6 thoughts on “Começa a semana com isto”

  1. não importa saber quem nasceu primeiro. o que importa, para viver, é ter a certeza de que sem a realidade empírica não se chega à realidade platónica. e nós andamos cá, com um corpo, para termos prazer no viver – não para o negarmos e o rejeitarmos. se o corpo é a casa do espírito, e da alma, é porque eles – espírito e alma – a consideram imprescindível. bem visto, a matemática é um convite do espírito e da alma a darem corpo ao seu manifesto.

  2. pois, yo, mas o corpo é um só e é preciso celebrá-lo, aceitá-lo com a cara bonita que tem que é também do que é composto.

  3. “Is mathematics invented or discovered?”

    Eu diria… ou dizeria, como disse, ou dizerisse, o professor Teodoro, que é preciso um burro antropocêntrico arrogante e ignorante da quinta casa, ou um ignorante antropocêntrico arrogante e burro da quinta casa para fazer uma pergunta dessas. E acrescentaria que seria (aliás foi) necessária uma benevolência de santo ou uma paciência de corno para perder um minuto que fosse a responder (no caso em apreço, entre perguntas e respostas, foram 13:49 minutos).

    Foram necessários aturados estudos matemáticos, físico-matemáticos, astrofísicos e sei lá que mais para enviar o Sputnik 1 para a órbita da Terra, seguido pela Laika e pelo Gagarine. Foram necessários estudos e cálculos das mesmas disciplinas, mas ainda mais precisos, completos e sofisticados, para enviar o primeiro homem à Lua. Foram necessários estudos e cálculos das mesmíssimas disciplinas, mas muitíssimo mais precisos, completos e sofisticados, para enviar sondas a Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e, mais difícil ainda, Plutão. Foram necessários estudos e cálculos das mesmas disciplinas, mas incomensuravelmente mais precisos, completos e sofisticados, para colocar sondas em asteróides, cometas e até ultrapassar os limites do Sistema Solar. E sendo tudo isso sabido e conhecido há muito pelo vulgo (como nós), ainda há espaço para um caramelo com um ar inteligente para caraças admitir como possível que tudo tenha sido feito com regras e leis (neste caso matemáticas) INVENTADAS pelo Homo sapiens sapiens, esse interessantíssimo mas ainda assim limitadíssimo bípede que, à escala cósmica, não passa de um primata pelado hiperactivo?

    Será possível, quase chegados ao fim do primeiro quarto do século XXI, que haja ainda quem admita a hipótese de a equação E = mc² ter sido INVENTADA por Einstein e não, como na realidade foi, por ele descoberta e formalizada para representar uma realidade preexistente? Será possível que haja ainda quem admita como possível que as leis da gravidade, figuras geométricas como parábolas, relações entre velocidade, massa, vento e resistência do ar, mais ou menos rarefeito conforme a altitude e obviamente diferente para uma águia que caça a cinco mil metros de altitude ou um falcão-peregrino que caça na planície alentejana, será ainda possível, repito, que haja ainda quem admita que todas essas leis, traduzíveis em fórmulas matemáticas ou físico-matemáticas e usadas no dia-a-dia por todos os seres vivos do planeta, que da matemática teorizada pelo Sapiens sabem nada, foram por ele, Sapiens, INVENTADAS? A resposta é SIM. É indicutivelmente possível, como fica provado pelas perguntas parvas e ociosas formuladas neste vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *