Dominguice

James Carville, o estratega da campanha eleitoral de Clinton que foi autor do infinitamente repetido bordão “It’s the economy, stupid” em 1992, escreveu um artigo em Fevereiro onde aconselha o Partido Democrata a mandar-se ao chão e fingir-se de morto. A lógica é a de ser preciso deixar que sejam os cidadãos a reagir às políticas de Trump, sem a usual retórica da indignação de quem está na oposição e tem acesso aos canais mediáticos a criar distracções e a diminuir o impacto dessa esperada reacção popular. Embora possa ser um conselho meramente táctico, e cínico, ele adequa-se perfeitamente ao estado de estupor em que ficaram os Democratas ao verem a democracia a consagrar, sem mácula nem suspeitas, quem a tentou e tenta destruir. A respeito de Trump, como criminoso, imoral, megalómano e traidor, estava tudo à vista. Há anos e anos. E, mesmo assim, a democracia norte-americana, a mais antiga do mundo moderno e liberal, preferiu dar-lhe o poder. É uma situação para a qual a inteligência da elite do Partido Democrata não tem respostas, estão atónitos. Mas se o partido seguir o conselho de Carville, como parece estar a seguir, igualmente fica na linha de tiro da reprovação do seu eleitorado e do eleitorado flutuante. Assim o mostram as sondagens e os episódios de conflitos em sessões de esclarecimento com cidadãos avulsos.

Donde, está na altura de alguém no Partido Democrata lançar o “It’s the democracy, stupid”. Não foi para termos certezas que foi inventada, foi para haver esperança.

12 thoughts on “Dominguice”

  1. Já mandaste o CV para o partido democrata? E para o conselho de anciões globais democratas? Fazes lá muita falta.

  2. Os democratas vencerão as próximas eleições com facilidade se deixarem de ser um mero porta-voz da excentricidade wokista e um albergue do warmongerismo que dilacerou uma parte da humanidade nas últimas décadas.

  3. oh malucas deluxe! mas os warmongalhos não são todos republicanos, wolfowitz, cheney, bolton, rumsfeld, korb e restante falconaria? e o lapierre da nra? não me digas que viraram a casaca e votaram todos na kamala.
    foda-se é preciso ter lata vir para aqui defender excentricidades grunhas do grab’em by the pussy and have a nice golden shower day.

  4. Ignatz,

    Todos esses republicanos tornaram-se inimigos de Trump e apoiaram Kamala.
    Os que não morreram. Ninguém duvida que Rumsfeld ou McCain seriam escandecentes opositores de Trump. E vocês de braço dado com essa gente

  5. ” Todos esses republicanos tornaram-se inimigos de Trump e apoiaram Kamala.”

    és parvo ou andas treinar trumpolin, alguém vai nessa conversa? nem a clássica paneleiragem proud boys acredita nisso.
    bota aí o nome dum falcão que tenha apoiado a kamala.
    os mongos que não morreram e não estão com ele é só por o considerarem um traidor à pátria, que hipotecou o poder militar e vendeu a segurança mundial aos russos.
    quando os americanos acordarem do pesadelo será tarde. os usa perderam a credibilidade para os próximos 50 anos, ninguém acredita ou quer arriscar acordos e negócios que duram até ao próximo espirro dum pretensioso especulador irracional sem palavra.

  6. «…ninguém acredita ou quer arriscar acordos e negócios que duram até ao próximo espirro dum pretensioso especulador irracional sem palavra.»

