Dominguice

Ontem, em Mirandela, uma criança de dois anos morreu atropelada acidentalmente pelo tractor conduzido por um seu avô. Deus, que observava com divina atenção o movimento da máquina, resolveu não intervir. Podia ter forçado o pé do avô a afastar-se do acelerador, podia ter provocado uma avaria no motor ou mesmo ter dado um empurrão ao menino. Teria sido um bom gasto da sua omnipotência, assim evitando a destruição absurda da vida de tanta gente. O horror que tomou conta dos dias que restarem ao velho. A agonia desesperada de quem ao perder o filho se sabe a perder o pai. O espanto dilacerante, esmagador, infernal para todos os familiares, amigos, vizinhos. Mas não, preferiu deixar acontecer.

A ser verdade que Deus há só um, pode ser que tenha enlouquecido. De solidão.

25 thoughts on “Dominguice”

  1. :-(. a ser verdade, já nasceu louco e anda é a gozar valentemente com quem dele duvida. porque os outros, os que nele crêem piamente, nesse Deus injusto e fodilhão de tanta ira que carrega, vão dizer que já tinha de ser, a criancinha morreu por linhas tortas porque era o certo.

    possivelmente o tractor não cumpria com algum automatismo de segurança; ou então o avô teve alguma ausência durante a condução; também existe a possibilidade de a criança ter-se suicidado, ninguém sabe o que vai na cabeça de uma criança que ainda não verbaliza emoções ou, também, o avê ter matado propositadamente o neto. tudo é possível menos ter-se dado o caso de Deus ter feito um esgar invisível de amor.

  2. acontece que a família da criança terá alguma coisa a aprender com a sua morte … uma passagem breve mas talvez com grande significado. que é que sabes que acontecerá a partir daqui?
    e não tivesse o homem inventado tractores que isso já não tinha acontecido.
    aliás , morrendo já não vai ser escravo das corporações e do estado. já não assistirá à 3ª guerra e a todas as atrocidades de que somos capazes e estamos a preparar.
    dep.

  3. tive uma ideia. Camões também foi deus, pois claro, e podia bem responder assim: bipolaridade é contentamento descontente e metanol é fogo que arde sem se ver, aprenda família da criancinha. !ai! que riso

  4. https://www.dn.pt/politica/nao-lhe-perdoo-pr-avisa-ministra-da-coesao-sobre-execucao-dos-fundos-europeus–15321551.html

    “Não lhe perdoo”.
    PR avisa ministra da Coesão sobre execução dos fundos europeus
    Marcelo Rebelo de Sousa começou este sábado um discurso dirigindo-se a Ana Abrunhosa, a quem, disse, queria dizer “duas coisas”.

    Será que não deverá fazer como o Jerónimo e reconhecer que já não está à altura das funções que exerce. ???? Endoidou ? Terá ido a alguma festarola ? Está armado em chefe da oposição e a dar indicações ao dito , que , creio, até estava presente bem como o “ganda nóia”?

    Se o Costa se mantiver calado, ( creio que agora anda pelo Egipto….) também não merecerá estar no lugar que ocupa .
    Haja Deus !

  5. Foi isso exactamente, F Soares, que me levou a dizer ontem, aqui mesmo, que o beijoqueiro-mor anda mesmo a pedir dois estaladões no focinho. E também tens razão quando referes o silêncio do Costa. Como é que diz o provérbio? Quem não se sente não é filho de boa gente. E temos ainda o outro: quem muito se baixa, o cu lhe aparece. Um cu cheiinho de respeito institucional não deixa por isso de ser cu, e confesso que, cu por cu, prefiro o da Scarlett Johansson ao institucionalíssimo sim-senhor do nosso (salvo seja!) primeiro. No mínimo dos mínimos, quando algum jornalista o interpelar sobre o assunto, a resposta deverá ser: “Temos todos de ajudar o senhor presidente da República a terminar o seu último mandato com dignidade.”

  6. Deus seria uma espécie de mágico! E a responsabilidade de cada um não conta? Todas as ações têm consequências para todos os efeitos acho!

  7. helena, pois sim. Mas a lógica das religiões monoteístas é a de haver uma capacidade do divino para proteger (ou curar) os humanos, supostamente alvo da sua divina preocupação. Daí toda a parafernália de tentativas desenvolvidas e promovidas nas religiões para captar essa benevolência das alturas.

    A ideia de poder existir um deus monoteísta indiferente aos acontecimentos humanos é inconcebível como fundamento de uma religião, evidentemente.

  8. E não é um mágico? Alguém que do nada faz tudo o que é, senão o mágico dos mágicos, a matriz de todos os mágicos, o criador de todos os mágicos? Faça-se luz! E a luz fazeu-se! Faça-se o céu e a terra! E céu e terra se fazeram! Façam-se os tractores e os tractoristas! E tractores e tractoristas foram fazidos! Faça-se a sorte e o azar, para que uns poucos sejam beneficiados e a maior parte sejam fodidos! E destes últimos não sejam excluídos os netos inocentes de tractoristas distraídos!

    Daqui se infere que não pode haver dúvidas de que Deus é realmente um mágico, e menos dúvidas poderemos ainda ter de que os maiores de todos os mágicos somos nós, que o criámos. É por isso que, para a merda que fazemos ou que pura e simplesmente nos acontece, será avisado procurar causas e efeitos e não arranjarmos bodes expiatórios.

    Disclaimer — Estou a trabalhar pro bono, Deus não me passou procuração.

  9. mas querem ter livre arbítrio ou não? querem ter liberdade para agir ou querem ser pau mandados? querem descobrir coisas ou querem tudo já mastigado? querem viagem com todo o itinerário planeado?
    e do ponto de vista da religião cristã , essa criança já está no bem bom , junto do Criador . não há nada a lamentar.
    o vosso conceito de morte é que é errado.

  10. É como naqueles casos em q há uma tragédia e os sobreviventes agradecem a Deus. E então os mortos? Não merecem a mesma misericórdia?
    Houve uma catástrofe e a minha casa ficou intacta. E a casa dos outros ? Deus não a protegeu porquê?
    São exemplos obviamente.
    Uma hipocrisia q me irrita é ver as pessoas a andar de joelhos no santuário. Esse gesto é uma discriminação de classes q a própria Igreja não devia tolerar. Porque só os pobres, q não têm dinheiro, é q andam lá a flagelar os seus joelhos, enquanto os ricos fazem doações.
    Ó yo, é uma patetice e insensibilidade dizer a uma pessoa q perdeu um filho que uma passagem com significado realizar se à.

  11. yo, há um bem bom à sua espera com o Criador em pelota inefável, não o desperdice com vida. !ai! que riso

  12. “A diplomacia norte-americana pediu, em privado, ao governo ucraniano que deixe aberta a possibilidade de negociar um acordo de paz com a Rússia, para convencer os países aliados de que a guerra no país não se eternizará. “..
    era sobre isto que te deverias pronunciar…. o filho da puta do Putin continua o mesmo…e o outro filho da puta da Ucrânia também….

  13. Eduardo , um dia destes fui a Fátima. fez-me imensa impressão como é que aquelas pessoas acham que Deus aprecia aquilo. mas pense : fazer o caminho de joelhos é bem mais fácil que tentar ser uma boa pessoa , viver sem causar mal e dor. suponho que é por isso que se arrastam em lugar de melhorar-se.

  14. Ahah bem visto. Mas haverá de tudo. Há gente boa q também deve rastejar ali. Mas o que eu acho é q a igreja devia abolir essa prática. Proibir mesmo em nome do q acima escrevi. É totalmente injusto q um pobre tenha q rastejar para expurgar os seus pecados quando os ricos pagam. A igreja devia ser contra isso
    Ou estou enganado?

  15. não , penso que está certo. e essa coisas das indulgências (pagar ) é completamente absurda. como é que alguém acha que paga estragar com dinheiro ?

  16. Vê-se mesmo que apanhaste a vacina, estás todo queimado.
    Quando apanhares um cagaço valente em termos de saúde, e o médico te der um prazo de validade, eu quero ver se te pões também a gozar com o Divino.

  17. Gostei muito da intervenção do beijoqueiro na sessão de encerramento da Web Summit. Disse ele:

    “First challenge for next year: pizza. We must have pizza in 2023! Second: we must rebuild Afghanistan! Start rebuilding Afghanistan!”

    E mais não vi nem ouvi, porque, avassalado pela emoção, lágrimas em torrente taparam-me não só os olhos como me entraram pela merda dos ouvidos adentro, deixando-me temporariamente cego e surdo. Não recuperei a tempo de ouvir o resto e não desejo a ninguém a angústia da sensação de perda que tal facto em mim provocou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *