Assim fala um comunista

«Lê-se e não se acredita. Falo do comunicado do comité central do PCP, do passado dia 1, sobre a “análise” dos resultados eleitorais do partido e dos seus aliados da CDU, nas eleições legislativas antecipadas, de 30 de Janeiro de 2022.

No emaranhado das justificações, distingue-se a acusação de que “o PS, ambicionando a maioria absoluta, em convergência com o Presidente da República, precipitou a realização de eleições”.

O que o comité central não explica são as razões de fundo que levaram o PCP a chumbar o Orçamento, que não era pior do que outros que tinha viabilizado, provocando um sobressalto na vida do país. Mesmo que houvesse, como diz, uma conspiração na cúpula do Estado, por que razão cedeu à vontade de Costa e Marcelo, dando-lhes a deixa para a dissolução da Assembleia da República, que o Presidente da República repetidamente anunciara, caso o Orçamento não passasse? Que espécie de análise fez então a direcção do PCP para um acto de vastas repercussões, como estão à vista, incluindo as que se voltaram contra o próprio partido? Foi enganada? Foi atraída pelo abismo, como diz por aí? Na situação criada, o PS explorou, é claro, defensiva e ofensivamente, o erro crasso e a grave leviandade sectária do PCP.

[...]

A campanha eleitoral do PCP, centrada no furioso ataque ao PS, quase esquecendo a direita e até a extrema-direita, foi a continuação e agravamento do erro. Não está em causa a crítica mais que justa às insuficiências da governação do PS, a sua excessiva moderação e cedências à pressão do patronato. O erro foi o exagero de “deitar abaixo” essa governação, em coro com a direita, ocultando os seus lados positivos, como o combate à pandemia, que o país reconhece, a tentativa de identificar o PS com a direita, em que o povo não acredita, em suma, tratar o PS como inimigo principal.»


Carlos Brito

29 thoughts on “Assim fala um comunista”

  1. pois claro, está muito bem, muito antes de o PCP e BE entrarem em falência comercial entraram em falência essencial ao quilharem as conquistas da democracia.

  2. Os velhinhos do comité central do PCP têm saudades do PREC. Das bandeiras vermelhas, das palavras de ordem, das manifestações de rua. É um espectáculo colorido que querem recordar antes de morrer.
    O Jerónimo é muito vaidoso e orgulhoso (nem cumprimentou o António Costa e mostrou nas televisões vaidade disso). E foi isso que quiseram e vão ter. Um capricho perigoso e caro, a que só certas elites se podem dar ao luxo de ter. Esperemos que também aqui não tenham razão para festejar.

  3. o sousa pinto e o neto usam atacadores, malta do século passado, pine cliffs hotel c’est pas bom, bué demodé.
    agora é o cooltrim que fala socialight, senta à esquerda do psd, inatel plage hotel ca ç’est bom, bué de gel.

  4. Ah e tal, o PS não é esquerda pura, por isso vamos empurrar o país para os braços do PSD,CDS, etc.
    O pessoal não se esqueceu do chumbo PEC IV e do descalabro que se seguiu.
    Achavam que os mérdia já os tinham ilibado para poderem voltar a dar o golpe e, pelos vistos, estão esquecidos de que quem teve a parte ativa foram eles.
    Como já foi dito, podiam ter deixado tudo na mesma, só para contrariar as “maquinações” do Costa, não?

  5. comentário NICLES, linha rien! um comentário tão light que não enche a cova de um dente.
    e para além de emagreceres porque não comeste nada, ainda gastas mais calorias com os nervos de teres pago um dinheirão e o comentário não ter nada lá dentro!
    viva o capitalismo! vota ps!

    *promoção inclui comentários BOLA, com néribi de gluten e nestes de açúcar*

  6. Assim fala um comunista, não, assim fala um revisionista.
    Um comunista não fala por si, um comunista não pensa, um comunista segue as ordens do comité central e obedece sem pensar.
    Qual é o país em que um comunista tem voz própria?
    A única semelhança que há entre o Carlos Brito e um comunista é a idade, está velho.

  7. Que a coelheira se atire aos comunistas é da sua natureza desgraçada.
    Alguém que conheça a História sabe que,após o 25 de Abril, ocorreram 6 ou mais maiorias de esquerda, em todas as eleições legislativas.
    Porque não foram aproveitadas ?
    Gente de esquerda mete a mão na consciência .
    Estará explicado o que aconteceu nos últimos anos.
    Mas a direita não passará !!!

  8. O Chega, em plena derrapagem quanto a votos, ronca como um gigante !
    Que necedade ! Que falta de introspecção !
    Burro zurra enquanto há erva ! Quer lá saber da seca que virá e o despacha !

  9. Foi a consistente ascensão de A. Costa, interna e externamente, e o medo que isso incutiu no be e pcp, que conduziu a este erro político: votar contra o orçamento. Já foi tarde? Não. O problema foi mesmo Costa e a sua simgular preparação para o cargo. Quase se poderia concluir o mesmo sobre o que se passou com Sócrates. Há quem chame a isto a Armadilha de Tucídides, a propósito da guerra do Peloponeso.

  10. “Assim fala um comunista”
    Sim, por isso é que Carlos Brito, sendo comunista, já não é militante do actual Partido Comunista.

  11. Uma coisa que me irrita pra caraças é quando Jerónimo de Sousa abre a boca para falar das conquistas para “os trabalhadores e o povo” a que o PCP (ou a CDU) OBRIGOU os dois últimos governos do PS, ignorando completamente, como se nunca tivesse existido, o contributo do BE para os mesmíssimos objectivos. Uma coisa assim ao estilo estalinista, quando personagens da Revolução de Outubro caídas em desgraça eram apagadas (literalmente) da/s fotografia/s, depois de serem também apagadas (ainda mais literalmente) da face da Terra.

    Outra coisa que me irrita pra caraças é quando Catarina Martins abre a boca para falar das conquistas para “os trabalhadores, os portugueses e as famílias” a que o Bloco OBRIGOU os dois últimos governos do PS, ignorando completamente, como se nunca tivesse existido, o contributo do PCP/CDU para os mesmíssimos objectivos. Uma coisa assim ao estilo estalinista, quando personagens da Revolução de Outubro caídas em desgraça eram apagadas (literalmente) da/s fotografia/s, depois de serem também apagadas (ainda mais literalmente) da face da Terra.

    A geringonça inicial funcionou a três, toda a gente o sabe. A (espécie de) geringonça pós-geringonça inicial, até dar o peido final, também funcionou a três (por vezes até a quatro), mas aqueles sectários de merda parecem acreditar que, “apagando” o outro da fotografia, o pagode se esquece de que ele também lá esteve e que o mérito das medidas meritórias (passe o pleonasmo) lhes cabe em exclusivo. O que mais me chateia é que isso só seria possível se fôssemos todos parvos e o Jerónimo e a Catarina parecem acreditar que assim é.

  12. bem , o problema do pcp é que está com a auto estima em baixo , tudo isto devido ao berloque ter sido levado ao colo pelo públicuzinho e outros merdia , como icone da esquerda moderna culta e inteligente bonita chique e outros adjectivos xpto , levando os comunistas a acharem-se uns trogloditas quando são exactamente o que sempre foram , o que significa que não se dobram. toda esta confusão identitário levou-os a seguir o comportamento do produto de marketing berloque , o que foi uma pena.
    claro que para isto contribuiu a desvalorização do pcp por certa comunicação social , de modo a promoverem o partido dos urubus , com uma pena de pavão no cu.

  13. O PCP é, desde há um século, um partido em permanente depuração. A lista dos que o abandonaram é imensa. Outros foram corridos ou empurrados para a saída em sucessivas operações de limpeza contra os desvios. Só lá ficam os guardiões da “linha”, o molde único ao qual todos os fiéis se devem submeter. É um partido parecido com a Inquisição, tanto na imposição de uma verdade única e indiscutível como na obsessiva depuração das fileiras dos crentes.

    Os factos só são factos quando saem da boca do secretário-geral e têm o visto do CC. Pensar é perigoso. Duvidar é trair. Criticar é uma hostilidade.

    Se o secretário-geral e o CC dizem que houve um complô do Costa e do Marcelo para “precipitar eleições” é porque é essa a verdade, absoluta e irrefragável. Insinuar que as eleições foram causadas pelo chumbo comunista-bloquista do Orçamento é uma mentira fabricada pelos meios ligados aos grandes interesses económicos.

    Qual é a parte que o Carlos Brito não percebeu?

  14. se calhar era melhor que o pcp fosse um catavento , non? e que manobrasse a barca para pescar votos , metendo o comunisno na gaveta ?

  15. Em 1976 houve,nas Legislativas,uma maioria de esquerda . Idem nas eleições de 1983. Em 1976 o PS correu para os bracos do CDS, depois de um governo minoritário. Em 1983 tentou outro governo minoritário.
    A lista das patifarias feitas ao PCP é imensa. Continuou contido , à procura do que ganhara nas urnas. Em 2015 Costa também não quis formar governo com ele, só assinou o papelucho imposto pela múmia, que nunca pensou que o Jerônimo assinaria…. E no meio de todos estas negas o PCP é quem não quer colaborar ?
    Vai-te encher de moscas, ò Júlio !
    E tem cuidado , que o PCP não te pape ao pequeno almoço !!!)

  16. “E no meio de todos estas negas o PCP é quem não quer colaborar ?”

    negam tudo, até as merdas que às vezes reconhecem terem sido conquistas de abril e das lutas do povo.
    se nunca estão de acordo com nada, não assinam acordos com ninguém, servem para quê? só para aparecer na fotografia à saída das concertações sociais ou no noticiário a dizer que não estão de acordo porque querem mais, mas quando dá jeito, aquilo que rejeitavam passa a conquista do pcp. andam há 48 anos a baldarem-se às responsabilidades e a pregar que a culpa é dos xuxas. a única vez que foram úteis aos portugueses e ao país foi quando geringonçaram, mas durou pouco até começarem a pôr o pé de fora. continuem assim que nas próximas vão ficar a discutir lugares nas galerias de s. bento com o nuno melo.

  17. És incapaz de ler o que está escrito e não sabes uma linha de nada ! Eleições para as Legislativas, desde o 25 de Abril até já houve 16, dezasseis, entendes?
    Em 5 ou seis houve nas urnas uma maioria de esquerda, percebes ?
    O partido mais votado nunca a quis fazer com o PCP ! Percebes ?
    O PCP e os seus militantes, especialmente os antigos, ficaram resssabiados com isso, percebes ?
    Se nem isto percebes,o que andas aqui a fazer ?
    Porque não vais destravar pegas ,que são uma ave palradora,se destravada ?
    Sempre nos aparece cada jeitoso…

  18. “O que o comité central não explica são as razões de fundo que levaram o PCP a chumbar o Orçamento…” Ora o PCP fartou-se de explicar isso até à exaustão. Quer mais explicações? É só dizer.
    Eu sou responsável também por o PCP não ter aprovado o OE 2022. O António Costa é um dirigente social Democrata que passa a vida a enganar as pessoas, ultimamente com ameaças perigosas e até armamento de guerra, só que não se assume plenamente como Social Democrata e engana toda a gente enfiado num Partido que diz ser “socialista”, ora é isso que as pessoas querem: o socialismo. A vida não para e a luta continua. A molenguice dos dirigentes do PS que obedecem à bota capitalista começam no senhor Silva e acabam na menina filha de um ex-ministro. Eu só a trato por menina, nem me dou ao trabalho de a citar pelo nome. A menina que anda para ali arrastada atrás dos ministros Agora acho que é o melhor tempo para unir toda a Esquerda, desde aquela que não se esconde até aquela que vive abrigada nas saias do Cardeal Costa. Nunca a Esquerda esteve tão forte. Bons combates.

  19. Explicou até à exaustão como? “Explicando” 500 vezes que já “explicou” à exaustão outras 500? Eh pá, essa não vale! E como é que é essa das “ameaças perigosas e até armamento de guerra”? Será que vamos ter de comprar coletes antibala para nos defendermos de António Costa?

  20. JC, uma chapada bem dada de maioria absoluta mostra cabalmente que o António Costa é um enganador de pessoas. que grande coça que os portugueses deram ao Costa, esse terrorista.

  21. “És incapaz de ler o que está escrito e não sabes uma linha de nada !”

    pelos vistos deve ser complicado, da última vez só 236.635 é que perceberam.

    “Eleições para as Legislativas, desde o 25 de Abril até já houve 16, dezasseis, entendes?”

    algumas provocadas pela queda de governos socialistas chumbados no parlamento com ajuda comunista.

    “Em 5 ou seis houve nas urnas uma maioria de esquerda, percebes ?”

    atão não percebo, mas só uma vez o pcp se ofereceu para viabilizar um governo socialista e estancar a sangria de votantes provocada pelo derrube do governo anterior.

    “O partido mais votado nunca a quis fazer com o PCP ! Percebes ?”

    oficialmente, o nunca foi desta vez e em condições excepcionais: o pcp tinha acabado de chumbar o orçamento que o costa voltou a apresentar em campanha na qual os comunistas se fartaram de dizer mal dos socialistas e acabou por ganhar com maioria absoluta. quando tinham 12 deputados fizeram merda, agora com 6 querem acordos com o partido mais votado com maioria absoluta para quê?

    “O PCP e os seus militantes, especialmente os antigos, ficaram resssabiados com isso, percebes ?”

    quem tem de perceber isso são os que ficaram ressabiados. o problema é do pcp, não dos outros e 4.39% é pouco para alterar a realidade.

    “Se nem isto percebes,o que andas aqui a fazer ?”

    tento explicar-te que aquilo que tu achas que eu não percebo está errado, mas tu continuas a não perceber e continuas a achar que o problema é meu.

    “Porque não vais destravar pegas ,que são uma ave palradora,se destravada ?”

    não atinjo, mas parece-me um conceito interessante. mete-se em ponto morto, desliga-se o travão de mão e empurra-se do forte de s. miguel arcanjo para o canhão da nazaré? é essa a estratégia comunista para a próxima legislatura?

    “Sempre nos aparece cada jeitoso…”

    ou mesmo jeitosas au pair, a mula russa de mini saia e a obimba de calças à boca de sino.

  22. “Eu sou responsável também por o PCP não ter aprovado o OE 2022.”

    deves ser mazé irresponsável do xunga ou mudaram o alinhamento e aquilo que anteriormente eram decisões dum colectivo, agora passaram a declarações de influência pessoal.

  23. o avô jerônimo foi substituído pelo descartável, esqueceram-se de avisar a comunicação social e a soma das partes gagas aumentou para compensar a passagem do colectivo a individual. nice.

  24. Os comunistas não são santos. Os outros ainda menos.
    Quantas maiorias de esquerda ocorreram nas eleições legislativas em Portugal, após o 25 de Abril ? Cinco,oito ,dez ?
    Não se aproveitaram, um ou outro lado não estava disponível.
    Se gostas de História, vai ver o que então aconteceu.
    Logo perceberás o que gerou a situação presente.
    Nada está perdido, se aparecer gente mais conhecedora e realista.
    Mas a direita jamais passará !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *