Dominguice

A ideia de que um dia, seja lá como for, todos os problemas de uma qualquer comunidade de seres humanos se vão resolver é comatosa alucinação. Nunca aconteceu, nunca acontecerá. Mesmo que façamos a experiência mental de conceber um grupo de humanos com acesso gratuito e ilimitado a comida, vestuário, habitação, cuidados de saúde e transportes, eles de imediato arranjariam uma forma de terem problemas. Para começar, ainda não eram imortais. Depois, continuavam a envelhecer. Por fim, tentariam obter coisas uns dos outros que gerariam inevitáveis conflitos mais tarde ou mais cedo.

Quem promete resolver todos os problemas da comunidade caso ganhe eleições, ou caso o deixem continuar a tiranizar, não sofre de comatosa alucinação. Fia-se é na nossa.

42 thoughts on “Dominguice”

  1. porque todos os dias são novos a estrear. por fora. por dentro, na base, é que está o poder todo para a vida por fora – o poder de não nos deixarmos alucinar, seja por o que for. porque só temos duas coisas para dar e para receber: amor e tempo. para experienciar. e quem nos quiser alucinar com promessas que se vá encher de moscas. lailailai

  2. os problemas da comunidade relativamente às necessidades básicas podem ser todos resolvidos. não mistures alhos com bugalhos. necessidades com paixões. ninguém acha que o governo pode evitar as mortes por amor , a tristeza , o ciúme ou o ódio , só querem que garanta as condições para que possamos ter uma vida “material” confortável. e que evite as mortes na estrada e os acidentes de trabalho e que tenha um sistema de saúde que não nos deixe morrer.
    e nem todos vêm a imortalidade com bons olhos , que tédio , god. e muita gente gosta de envelhecer . a doença é que é o problema.

    ou seja , esta tentativa de desculpabilizar os governos socialistas pelas graves problemas na habitação , saúde e tal , é demagogia pura.

  3. se não tens espirito empreendedor para mudar a sociedade e gostas de ficar encostado à situação, tudo bem. mas fala por ti

  4. “Quem promete resolver todos os problemas da comunidade caso ganhe eleições, ou caso o deixem continuar a tiranizar, não sofre de comatosa alucinação. Fia-se é na nossa”

    … E ONTEM OUVI MAIS UMA AMEAÇA AO GOVERNO. Que se cuide com as eleições europeias !

    Diga-se, que lendo a comunicação social escrita, radio, tv etc. , o governo ou desapareceu, ou continua de férias ou não existe ou está a ser boicotado ( em varias frentes , diga-se) . Ou então está refugiado em alguma trincheira que tenha mandado fazer em S Bento, provavelmente por ajuste direto ;, igual à que o professor quer importar da Ucrânia para fazer em Belém.

  5. No golpe de Estado em marcha, agora em ritmo vertiginoso, liderado pela víbora de Belém, com o empenho total dos OCS e a cumplicidade criminosa de todo o sistema partidário, com especial destaque para o PS, não é o governo que está refugiado – acobardado. É o Partido Socialista. Onde está o PS? É só oportunistas, traidores e cobardes.
    (São raras as exceções e as que existem não são capazes de alertar o povo português para o que se está a passar no nosso país)
    É um golpe de caraterísticas novas, no qual, vergonhosamente, estão a participar o BE e o PCP. A mim não me surpreendem.

  6. O sr, Valupi parece ter-se deixado embrulhar em “ideias de arrebimba o malho”. Em “post” de 01.09 pp divagava sobre a bondade que seria vivermos numa sociedade cuja existência se processasse numa espécie de paraíso terrestre. Nesta “dominguice”, em sequela desse outro texto, insiste em imaginar alguém que possa fantasiar que alguma vez qualquer sociedade verá todos os seus problemas resolvidos. Claro que, em princípio, tal ideia de Valupi servirá apenas para desenvolver toda a retórica que lhe interessa. Mas, sendo tal recurso legítimo, deveria preocupar-se um bocadinho mais com a coerência de todo o texto que serve aos seus leitores. Devia reparar, por exemplo, que depois de enunciar a ideia de que parte para desenvolver o seu raciocínio não podia implodi-la, antes mesmo de explicar-se. Com efeito, se toma como axioma o envelhecimento e mortalidade fatal do ser humano, enunciando-o à cabeça, não faz qualquer sentido que imagine alguém a manifestar a convicção de que tudo é possível resolver! Portanto, este seu texto apresenta-se despido de qualquer utilidade! A não ser que Valupi entenda que foi o único a reparar na imperfeição e finitude de todos os seres vivos e queira alertá-los para a sua cegueira!
    Há, no entanto, outra possibilidade que é a de Valupi, não obstante a verbalização de tal finitude, ainda não ter bem resolvida a questão, provocando-lhe isso muita angústia. Se assim for, estas ideias teriam o valor atribuído a pensamentos mágicos que costumam apoquentar crianças de 6, 7 anos, podendo levar à situação do dito Sr. estar em “comatosa alucinação”, provocada por entidades encantatórias que o estão a “tiranizar”!
    Hoje apeteceu-me dizer isto. Espero não ter incomodado.

  7. Basta ler com atenção a frase, citada abaixo, da yo para se compreender de forma racional e, provavelmente a mais acertada, do paradoxo que é a existência humana.
    Esta nossa, daqui, já antiga colega comentadora de todos os sim e todos os não de forma radical conjuntamente, “apenas” proclama a defesa intransigente dos que;

    « …só querem que garanta as condições para que possamos ter uma vida “material” confortável. e que evite as mortes na estrada e os acidentes de trabalho e que tenha um sistema de saúde que não nos deixe morrer.»

    Só querem o necessário ao “conforto material” e sobretudo “um sistema de saúde QUE NÃO NOS DEIXE MORRER”. Donde, logo se retira a ideia escondida, subjetiva, de que num sistema de saúde idealizado e gerido pelos amigos ideológicos da yo ninguém pode, ou deve, morrer.
    Ainda perora acerca de que os governantes não podem evitar a morte «por amor , a tristeza , o ciúme ou o ódio ,».
    O que recomendaria ao Diógnes, o cínico, que queria viver como um cão e mandou o Alexandre, o Grande que o queria ajudar, retirar-se da sua frente porque lhe tapava o sol e lhe fazia sombra? E àquele que, tendo tudo o que aqui é requerido pela yo e muito mais, se suicida de tédio?
    Para a ignorância ou patologia ideológica tudo é possível por imaginação simplória ou porque acreditam em fadas ou alquimias mágicas.

  8. sem morte não existia vida. os seres vivos alimentam-se do que morre. nada se perde , tudo se transforma. -:)
    até uma criança percebe uma coisa tão simples e perfeita.
    renovação não haveria sem morte. . e os nascimentos teriam de ser limitados ao mínimo , que o planeta não estica.
    temos pena , caros medricas , mas a morte é necessária.

  9. o José percebeu-me mal : um sistema de saúde que não deixe morrer pessoas por falta de assistência . consultas a tempo e horas , cirurgias a tempo e horas , camas nos hospitais …não é admissível que morra gente nos corredores dos hospitais ou à espera de uma cirurgia.
    ponham adse para todos , resolviam muitos problemas do sns.
    de resto , os cientistas que esperam alcançar a imortalidade na terra arrepiam-me , creep.

  10. e o suicídio por tédio é o único que entendo .
    ao Diògenes mandava-lhe ler Eclesiastes 1 para ele saber como o entendo também -:)

    vaidade , tudo é vaidade

  11. saúde +
    consultas a tempo e horas , cirurgias a tempo e horas , camas nos hospitais, mais médicos, mais enfermeiros, mais ordenado, mais férias, mais ambulâncias, mais e melhores equipamentos… e menos doentes

    ensino +
    mais aulas e mais escolas (preferencialmente nas zonas de residência dos professores), mais eqipamento escolar, mais professores, mais ordenado, melhores reformas, mais tempo de descanço, melhores instalações… e menos alunos

    justiça +
    mais meios e pessoal, mais ordenados, mais subsídios, mais rendas de casa, mais leis… e menos processos

    polícia +
    idem justiça

    forças armadas +
    mais armas, mais pessoal, mais ordenados, mais subsídios, mais cama, mesa e roupa lavada, mais horas extraordinárias… e menos missões de risco

    população +
    mais sérgio godinho, pão, paz e habitação preferencialmente na almirante reis e baixa/chiado e menos impostos.

    não há orçamento que resista, quem é que paga isto sem agravamento de impostos ou aumento de juros e dívida do estado?

  12. despesa e – impostos

    saúde – adoptem um sistema similar ao francês ou alemão – aproveitam todos os recursos existentes no país da medicina privada. não há mais impostos , não precisam de mais trabalhadores , não precisam de construir mais edifícios ou equipamentos .

    ensino . desçam a escolaridade obrigatória para o 9 ª ano , chega e sobra , sobretudo agora com a ia. de
    caminho criem as disciplinas “como cuidar da sua saúde” e ” mediação de conflitos” e ” 1ªs socorros”

    população . deixem de subsidiar guerras que não são nossas : desçam os políticos para o nível que merecem suas reformas e salários ; consigam que o leque salarial em portugal seja o mesmo da noruega para que ninguém tenha de querer ser doutor quando tem talento para pescador.

  13. logo vi que a solução para o financiamento da saúde, ensino, segurança, habitação e bem estar geral da população era baixar o salário e reformas dos políticos, acabar com a saúde, reduzir o ensino público, não pagar a conta da nato e os portugueses dedicarem-se à pesca.

  14. e então ? o que é que sugeres? que continuem a aumentar os impostos ? que continuem a aumentar os impostos para continuar na senda dos péssimos serviços públicos? as pessoas e governos têm de reconhecer quais são as suas capacidades e programar desde aí. ou seja , portugueses não prestam na organização dos serviços , todos querem mandar , 10 chefes para 5 funcionários , horários reduzidos e montes de papelada para exibir os canudos.
    e já agora , para quê mais que o 9ª ano? nove anos de escolaridade exigente , com exames , e o resultado na escolaridade dos indivíduos será bem melhor que 12 anos a ver passar navios. e sabes o que vai acontecer aos “doutores” de medíocre ou mediana inteligência com a IA , não sabes? o trabalho manual continuará na berra, habilidades digitais , digitais de dedo , continuarão a ser requeridas , já as de “cabeça” , só mesmo continuará para cabeças excepcionis. tudo volta aos eixos.

  15. “logo vi que a solução para o financiamento da saúde, ensino, segurança, habitação e bem estar geral” + “acabar com a saúde, reduzir o ensino público”

    bem, então o governo está a fazer um excelente trabalho. é continuar

  16. habitação como direito humano? mas que jornal putinista é esse com tanto saudosismo da ex-urss?!

  17. sim.
    + conhecimento + saúde + produtividade + riqueza = + recursos para políticas sociais parecidas com as dos pescadores escandinavos.

    o contrário dos liberaluxos que querem o trespasse do sistema público para privado, para continuarem a merda que temos visto nos correios, operadoras telecomunicações, saúde privada, ensino particular, energia e restantes membros do cartel dos preços concertados.

  18. “bem, então o governo está a fazer um excelente trabalho. é continuar”

    deve ser por isso que a frente unida marcelo+pcp+be+psd+chega +il ficou fula com o mais habitação e anda para aí a prometer manifestações e quedas de governo.

    uma demissão do governo neste momento vinha mesmo a calhar ao costa, levavam com ricohete do mesmo para mais 20 anos.

  19. ” daqui a pouco vão querer impostos pelos lucros ”

    isso foi uma ideia do sócrates desenvolvida pelo costa.

  20. “= + recursos para políticas sociais parecidas com as dos pescadores escandinavos.”

    onde, onde? são menos recursos, ano após ano. quando episodicamente à um minúsculo acréscimo é já numa fase “terminal”

    “o contrário dos liberaluxos”

    o contrário? então porque é que só avança nessa direção, olha o ensino? falta de dinheiro não pode ser, mesmo não estando em guerra estamos a estourá-lo em armas…

  21. “deve ser por isso que a frente unida”

    deve ser por isso que o galamba é um bronco

    “ficou fula com o mais habitação”
    ah, pronto, está resolvido o +problema então. espero que a frente unida da malta que vive mesmo em portugal e não num gabinete +ministerial também tenha a mesma sensação e pare de reivindicar e contestar o +governo . vai correr +bem.

  22. “antes ninguém pagava impostos”

    verdade, verdadinha! mas, tal como na tua ultima asneira, o ponto aqui volta a ser “quanto”

    “é por isso que reclamam os que se convenceram que são ricos”

    estranho é não ouvirmos reclamar os mesmo mesmo ricos, né?
    negócio impõe!

  23. seja quem for que está a discutir com esquedaps que não quer ver os erros do governo , aviso já que é perda de tempo. o defensor do rebanho nem percebe que com 9 anos de governação socialista ser necessário um programa chamado mais habitação é sinal de falhanço a toda a linha. e as casas dos bancos vão continuar sem pagar imi?

  24. ” sugiro pagar aos professores ”
    pagar o quê, as greves? as férias ou uma escola à porta da casa de cada professor?

    ” o contrário? então porque é que só avança nessa direção, olha o ensino? ”
    tás mal? muda-te para o privado como fazem os médicos

    ” falta de dinheiro não pode ser, mesmo não estando em guerra estamos a estourá-lo em armas…”
    tenho muito orgulho no dinheiro gasto pelo estado português em apoio à ucrânia, país soberano, que foi invadido, destruído e o povo massacrado pela rússia. acho vergonhosa a alusão que fazes a “estourá-lo em armas”, pede ao putin o reembolso por serviços prestados de solidariedade.

  25. rico que é rico não reclama nem fala alto, tem empregados para fazer isso através de orgãos de comunicação social que possui ou dos amigos.

    por falar nisto, quem é que financia o avante e a folha nacional? pago uma bjeka e uma sandes de lagosta no ramiro a quem acertar primeiro.

  26. vê lá se percebes , reed my lips : quem não tem dinheiro não tem vícios.
    se não há dinheiro para a população autóctone também não pode haver para ucranianos.
    se não têm dinheiro para pagar aos profs e cumprir com as exigências deles é reduzir o número de profs , o numero que era necessário antes do sócrates . o estado criar empregos à martelada para mascarar taxas de desemprego (manter as criaturas o mais possível na escola , nas estatísticas estudantes em lugar de desempregados , meter mais uns licenciados de caraca na f. pública ) e fomentar negócios das universidades privadas , dá nisto , em trapalhadas anos depois.

  27. “tás mal? muda-te para o privado como fazem os médicos”

    hahahhahaha eina, já não ouvia uma frase tão tão de esquerda desde que um maluco por aqui afirmava que a NATO era uma organização defensiva, pá!
    mas… e se os médicos o fazem, o que é que isso diz da tua defesa do SNS?

    “tenho muito orgulho no dinheiro gasto pelo estado português em apoio à ucrânia, país soberano, que foi invadido, destruído e o povo massacrado pela rússia”~

    e quando é que tens orgulho em enviar tanques e misseis pra palestina, hipocritazeco? agora não te dá jeito? se calhar fazem-te falta os milhões pro pacote da habitação, queres ver?
    e os refugiados no mediterrâneo? desmarca…
    ai ai, se isto é o que se autointitula de socialista por estes dias, então bem podem queixar-se da subida da extrema-direita

    “acho vergonhosa a alusão que fazes a “estourá-lo em armas”, pede ao putin o reembolso por serviços prestados de solidariedade.”

    vergonhosa é a tua dupla moral e essas insinuações infantis que o desespero por teres sido apanhado fazem saltar cá pra fora. mas como recebes prebendas há decadas do biden, do trump, do obama e do bush julgas os outros pela tua medida. temos pena!

  28. “rico que é rico não reclama nem fala alto, tem empregados para fazer isso através de orgãos de comunicação social que possui ou dos amigos.”

    pareces conhecer bem o esquema. mas deves ser amigo porque para rico não tens estaleca.

    “quem é que financia o avante e a folha nacional”

    essa é fácil, é o Soros!!!

  29. ” vê lá se percebes , reed my lips : quem não tem dinheiro não tem vícios.”
    got it, quem não tem dinheiro não pinta os lábios

    ” se não há dinheiro para a população autóctone também não pode haver para ucranianos. ”
    nunca haverá dinheiro para pagar a insatisfeitos crónicos, acham que merecem sempre mais do que aquilo que acabaram de pedir. andamos na falta de meios e salários há 48 anos e os sindicatos dos professores nunca concordaram com nada.

    “se não têm dinheiro para pagar aos profs e cumprir com as exigências deles é reduzir o número de profs , o numero que era necessário antes do sócrates . ”
    há dinheiro para pagar aos professores e a exigências deles são absurdas, meter mais pessoal, pagar mais e reformar mais cedo. socrates meteu no quadro os que não eram efectivos. todos os anos o número de professores necessários varia em função do número de alunos que vão entrando e tudo o que é professor quer uma escola à porta de casa e emprego garantido até à reforma.

    “o estado criar empregos à martelada para mascarar taxas de desemprego (manter as criaturas o mais possível na escola , nas estatísticas estudantes em lugar de desempregados , meter mais uns licenciados de caraca na f. pública ) e fomentar negócios das universidades privadas , dá nisto , em trapalhadas anos depois.”
    análise de quem tem horror ao ensino e conclusão chegana de factos não provados e improváveis, baseados em bitaites conspiracionistas e teorias do anda-tudo-a-róbar.

  30. muito frio na resposta e muito quente na origem. realmente era fácil, soros o ganda oligarca do petróil siberiano.

  31. lá veio o argumento “antisemitismo do bem”. como é que qualquer conversa sobre a ucrânia consegue sempre vir aqui parar? é esquisito

  32. ” e quando é que tens orgulho em enviar tanques e misseis pra palestina, hipocritazeco? agora não te dá jeito? se calhar fazem-te falta os milhões pro pacote da habitação, queres ver?
    e os refugiados no mediterrâneo? desmarca…
    ai ai, se isto é o que se autointitula de socialista por estes dias, então bem podem queixar-se da subida da extrema-direita ”

    1 – quando não agrada a conversa faz zapping para a palestina, mas já que falas no assumpto, quem fornece armas aos palestinianos são os israelitas e pelos vistos encomendam-as à rússia.
    https://m.folha.uol.com.br/mundo/2008/09/441822-israel-envia-armas-para-forcas-palestinas-na-cisjordania.shtml

    2 – refugiados do mediterrâneo são enviados para a europa pelos russos, fazia parte do trabalho wagner em áfrica, encher a europa de refugiados para destabilizar e dar força a ideais racistas.

    3 – a extrema-direita nasceu pela mão do passos coelho, ventura foi militante e candidato do psd, arrebanhou militantes e votos na extrema-direita já existente no psd e cds, uns resíduos no pcp e be e já não passa daí. caso o psd não ganhe juízo, o eleitorado que lhe resta passa a votar ps.

    o resto, como é óbvio, é tão estúpido que responde por si e ti

  33. “quando não agrada a conversa faz zapping para a palestina”

    de facto, o que é que a palestina tem a ver com “país soberano, que foi invadido, destruído e o povo massacrado”? estou sempre a mudar de assunto, carago. mas e esses misseis saem ou quê? pois

    “quem fornece armas aos palestinianos são os israelitas”

    genial! espectacular! essa vai acabar com o conflito e entregar-te o nobel da paz. ah, e quando descobrires quem financiou a criação do Hamas, volta pra continuarmos a conversa.

    “refugiados do mediterrâneo são enviados para a europa pelos russos, fazia parte do trabalho wagner em áfrica, encher a europa de refugiados para destabilizar e dar força a ideais racistas.”

    uau! só uau.

    “o eleitorado que lhe resta passa a votar ps”

    olha, assim fica claro qual o eleitorado para que queres que o ps governe. se calhar é onde instintivamente te encaixas, faria sentido. afinal estas voltas todas pra acabares a confirmar que és ainda menos de esquerda do que previamente indicado? foram os refugiados que te tornaram mais conservador?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *