As sondagens funcionam?

A uma semana das eleições, num jantar onde estavam 5 eleitores, ouvi a 2 deles que tinham por hábito responder erradamente nas sondagens. Estamos, portanto, a falar de 40% de trapaceiros na minha amostra. A única divergência era que um se recusava a dizer que votaria no Chega mesmo que fosse para tourear os crânios que elaboram e interpretam sondagens. Realço que a ausência de informação em relação aos 3 restantes (grupo onde me incluo) não permite aferir qual o seu comportamento em situações análogas.

Donde, constata-se existir um relevante prazer perverso em ocultar as preferências políticas, e outras, e mandar para o ar quando somos interrogados profissionalmente o inverso da escolha real ou o que a aleatoriedade do momento gerar. Diferente será a sondagem à boca da urna pois aí tem-se o conhecimento de essa sondagem já não ir influenciar o resultado.

Moral da história: há uma complexa literacia acerca das sondagens entre o eleitorado, com efeitos dinâmicos em todos os jogadores durante a pré-campanha e campanha – tanto podendo ganhar entusiasmo nas hostes por aparecerem à frente e isso causar desânimo e abandono no campo dos adversários; como essa vantagem ou crescimento nas sondagens levar a perdas nos resultados, por igualmente causarem absentismo por excesso de confiança ou indiferença na sua base ou, talvez também o caso nestas legislativas, provocarem alarmismo nas bases dos adversários.

Quer isto dizer que as sondagens não funcionam? Pelo contrário, elas funcionam bem demais.

48 thoughts on “As sondagens funcionam?”

  1. mas alguém acredita que um eleitor que decidiu votar num determinado partido vá votar noutro partido por influência das sondagens?

  2. e funcionam num sentido ou noutro, pelo que é nesse equilibrio que acaba por estar a virtude da coisa, como sói dizer-se.
    por exemplo, nas ultimas eleições tinham funcionado ao contrário.

  3. até parece que são as sondagens que mandam nos resultados. se não houvesse sondagens ninguém ia votar e ganhavam os abstencionistas, uma espécie de negacionistas das eleições.

  4. Ó Val se as sondagens funcionassem o Livre e o Pan eram agora os parceiros da ecogeringonça; ou a IL era a terceira força, ou estavas com uma coligação de direita como nos Açores.
    É engraçado é que com tanto polígrafo, tantos fiscais da verdade, ninguém tenha alertado para estas fake-news. Estas sim, as principais manipuladoras da opinião pública.

  5. calma. ninguém disse que mandam, tu é que pareces estar a dizer que influenciam menos que o zé albino.
    quanto a “ganharem” os abstencionistas, acho que acontece em todas desde há largos anos a esta parte, não sei onde estaria a surpresa, mas como alguém já disse aqui, atribuir-lhes a todos a mesma intenção no acto de se absterem (e é inegável que algumas razões serão comuns a quase todos e até que serão políticas) é ainda mais esticado que atribuir o desejo de maioria absoluta a toda a gente que votou ps.

  6. ecogeringonça… porra! o rui tavares devia era fazer um penteado à moicano para o dia da tomada de posse, pra ver se ganhava alguma pinta. e ainda mantinha a tradição criada pela joacine de um momento de moda transgressiva na cerimónia , demonstrando não guardar rancores. ecogeringonça, jasus.

  7. Essa de o primo Castelo Branco chamar de Baboush, familiarmente, a Antonio Costa, numa de tu-cá-tu-lá no programa do Goucha, leva a pensar que haverá algo de excêntrico na figura de Costa que cativa (inconscientemente) o povo português do Minho ao Algarve passando pelos Açores.

    É difícil explicar uma eleição tão arrasadora nem de Soares ou outro Socialista da história do PS.

  8. Sim, demitam-se:
    Catarina Martins e Jerónimo de Sousa, os dois líderes dos dois partidos da esquerda radical, BE e PCP, continuam, ridiculamente, a sua campanha contra o PS: crise artificial, bipolarização falsa, chantagem, abertura à direita, etc. Nem a severa reprimenda recebida dos eleitores, o primeiro perdeu 14 votos e o segundo 6, os chamou à razão, à hombridade de reconhecerem que a crise provocada, tinha sido, pelo menos em parte, senão toda, da responsabilidade deles: o chumbo do Orçamento de 2022. Assim como era evidente qual seria a reacção do PS: demissão do governo, também as declarações do senhor Presidente da República, sobre a não aprovação orçamental, eram inequívocas: dissolução do Parlamento, eleições antecipadas. As acusações de Catarina e de Jerónimo a António Costa e ao Ps foram e são, sim, ridículas, não os isentam de culpas, são muito responsáveis pelas desprestigiantes derrotas dos seus partidos e deviam levá-los à demissão. As constantes posições do BE e do PCP, assumidas por ambos, em desfavor do PS, perante a opinião pública, prejudicam, seriamente, a Esquerda. É mais do que tempo que BE e PCP se deixem de arrogar serem os dois únicos e verdadeiros Partidos Políticos Portugueses de esquerda, repudiando o PS. A arrogância pode ser-lhes fatal, a um ou ao outro, ou até aos dois. E prejudicar o país!

  9. dado não poder haver perguntas de controlo , tem de se ter em conta os brincalhões , penso eu. há sempre esse problema em qualquer inquérito.

  10. já não me lembro em que jornal digital, eram pelo menos dois, de forma diferente, andavam a aferir tendências através de testes. em um deles chamou-me a atenção a forma: com qual dos partidos aceitaria um convite para jantar? ora, depois fui ouvindo aqui e ali reacções aos testes cujos resultados geravam a receita para um voto feliz. e qual não é o meu espanto quando percebi lá os ogres a mandarem bitaites do género, então se me deu este resultado é porque sou mais deste do que daquele e tal. há, portanto, uma máquina bem montada que gera dissonância cognitiva em quem tem o músculo, flácido e volátil, débil. e, sim, também produz efeitos inesperadamente positivos e contrários às tendências. mas considero que o mérito não reside nos actores durante as campanhas no asfalto.

  11. Normalmente, os políticos dizem sobre as sondagens que, estas valem o que valem!
    Acontece que, ultimamente estão a falhar demasiado e a sua credibilidade começa
    a esvair-se apesar das boas técnicas usadas na sua elaboração e, das explicações dos
    especialistas e, as curtas margens de erro indicadas!
    Resta saber quanto custam e por quanto são vendidas aos orgãos de comunicação
    social que as encomendam? Claro que, o interesse da sua publicação está na tentativa
    de manipular os eleitores no seu sentido de voto … até como se sabe, na sua grande
    maioria os meios de comunicação estão nas mãos dos patrocinadores da direita!!!

  12. “Ouça, eu acho que o que falhou foi o povo português, os portugueses, que preferiram acreditar na falácia, na inverdade e até mesmo na mentira do Dr. António Costa. (…) As pessoas que são competentes, que são resilientes, que querem trabalhar em nome do bem nacional, provavelmente não são bem-vistas, preferem acreditar em ‘míriades’ (sic + sick + analfsick) e em promessas que provavelmente nunca vão ser cumpridas. Veremos.”

    Esta prosa reles foi bolçada por Isabel Meireles, vice-presidente do PSD, na noite das eleições, mas podia ter sido dita, ipsis verbis, pela “futura ministra das Finanças” Mariana Mortágua, que continua sem perceber corno do que se passou no dia 30 e tem raiva a quem percebe.

  13. Quando o Diário de Notícias meteu o Rui Rio à frente do António Costa, começaram o ver o Passos Coelho e o Portas e de tão preocupados que trataram de votar no PS, até porque havia listas de notáveis democratas a fazerem tal apelo…Bem a direita perdeu, mais nada. Vamos ver como vai ser a Esquerda esventrada de si própria.

  14. Pena é que a parte da esquerda que se esventrou a si própria ainda não o tenha percebido, ou finja que não percebeu. É a mesma coisa que um japonês que acabou de fazer seppuku olhar para as próprias tripas, a escorregar-lhe da barriga para fora, e dizer: “Estas tripas, a escorregar-me da barriga para fora, não são minhas, são de outro menino. Eu só cá vim ver a bola e as minhas tripas continuam inteiras.” Pois, o pior é que um buraco na barriga não é fácil de disfarçar, tripas rotas derramam merda pela calçada e não há esfregona que disfarce o cheiro.

  15. E cheira-me que a ex-futura ministra das Finanças e outras ex-futuras promessas de amanhãs que cantam nem jeito para esfregonas têm.

  16. “calma. ninguém disse que mandam, tu é que pareces estar a dizer que influenciam menos que o zé albino.”

    é a opinião generalizada dos que perderam e dos que não ganharam aquilo que queriam.

    “quanto a “ganharem” os abstencionistas, acho que acontece em todas desde há largos anos a esta parte, não sei onde estaria a surpresa”

    a abstenção está altamente inflaccionada por não haver actualização dos cadernos eleitorais, que não é feita para os distritos mais desertificados não perderem deputados para os mais populosos e não haver diminuição nas subvenções que os partidos recebem que são calculadas com base no número de eleitores.

    “mas como alguém já disse aqui, atribuir-lhes a todos a mesma intenção no acto de se absterem (e é inegável que algumas razões serão comuns a quase todos e até que serão políticas)…”

    votar é um dever cívico e quem se nega a cumprir deveres cívicos é negacionista. haverá excepções como em todos os casos, há gajos falharam a saída na rotunda e foram parar ao hospital, mas isso é irrelevante para o resultado final.

    ” é ainda mais esticado que atribuir o desejo de maioria absoluta a toda a gente que votou ps.”

    esticar é dizer que as pessoas votam inconscientemente, que não têm desejos e que não querem aquilo que votaram. se tivesse sido na direita era desejo de mudança como foi com o moedas.

    o ressabiamento é tal que já dizem se as eleições fossem repetidas na 2ª. feira o resultado seria outro.
    repito, sondagem é previsão e há previsões bem feitas e outras mal feitas, em qualquer dos casos as sondagens não votam, quem vota é o piople e quando se pretendem atribuir intenções diferentes à vontade expressa em eleições entramos no campo do negacionismo.

  17. “Pena é que a parte da esquerda que se esventrou a si própria ainda não o tenha percebido, ou finja que não percebeu.”

    mula russa pega no comentário direitola acima e desenvolve a brilhante justificação abaixo.
    a esquerda não esventrou coisíssima nenhuma, houve transferencia de votos entre partidos de esquerda que resultou numa maioria absoluta do partido socialista. também houve transferência de votos entre partidos de direita e um deles desapareceu, mas aqui não há esventramentos apesar do cheiro já ter atraído abutres para gerir os salvados do acidente de domingo.
    quanto ao mais importante, uma dúzia de fachos xungosos que entram na assembleia com a finalidade de boicotar a democracia, néria, não há problema. mas há mais, o grupo coral do ilusionista cotrim a bombar “não pagamos” nas raves parlamentares, tamém não é problema, até dá colorido à coisa e atrai nerds ou imberbes para unicornizar a economia com a invenção da roda e as finanças com teorias da rendeirização.

  18. a ver, bebé

    “é a opinião generalizada dos que perderam e dos que não ganharam aquilo que queriam.”

    e então? se não consehues defender a tua opinião, ela vale ainda menos que a deles por muito que deles te socorras para colar os estilhaços da tua cabecinha”

    “a abstenção está altamente inflaccionada por não haver actualização dos cadernos eleitorais, que não é feita para os distritos mais desertificados não perderem deputados para os mais populosos e não haver diminuição nas subvenções que os partidos recebem que são calculadas com base no número de eleitores.”

    e então? não conta, não existe? percebeste sequer o argumento que foi utilizado com a referência à abstenção? parece que não

    “votar é um dever cívico e quem se nega a cumprir deveres cívicos é negacionista”

    hehehehhe agora é só mesmo idiotice e parvalheira. quantos anos tens? já montaste uma tenda?

