Bifes do Lomba

A estreia de Pedro Lomba no Público foi uma homenagem ao Zé Manel. Uma forma de dizer: bobo morto, bobo posto. A utilização das suspeições publicadas pelo Correio da Manhã para ilustrar a teoria da conspiração elaborada chega para exibir a sua indigência intelectual. Porém, o que escreveu tem o mérito de chamar a atenção para a hipocrisia com que se cobre a direita ranhosa. Por detrás dela está uma realidade crua e cruenta: a sempiterna luta pela riqueza. E Lomba tem toda a razão se virmos o seu escrito como um lamento, pois o grupo sociopolítico a que pertence tem perdido poder – logo, tem perdido riqueza ou não a tem aumentado de acordo com a sua ambição.

Para quem escreve o Lomba? Que leitor tipo irá alinhar com o seu queixume para que Sócrates, e o PS, não governe ou que lhe comece a fazer as vontades? Pretende que num futuro Governo PSD ou CDS deixem de existir nomeações para cargos de confiança política ou outros? Irá montar um observatório para limpar a política da porcaria, tal como pedem os fogareiros que a Manela representa? Estará a preparar uma campanha de perseguição à banca, procurando ser ele a decidir quem é que empresta dinheiro a quem e quando e porquê? Acaso já perdeu a noção do ridículo quando fala num golpe no BCP, entidade que a si própria se afundou num guerra intestina que poderia ter perturbado gravemente a sociedade portuguesa caso a derrocada não tivesse sido contida? Será que está convencido de que o homem comum, com quem se cruza na rua, não sabe do que a sua casa gasta? Obviamente, Lomba está a escrever para o camarote. É mais um que se quer vingar daqueles que ocuparam espaços que eram dos seus, onde os seus faziam as suas coisas. E que foram perdidos porque eles, os seus, foram de uma incompetência sórdida.

Glosando o Pão com Manteiga, a carne do teu texto é fraca, ó Lomba, mas o molho é uma maravilha.

14 thoughts on “Bifes do Lomba”

  1. Nunca apanhei nenhum texto do Lomba, e vou ver se encontro algum para ver como é.Mas, pelos comentários , parece que devo levar um barf-bag(saco para os enjoos) par não sujar a alcatifa.Não entendo esta gentinha; quando não teem os amigalhaços no poleiro, ou quando não estão eles lá, tudo o resto não presta, todos os outros são desonestos e o Sócrates é um malandro. Não sou um apoiante incondicional do eng., e discordo de coisas que ele fez, mas sei, tambem que consegue ser o melhor 1º ministro desde Sá Carneiro , e talvez mesmo o melhor até agora.Cometeu erros como toda a gente ,mas considero-o básicamente honesto apesar das intrigalhadas, em que o querem envolver.Quem o quer derrubar sem ser por processos democráticos demonstra bem as intenções desonestas e baixas.Pensei melhor e afinal não vou à procura de nenhum texto do Lomba-era o mesmo que ir à procura da saída do esgoto para olhar para o que de lá sai.

  2. Entretanto, a fazer coro com a Ferreira Leite, acabei de ouvir o António Filipe do PCP e a Ana Drago do Bloco a exigirem explicações de Sócrates. O jeito que dão as fugas ao segredo de justiça.
    Sinceramente, começo a achar que sou a única pessoa neste país que ainda não conhece o conteúdo das escutas.

  3. Pois não, Edie. O Sol dá a ‘notícia’, mas, cobardemente, não publica as escutas em que se baseia. Devia, sempre dava a oportunidade aos intervenientes das conversas de confirmarem ou desmentirem o conteúdo das mesmas. Assim, não passa de um boato que jornalistas, comentadores, etc. nos dão como verdadeiro. E os partidos da oposição estão a pôr o carro à frente dos bois, digamos assim. Nós desconhecemos o conteúdo das escutas, nem sequer podemos avaliar se estes pedidos de esclarecimento a Sócrates se justificam ou não. Podemos verificar é que não estão nada incomodados com as fugas ao segredo de justiça, muito pelo contrário.

  4. Também do “Pão com Manteiga”: “o pecado da carne está na pele e no osso”. Ah! e “nem sempre o pecado mora ao lado, gasta-se um dinheirão em transportes”.

    :))

  5. Tal e qual. E acabo, para mais, de assistir a duas coisas verdadeiramente extraordinárias. Na sic notícias o Augusto Santos Silva debate-se com um jornalista “formatado”. Responde-lhe às tantas que não compete aos jornais apresentar provas em segredo de justiça nem proceder às acusações subsequentes. Ao que o jornalista responde: “não vamos discutir isso porque nem eu nem o senhor temos formação jurídica”. (??????????)

    Segue-se que o dito jornalista se defende, dizendo que os jornalistas não vão com uma arma ameaçar os magistrados para que lhes passem as informações, eles passam-nas porque querem…

    O Augusto, que é muito raposa, disse logo: ” se o senhor o diz, eu acredito”.

    Que prato…

  6. O Zémanel tem hoje no Ipsilon uma cena confrangedora de elogio ao Ronald Reagan, a cheirar a acto de contricção pelo mal que alguma vez pode ter pensado do artolas, que mete asco. Mas o melhor é rir dessa desse vermezito de intestino…

  7. Lomba “a la carte”
    Pedro Lomba é a mais recente aquisição do “Público”. Estreia-se naturalmente com um artigo que visa causar impacto, afinal de contas um pé direito sempre ajuda! Nada de extraordinário, não o tivesse feito à custa da construção de uma tese baseada em factos cirurgicamente empilhados sobre uma conclusão apresentada como uma verdade iniludível…
    http://planetaspolitik.blogspot.com/2009/11/lomba-la-carte.html

  8. Val,

    Deixa lá o Lomba. O individuo é igual a todos os outros invertebrados que por aí circulam. Tenho uma lista a juntar ao Lomba, que não tem fim.

    Tenho outros temas a propor. Que tal falarmos dos activos tóxicos que o ano passado eram tão falados e ninguém sabe o que lhes aconteceu ????

    Que tal falarmos da eutanasia que é tema sofrido dentro da igreja católica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.