«Nunca um Governo desceu tão baixo»
Sua Excelência o ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva
Cavaco Silva talvez seja quem, a seguir a Sócrates, melhor conhece o socratismo. Esse conhecimento advém de ter exercido funções presidenciais logo desde 2006, tendo acompanhado os dois Governos de Sócrates a partir de uma posição privilegiada, única, onde lhe chegava qualquer informação que desejasse obter. Não só o Governo, como os partidos da oposição, como ainda os órgãos policiais e da Justiça, todas as principais entidades com responsabilidades de autoridade no regime entregaram em Belém relatórios, dados, factos. Nos 1938 dias de convivência, nunca Cavaco Silva encontrou uma só razão para demitir algum desses dois Governos ou dissolver a Assembleia. O regular funcionamento das instituições ficou assim atestado pelo Presidente da República então em exercício, alguém insuspeito de cumplicidade ou favores ao PS, muito menos a José Sócrates.
Consequências? Inevitavelmente, respeitando a honra e prestígio da sua palavra, segue-se que Sua Excelência o ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva foi ao 3º Encontro Nacional de Autarcas Social-Democratas com o evidente propósito de ilibar o ex-primeiro-ministro Sócrates das acusações de qualquer acto corrupto. Não viu, afiança, e nem sequer faz sentido suspeitar disso, garante. Quais atentados ao Estado de direito, qual quê. Tudo tanga, tudo judicialização da política. Caso contrário, ele teria agido no momento através dos seus poderes constitucionais, por um lado, e jamais apareceria agora a considerar que o actual Governo de Costa é aquele que desceu mais baixo na história da democracia portuguesa, pelo outro. Ora, este mesmo Governo de Costa apresenta excelentes resultados na economia e vem de inventar soluções de apoio aos pobres, aos trabalhadores e aos empresários apanhados numa pandemia e numa guerra de invasão pela Rússia na Europa, com consequências sistémicas avassaladoras no custo da energia, matérias-primas e alimentação. Para além disso, não existem suspeitas de corrupção que atinjam os seus membros. Se, mesmo assim, é o pior Governo dos piores, a implicação lógica é a de que os Executivos de Sócrates ganham na comparação. É a lição do Professor Silva de Boliqueime, uma inteligência superior que nunca se engana e raramente tem dúvidas.
Não satisfeito, quis ainda deixar um rasgado elogio a José Sócrates, ao lembrar que este em 2011 teve um “rebate de consciência em resultado de uma reflexão sobre a situação do País”. Ou seja, o ex-primeiro-ministro socialista agiu com um sentido de Estado exemplar, ressalta no subtexto. Foi um admirável patriota, deixando insigne legado moral que mereceu, finalmente, o justo elogio de quem sempre colocou o Imperativo Categórico kantiano como farol, mapa e Estrela do Norte da sua acção: Sua Excelência o ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.
Agora, à luz deste superlativo discurso, compreende-se melhor algo que deixou a direita perplexa nos idos de Fevereiro de 2013. Refiro-me à condecoração de Pinto Monteiro com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo por Cavaco Silva. Essa direita vinha já com vários anos de campanha negra contra o ex-procurador-geral da República, acusando-o de feitos fabulosos onde teria usado a Justiça para impedir que se investigassem os crimes de Sócrates. Como é que ele teria feito tal sem ninguém o conseguir provar, sequer indiciar? Isso a direita nunca explicou nem perdeu tempo a tentar. Bastava que se alimentasse o embuste para a pulhice já valer a pena. Perante esse torpe ataque, decidido a limpar a imagem do alvo de todas as infames difamações, a condecoração de Pinto Monteiro foi uma estalada cheia de classe nas trombas dos broncos e dos profissionais da calúnia — dada por quem sabia, e sabe bem, que é preciso nascer duas vezes (pelo menos, mas à confiança vá de nascer seis ou sete) para se ser mais honesto do que a sua excelsa pessoa.
Cavacadas cheias de ódio e maldizer ,o engulho de ter de dar posse a A.Costa nunca o deixou dormir descansado e tem pesadelos desde essa altura abriu a boca e bolsou o fel que lhe ia na alma esfingica e pouco nobre enquanto PR
não conseguiu enfrentar olhos nos olhos A.Costa
e agora passados anos e a habitar um palácio pertença dos contribuintes para não pagar renda
julga que os portugueses se esquecem das suas palavras o BES tem uma almofada e está bem enganando muitos acionistas ,calado Cavaco é um poeta , como economista de pouco valeu aos acionistas do BES .
!ai! que riso, tudo invertidinho para a cobra lamber do próprio veneno
Mais uma repugnante farsa de letras para tentar impingir um soundbite que de verdade tem tanto como insistir por repetição, de todas as formas possiveis, e a pretexto de tudo, que a terra é plana , tudo o que Cavaco fez com Sócrates foi deixá-lo estatelar-se, sem se preocupar com o facto de, simultaneamente, era também o País que se estava a estatelar ou se estatelava. De resto, esta última intervenção, não é mais do que uma tentativa de obrigar costa, a demitir-se, para depois não vir nas seguintes eleições, com o argumento de que não pôde porque foi demitido, prato que o cada vez mais burro votante português, come com o prazer de penalizar o criado que lhe disse, não coma esse prato que não está bom, escolha outro, enfim, parafenomenos da democracia e do votante portuga. De resto já faltava na ementa do tasco o prato Sócrates, estava assim a modos que prescrito .
era o que faltava, virem os azeiteiros todos exigir a demissão do Costa como se Costa devesse alguma coisa a alguém com a sua rica maioria absoluta como reconhecimento dos portugueses à sua bravura e valentia, perseverança e resiliência. invejosos, aleivosos.
e Sócrates é um prato que, muito bem cozinhado, vai bem com todos. delícia saudável.
Ya M estás ao nível daquela burrinha do PSD
“o estupido do povo, não sabe votar, que horror”
O RAP é que explicou bem.
Pela lá Mzinho
https://sic.pt/programas/istoegozarcomquemtrabalha/oica-o-que-falhou-foi-o-povo-portuges/
larga o vinho
vê lá , pode ser que isto te ajude. tem lá mais receitas , esta parece fácil , não mete pó de morcego nem olhos de rã e cenas dessas.
Esquecer pessoa amada
Escreva em um pedaço de papel branco, em forma de cruz, o nome da pessoa amada. Dobre e prenda o papel na porta da sala de sua casa. Deixe lá durante três dias. No quarto dia, retire e reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Carregue o papel com você durante uma semana. Em seguida, jogue no lixo longe de casa.
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/30-simpatias-para-esquecer-amores-do-passado,cbfdffa5f345ac38af9d3f77814b6cc3zzvzi4c0.html
cale-se imediatamente, velhaca yo, quem se ama é para exaltar, venerar, mimar, destacar, defender, atarantar de meiguice e de desejo – isso de jogar no lixo longe de casa é o que se deve fazer com gentalha. já se lavou hoje, desculpe a pergunta, é que cheira muito, fede mesmo, a lixo. !ai! que riso
Belo exercício de lógica formal! Não me importava de ter sido eu a escrevê-lo, caso tivesse engenho para tal. Isto, desde que as circunstâncias em que fosse produzido validassem qualquer resultado político substantivo.
Ora, não parece que seja o caso, pois o cadáver político visado já não merece uma linha de reflexão que seja!
Aliás, o texto de Valupi, parece-me, contém uma outra linha de pensamento bem mais importante de analisar, traduzida que está na afirmação de que o governo “… vem de inventar soluções de apoio aos pobres, aos trabalhadores e aos empresários apanhados numa pandemia e numa guerra de invasão pela Rússia na Europa, com consequências sistémicas avassaladoras no custo da energia, matérias-primas e alimentação.”.
Sobre esta asserção, em primeiro lugar, convém corrigir, ou aclarar, que a Rússia invadiu a Ucrânia, apenas, não a Europa, de que aliás faz parte.
Em segundo lugar, julgo que posso registar que a posição do Valupi evoluiu, no sentido de que terá percebido que a questão da invasão e da guerra não se resolve com grandes proclamações.
Baseio esta minha conclusão, no facto de que a importância maior da frase está na sua parte final, quando se refere às “… consequências sistémicas avassaladoras no custo da energia, matérias-primas e alimentação.”.
Se assim for, seja bem vindo ao lugar daqueles que lutam pela paz, com a certeza que que é possível chegar a um movimento que pare a guerra e evite catástrofe maior.
Assim, em vez de dar “tempo de antena” a Cavaco, vá a fundo e procure lançar a discussão sobre as razões do avassalador custo da energia, das matérias primas e da alimentação! Pergunte-se que lógica há no facto do governo de Portugal se disponibilizar para treinar pilotos ucranianos em F16, ao mesmo tempo que diz que não dispensa os seus aviões. Em total seguidismo com aqueles que mandam e a quem prestamos vassalagem, nos mesmos exactos termos! Para quê treinar pilotos que não vão ter à sua disposição os aviões para que treinam?! É bem verdade que esta mesma conversa se arrasta desde o início da guerra, com outras armas, sempre as decisivas… Mas, quem morre são sempre os mesmos: ucranianos e russos! Até onde isto vai, sem que estejamos, nós próprios, com as botas no terreno?! Qual é o interesse dos povos, daqueles que pagam, verdadeiramente, a energia, a as matérias primas e a alimentação, na guerra?!
Que mais é preciso, para abrirmos os olhos?!
questões muito pertinentes , que deveriam ser postas ao grupo de ogres a quem também vamos pagar duas refeições ,uma à conta do pm e outra à conta do pr , o famoso Clube de Bilderberg que manda nisto tudo.
https://expresso.pt/sociedade/2023-05-12-Bilderberg-grupo-dos-verdadeiros-influencers-reune-se-em-Lisboa-num-hotel-de-luxo-sob-fortes-medidas-de-seguranca-ac5a935f
https://www.publico.pt/2023/05/18/politica/noticia/bilderberg-costa-oferece-almoco-poderosos-marcelo-convidaos-jantar-2050137
JA permita-me que lhe chame cromo além de putinista: anda a costurar para chegar sempre ao mesmo: é a ucrânia, ao defender-se e aceitar que a defendam, que está a fazer aumentar o custo de vida na europa e não a invasão de Putin – essa é apenas um detalhe que tem de ser contornado para o bem de nós todos. ganhe vergonha nessas ventas pois só quer, a todo o custo, essa alienação vital e moral a que chama paz.
olinda,
dizem que a ignorância é atrevida, mas a sua já está num nível absolutamente pornográfico. eu sei que quer muito esquecer os 8 anos de guerra que este governo ucraniano fez contra a própria população no donbas mas não tente fazer com que os outros a esqueçam também pois não conseguirá.
a sua hipocrisia está começa a sair pelas costuras, por isso veja lá se não rebenta. ainda vai deixar tudo sujo.
então não.
https://estatuadesal.com/2023/05/23/vladimir-pliassov-ate-os-nazis-tiveram-direito-a-ser-ouvidos/
aqui ninguém cala a olinda, por exemplo
Um artigo da excelentíssima senhora Teresa de sousa, já online no Público – uma jornalista com vergonha na cara.
(Sobre este parágrafo, eu avisei. Até enviei mensagens)
“Querem apenas derrubar o Governo (não se percebe bem para quê) e, como não têm outro meio, dedicam todas as suas forças a este espectáculo que, feitas bem as contas, se resume, provavelmente, ao estilo político de uma certa ala ideológica do PS (minoritária) que vive de paredes meias com o Bloco e às quais o primeiro-ministro entregou demasiadas responsabilidades.”
……….
“A CPI não podia ter chegado em melhor altura. Funciona como a tábua de salvação para a oposição, em geral – mas, sobretudo, para o PSD –, porque permite ignorar notícias “chatas” sobre o crescimento da economia, sobre a redução do défice e da dívida, sobre a imagem do país nas famigeradas agências de rating ou junto dos seus pares em Bruxelas e sobre, como se soube hoje, o regresso do excedente externo.”
https://www.publico.pt/2023/05/23/newsletter/mundo-hoje
Um texto giríssimo para Mentecaptos..
Cavaco Silva – Uma assombração (2)
Por Carlos Esperança – maio 22, 2023
Portugal é um país sui generis. Só há três coisas que dividem os autóctones, a Ucrânia, o Benfica e o Acordo Ortográfico.
Os partidos, com a única exceção do PCP, que atingiu a maioridade na ditadura, têm no seu seio os germes da destruição, divididos por sólidos rancores e profundos interesses que conflituam. Parecem sacos de gatos à solta.
É neste húmus que germina o ódio de Aníbal Cavaco Silva, o salazarista bilioso que foi notário de Passos Coelho e engoliu o fel que lhe despertava Paulo Portas durante um mandato que prorrogou pelo máximo de tempo que a CRP lhe permitiu.
É esta assombração que consegue unir o PS onde os neoliberais apoiavam Marcelo para tomarem o partido. Cavaco, à semelhança do que fizera há 7 anos, veio de novo unir os desavindos do PS no asco comum que desperta.
Cavaco Silva, um salazarista conflituoso com a ética, a verdade e a ortografia, acusou o PM de todos os defeitos que ele próprio tem. Nunca um primeiro-ministro teve negócios tão escuros sem ter sido incomodado pelo Ministério Público.
Cavaco, o almocreve do salazarismo serôdio convidou o PM a apresentar a demissão, à semelhança do que tinha feito Sócrates em 2007, esquecido de que este o fizera depois de perder as eleições legislativas, enquanto Costa dispões de uma maioria absoluta com que surpreendeu Marcelo, que dissolveu a AR antes do tempo.
A linguagem comicieira que conduziu o vetusto salazarista a ocupar os noticiários que a modorra tinha entretidos com o roubo de um computador levou M. – O PR a enviar para o Expresso, disfarçado de fonte de Belém, uma leitura diferente. Cavaco e Marcelo têm a mesma leitura, e Marcelo tem medo de perder outra vez as eleições e não pode deixar a Cavaco a liderança da oposição de direita.
O Professor Aníbal foi um balão insuflado que rapidamente se esvazia.
o texto está giro mas:
1) como é que o sócrates se demitiu depois de perder eleições legislativas?
2) a maioria absolta não surpreendeu marcelo, nem sequer foi mal recebida por este, visto o fundamental ter sido afastar o pcp e o bloco de qualquer interferência ou capacidade de influência na governação
e se dúvidas tiverem é ver a reportagem de hoje na tvi acerca da investigação aos acordos ps/psd para camara de lisboa nos tempos em que medina la mandava
V.Lupus & Associados xuxas, empresa queijeira expecialista em queijaria de leite de borrego . Slogan : “vendemos o que deliciosamente consumimos”!
Ps(dase!): Produto orgulhosamente e deliciosamente consumido nos rituais de iniciação maçonicos tugas.
Basilio El Xuxalhote
…
@dissonante cognitivo
Vocês, putinistas, gostam de insistir nas lendas das matrioscas, mas estas não se tornam verdadeiras por isso.
Ninguém esqueceu os 8 anos de conflito no leste da Ucrânia, mas este foi desencadeado e, principalmente, mantido graças à interferência e ao apoio da Rússia.
Foi a Rússia que invadiu a Crimeia, aproveitando o facto de ter militares estacionados em Sevastopol, base da frota russa do Mar Negro e zona de estatuto especial tal como acordado e cumprido pela Ucrânia até àquela data.
Na sequência, foi também a Rússia que propiciou e armou o conflito no Donbass, impulsionado por Strelkov et al. Strelkov, um dos responsáveis pelo abate do voo civil MH17 que vitimou quase 300 inocentes de uma só rajada.
Sobre o Donbass e Strelkov:
https://www.kp.ru/daily/26225/3108701/
(Esta ligação do Komsomolskaya Pravda é especialmente apetitosa para os criptocomunistas e queixosos da censura europeia aos meios russos; estas páginas, bem como TASS, Ria Novosti, Kremlin oficial, continua tudo aí para quem quiser ver)
https://www.themoscowtimes.com/2014/11/21/russias-igor-strelkov-i-am-responsible-for-war-in-eastern-ukraine-a41598
https://medium.com/dfrlab/igor-strelkov-girkins-revealing-interview-acf44b22b48
https://khpg.org/en/1608809608
Como consta no artigo do Moscow Times, citando Strelkov, “if our unit hadn’t crossed the border, everything would have fizzled out — like in [the Ukrainian city of] Kharkiv, like in Odessa”. Pois, porque Odessa ou Kharkiv, bem como toda a parte do Donbass não tomada pela suposta insurreição (Sloviansk, Kramatorsk, Bakhmut, Mariupol, etc.), seguiram a sua vida pacífica e ucraniana, com russófonos, ucranianófonos e os que falam o espanholês lá da zona.
Foram as armas, a artilharia pesada e mesmo tanques russos, com lideranças e voluntários russos, juntamente com alguns naturais do Donbass, vários deles bandidos comuns e outros recrutados à força, que alimentaram o conflito e criaram um “faroeste” no leste da Ucrânia. Inclusive, foram esses grupos que violaram flagrantemente os acordos de Minsk (ataques a Debaltseve em setembro de 2014 e ao aeroporto de Donetsk em fevereiro de 2015).
Nos tais 8 anos de conflito, em que oficialmente morreram mais de 14 mil pessoas, entre civis e combatentes dos dois lados, e que os papagaios do putinismo referem como “massacre e genocídio pelo governo ucraniano”, onde estão as localidades arrasadas, ou sequer severamente danificadas?
As localidades arrasadas e obliteradas, as dezenas ou centenas de milhares de mortos, os milhões de deslocados, em pouco mais de um ano, estão no que o (ras)Putin ainda hoje referiu como a tal “operação especial militar, que não é guerra, é uma não-guerra para terminar a guerra feita contra o povo russo”…
E, ainda assim, certas pessoas teimam em papaguear, ou implicitamente suportar, a narrativa insana do egomaníaco, criminoso, genocida que malfadadamente está agarrado à cadeira do Kremlin!
Ah! Quanto ao assunto da postagem, mais um capítulo da novela de cordel em que andamos enredados e que muito pouco me interessa, a hermenêutica é muito mais simples.
«Nunca um Governo desceu tão baixo», disse Cavaco.
Já se tivesse dito «nunca um governante desceu tão baixo», isso sim, assentaria como um fatinho da loja Bijan de Beverly Hills ao zombificado ídolo de uns quantos por aqui. Esse não fica ilibado, antes está “muito bem cozinhado”, como (inadvertidamente?) escreveu a Olinda.
Quanto ao resto do discurso de Cavaco, e nem sendo eu cavaquista, foi uma bem apontada salva de Kinzhal ao governo PS, que não tinha os Patriot a jeito e resta-lhe continuar a apagar fogos, como tem sido uso.
“Ninguém esqueceu os 8 anos de conflito no leste da Ucrânia, mas este foi desencadeado e, principalmente, mantido graças à interferência e ao apoio da Rússia.”
sim, dioginho. claro que sim. as teorias da conspiração que ti quiseres, aliás: foram os russos que fizeram um golpe de estado que depôs um presidente leigitimamente eleito, foram os russosque proibiram a lingua russa e foram os russos que legitimaram milicias nazis violentas integrando-as no aparelho de estado. portanto, foi tudo culpa da russia.
para te dar um exemplo da tua dissonancia cognitiva e alienação mediaticamente programada informo-te de que a russia nunca invadiu a crimeia pela simples razão de que os 30000 soldados que ajudaram o novo governo separatista a impor a sua vontade contra o governo central ucraniano JÁ LÁ ESAVAM, na base alugada de sebastopol ou também achas que os estados unidos invadiram os açores durante uns anos? mas por falar em crimeia relembra-me, também foram os russos que cortaram a agua potavel à região que por curiosidade geográfica não tem rios? ou isso foi uma medida de ultra amizade e direitos humanos para com aquele povo por ter tido o desplante de dizer que o golpe de maidan foi um golpe de estado?
ajuda-me, diogo. papagueia aí mais um bocado a voz do teu dono. e depois quando tiveres tempo, dá-me a tua opinião acerca da ocupação da palestina, da siria, de guantanamo, só para eu medir a tua temperatura aqui no hipocrisiómetro.
desde já obrigado!
dissonância cognitiva, sou mesmo altamente porno a sentir e a pensar e a viver. vai daí, a sua religiosa fé em putinices precisa de ser sanada e limpa com vinagre e bloco de sanita no liquidificador aqui pela Olindã, essa mistura de Olinda com satã. !ai! que riso
olinda,
tome os comprimidos antes de comentar. peço-lhe encarecidamente em nome de todos
Olinda, eu já tinha prometido a mim mesmo que não responderia mais sempre que viesse á conversa com grunhidos e risos alarves! Porque a dona, apesar de tudo, tem consciência do que diz, abri esta excepção:
Se, para si, a paz é uma “alienação vital e moral”, que fique aqui bem sublinhado, para que se perceba bem em que fundamentos assentam os seus raciocínios. Assim fica tudo mais claro!
olha, diz que o caso galamba estará no centro do debate hoje no parlamento. que azar para o governo. se ao menos o costa pudesse ter feito alguma coisa acerca desta situação logo no inicio.
investigação CNN (que a penélope já classificou como sendo igual fox news e portanto igual à RT e por isso é pra ser analisada com extremo cuidado ou até mesmo ignorada se souberem o que é bom pra vocês): – houve uma encenação politica entre medina e operacionais do psd nas eleições para a camara de lisboa
valupi (brevemente num post perto de si): foi uma encenação politica necessária para…
JA vá deturpar palavras lá para fora – vá para o cavaco. !ai! que riso
Diga lá, dona Olinda, quais das suas palavras foram deturpadas! Disse, está dito! Aprenda a não ser desbocada…
só se for, e sou, dona dos ganchos, JA. e da minha boca também: vá refilar putinismo – esse putinismo que é uma alienação da vida e da moral mascarada de paz -, ao ar livre, debruçado sobre a ponte mais alta que encontrar e meta suspensórios na vertigem. caia. !ai! que riso
Sejamos sérios, dona Olinda. Escreveu a senhora, referindo-se a mim, “… Pois só quer, a todo o custo, essa alienação vital e moral a que chama paz.”. Escreveu, está escrito e se foi mal entendida só pode queixar-se de si! Agora vem disfarçar a asneira, pretendendo colar a paz, que eu defendo desde o início do conflito, a um pretenso putinismo, numa manifestação clara da sua mentalidade totalitária e fascista, ao estilo de, “quem não é por mim é contra mim”. Paz é paz, dona, em qualquer dicionário que consulte: paz, o contrário de guerra. Outra coisa, são as condições para aí chegar. E, quanto a isso, é público que, mês e meio após o início do conflito, as partes diretas estariam perto da solução. Não fora interesses espúrios, apoiados por pessoas como você, e há muito que a aquela gente teria sossego. Deixe-se de mistificações e histerismo de risos alarves! Tenha juízo!0
sejamos seríssimos pois só quer, a todo o custo, essa alienação vital e moral a que chama paz.
agora pode mesmo ver-me a rir e com o histerismo de quem só reclama a favor da ucrânia e contra os pedantes putinistas como o JA que usam a paz na boca para calar os invadidos e prosseguir com as suas vidinhas: querem é pagar menos pelo pão e pela gasolina e os outros que se amanhem sem casa, sem vida, sem país. nojento, velho badalhoco.
Apodrece de ódio, mulher! Foda-se, que burra!
JA, trago-lhe uma fraldinha de pano para que possa limpar a espuma. isso deve cheirar a azedo. !ai! que riso