Em Maio, tropecei na informação de estar Inês Pedrosa a reler “O Primo Basílio”, e eu também estava. Há dias, tropecei na informação de estar Francisco Seixas da Costa a ler “Histórias à Margem de um Século de História”, de Francisco Keil do Amaral, obra que li há poucos meses. Se a primeira coincidência não é digna de nota, por ser o Eça, já a segunda é altamente improvável. O livro foi comprado pelo meu pai em 1970 e andou durante décadas de um lado para o outro, em duas casas, sem nunca eu lhe ter pegado. Nos acasos das arrumações, foi parar à fileira da frente de uma prateleira ao nível dos olhos, parte de uma estante cheia de livros. Por ali ficou calado anos, e anos, e anos. Até que há uns meses chamou por mim, disse que estava na altura de revelar os seus segredos. E de segredos se trata, de família. Abrangendo o período entre 1820 e 1920, retratado a partir do espólio familiar do autor. É uma dulcíssima viagem a esse Portugal, com um narrador de prosa elegante e carinhosa. E foi uma oferenda de amor para a sua mãe — continuando a ser para todos os felizardos que o lerem.
É uma grande sorte conviver com livros que chamam por nós.
!que! linda Dominguice, estais meiguinho Valupi, a chamar-me para o livro que por ti chamou sobre o nosso Portugal. !viva! Portugal
Gostei muito de ler este texto.
É mesmo assim, há livros que chamam por nós.
É verdade! Há felizardos assim…
Olá Francisco ! Ainda hoje tive a falar de si com gente q o adora de Vila real. Também sou de Vila real. E tive a oportunidade de o conhecer há uns anos numa palestra na universidade da Beira interior sobre o multilateralismo . Também li esse seu texto de um livro q esteve escondido durante 50 anos. Não sou um viciado por livros como vocês mas é sempre um gosto ler títulos sugeridos por vós.
Agora ando “viciado” em Dostoievski. Li “crime e castigo” e ainda antes de terminar comecei a ler “o idiota”.
Eu ando a ler, devagarinho, um calhamaço, “Origens do Totalitarismo” de Hannah Arendt, publicado poucos anos após a II G.Mundial. Ainda não cheguei a meio e já me inspirou uma proposta urgentíssima a fazer a este governo, para o que conto com a colaboração do Aspirina B. Está relacionada com a necessidade imperiosa de pôr fim a reformas existentes de 200 e tal (e menos), trezentos e tal euros, etc. e definir um mínimo universal de subsistência para todos os reformados portugueses. Se fosse primeiro-ministro de Portugal envergonhava-me de saber que há reformados que, por uma razão ou por outra, não têm dinheiro para comprar medicamentos. Não estou a falar do Rendimento Básico Universal. Estou a referir-me a um rendimento mínimo digno para todos os reformados. Mas o livro já está a inspirar-me uma outra proposta, tendo em vista combater o fascismo e nazismo em crescendo na Europa. Estou em pulgas por saber o resultado das eleições na Espanha das Nações.
digo-lhe já Fernando que não me entra na cabeça que reformados com carreiras contributivas completas , 40 anos , ganhem menos que o ordenado mínimo. é inadmissível. de resto , as reformas têm de estar associadas aos anos de descontos e ao salário , que é nunca menor que o mínimo , a não ser part time , se não também não seria justo.
e ganhou o pp , que pode ter maioria com o vox.
O Francisco sobre esse livro “origens do totalitarismo ” classificou o como “um murro no estômago “
” e ganhou o pp , que pode ter maioria com o vox.”
. observador c/ bandeira a 1/2 haste e pró-direitolos de hastes baixas
. o ventrulhas foi a madrid para saltar na varanda, mas foi cancelado o discurso
. o montenegro ainda não percebeu o que aconteceu ao feijó
. o sanches continuará a governar se quiser e os independentistas deixarem
. consequências em portugal: pastilhas rennie em alta
votei no sumar, pá, gosto dela .tem ideias fora da caixa, como a herança universal.
O melhor comentário sobre as eleições em Espanha e as (des)ilusões em Portugal, está no blog “Duas ou três Coisas” e reza assim:
“Alguns portugueses acabam de perder eleições em Espanha”.
Muito bom!
1º. acto – citar o francisco
2º. acto – o seixas agradece do alto da burra
3º. e subsequentes actos – os parolos tamém querem ser ungidos pelo costa
O Montedem*#€* fala na “retumbante vitória” do PP em Espanha. Será “daltónico”?
Vedeta da CNN, Observador e outra trampas,
Tío,
También teniass mucha ilusion, ¿verdad?
No te preocupes más… Consulté mi pelota de cristal y te puedo garantizar que en el año 2146 António Costa ya no será el Primer Ministro de Portugal, ¡eso es seguro!
Sé que no estarás de acuerdo conmigo, pero eres una persona común y siento que estás triste.
Relájese, relájese… aquí hay un enlace para usted… Gente común. Disfruta.
https://www.youtube.com/watch?v=yuTMWgOduFM
tens toda a razão e as outras trampas são: barragem do tua/portas/edp/mota engil, polónia/pingo doce/fundação merceeiro santos e mais uns broches avulsos que vai aviando para compor a reforma em nome do socialismo e democracia de geometrias variáveis conforme o vento sopra. enquanto houver idiotas como tu haverá mercado para aldrabões como ele.
Vedeta da CNN, Observador e outras trampas,
Não aceitaste o meu conselho e não te vejo nada relaxado, pelo contrário.
Acho que para ti tudo seria mais fácil se não tivesses metido os miolos na centrifugadora, assim é mesmo melhor aceitares que és burro, com pretensões mas… ainda assim muito burro.