos lá a saber
    O que é que a assistência russófoba do Aspirina B tem a dizer destas extraordinárias declarações?
    https://twitter.com/hassandavis/status/1577016040437219328
    https://twitter.com/sahouraxo/status/1576976409485901827
    Um ataque terrorista a uma infraestrutura estrategicamente vital para economia europeia passa a ser aceitável só porque é perpetrado por militantes do Partido Democrata americano? Passa sem consequências? Um mugido, ao menos?

  30. Ganda Lucas, sempre a estragar a digestão aos borregos! Mas podes ter a certeza de que assobiam para o lado. Quando lhes meterem um pau de vassoura pelo cu acima, sem vaselina nem nada, a reacção será provavelmente: “Ai que coisa estranha. Senti agora mesmo uma ligeira comichão na parte de trás das cuecas, desconfio que o cão me passou uma pulguita.”

  31. Aviso aos borregos: os comprimidos que se seguem têm efeito laxante em quem come sempre da mesma erva. Convém uma reserva generosa de papel para limpar o cu:

    https://www.resistir.info/p_escobar/declaracao_guerra_28set22.html (“A Alemanha e a UE receberam uma declaração de guerra – A sabotagem dos gasodutos Nord Stream (NS) e Nord Stream 2 (NS2) no Mar Báltico impulsionou o “capitalismo de desastres” a um nível totalmente novo de toxicidade”, por Pepe Escobar)

    https://www.presstv.ir/Detail/2022/09/28/690009/Germany-EU-have-been-handed-over-declaration-of-war (“”” original em inglês)

    https://resistir.info/europa/nord_stream_27set22.html (“Nord Stream Kaput!”, Dmitry Orlov)

    https://strategic-culture.org/news/2022/09/29/should-europeans-thank-americans-for-destroying-nord-stream/ (“Devem os europeus “agradecer” aos americanos por destruírem o gasoduto Nord Stream?”, por Robert Bridge)

  32. Joaquim Camacho, muito obrigada pela excelente informação, verdadeiro serviço público! Ora bem, a Rússia estava a cumprir na íntegra os contratos de fornecimento de gás aos seus clientes europeus. Putin nunca, mas nunca usou o fornecimento de gás como arma, até porque não precisa, tem o maior e mais competente exército do Mundo!… E se dependesse dele, nem um centímetro cúbico de gás faltaria aos seus queridos clientes europeus. Até que o raio dos americanos mandaram os gasodutos pelo ares… lamentável, no mínimo…

  33. Caríssima Guida, confirma-se que comes sempre da mesma erva, pelo que te recomendo cuidado com os efeitos laxantes dos comprimidos que receitei. Olha que o Putin deu ordens ao KGB para açambarcar as fraldas todas a nível planetário, para vender depois aos borregos com lucro extra. Com o capitalismo o gajo só aprendeu mesmo foi as sacanices, tá-se mesmo a ver, não tá-se? Se fosse a ti fazia queixa à ASAE, que punha logo a Moscóvia em sentido por crime de açambarcamento. Até já vejo o Vladimir a borrar-se todo, no equivalente do Creme Lin à Sala Oral do império. Mas como não quero que te falte nada, querida amiga, toma lá mais um comprimido, este do major-general Raul Cunha, um dos tais excêntricos que, porque viram de perto o que são guerras, as detestam e fazem tudo e mais um par de botas para lhes pôr termo, com argumentos realistas e não com fantasias nazis patrocinadas pelo império do bem (santificado seja o seu nome!):

    https://estatuadesal.com/2022/10/04/uma-europa-de-traidores/

    Beijinhos. Und, last but not least,

    Slava borreguini! Mééééé!

  34. Et tu, Elon?

    https://www.reuters.com/world/musk-zelenskiy-twitter-showdown-over-billionaires-peace-plan-2022-10-03/ (Reuters, 3-10-22, “Musk and Zelenskiy in Twitter showdown over billionaire’s Ukraine peace plan”, by Michelle Nichols)

    https://www.forbes.com/sites/dereksaul/2022/10/03/elon-musk-slammed-for-russia-friendly-proposal-to-end-war-in-ukraine/ (“Elon Musk Slammed For Russia-Friendly Proposal To End War In Ukraine”, Derek Saul, Forbes Staff, Oct 3, 2022)

    https://nymag.com/intelligencer/2022/10/elon-musk-tries-to-end-the-war-in-ukraine-by-posting.html (“Elon Musk Tries to End the War in Ukraine by Posting”, By Matt Stieb, 3-10-22)

  35. Bons materiais, Camacho.
    Com Musk ficamos a saber que quem não é pela continuação da guerra até ao apocalipse nuclear é um vassalo de Putin. Entre os paranóicos que atropelam o Estado de Direito e vigarizam a media para destruir os adversários políticos, em Portugal, no Brasil ou nos EUA, e os paranóicos russófobos que aplaudem a encenação em que o ladrão acusa a vítima do roubo e espumam pelos cantos da boca a qualquer sugestão que interrompa uma guerra que já matou e matará centenas de milhar de cidadãos, venha o diabo e escolha. Estamos fodidos.

  36. Quando falas do Putin ficas bloqueado. Entao as bombas dele são más…bom nunca deste por bombas até 14 Fevereiro??? Tanso e tonto !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.