    “esticar é dizer que as pessoas votam inconscientemente, que não têm desejos e que não querem aquilo que votaram. se tivesse sido na direita era desejo de mudança como foi com o moedas.”

    e quem disse isso? tu? tens sempre de arranjar uma opinião idiota para implicares e não encontraste nenhuma mais idiota que a tua? obrigado por nos informares disso, acho eu

    “repito, sondagem é previsão e há previsões bem feitas e outras mal feitas, em qualquer dos casos as sondagens não votam, quem vota é o piople e quando se pretendem atribuir intenções diferentes à vontade expressa em eleições entramos no campo do negacionismo.”

    repetes porque nao tens nada de inteligente pra dizer. arrotas que há bons sapatos e maus sapatos mas que ninguém pode andar descalço, e depois queres que mais ninguém diga nada porque incomoda a tua digestão. pois azar, ninguém tem que ficar na cabeça com uma ideia tão imbecil como a de que a malta vota e pronto e quem votou ps é porque quer que o antonio costa lhe vá ao cu. com essa ficas tu, se quiseres, porque visto daqui dá mesmo a impressão que nem é bem ideia é mais desejo sublimado.
    portanto, arrota mais baixinho ou começa a comer menos merda porque sempre que falas cheiras mal à brava

  19. “quanto ao mais importante, uma dúzia de fachos xungosos que entram na assembleia com a finalidade de boicotar a democracia, néria, não há problema. mas há mais, o grupo coral do ilusionista cotrim a bombar “não pagamos” nas raves parlamentares, tamém não é problema, até dá colorido à coisa e atrai nerds ou imberbes para unicornizar a economia com a invenção da roda e as finanças com teorias da rendeirização.”

    esqueceste-te do sérgio sousa pinto!!!!

  20. Vermos o mula russa a aludir a um japonês que faz seppuku e não reconhece as próprias tripas é, além de metáfora espirituosa, um magnífico exercício de hipocrisia política. Se existe buraco difícil de disfarçar é o da hipocrisia dum votante no PS, que advoga causas políticas antagónicas às daquele partido. Do mesmo modo que temos a agradecer à sua esquizofrenia as tripas rotas que vemos derramadas nesta calçada, sem que haja esfregona capaz de lhes disfarçar o pivete.

  21. ” já montaste uma tenda?”

    já, quando era escuteiro e obrigava ceguinhos como tu a atravessar a rua.

    às outras já repondeste com a elequência de um especialista em armar barracas.

    experimenta rennie, compensan ou pede asilo político ao gajo das braguilhas armani, alguma coisa há-de funcionar.

  22. “esqueceste-te do sérgio sousa pinto!!!!”

    não, porque:

    1 – não é para aqui chamado
    2 – não entrou agora para o parlamento, já lá está à bué de anos e só agora, com o parlamento dissolvido, é que deste por isso
    3 – durante toda a sua vida de parlamentar nunca atentou contra a democracia ou apoiou fascistas

    fraquinho… esforça-te que consegues melhor.

  23. Um bocadinho de psicologia social diz-me que as sondagens servem para encaminhar a manada e entreter o pagode. Porém, perante o precipício, a manada finca o pé instintivamente.

  24. sim, filha. se fizeres uma sondagem para ver quem pertence à manada, tu respondes que não queriam mai’nada.

  25. nem percebo para que é que andamos a perder tempo e gastar dinheiro com eleições.
    o adrabé auto-nomeava presidente da república que nomeava o ilusionista liberal primeiro ministro e o resto dos ministérios eram sorteados pelos gajos do psd e cds que votaram chunga & chilga.
    o problema das manadas ficava resolvido até ao 25 de abril de 2074 e ainda poupavam no ordenado do adão e silva.

  26. A máquina da desinformação trabalha a todo o vapor. Faz imenso fumo para tapar a assombração. Por aqui há novos nicknames a reciclar velhos nicknames. Ao menos a voz do Chega foi direta ao assunto e fez a ameaça: vou atrás de ti. Ninguém comenta e as máquinas partidárias assobiam para o lado, como se isto não fosse grave. Continuam alegremente atrás do Willy.

  27. então ? as burguesas de esquerda , que odeiam quem trabalha no duro ( estraga-lhes a venda ) , ainda não disseram nadinha ? ó pá.

  28. “Ao menos a voz do Chega foi direta ao assunto e fez a ameaça: vou atrás de ti.”

    sim vai a trás, mas à distância de 1,86 milhões de votos e a perdeu 110.000 votos desde que se candidatou à presidência da república.

    vai directo por linhas tortas, parece o tomtom quando metes a opção sem pagamento de portagens.

  29. mas essa cena das sondagens é fácil de resolver : na ficha técnica os tipos escrevem “margem de erro -100% ; nível de confiança -0% ” e prontos.

  30. ena pá, chegaram os crescidos dos argumentos elo-“quentes e bons” tais como rennie e compensan.
    isto agora vai (pro spam com tanta repetição de vazio).
    se alguém quiser saber se vai haver natal em dezembro é perguntar já pra dar tempo de fazer a sondagem.

  31. o natal para a maioria absoluta dos portugueses foi a 30 de janeiro.
    nova tentativa só daqui a 4 anos, até lá podem ir brincando aos fachos & liberalachos.
    depois logo se vê se o cavacoiso pousa numa oliveira e revela o segredo da poção mágica para ganhar eleições ao 4º. pastelinho.
    isto caso não assaltem a capitolina para impedir a indigitação do costa como primeiro ministro.
    rennie e compensan, só no mercado negro e pago em bitcoins.

  32. tira o cavalinho da chuva , -proteste- porque a seguir à escandaleira covid seguir-se-á a escandaleira vacinas e nenhum governo gestor da fraudemia ficará no posto. -:) -:)

  33. ora, portantos,
    ficamos a saber que o sérgio sousa pinto “durante toda a sua vida de parlamentar nunca atentou contra a democracia ou apoiou fascistas”.
    pessoalmente, não tenho quaisquer problemas em aceitar isto pelo seu valor facial.
    no entanto, nada é dito acerca da relação do sérgio com o “grupo coral do ilusionista cotrim a bombar “não pagamos” nas raves parlamentares, tamém não é problema, até dá colorido à coisa e atrai nerds ou imberbes para unicornizar a economia com a invenção da roda e as finanças com teorias da rendeirização. e isso é bués interessante, não é?

  34. Desde domingo que não vejo o mano Costa nem o Zé Gomes Ferreira. Estarão a fazer uma profunda reflexão?

  35. “… no entanto, nada é dito acerca da relação do sérgio com o “grupo coral do ilusionista cotrim…”

    ah… o sérgio tá numa relação com o poltrim e o que é que eu tenho a ver com isso? já votou alguma proposta dos betos de alvalade ou acham que podem contar com ele para dizer mal do ps, como faz a miss meco ou henrique esfola neto colunista do diabo. lá por o rapaz ter ido àquela rave do mel organizada pelos chalupas da direita combadão defender liberdades absolutas não abona grandemente a favor do gajo, mas nãoquer dizer que seja necessariamente fascista. talvez lá tenha ido ver méquié e estabelecer pontes para abichar umas avenças no comentário cnn e eventualmente sacar uns votos no parlamento aos liberafachos caso o ps não tivesse maioria de esquerda, mas isto são suposições.

    cá me queria parecer quéssa coisa do grupo coral tinha feito mossa, já é a 2ª. vez que falas nisso.

  36. afinal as sondagens funcionam , acontece é que quando o pm AC negou 3 vezes ter visto a entrevista do cristo , perdão , do sócrates , capitalizou carradas de votos e virou o resultado. as pessoas adoraram a repulsa que mostrou perante a possibilidade de ter visto tal aberração . -:) -:) -:)

  37. não assaltaram a capitolina mas preparam-se para pedir impugnação das eleições. despachem-se que o prazo acaba na 2ª. feira.

  38. desculpa o atraso, mas tivemos que esperar pela declaração oficial de que israel é um estado de apartheid. agora já vamos tratar disso da capitolina.
    sabes como é, nós temos sempre muitas coisas em que pensar, porque pra dizer por outras palavras aquilo que toda a gente vê e percebe, estás cá tu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *