Freud explica

Passos Coelho + Cavaco Silva

Setembro de 2018. No espaço de dias, um ex-primeiro-ministro e um ex-Presidente da República lançaram publicamente a suspeita de que os então, e actuais, Presidente da República e primeiro-ministro eram parceiros numa das mais graves conspirações contra a República que é possível conceber: afastar Joana Marques Vidal da função de procuradora-geral da República precisamente por causa da sua integridade, independência e coragem no combate ao crime, especialmente à corrupção, e decisivamente à corrupção na própria Justiça a mando de políticos — esta a mirabolante tese caluniosa.

Demente? Sim, óbvio, mas aconteceu. É ler. O panegírico, sob a pena de Passos Coelho, é explícito no seu subtexto a respeito da Operação Marquês, louvando o sucesso da caçada e o tratamento dado ao animal. De caminho, esta dupla de calhordas atentou contra a honorabilidade e reputação de Lucília Gago, a magistrada nomeada para substituir a Vidal do festim de crimes de violação do segredo de justiça.

Vem esta recordação a propósito de Marco Capitão Ferreira ter sido constituído arguido, e de se ter demitido do cargo de secretário de Estado da Defesa. Ocasião para perguntar perante a lista de governantes, autarcas, deputados, políticos e empresários alvo de investigações judiciais desde que a Santa Joana bazou: voltou a impunidade ao serviço do Rato?

Aparentemente, com uma maioria absoluta do PS, devíamos estar agora perante um festival de criminalidade à solta dos governantes e demais bandidos socialistas, os quais tinham afastado a única pessoa capaz de os apanhar, assim reza o argumento de Cavaco e Passos; este o D. Sebastião da direita decadente, a qual sonha voltar a mandar nisto fazendo do Ventura o ministro dos polícias e da cor da pele. Em vez desse festival de corrupção, vemos um Ministério Público sem qualquer obstáculo à sua acção a entrar nos gabinetes ministeriais e onde quiser (até em clubes de futebol, pasme-se). E também nos chegam notícias dos pés de barro da lenda justiceira incensada pela direita do vale tudo, descobrindo-se a fraquíssíma qualidade da investigação e elaboração das acusações nalguns processos que encheram de holofotes e medalhas mediáticas os procuradores vedetas do “fim da impunidade”.

Enfim, o Freud explica com um único conceito: projecção. Aquela dupla sabe bem o que começou ou deixou fazer nos idos de 2012 e seguintes.

15 thoughts on “Freud explica”

  1. Freud é maravilhoso e explica muita coisa – mas não tanto quanto tu quando escreves para vermos as moscas morrerem, essas moscas, !ai! que riso, que até cagam desejos de ministros da cor da pele a pedal-

  2. “até em clubes de futebol, pasme-se” só podia ter sido escrito por um adepto de um clube daqueles que foram sempre levados ao colo pelos poderes nacionais desde antes mesmo da democracia.
    ficamos à espera do agradecimento da justiça ao rui pinto, mas não parece que venha

  3. “um Ministério Público sem qualquer obstáculo à sua acção a entrar nos gabinetes ministeriais e onde quiser”

    “e onde quiser”? Alto e pára o baile! Gabinetes (ainda que não ministeriais) pintados de laranja continuam a ser praticamente tabu, excepto em casos excepcionais, para salvar aparências. Ou já teríamos o Bolicoiso von BPN a nascer pela quinquagésima vez em Alcoentre, para tentar parecer honesto, e o aldrabão de Massamá a alcatroar a pista de aterragem do padrinho na Vivenda Mariani ou na Quinta da Coelha.

  4. é obra , numa semana em que a autarca de arouca levou com uma sentença e um tipo foi exonerado ( não se demitiu , levou um ponta) este vai buscar dois fantasmas para dar volta ao assunto. ó oá , não serás membro do povo eleito? tens jeito para dares a volta aos assuntos e de agressor passares a ser uma vitima…freud esplicará d certeza este mecanismo , conhece-o por dentro.

  5. O que acontece com o secretário de estado da defesa não é caso virgem e não é de agora já antes do 25 de Abbril acontecia em todos os ramos das forças armadas é perguntar à associação de sargentos o principal cancro mas tudo feito de forma parecer legal com 3 orçamentos para todas as compras e no final todos recebem a sua comissão desde o cabo ao Almirante, isto é só para quem não conhece o meio

  6. Pois, sr. Luis, como acontecia antes, já é costume, e os maus costumes, em DEMOCRACIA, são para manter ???

  7. a cyo e os seus rasgos de inteligencia tal e qual um black porky com um pirilampo suspenso das hastes. levanta-lo mas não o desmontas que raio de cyo que provoca mas não finaliza.

  8. o M de cócó onde andava quando o seu irrevogável líder espiritual adquiriu vantajosamente (para ele e respectiva quadrilha) os pãduros e os famosos submarinos 1000milhões+30milhões+24milhões, entre muitas outras onde está o assassinato dos sobreiros para não falar do ridículo caso jásentes leite pelo rego, depois temos a mansão da coelha e o portal para dar sumiço aos comboios de dinheiro vindo da cee a que chamaram bpn, ……….. bué delas.

    https://cnnportugal.iol.pt/politica/paulo-portas/submarinos-portas-aceitou-pagar-30-milhoes-a-mais
    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/revisao-intermedia-de-um-dos-submarinos-de-portas-vai-custar-24-milhoes-de-euros

  9. Ó calhorda das 2:40, (deve ser o Luís ou o M de mentecapto por paixão) não tenho líder partidário – escreveste, espiritual – e para o entendedor de inteligência média, dá para entender que me refiro a TODOS .
    Apenas para um limitado como você e/ou um fanático preocupado com encobrimentos, é preciso fazer um desenho, porque, ou não entende mesmo, por ser ou um básico e um limitado, ou um delinquente, quiça promovido pela revolução, de escriturário-dactilógrafo, a vereador, ou mesmo, até a presidente de câmara.
    Vá chatear outro, tenho mais que fazer …

  10. Agora com dons de adivinhação (serão influências do quarto pastorinho ou do farsola de massamá?!). Mentecapto sempre!

  11. O Luís tem absoluta razão no que escreve.
    A área da Defesa, o MDN, todas as Direções Gerais e de Serviços que o compõem, e algumas outras instituições militares, são o setor mais corrupto da sociedade portuguesa. E há de tudo, desde a pequena corrupção nos contratos de aquisição de bens perecíveis para as messes e de manutenção das frotas de veículos, até à grande corrupção que nos conduz aos contratos de aquisição de equipamento militar, sendo a questão dos submarinos a mais conhecida, passando pela alta criminalidade de que o roubo das armas em Tancos e todo o carnaval que o rodeou é um claríssimo exemplo.
    É fácil perceber o porquê da corrupção grassar na área da Defesa. É um sector em que ao longo de décadas os políticos não quiseram mexer e para o qual os portugueses não quiseram e não querem olhar.
    Em resultado aquilo é um coio de CêDêéSses e PêPêDocas, sendo que este Capitão, Xuxialista, também cheira a corrupção que tresanda.
    Aquilo funciona em circuito fechado em que os biltres se atribuem contratos fantasma e se promovem e nomeiam uns aos outros para todo o lado onde possam continuar a sacar. É assim há décadas e as personagens são quase sempre as mesmas.
    Acho excelente a ideia do Brilhante Dias de auditar todos os contratos do MDN. Pena que a ministra ao que parece não esteja de acordo, talvez com medo de vir a ficar sozinha no Ministério.
    Os portugueses e em particular os que se identificam com os partidos de esquerda têm muitas responsabilidades neste estado de coisas, pois é uma área totalmente menosprezada.
    Aqui há anos num restaurante perguntei se tinham legumes para acompanhar o prato, recebi como resposta “Não trabalhamos com legumes”, pois… os cérebros da malta de esquerda não trabalham com Defesa. Trabalham com economia, finanças, educação, saúde, transição energética, alterações climáticas, cultura, mas com Defesa é que não!… É uma cena que não lhes assiste, não se lhes faz presente, me inclui fora dessa, pensam eles.
    Falar em assuntos de defesa num grupo de pessoas de esquerda é o mesmo que falar de merda à refeição… fica mal, não é bem visto e há que mudar rapidamente de assunto.
    É uma mentalidade tacanha a da larga maioria dos portugueses sempre que se abordam os temas da defesa.

  12. Eu acho que é mais Mentecapto de ladrão, portanto de L, não de M.
    O pastorinho deve ser do pastoreio municipal, sacar à manada, que o rebanho é pacífico e as oportunidades abundam .

  13. O Mentecapto deve ser adepto e sei lá, conterrâneo do Isaltino. Ladrão de L, Luís, um outro allia, ou bragansuino . Marques Mendes pôs-lhe, quando foi secretário-geral do PPD, uns patins, tal como ao major batateiro, e mandou-os dar uma volta. Ambos, apesar de condenados, o primeiro em prisão efectiva e o segundo em pena suspensa, concorreram às eleições locais, e foram eleitos para novos mandatos . O segundo, li, no jornal, até tem o cadastro limpo porque arranjou maneira de não ser notificado da condenação em pena suspensa !!!
    Quanto aos negócio ecológicos é perguntar ao Costa, sobre o que foi ouvido a perguntar ao antigo ministro da energia, no âmbito das escutas telefónicas a esse ministro e ao Galamba, o MPublico entendeu que era matéria para Costa ser constituído arguido, deve ter sido conversa “como é isso do lítrio” ou hidro génio ou cenas do género. O socialista independente Nuno Asmático Cardoso já deu à estampa notícia sobre envolvimento no negócio do lítio, que vai arruinar terras transmontanas . De modo que, é como eu sempre disse ” negócio, só se meter o poder, se não, não avança “. Enfim, é a democracia marreca, de mão estendida, que temos .

  14. O Mentecapto a ser Mentecapto… longa vida ao Mentecapto!
    JacintoLeiteCapeloRego diz o Mentecapto.
    Acrescenta… que falta me faz o bpn para passar umas férias na coelha.
    Bom mesmo, só quando nos esquecemos dos pagamentos à segurança social.
    Ou então apostamos na tecnoforma.
    E que nos valha o espírito santo do saco azul que ajudou a múmia do bolo-rei.
    E os dons do espírito santo para a missão Mentecapto… zurra, zurra que te fica bem.
    A bem da Nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *