30 thoughts on “Exactissimamente”

  1. Eu costumo dizer que Costa gosta de caçar moscas com açúcar e não com vinagre. Essa actitude leva-o a pensar à maneira de Vital Moreira e daí proceder como tal como se nota no seu rápido sms a acalmar as hostes.
    Duvido muito que tal estratégia tenha sucesso dado que “eles” não iam prender Sócrates, para mais da maneira como fizeram, para depois a bomba rebentar-lhes em cima. Sempre arranjarão uma pequena justificação que ampliada mediaticamente dará para meter Sócrates preso. Já vimos isso no face oculta e com Maria Lurdes Rodrigues.
    Costa foi o seu estilo e ser, pareceu ter abandonado Sócrates à justiça mas não deixou de deixar claro a sua amizade e solidariedade, como sinal de quem diz nós estamos olhando atentamente para o caso.
    Sendo assim, e espero que o seja, Costa tem, também, que enviar alguns recados sempre que julgue, suspeite ou tenha informação que a “justiça” é a fingir e fazer circo mediático e a sentença já está redigida pela feliça ou pelo dâmanso.
    Irrita a sensação de que Costa poderá ter dúvidas da integridade de Sócrates que em mim não existe ponta nem pontinha. Provavelmente a muitos simpatizantes acontece tal tipo de irritante incomodidade. Por isso Costa tem de nos tirar da ideia essa dúvida incómoda e, como tal, tem obrigação de dar outros sinais de presença e atenção ao caso Sócrates e, especialmente ao Sócrates,
    Tem de sinalizar à “justiça” que não temos que neste caso temos de ter, tem de haver. Caso contrário o PS tem de reunir as tropas em todas as alamedas de Lisboa até que os ala-merdas caiam.

  2. o vital tem razão no que diz se esquecermos a realidade e o tempo, nunca serão apuradas responsabilidades da justiça, nunca será aberto inquérito ao inquérito, cavaco, passos e portas nunca serão detidos para interrogatório, a felícia continuará a ser a musa da dupla carlos alexandre & rosário teixeira e a campanha continuará até às presidencias com prorrogação caso os resultados não sejam favoráveis. o sócras foi detido por viver à custa da mãe, o cavaco não esclareceu o bpn e coelha, o coelho não é investigado na tecnoforma, o portas não vai ao fundo com os submarinos e essa ave canora chamada vital moreira está preocupada com o descrédito da justiça se o socras não for incriminado.

  3. Bom dia, claro, e só, além do atestado de pura ignorância, burrice (e má fé) resultante do numero dois do partido nao ver, nao sentir, ou nao querer ver, a extrema corrupção do seu Nº1…o menino de oiro….e quem fala do nº2 fala por aí abaixo…e mais, fiquei agora menos preocupado com o descrédito da justiça assim que CA e Pinto Monteiro estao afastados de cargos onde poderiam ajudar o minino, e ainda mais contente assim que vi Proença de Carvalho a afastar-se, hhehe, e claro ainda mais contente com o super corrupto na cadeia…outra coisa, insultem à vontade a vossa própria inteligência, a minha, nao conseguem…

  4. Aqui há tempos a minha mãe vendeu uma casa e transferiu umas boas massas para a minha conta na CGD. Foi mesmo isso que aconteceu. Já passou bastante tempo e ainda não fui presa. Suponho que isto prova que não somos todos iguais perante a lei. E em meu entender não somos mesmo. Isto porque enquanto eu sou só eu, Sócrates é ele + 1 milhão e meio de pessoas que votaram nele só nas últimas eleições (sim, ele perdeu com 1500000 votos). Quando os poderes não eleitos se atrevem a tocar num ex-primeiro ministro e ainda por cima promovem a sua condenação pelas cabritas e restante gado caprino, não é um facto menor. Conhecemos este procedimento, é sempre o mesmo e significa que vão deixá-lo torrar durante mais uns tempos até ficar bem esturricado para no fim concluírem que não há matéria para. Estão a tentar destrui-lo, evidentemente. Mas é também a mim, a ti, a vocês, a nós, que estão a atacar. É inaceitável que sejam sempre as mesmas fugas de informação para os mesmo meios de comunicação, e isto repete-se, repete-se. É inaceitável que as coisas se passem assim e depois não haja consequências. Estes poderes não eleitos estão a ficar muito ousados, muito soltos, muito em rédea livre. Quem nos defende afinal? Onde está o contrapoder para isto? Que me diga quem souber. Eu receio pela democracia e pela liberdade e sinto-me atacada.

