Dominguice

O óptimo é inimigo do bom. Talvez este seja o ensinamento mais importante alguma vez descoberto pela humanidade (popularizado por Voltaire). Porque descreve na perfeição a lógica da evolução biológica, onde não existe estado final — óptimo — para um qualquer organismo, antes qualquer estado de cada ser vivo está sempre em precário equilíbrio com o efémero meio-ambiente. E assim inevitavelmente na sua descendência. Porque se aplica também perfeitamente à lógica da democracia, a qual pressupõe a inexistência de uma qualquer “verdade” política para além do próprio fundamento da democracia na liberdade e na lei. Daí propostas diferentes, até radicalmente contrárias, serem democraticamente legítimas — boas — caso respeitem a soberania do voto e do regime. E porque, afinal, pode ser um critério de saúde mental, guia para a criatividade prática, profiláctico contra ansiedades e depressões por igual.

O que é óptimo fecha, o que é bom abre.

46 thoughts on “Dominguice”

  1. contudo, porém, não obstante, todavia, no entanto, existem propostas que não deveriam chegar a sê-las precisamente porque não cabem nos pressupostos daquilo a que nos propomos em democracia: porque rompem com as sapatas sobre as quais queremos edificar a liberdade: é contraproducente, sequer bom, eternamente distante do caminho do óptimo.

    o Chega é o defeito irreparável, e por isso a aniquilar, na produção da democracia. porque a não qualidade tem custos elevadíssimos. portanto, óptimo seria que fosse bom não proliferarem propostas de partidos defeituosos nojentos.

    mas talvez em outra vida o Chega nunca chegue à Cidade como uma boa alternativa. se depender de mim, hei-de inventar uma fórmula que o impeça de reencarnar: há-de desfazer-se sem possibilidade de se misturar e de se integrar e de se incorporar. mais: apagava-o da história para que nunca se repetisse: seria óptimo.

  2. Amanhãs que cantam, sois óptimos cabrões, suicidai-vos em grupo que eu vou assistir e faço uma festa e ainda dou a vossa carne aos javalis

  3. Tem piada que nem o português “optimo”, nem o inglês “best”, que são superlativos e implicam a ideia de um bem levado ao seu expoente maximo, traduzem fielmente a frase francesa, que não fala no “meilleur”, mas apenas no “mieux” (“le mieux est l’ennemi du bien”).

    Pelas razões expostas no post, eu inverteria os termos da frase de Voltaire e diria que o “bem”, ou o “bom”, ideia abstrata que sugere uma perfeição alcançada, é que são, na verdade, inimigos do “melhor”, do pequeno progresso, da modesta melhoria, que faz com que avancemos, em vez de ficar paralizados a contemplar o ideal inalcançavel.

    Melhoras

  4. O broas acordou, e em franciu cagou, e, com a pança cheia de salgadinhos francius, decretou que os tugas em franciu devem cagar também. Ó broas, como é que se caga cozido à portuguesa em franciu? Ou carne de porco à alentejana, ou tripas à moda do Porto? É que nem com as francesinhas seria possível, pá!

  5. “quem se podia encarregar de exonerar o chega da democracia era o galamba”

    quem se podia encarregar de exonerar a democracia portuguesa era o putim ou o cavacú… e agraciarem o quarto pastorinho com o título de Herói da Democracia!

  6. Eu farei o comentário ao mono de Boliqueime e à
    Ti Maria que não ganha para a sopa , vem este verme dizer que o Costa se demita mas esqueceu que enquanto 1°ministro conseguiu destruir as pescas e a agricultura desapareceu porque era mais barato importar ,os fundos Europeus foram delepidados em jipes e piscinas enquanto governou foi criado o BPN por um seu secretário de estado e sabemos o que aconteceu: os portugueses continuam a pagar o BPN .
    Como Presidente da República candidatou-se a dizer que sabia muito de economia resultado o BES que financiou a sua campanha um mês antes da resolução dizia o gasolineiro o BES está bem
    resultado : muitos compraram ações após ouvirem o génio da lampada ,que se chamava Cavaco

  7. voltaire estava redondamente enganado , o bom é inimigo do óptimo. e nosso organismo nao é bom , é óptimo , a começar na sua capacidade de adaptação. os organismos adaptam-se , não degeneram , como a democracia. e com papas e bolos se enganam os tolos , impedido-os de procurar o óptimo.

  8. especialista borrado,

    as coisas por cá estão a ficar muito parecidas com o que eram no estado novo. quando é que começa a contra-ofensiva democrática?

  9. É muito verdade, Valupi: encharcar a Ucrânia com armas “fecha”, exigir às partes negociações de Paz “abre”. Elementar, para mentes simples!

  10. Se o Sportain não ganha hoje, o atentado terrorista de Alcochete foi em vão e o Presidente Varandas deve ser aumentado novamente.

  11. se não morresse e tivesse um filho por lá , pode ter a certeza que esse se loizaria -:)
    até a dor no nosso corpo é perfeita , avisa que algo está mal , pedindo para corrigir. se não termos em conta os avisos , morremos. que é o que acontecerá à democracia , por ignorar as dores e metendo opiáceos valupianos …

  12. Deixe-se de tretas e vá ao ponto, digo o que é que pretende abrir e que quer fechar.
    É que nós, ja entendemos e sabemos todos, só queríamos, da sua parte, confirmação por escrito.

  13. Há o bom, o muito bom, o óptimo, o mau, o muito mau, o péssimo, o assim-assim e o pior-que-deus-me-livre. Isto em dó maior. Mas há todas estas variantes e mais algumas em ré menor, em dó sustenido, etc. Mas há também o fauda-ce. Em qual destas categorias se inclui o que segue? Moi, je, me, myself and I opta pelo fauda-ce, ou melhor: FAUDA-CE e REFAUDA-CE! Et toi?

    https://youtu.be/_pq6kenJwNY

    Post scriptum — Mas que país de chalados dos cornos! E FAUDA-CE again!

  14. JA, “abre” apenas para os que não têm o cérebro esclerosado, fechado a sete chaves, trancado, aferrolhado, cego pelo sectarismo e pela ignorância. Desgraçadamente, são a maioria. Já aqui foram apresentados, nos 15 meses desde o início da invasão, inúmeros textos e vídeos defendendo o mesmo que os signatários do texto acima, mas os sectários não mudaram um milímetro e continuam a alimentar o mesmo sectarismo militante e ignorante, numa vertigem raivosamente suicidária, inconscientemente dominados pela pulsão de morte de que falava Freud, berrando raivosamente “putinistas” para todos os hereges que recusam acompanhar o rebanho e se atrevem a mijar fora do penico do pensamento único. Estamos no reino de Tanatos e isto vai acabar mal.

  15. Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, ontem, a propósito do ladrar raivoso do bolicoiso:

    “Pessoas com grandes responsabilidades no passado, grandes responsabilidades pela situação a que chegámos no passado, e que não se inibem, volta não volta, de virem mandar umas larachas. Muito obrigado pelos palpites desses responsáveis anteriores, obrigado por esse palpites, já os derrotámos, já os derrotámos, voltem à barriga da mãe.”

    Ora aqui está uma maneira elegante de mandar a múmia rancorosa para a cona da mãe. Ou para a puta que o pariu, numa leitura mais criativa. Apoiado.

  16. Disse ontem o passoscoelhista Poiares Maduro no Telejornal da RTP-1, mentindo descaradamente:

    “Nós estamos a dar como se fosse normal que, num Estado de Direito democrático, uma polícia… uns serviços secretos (…) POSSAM SER ACCIONADOS PARA INTERROGAR UM CIDADÃO, sem as garantias próprias de um INTERROGATÓRIO POLICIAL, sem um mandato (sic) do juiz, para obter a recuperação de um bem.”

    Ora o tipo que roubou o computador não foi sujeito a qualquer interrogatório, muito menos um interrogatório policial, pelo SIS. Nas palavras do próprio adjunto, foi contactado telefonicamente por um funcionário do SIS, que lhe perguntou se estava disposto a devolver o computador, ao que ele respondeu afirmativamente. Terá sido essa a única pergunta do efabulado “interrogatório” a que se refere o Maduro. E se eu sei que foi assim é porque toda a gente o sabe, porque foi amplamente divulgado e, nesse ponto, todas as versões coincidem. A única discrepância é na afirmação pelo adjunto, desmentida pelo SIS, de que este o ameaçou, dizendo que era melhor resolverem a coisa a bem. Ora se ninguém referiu qualquer interrogatório, e o Maduro sabe que não houve interrogatório, é de uma desonestidade vergonhosa, inadmissível num político tido como responsável, uma invenção como esta, com objectivos políticos claros. Confirma-se: a direita portuguesa é a mais ordinária, vigarista e incompetente da Europa e completamente destituída de escrúpulos.

  17. O mesmo Poiares Maduro escolheu como “frase da semana” um flato oral de Sérgio Sousa Pinto, génio direitolo que, vá-se lá saber porquê, se senta na bancada do PS:

    “O Estado de Direito foi criado para proteger os Fredericos Pinheiros do Estado, não para proteger o Estado dos Fredericos Pinheiros.”

    De acordo com esta lógica, se tivesse sido o Galamba o demitido, seria legítimo dizer:

    “O Estado de Direito foi criado para proteger os Galambas do Estado, não para proteger o Estado dos Galambas.”

    Porque, tal como o Galamba, o Frederico Pinheiro participava há seis anos, gostosamente, nos órgãos de poder do Estado e encará-lo como vítima porque, tendo asneirado, foi afastado carece de adesão à realidade.

    Infelizmente, o embrutecimento deliberado a que as pessoas são sujeitas, por programas televisivos que fomentam descaradamente a acefalia e a ignorância, não deixa qualquer margem para um mínimo de pensamento crítico e lúcido.

  18. Tanto barulho e se calhar o Fred só levou o computador do estado porque tinha lá uns vídeos porno …. que quereria apagar para não ser gozado….

  19. Há coisas que dão que pensar! Como é possível que os textos aqui publicados por Valupi tenham o apoio de gente tão primária como este Joaquim TaNatos! Como se não bastassem olindas e quejandos para avacalhar a prosa! Pessoas desta índole intelectual, á discussão dizem nada! Não podia ser de outra forma! Estranho é pensar que estímulos esses textos contêm, que induzem uma tal adesão?Justiça seja feita que a larga maioria dos textos aqui publicados mereciam outra audiência. Se assim não é, só ao autor cabe analisar as razões que dão azo aos toscos comentários dos seus apoiantes e tirar consequências.

  20. F Soares, foi o que me ocorreu logo no início, a explicação mais lógica e racional. Mas vais ver que se foi isso, e se a investigação o descobrir, a coisa nunca chegará ao nosso conhecimento, em nome do direito à reserva da vida privada do energúmeno ou coisa que o valha. E o Galamba continuará a ser queimado em lume brando… ou não tão brando assim.

  21. Conhece-me de algum lado !
    Apoiar valupi eu ? Se há coisa que faço é precisamente o oposto! Basta ler mas é preciso um mínimo de cérebro, coisa que aparenta não ter. Num espaço de selvajaria como é a internet, queria que um blog fosse um local próprio de discussão séria e de tom elevado, de assuntos importantes ? Vá dar banho ao cão e meta-se na sua vida !

  22. se dão que pensar, JA, pense – é para isso que servem os textos. contrariamente ao que pulula na cabeça piolhosa do povinho que julga que só por estar na internet não há lugar a seriedade nem compromisso com o que se diz, eu faço precisamente o oposto: recebo cada texto aqui com toda a minha massa crítica e também com o meu coração – sendo que o segundo só avalia a energia. e a energia dos putinistas como a que o JA emana é tóxica e mortífera: venenosa, portanto, para conseguir manter-se entre plantas medicinais. será caso para dizer que quem muda a Olinda ajuda.

  23. fsoares,

    a ser assim valeu bem a pena agredi-lo e chamar o SIS pra ir casa dele. é que ao menos os agentes também puderam relaxar um pouco na ilha do pessegueiro.
    e se o galamba é um swerf moralista, pode ir pregar moral para amesterdão que pode ser que faça menos amesterdano

  24. quem é que quer ver o porno do frederico quando pode estar a ver o pénis do hunter biden no canal do jimmy dore??

  25. Agora temos um prata roque a comentar na sicnoticias, quem é esta criatura, parece um monárquico, com uma voz muito colocada e muito autoritário/auto-convencido ? Peça de museu, de resto, costa, no seu pior na reação a cavaco, santos porteiro silva, a querer marcar presença- e depois dizem que cavaco é que vestiu ou não despiu a t SHIRT partidária, – já o tinha feito na sequência do post valipiano “vamos ajudar marcelo a cair com dignidade” ao acompanhar sua esselencia, o costa, o abrutalhado, num invento qualquer, ao qual não compareceu marcelo, isto está do piorio, antigamente insultavam-se mas tudo era feito com uma certa elegância e contenção, agora vale tudo, este prata roque é mais um exemplo dum avençado, tão isento como a secção de futebol da tv onde manda faladura, parece o dito painel, uma extensão da benfica tv, praí o 8 ou nono canal, e isto sem contar com o estouvado costa chamuças, que também diz que é benfiquita, chama-se isto unanimidade na isenção … acho.

  26. M de Mentecapto disfarçado com a vela do quarto pastorinho entrefolhos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *