Como será o pós-nunismo?

Parece uma pergunta absolutamente temporã, dado que o homem mal aqueceu o lugar como secretário-geral do partido e ainda não se cumpriu como primeiro-ministro. Mas a Internet (inventada pelo Al Gore, nunca esquecer) é o ecossistema ideal para este tipo de questionamento que é um hino à irrelevância.

Fernando Medina será um candidato certo, Duarte Cordeiro idem, José Luís Carneiro foi uma excelente surpresa na campanha eleitoral interna, e também Pedro Delgado Alves daria um promissor candidato, eis os nomes que me ocorrem sem gastar uma caloria na análise da paisagem dos recursos humanos disponíveis. Lamentavelmente, não posso pôr nesta lista o Paulo Pedroso.

Ora, esse grupo acima elencado é mais do mesmo, o clube da rapaziada. Para o meu palato, gostava de ver o PS numa qualquer solução hierárquica onde Mariana Vieira da Silva, Alexandra Leitão e Isabel Moreira fossem o núcleo directivo das propostas eleitorais e de um eventual Governo. Marta Temido poderia juntar-se ao trio pelas mesmíssimas razões.

Por serem mulheres? Sim, claro, mas não só nem principalmente. É que também são personalidades políticas brilhantes (exibem alta competência profissional), transmitem confiança ética (possuem, até ao presente, inquestionável integridade) e mostram valentia na defesa do ideal democrático (inspiram os cidadãos a imitarem o seu exemplo).

Há uma outra razão: é que tal situação seria perfeitamente normal. Anormal é continuar sem acontecer.

9 thoughts on “Como será o pós-nunismo?”

  1. O pós Nunismo como pergunta será sem duvida
    Fernando Medina competente e com carácter que para mim teria sido o ideal para o PS e para Portugal .

  2. transmitem confiança ética ? o que isso quer dizer ? à luz de que ética ? de certeza que não é aquela ética dos antigos, dos gregos que para eles ética era só obedecer à conduta da razão. Hoje ninguém o faz. ninguém tem coragem pá !

  3. ps: salvo isabel moreira. acho que também daria uma excelente líder. as outras deixa as em paz

  4. só se for a mariana . e estava agora a pensar nisso : mulheres de secretária geral nem uma. e o país precisa de uma arrumação de primavera à maneira.

    a isabel moreira ? que horror , espero que a inclusão desse nome seja uma questão de delicadeza por a senhora escrever neste blog

  5. Sonhar faz sempre bem. Ainda assim, olhando para o que aí vai, talvez seja de incluir também José Castelo Branco. Está na tendência.

    Lembram-se do Partido Trabalhista israelita? Parece que tem quatro deputados.

    O PS francês? São 31 numa assembleia nacional de quase 600.

    O grande SPD? Bom, dão-lhe 15% dos votos.

    Nos Países Baixos? 25. Mais um que os liberais, menos 12 que o partido de Wilders.

    Na Polónia? Meia dúzia de gatos.

    Sim, o Zé para PM e a Betty para o lugar que foi do Santos Silva.

  6. Açexandra Leitão, ao tempo de secretária de estado da educação, tinha os filhotes no privado ! Melhor que isso para certificar a integridade na defesa da escola pública, não conheço.

  7. ” ÀS 20:08
    Açexandra Leitão, ao tempo de secretária de estado da educação, tinha os filhotes no privado !”
    Comportamento tipico de socialistas. Já agora, o privado, será o Colégio Modesto ?
    Uma aula típica sobre democracia e ditadura, disse Marcelo, já agora podia e devia ter colocado o nome do filho, em lugar do estudante, filho esse que causou um rombo de 4 milhões de euros ao herario publico, e 45 milhões à Santa Casa, com a raspadinha no Brasil…
    No tempo da ditadura, na realidade, iria prá prisão, ou faria como o Champalimô, que fugiu para o México. Em democracia, está-se bem, liberdade pra roubar, e liberdade para acusar, o resultado final é, liberdade para estar tudo imperfeitamente bem e não suceder nada. Ou porque isto, ou porque aquilo, ou porque sim, ou porque não.

  8. “Açexandra Leitão, ao tempo de secretária de estado da educação, tinha os filhotes no privado !”
    Comportamento tipico de socialistas. Já agora, o privado, será o Colégio Modesto ?”

    ora, nem mais. se é privado, é exclusivo da direita e xuxas estão proibidos de entrar. a mesma regra deveria ser seguida no serviço nacional se saúde onde as famílias dos fachos têm atendimento preferêncial e prioridade sobre a esquerda, empurrando esta para o privado.

    “No tempo da ditadura, na realidade, iria prá prisão,” – na ditadura só era preso quem roubasse uma galinha

    “ou faria como o Champalimô, que fugiu para o México.” – depois fugiu para o brasil, era muito corajoso, passou à prática do turismo.

    “Em democracia, está-se bem, liberdade pra roubar, e liberdade para acusar, o resultado final é, liberdade para estar tudo imperfeitamente bem e não suceder nada.” – depende do acusado, se for de direita está autorizado a roubar e não acontece nada, se for de esquerda, preferencialmente xuxa, é condenado assim que sai na capa do curral da manha.

    “quando se rouba Ou porque isto, ou porque aquilo, ou porque sim, ou porque não.” – aqui concordo totalmente contigo, mas acrescentaria “dá uma oportunidade ao talvez”, com diria o joão dos limões se fosse vivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *