És tão bronco

Estou convicto de que mais de 80% dos socialistas parecem achar que a política não depende das circunstâncias e das possibilidades reais, mas apenas das vontades. A sua ideia é que a política deve comandar totalmente a economia e esta deve estar ao serviço dos desígnios daquela, ou seja, não deve ser limitada pela realidade, pelo contrário, deve impor-se-lhe.

É por isso que quando se lhes diz que não há dinheiro, respondem que sim, que há! O dinheiro aplicado hoje é - respondem - investimento com retorno no futuro (andamos nestes anos a ver esse retorno, e de que maneira...). Dizem também uma frase arrogante que cala qualquer ignaro: "um país não se gere como se fosse uma casa", o que tem o mesmo valor substancial de um carro não se conduz como um avião, embora tanto um como o outro precisem de ser conduzidos.

Henrique Monteiro

__

Uma das principais noções de Economia – especificamente, macroeconomia – é a de que as decisões individuais obedecem a uma lógica diferente das decisões colectivas. Individualmente, se uma pessoa decidir gastar menos irá conseguir poupar mais. Socialmente, se todos os indivíduos decidirem gastar cada vez menos a economia entra em colapso pois deixa de haver trocas comerciais, consumo, produção e emprego. Logo, a economia de um Estado não se rege pelas regras válidas para a economia das famílias. Mas estes princípios básicos não atrapalham o Monteiro dos carros e dos aviões, o qual passa o tempo a avisar o povo para fugir dos socialistas perdulários e irresponsáveis.

Os socialistas, explica pedagogicamente, são uma espécie de loucos. Como doidos que são, têm alergia à “realidade”. Na “realidade”, a economia é que manda na política, revela-nos o Monteiro, e os socialistas insistem na sua maluquice de ser a política a ter de mandar na economia. Este cromo, que já foi director do Expresso e que já brilhou numa comissão de inquérito onde foi fazer queixinhas de Sócrates por causa de um telefonema que durou mais de uma hora, considera que as circunstâncias económicas são a verdade e que as decisões políticas que ponham em causa essa verdade devem ser denunciadas como lunáticas. Tudo bem, os broncos também têm direito à liberdade de expressão. Só é pena que o Monteiro não emigre para um país onde esteja em vigor esse modelo apolítico. Nesse poiso onde a economia seja lei e a política uma fantochada – onde, portanto, não exista um Estado de direito nem uma representação democrática mas apenas o soberano mercado – o Monteiro dos telefonemas seria feliz. Poderia, finalmente, ver-se livre dos socialistas.

18 thoughts on “És tão bronco”

  1. é bronco, arrogante e ignorante. um elitista que é tratado com privilégio, como é regra por cá. porque, de facto, por cá, as pessoas valorizam-me pelo que têm e não pelo que são e é esse modelo em que cabe que recomenda – ja que a política tem tudo que ver com ser.

  2. não tenho por hábito comentar,comentarios de fdp!tenho familiares que pouparam dinheiro que ganharam honradamente,mas para o investir na economia.fazer o mesmo e metê-lo debaixo do colchão só de burros como o monteiro! aquele que o mete no colchão mais cedo do que tarde os filhos acabaraõ por injetá-lo na economia porque são muito menos burros burros do que o mordomo do pinto balsemão!

  3. Oh sr doutor democrata Valupi , vc devia ir umas semanas trabalhar para as obras para fortificar esse sangue pou tomar umas vitaminas ou fazer uma sauna para ver se tira esse seu RANÇO DO INTELECTO , JA TE DISSE UMA VEZ A DEMOCRACIA DEVIA SER PARA TODOS , ATÉ OS PEDREIROS TEM DIREITO A DEMOCRACIA, , TU COMEÇAS A PARECER ME UM VERME DEMOCRATICO! LIMPA O SANGUE FAZ UMA SANGUE POIS ESTAS SEM RADINAÇIA NO SANGUE , TOMA UMAS VITAMINAS.

    OS TEUS COMENTARIOS JA CHEIRAM A RANÇO DEVE SER UM ENTELECTO QUE NESTA PODRE !

  4. NAO É ISSO OLINDA, ACHO É QUE OS REIS DESTE TEMPO SÃO DE UMA POBREZA DE IDEIAS , DA DIREITA ATÉ A ESQUERDA.O SEGREDO DE VIDA É TER O SANGUE LIMPO, CHAMA-SE A ISSO O SANGUE DA IMORTALIDADE, A VIDA É COMER OU SER COMIDO! SOU UM BOCADO INDEGESTO! ATÉ FAZ BEM ESTAS CRITICAS ELEVAM O NIVEL DO BLOG.AHAHAHHAHA

  5. Esta casta da qual o Monteiro faz parte (aliás, é dela um assalariado!) convive mal com a democracia e com o estado de direito. Vive do saudosismo mirífico de um país pobre e acomodado, ao dispor de uma elite e seu séquito de bajuladores.

    Senão veja-se: não foi o ex- extremista Barroso que disse com toda a descontração que o ensino da ditadura é que era bom?

    É por isto que esta nova dirteita que nos governa é perigosa.

  6. “Estou convicto de que mais de 80% dos socialistas parecem achar que a política não depende das circunstâncias e das possibilidades reais…”
    O gajo deve julgar que os socialistas são tão idiotas como ele e a maioria dos que elegeram o palerma que faz de PM.

  7. Um dos problemas do Henrique Monteiro, que é comum a outros famosos comentadores da nossa praça, é que não tem – ou finge não ter – qualquer conhecimento básico de economia…..

  8. o problema do monteiro não é conhecimento básico de economia, disso percebe a potes, ganha a vidinha a fazer fretes. tem mazé falta de coluna vertebral e para isso não há mba que lhe valha.

  9. Bronco e burro.

    Mas na actual zona euro é isso que se vê: não há mecanismos políticos para intervir na economia.

  10. “Estou convicto de que mais de 80% dos socialistas parecem achar que a política …”

    o cientóino abana convicções baseadas em parece. oh monteiro! é poucochinho, o cavaco evocava uma ou duas sondagens secretas e outros tantos parece-me de conhecidos e reputados anónimos.

  11. Este Monte não é um que se pôs a mandar uns palpites sobre Filosofia e sobre o Sócrates e levou uma tunda que chegou ao embaraço(das gentes com vergonha!)? Se é o mesmo espécime,que grande cara de pau, se é outro trata-se de um émulo a sinalizar a preceito:perigo público escancarado.

  12. Infelizmente nos nossos dias o jornalismo está entregue aos bichos e os opinadores então!!!! Ganham a vida a escrever artigos sobre tudo e sobre nada, na maior parte das vezes sobre matérias das quais nada entendem.
    Mas como lhes dão “palco” acabam por se auto-convencer da sua suposta excelência quando, na verdade, apenas papagueiam as patranhas que agradam aos seus empregadores. Aí está o exemplar Henrique Monteiro, como poderia ser o João Miguel Tavares ou o Henrique Raposo, venha o diabo e escolha!

  13. camarada do futuro,para teres efectivamente futuro devias dizer-nos: se apoias a tese de henrique monteiro,e depois podes entrar no insulto!caso contrario, posso pensar que entraste no insulto,porque o val dormiu com a tua namorada!

  14. conversa de pré-campanha para ganhar o dele.
    Não interessa puto as convicções do monteiro…quem é o monteiro? uma nulidade que não consegue articular uma ideia , sociologicamente um analfabeto.

  15. Eu não dormi com a namorada do Camarada Futuro, porque ressonava que nem uma perdida depois de termos feito o amor. Anal claro.
    A propósito se encontrares uma peúga sem par assim para o azul escuro, já sabes que é minha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.