  5. Valupi,

    Vou usar uma metáfora anti-comunista para explicar a atual situação. Creio que ao usar paródias do imaginário anti-comunista, apelo melhor à vossa compreensão. Ei-la: um camarada levanta-se e pede a palavra num congresso para criticar Estaline; a crítica que faz a Estaline é duríssima e um segundo camarada levanta-se para criticar o primeiro – “Então tu não sabes que não se pode criticar o grande Estaline…”. Eis a pergunta: qual dos dois camaradas é que o Valupi pensa que vai ser o primeiro a ir ao pelotão de fuzilamento?

    Nesta situação concreta. Tanto o Valupi como o Vital Moreira estão a fazer de segundo camarada, já a tentar destruir a ilusão coletiva que pauta o comportamento de António Costa. A ilusão coletiva que um homem institucional como António Costa tem de manter é a da independência da justiça. É um mito, sabemos todos, mas é uma espécie de pai natal do regime. O combate partidário já se joga em todos os três pilares do Estado, mas António Costa não pode dizer às criancinhas que o pai natal não existe.

    E não há defesa possível sem ataque, porque haverá sempre alguma ilegalidade para o acusar. Aqui tem que funcionar a velha regra do equilíbrio: quando todos cometem ilegalidades, ninguém comete ilegalidades.

    Portanto o ataque terá que servir para dissuadir o inimigo, porque todos têm telhados de vidro. Eu não acredito que o PS não tenha armas para contra-atacar. Também não estou à espera que o PS contra-ataque já, mas parece-me que o António Costa não vai ser cozido até às eleições. Porquê? porque ambos os bandos pararão assim que perceberem que ficam sem os respetivos telhados de vidro e expostos à chuva. Não sei é quando.

    A ala à direita do PS jogou uma carta muito forte, e poderá ser difícil travar a espiral. Mas a consequência de seguir a espiral é baterem todos no fundo do poço. E se isso acontecer, aprenderemos muito acerca do regime durante esse processo.

    Cumprimentos

  6. Argala, já sabemos que és um apocalíptico. Trata-se de uma forma como outra qualquer para evitar o esforço do pensamento. Mas estou curioso a respeito do seguinte: no teu regime perfeito, ou ideal, ou preferido, haveria algum sistema de Justiça?

  7. O Valupi está a ser injusto.

    Qualquer leitor com algum conhecimento se identificará com a descrição que fiz, porque coloquei as coisas nos seus devidos termos. É assim que as coisas funcionam. Houve um ataque, provavelmente haverá uma resposta para equilibrar os pratos da balança, e há ainda um pai natal que poderá sair fragilizado no meio do processo.

    O meu interesse aqui é óbvio. Quero que as pessoas comecem a falar do elefante que está na sala. Eu sou marxista, não sou do apocalipse. É óbvio que não acredito nessas tretas liberalóides da separação de poderes. A judicatura não é um corpo estranho à sociedade. São homens e mulheres como nós. O colectivo de juízes não é composto por marcianos que vêm cá de quando em vez julgar os humanos. As lutas e as contradições estão em todos os pilares do Estado.

    Dito isto. Sim existirá justiça na sociedade socialista. Depois de expropriada a burguesia e de esta desaparecer como classe, serão outras as contradições que se manifestarão na superestrutura. O socialismo é apenas um modo de produção superior.. supera a contradição essencial do modo de produção capitalista. Só isso. Não é uma fase isenta de contradições, nem o paraíso na terra.

    Depois da tomada do poder, seguramente que Sócrates também será julgado pelo Tribunal de Justiça Revolucionária e acabará a vergar a mola num qualquer campo de trabalho para pagar todos os crimes que cometeu contra as classes trabalhadoras. É provável que possa existir um esquema à americana para atenuar a pena, caso colabore com a justiça e ajude o novo estado a escrever as páginas mais sórdidas da nossa história recente. Mas com certeza que a nossa preocupação não serão só as casitas compradas pelo Santos Silva para justificar a liquidez. Essa é a função da Felicia Cabrita, é para isso que lhe pagam.

    Cumprimentos

  8. Argala, tu é que sabes como colocar as coisas nos seus devidos termos, né? E donde vem essa tua capacidade? Nasceste com ela? Ensinaram-ta à mesa? Aprendeste na escola? Resulta do teu estudo aprofundado da obra de Marx? Explica lá.

    E, já que és um especialista, enumera também as respostas do PS para equilibrar 8 anos de constantes assassinatos de carácter e campanhas negras, à mistura com golpadas judiciais-jornalísticas, e que chegaram ao ponto nunca antes visto de se ter visto a Presidência da República a conspirar para derrubar um Governo. Quais foram os “equilíbrios” que registaste com o teu olhar de socialista puro e verdadeiro?

  9. ignatz,
    Não tenho dúvida que vão unir-se todos contra Sócrates, direita, extremas esquerdas e direitas para o meter na gaiola e com total apoio dos media e desta “justiça” à maneira da chanfrada da ministra os magistrados alexandres&rosários sentem-se de costas bem protegidas para tramarem e fazerem o que lhes apetecer.
    E vão fazê-lo a todo o custo porque eles estão aterrorizados com a possibilidade de haver um Sócrates na presidência e um Costa como PM. Foi o sentimento desse terror insuportável, certamente, a causa determinante para o ataque a Sócrates antes que fosse tarde.
    E qualquer merdalhufa vai servir para justificar uns anitos de prisão mas entretando liquidam Sócrates e por sua interposta pessoa tentarão liquidar Costa.
    Mas, contudo, o que deve fazer Costa? Como usar o PS e seu poder como SG do PS para evitar esta “justiça” de bandalheira?
    Acomodar-se e deixar o ex-PM e o amigo à sua sorte seria uma infâmia, pois é sabido que não há casos de sorte neste jogo viciado pelo dono das regras mas tão só casos de azar dum cabrão.
    Ir por passos onde o 1º seria jogar forte na sua eleição por maioria absoluta o que, mantendo-se ele apoiante inequívoco de Sócrates, lhe daria a si, e a Sócrates por sua interposta pessoa, uma força de meter medo aos rosários$alexandes das magistraturas?
    Ou ir pelo caminho da radicalização e pôr o PS na rua logo que o andar do processo der indícios claros à opinião pública que está perante uma justiça fraudulenta e. deste modo, se crie um clima mais favorável para sair à rua? Embora de democracia só já exista uma réstea de semelhança fundamentada em formalidades para uma confrontação de derrube do regime são precisos apoios internacionais que, hoje em dia, não existem mais; isso foi no tempo da guerra fria, hoje o mundo embarcou vendido no financeirismo e mercados que pagam bem a lacaios.
    E o problema é: que é melhor seguir e fazer neste momento?

    “insultem à vontade a vossa própria inteligência, a minha, nao conseguem… ”

    Ó pedro sousa não sabes que para insultar uma inteligência é preciso que haja inteligência?

  10. igbatz,
    Esqueci-me referir atrás o papel de Sócrates nesta tramoia. E, apesar de prisioneiro, com a razão toda do seu lado e sua capacidade imensa de argumentar fundadamente, só por si, é homem-político capaz de pôr a cabeça à roda de muito xico-espertos magistrados da praça.
    Para já andam há três dias às voltas com o Homem e ainda não foram capazes de ter uma única conclusão para informar o público. Não só Sócrates vai enfrentar os rosários&alexandres, também estes vão ter de enfrentar Sócrates. E, certamente, Sócrates também saberá coisas para sua defesa. Seria precioso uma estratagema que lhe permitisse obter um mínimo de liberdade para falar cá para fora. tivesse alguma .

  11. tem calma neves, deixa o super-alex mostrar o jogo e a rapaziada queimar os cartuchos todos, ainda não provaram nada e já puseram o motorista a fazer transportes de dinheiro vivo para paris.

  12. Valupi,

    O tom da tua réplica demonstra que tenho razão e que fiz a análise corretamente.

    Quanto às respostas que têm vindo do PS aos assassinatos de carácter, e as respostas que poderão vir no futuro. Primeiro entendamo-nos: isto é um jogo onde não há inocentes. Houve respostas sim.

    Já foram politicamente eliminadas figuras do PSD como o Miguel Relvas e Paulo Macedo. Tivemos figuras próximas de Cavaco Silva a ser queimadas no caso BPN. Cavaco Silva tem um dom especial para sobreviver, e sobreviveu a coisas que teriam eliminado qualquer figura política. Cavaco Silva tem crimes de evasão fiscal e é um verme bufo que delatou membros da sua própria família. Não sei como sobreviveu a isto, é um case study. Muito provavelmente Pedro Passos Coelho violou o regime de exclusividade enquanto foi deputado. Paulo Portas ficou também queimado com o caso dos submarinos, etc.

    O problema talvez seja o seguinte. A direita tem um peso muito superior na judicatura, isto é indesmentível. Não houve propriamente um saneamento depois do 25 de abril, e as reminiscências do fascismo estão lá. A começar nas faculdades.

    Portanto, tendo o adversário uma vantagem nesse tabuleiro, o PS terá que responder noutro tabuleiro para dar um sinal de firmeza ao adversário e avisá-lo que também o pode arrastar para o fundo do poço. Quando as duas forças chocarem, poderá haver um equilíbrio.

    Cumprimentos

  13. Argala, torna-se um bocado difícil continuar a conversar contigo quando dizes que o Paulo Macedo foi eliminado. O Paulo Macedo?? Mas se te referias ao Miguel Macedo, onde é que ele foi eliminado? É assim que dominas a ciência da História? O que se disse no rescaldo da sua demissão foi precisamente o contrário, que a sua carreira acabava de ser relançada e fortalecida por se ter demitido. Tens de voltar a reler os canhanhos.

    Quanto ao BPN e Cavaco, tens aí a destruição completa da tua tese. Aquele que poderia – e deveria – ter sido um caso que expusesse os podres do cavaquismo continua sem fazer vítimas para além do gozão Oliveira e Costa. Logo, não há equilíbrio nenhum a não ser na cachimónia dos comunas porque é preciso identificar o PS com o mal, não se permitindo a mínima empatia e, com isso, caindo no sectarismo cego.

  14. Valupi,

    Calma. Também tenho direito de me enganar. Miguel Macedo sim. Vamos ver se é cadáver político ou não.

    Está incluído na minha tese o facto de o PS ter menos influência na judicatura. O que não está incluído é a ausência de respostas do PS. Algum coca-bichinhos andou a ver os podres do Cavaco e do Passos Coelho, para sabermos hoje o que sabemos. Portanto sim, houveram respostas. E presumo que haverá uma resposta. Foi detido um ex-pm, com câmaras a filmar e passou a noite na choldra. É uma cartada demasiado forte para passar sem resposta.

    Cumprimentos

  15. Argala, a tua tese é niveladora por baixo. Ora, não é isso que a realidade mostra, há diferenças de cultura política e civismo entre o PS e a direita decadente. Estes são os factos, mas fica à-vontade para arranjar outros.

  16. Valupi,

    Isso já é do domínio da polémica. O Valupi acha que o PS não atinge as partes baixas, eu cá acho que não significativas as diferenças.

    Já não se lembra do que escreveu acerca dos seus mais recentes adversários internos. António José Seguro e a sua ala, a forma como conduziram a campanha. A redução do número de deputados, os doutores de Lisboa, a Isaura das farmácias, a propaganda em espaços que deviam ser neutrais e um interminável et cetera. Esses figurões da fina flor, como Eurico Brilhante, fazem parte do PS, não foram purgados. Esses que criticou.. fora os que não criticou. São todos parte da equação catch-all party.

    Já veremos o civismo a vir ao de cima..

    Cumprimentos

  17. Argala, purgas é na esquerda pura e verdadeira. Purgas é na revolução, com guilhotina ou ao tiro.

    O PS é um partido cheio de impurezas, as mesmas que fazem parte de um regime democrático e de uma sociedade livre.

    Preferes a pureza? Isso é porque te imaginas do lado dos puros, a purificar. Velha história, tão velha quanto a animalidade.

  18. Valupi,

    Todos os partidos se depuram. O PS não é excepção. Os mecanismos de depuração estão nos estatutos, no art. referente às sanções disciplinares. O “desrespeito aos princípios programáticos e à linha política do Partido” é causa de expulsão.

    O PS depurou, cobardemente diga-se, Pedro Bingre, Elísio Estanque, Júlio Ramos e Catarina Martins. Digo cobardemente porque a mesma falta grave que eles cometeram – integração em lista contrária à linha do partido -, também a cometeu Manuel Alegre. Manuel Alegre concorreu contra a candidatura do partido. Isso também é causa de expulsão. Tivessem sido observados os estatutos, Manuel Alegre já não seria militante do PS. Mas isso eles não tiveram coragem. Depuraram o partido de alguns sociais-democratas honestos.. peixe miúdo.

    Cumprimentos

  19. Como escreve o José Neves, “porque eles estão aterrorizados com a possibilidade de haver um Sócrates na presidência e um Costa como PM. Foi o sentimento desse terror insuportável, certamente, a causa determinante para o ataque a Sócrates antes que fosse tarde.” É aqui, precisamente, que bate o ponto.

  20. Desculpem lá… Não vos incomoda que qualquer tipo xico-esperto , se aproveite da sua posição social para sacar o erário público ( o dinheiro dos nossos impostos ) e nos deixe sem emprego, sem as nossas casas, sem possibilidade de pôr os nossos filhos na faculdade, sem possibilidade de ir para o emprego de carro e ter de passar a ir de transportes públicos, sem pão para porem na mesa ? Desculpem lá… Não vos incomoda que façam ” obra ” muita vazes fútil, tipo aeroporto de Beja, estádio de Faro e de Aveiro, Centros de Congressos no Algarve, com o dinheiro que os vossos filhos e netos irão pagar pelos anos fora ? Não vos incomoda ??

  21. campus, incomodará, presumo. Mas como não sei de quem nem do quê estás a falar, tenho a dizer-te que me incomoda muito mais o desprezo pelo Estado de direito.

  22. Ó Argala, as candidaturas à presidência da república são feitas a título individual, mas certamente encontrarás aí nos estatutos maneira de detectar e expulsar os socialistas com defeito.

  23. aeroporto de beja, centro congressos algarve, estádios aveiro e faro, já agora mete leiria, tudo coisas muito contestadas pela oposição na altura. houve manifestações comunistas em beja por causa do aeroporto e o psd+cds fartaram-se de fazer barulho na assembleia para não construir os estádios e desistir do euro 2004.
    poderia ir buscar mais merda para te esfregar nas fuças, mas acho que isto chega:
    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=97980

    e se queres saber sobre hipotecas futuras, tenho mais respeito por obras inutéis que deram emprego a muita gente do que bêpênês ou espíritos santos que só empregavam amigos do partido, deram muito mais prejuízo e desapareceram com a massa que os teus bisnetos haverão de pagar à troika. a última ppp chama-se bes, não tem portagens, mas vai ser paga todos os meses por desconto directo no ordenado de quem trabalha.

  24. Estamos em quase tudo de acordo…
    Dias Loureiro, António Vara, Isaltino Morais, José Sócrates, Duarte Lima, Lurdes Rodrigues, Oliveira e Costa, José Penedos, Valentim Loureiro, e Fátima Felgueiras, alguns dos muitos que vão deixar uma fatura muito pesada para os nossos bisnetos.
    O Ignatz é um crente, acredita que as “Obras” foram feitas para dar emprego a imigrantes que quisessem vir para o País, como deve acreditar piamente que a malta do sócrates queria o novo aeroporto de Lisboa outra autoestrada
    Lisboa-Porto, o TGV, uma nova ponte sobre o Tejo e demais obras para dar emprego ao imigrantes ( sim a maioria são imigrantes que vêm trabalhar nessas obras, e não tenho nada contra imigrantes ). Enfim com crentes desta natureza estamos conversados.

  25. Dias Loureiro – dizem que roubou o bpn, até agora não foi detido ou interrogado pela polícia, que diz não conseguir notificá-lo António Vara – julgado e sentenciado a prisão por receber uma caixa de robalos e umas bic com publicidade a um sucateiro
    Isaltino Morais – julgado por ser incómodo ao psd e ter-se abotoado com a massa que supostamente era para financiar o partido., cumpriu pena de prisão.
    José Sócrates – dertido e preso sem culpa formada por ser um sério candidato à presidência da república
    Duarte Lima – está em cada em banho maria, a ver se passa para não implicar o cavacal no bpn, aparentemente matou uma velha no brasil, mas isso não conta para o super-alex
    Lurdes Rodrigues- julgamento por desempenho de funções políticas e condenada por qualquer coisa que nem o juiz sabe explicar
    Oliveira e Costa – este não foi condenado por nada, passou uns tempos na pildra para acalmar os depositantes do bpn, gozou com o parlamento e continua a gozar com a justiça, entretanto morre e depois enfiam-lhe a sentença por uma fresta do caixão. José Penedos – condenado por ser do ps e por ter um filho que é parvo
    Valentim Loureiro – problemas com o mini-mendes e financiamento partidário que ficava nas contas erradas
    Fátima Felgueiras – mais um caso de financiamento partidário que foi investigado para compensar a balança dos casos que pendia para o lado do psd

    portantes, oh labregus, não estamos de acordo em tudo, somos diferentes, como diz o galão de massamá, mas para melhor.

    curiosidade, porque é que omitiste o cavaco, o pedrocas e o portas da lista? afinal são tão suspeitos como o lóreiro.

    segunda parte, eu não adredito em obras, nem deixo de acreditar, o que disse e reafirmo é que prefiro ver um monte de cimento que custou um milhão, cujas contas foram fiscalizadas pelo tribunal de contas e deu emprego a 50 gajos do que um monte de nada, que vai custar + de 5 mil milhões, cujas contas foram auditadas em compadrio e que deu para dividir com os amigos, campanha do cavaco incluída.

    o resto da argumentação, já ouvi da boca de quem desviou o curso de uma auto-estrada para agradar a uns eleitores, de uma gaja que foi ministra das finanças num governo que acordou com os espanhóis fazer 5 linhas 5 de tgv e de um presidente da república que andou empenhadíssimo em mudar o aeroporto da ota para alcochete, onde os seus amigos de sempre foram a correr comprar terrenos para o efeito. a segunda ponte tamém tem estória e não seria necessária caso a coisa ficasse pela ota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.