    De total acordo. Ninguém mais acreditará no ‘especulador irracional’ muito menos Putin e Xi que tudo farão para o manipular pelo endeusamento e depois dar-lhe-ão a estocada e nada há de mais perigoso que um pato-bravo xico-esperto enganado. Traído, será como o touro ferido e enraivecido que marra de olhos fechados nas tábuas e moinhos de vento mas não conscientemente como Quixote, logo, pronto para a estocada final.
    Claro, assim poderá ser, se antes não provocar uma revolta popular ou o novo tiranete irracional não levar um tiro no lado direito da orelha esquerda. É da história que quando se pensa que é possível acabar com guerras ‘à-la-minuta’ por imposição de ameaças de guerras ainda mais violentas, normalmente acontece conduzir o mundo a essas tais guerras que faziam parte das ameaças. De homens que se dizem eleitos e protegidos pelo céu tivemos, seguidos, cem mais trinta anos de guerras na Europa que estiveram na base ideológica original das revoluções americana e francesa que, por sua vez, originaram as novas democracias em contraposição contras as tiranias de reis, czares, príncipes e imperadores.
    Os ‘explicadores’ dos ‘media’ falam, falam mas não sabem nada e, também, nem o próprio Putin, Xi ou Trump conseguem prever o que pode seguir-se e suceder ao desenvolvimento dos acontecimentos em curso; o jogo está lançado mas tudo está aberto embora uns e outros terçam em lados opostos suas forças valem nada neste jogo de gigantes onde ninguém, ao certo, sabe como terminará ou para que lado tombará ou como será a divisão futura dos continentes por áreas políticas.
    Trump quer o continente americano e parte do Ártico e Putin a Europa e outra parte do Ártico e a China o Oriente sem parte no Ártico? E, neste triunvirato, qual o papel das potências regionais como a Europa, Índia, Brasil, África do Sul, Indonésia, Irão, Turquia, etc.,?
    Os trumpistas e putinistas que hoje rejubilam com a situação atual ainda vão dar muitas voltas à cabeça e pinotes à consciência com o futuro próximo pendente; a sua adesão à tirania contra a Democracia não lhes trará nada melhor do que existe pese os males democráticos atuais.
    A Democracia foi a receita descoberta e adotada por sábios contra as tiranias e ainda nada se inventou como novo remédio melhor para esse mal que representam os ‘messias’ salvadores que não só nada salvam como destroem o que está em construção progressiva, dialeticamente.

  7. acho que a malta de west point não vai à bola com traidores e não estou a vê-los a marchar às ordens do napoleão de contrafação russo. seria humilhante demais para o pentágono e cia, neste momento já deve haver conspiração em curso para se livrarem dele, da respectiva fanília e do maluquinho da tesla.

  8. 24 Março de 1999: Nato bombardeia Belgrado.
    O primeiro blog que segui foi o uma de uma adolescente sérvia que descrevia o seu quotidiano durante os bombardeamentos. Foi aí que deixei de acreditar na boa fé da estratégia diplomatico-militar ocidental. Já nessa altura, Joe Biden urrava pela destruição de interesses russos, actividade a que se dedicou durante todo resto da sua vida e que matou milhões de pessoas, lançou a anarquia em vastas regiões do globo, fracturou os EUA e a Europa, e colocou o Mundo à beira de um conflito nuclear. É o herói desta casa

  9. ” 24 Março de 1999: Nato bombardeia Belgrado.
    O primeiro blog que segui foi o uma de uma adolescente sérvia que descrevia o seu quotidiano durante os bombardeamentos. ”

    lembro-me dessa moça sérvia, era uma das 50 bloggers existentes na world wild winternet que transitava para a springnet, uma raridade vintage da net que só tu recordas e saúdas por ser mentira. podias ter verificado ao menos quando é que os blogues deixaram de ser projectos experimentais e passaram a ser usados como rede social.

    infelizmente não podes acompanhar adolescentes palestinianas na faixa de gaza porque cortaram a net aos gajos e os adolescentes, caso tenha sobrado algum, devem ter mais que fazer do que escrever em blogues.
    entretanto andam a terraplanar o que resta e a net só volta a ser ligada para a inauguração da riviera trump.

  10. Ignatz,
    O bombardeamento de Belgrado não existiu? Talvez se os responsáveis da altura tivessem sido punidos outros não ficassem com vontade de repetir a dose, na Palestina e em outros lugares. Quem aplaudiu a façanha não tem autoridade para agora protestar.

  11. “O bombardeamento de Belgrado não existiu?”

    não foi isso que eu respondi. limitei-me aos factos de haver 50 blogers, activos no mundo em 1999, todos em fase experimental e ao pacifismo do trump flowerpower, com manjerico na orelha e make-piss-but-warm que decidiu arrasar o resto da faixa de gaza, expulsar de lá os palestinianos e fazer um sortido riviera.
    quem esteve sempre do lado da guerra no capitólio e na presidência foram os republicanos. sim, os democratas também herdaram as inevitabilidades inerentes aos conflitos da falconaria. é patético que um incitador à violência que destila ódio, chantageia e ameaça anexar quem não concorda com ele, só porque teve insónias ou embirrou com a gravata do zelensky, tenha sonhado e ambicione ser nobel da paz e que para isso os ucranianos tenham de se render contra vontade, os palestinos tenham de abandonar a sua terra e ir para um terreno que nenhum vizinho quer alugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *