Aplaudo Marcelo com uma só mão

Não tinha ouvido nem lido o discurso de Marcelo na tomada de posse. Pelo que fiquei cheio de curiosidade com o que a Fernanda assinalou:

[...] o gesto vinca também, com eficácia mortal, a distância face a um Cavaco crispado, cerimonial, obcecado com a segurança, cujo aparente elogio no discurso de posse é um prodígio de veneno [...]

Marcelismo, dia terceiro

No mesmo dia, no Bloco Central, Pedro Adão e Silva fez referência à mesma passagem do discurso marcelista. Pelo que também rumei a Belém na esperança de ver essa estrela (de)cadente. E lá estava, desafiando os incréus:

Senhor Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva,

Ao percorrer, num imperativo exercício de memória, a longa e singular carreira de serviço à Pátria de Vossa Excelência – com uma década na chefia do Governo e uma década na chefia do Estado, que, largamente, definiram o Portugal que temos – entendo ser estrito dever de justiça – independentemente dos juízos que toda a vivência política suscita – dirigir a Vossa Excelência uma palavra de gratidão pelo empenho que sempre colocou na defesa do interesse nacional – da ótica que se lhe afigurava correta, é certo – mas sacrificando vida pessoal, académica e profissional em indesmentível dedicação ao bem comum.

De facto, é demolidor. Começa pela associação entre o “Portugal que temos” e a responsabilidade de Cavaco pela situação dada a “longa e singular carreira” de “serviço à Pátria” de tamanha excelência. E rebenta com o alvo ao inscrever na solenidade da tomada de posse a relativização do que o anterior Presidente considerou como o “interesse nacional”, isto tendo como contexto e subtexto o investimento retórico e político que a figura fez, até ao último dos seus dias no cargo máximo da República, nessa expressão fetiche, máscara sórdida para o maior sonso da política nacional desde que há memória histórica.

O visionamento do discurso traz um bónus. É que Marcelo fica nervoso nesta passagem, engasga-se, e toma a decisão de não ler exactamente o que escreveu, censurando a expressão enfática “é certo” e o “mas” adversativo e também coerentemente enfático com o sentido textual. Ou seja, podemos testemunhar que ele só se deu conta da violência da sua denúncia em cima do acontecimento, tendo tido a presença de espírito de diminuir os danos potenciais. Um grande habilidoso, este rapaz.

Assim, aplaudo Marcelo apenas com uma mão. O seu momento zen merece um aplauso zen.

25 thoughts on “Aplaudo Marcelo com uma só mão”

  1. Marcelo deitou foguetes apanhou as canas, já convidou o Papa a vir a Fátima e depois de pôr flores a Vasco da Gama, ainda manda os mergulhadores a Oman à procura do barco da regata de Vasco, há 500 anos naufragado.
    Vai ser lindo, ver aonde chega a imaginação da esquerda, sem o bombo Cavaco para bombar.

  2. golpe de estado judicial a mando da oligarquia. se resultar, o alex pede umas rogatórias para embrulhar o costa e entregar o poder novamente ao massamólas e panasca.

  3. A nomeação de Lula para o governo não o torna imune a uma investigação total e completa do que quer que seja. Apenas impede que um qualquer juiz possa fazer gato-sapato de um ex-Presidente da República. Assim, como ministro, apenas o Supremo Tribunal o pode investigar. Por cá, esta regalia só existe para o PR e PM, que eu saiba. Portanto, é manobra baixa afirmar que Lula está a fugir da investigação. Talvez Dilma tenha pensado no que está a acontecer em Portugal, com o ex-PM Sócrates, atirado para a prisão e arrastado na lama SEM FACTOS E SEM PROVAS. E sem acusação, pelo tempo que muito bem entender a investigação, que viola prazos como quer e quando quer, apesar dos protestos dos advogados de defesa, impotentes perante a prepotência. Dilma não deixou um ex-Presidente ser pasto do ódio dos abutres. Se Lula prevaricou, pagará por isso, mas será tratado com a dignidade que merece um ex-PR, duas vezes eleito pela maioria do povo brasileiro. Dilma tem o sentido de Estado e a dignidade que por cá ninguém teve nem tem, no que respeita ao ex-PM Sócrates. A lição de uma mulher.

  4. Maria Abril

    Você perguntou e respondeu !
    É isso que se passa minha querida.
    Sérgio Moro é um juiz comprado pela Direita brasileira que armou um Golpe judicial para apear o PT do poder já que está há mais de 14 anos arredada do Pote e está a trepar pelas paredes com o síndrome de privação !
    Alguém acredita que só no PT há políticos corruptos ? então porque é que o tal justiceiro só se atira para os do PT ? E o discurso do animal a “agradecer” as manifestações do Povo nas ruas a “apoiar” o “seu trabalho” !!!! A lata do estupor que prende pessoas, não para cumprir a Lei e a Ordem mas para servir os desejos da populaça !!!
    A detenção de Lula para interrogatório foi um teste para ver qual seria a reacção a uma eventual prisão e condenação, mas o teste correu mal. A Presidente Dilma foi com a artilharia pesada para cima e guerra é guerra ! Se quiserem apear o PT e meterem-na a ela e ao Lula na cadeia vão ter de convocar os Militares para fazerem um Golpe, e aí o Brasil entrará em guerra civil. É isso, ou então tratam ex-PR com a dignidade que os cargos lhes devem conferir.
    Por cá foi sempre a malhar no desgraçado, sem respeito algum pela Lei e pela Ordem, como se isto fosse um país fora de qualquer civilização, e obviamente os cobardes estão chocados e batem na Dilma. E sabem porque batem na Dilma ? porque ela lhes esfrega a sua própria cobardia nas trombas. E juram que vai correr mal no Brasil ! Cá estaremos para ver ! O pior é se não corre ! Aonde é que esta gente toda irá enfiar os medonhos focinhos ?

  5. Caro Jasmim,
    Se é para rir, tudo bem. Ou terá sido induzido em erro pensando que a “notícia” é da Lusa ?
    A montagem está bem esgalhada !

  6. É para rir … ou chorar, porque o facto de ser possível alguém “esgalhar” uma anedota destas é significativo do estado a que chegou a República.
    Mas o pior é que no dia em que isto for uma notícia verdadeira, dada numa televisão qualquer, toda a gente come a palha e não questiona. Não acho que seja para rir …

  7. O Brasil e toda a América Lat(r)ina, dificilmente vão lá sem uma boa ditadura.
    Mas boas ditaduras são raras e nem todos os povos são merecedores.
    Não sei quantas ditaduras o Brasil já aguentou, mas um curto espaço de tempo, o Brasil teve a sorte de um ditador que deu muita dignidade ao Brasil e ao povo.
    Esse ditador foi o General Ernesto Geisel.
    Para o localizar, foi coincidente daquele tempo em que decorria em Portugal a novela Gabriela .

  8. O Lula mais a Dilma estão a provocar o separar das águas não só entre a esquerda e a direita no Brasil, o q é obvio, mas entre a esquerda sonsa e mansa portuguesa e a esquerda dos trabalhadores e pobres brasileiros, o q pode não ser tão obvio.
    A esquerda sonsa portuguesa vive numa constante necessidade de aceitação da sociologia de direita das redes e dos media.
    A ideologia é antes do mais uma fonte de sobrevivência, em muitos casos, e de gratificaçao, aceitaçao ou satisfaçao , noutros.
    Follow me, Like me, Click me, Accept me.
    A aceitação de uma moralidade online construída maioritariamente pelo q é ou não aceitavel em determinada altura da-lhe uma grande plasticidade no julgamento de casos q necessitam de um olhar mais penetrante e profundo, de mais estutura. A aceitação de temas cheios de enviesamento lançados pelos media dominantes de direita, que não ignoram o seu efeito de propagação (hoje, é essencialmente disso que vivem)leva-os a um condicionamento crítico e ao convencionalismo. À mansidão.
    A wicked game.

    Viva Lula e o Sailor!!
    https://www.youtube.com/watch?v=X02nWtea8cM

  9. a paulette vai para vice do bóbóne na câmara de comércico para controlar as comissões das negociatas internacionais que andou a fazer. vai sem ordenado para não pagar impostos, mas recebe ajudas de custo que estão isentas, hotel e cu tremido por conta da câmara de comércio, pagam os contribuintes habituais. tudo limpo, de acordo com a lei e isento de suspeitas ou investigação do team maravilha calex & róró.
    http://expresso.sapo.pt/politica/2016-03-16-Paulo-Portas-assume-vice-presidencia-da-Camara-de-Comercio-e-Industria

  10. bonito bonito,o marcelo não é de esquerda, e por isso, nunca seria o nosso candidato! o detergente que anuncia na tv , vende mais, do que outro que não utilize os mesmos meios, mesmo sendo melhor!

  11. Como diz um brazuca que faz uns vídeos sobre Economia que bota no youtube, um gajo chamado Sapoia, “o Brasiúu está á beira de virar uma Síria”. A diferença entre lá e cá é que ao menos lá os estupores da Justiça não se escondem atrás dos estupores do Correio Manholas lá do sítio, e é o próprio estupor do juis quem assume que foi ele que “vazou” a escuta telefónica da Presidente Dilma a falar com o Lula.
    Aqui, como a cobardia é a “qualidade” de todos os “grandes homens e mulheres da Nação” as escutas “fogem” para a televisão Manholas e a Procuradeira da República das Bananas “abre uma investigação” para saber porque é que demoraram tanto tempo a “fugir” …
    É que até o juiz e o MP brasileiros envergonham os seus congéneres hipócritas do lado de cá. Ao menos lá não disfarçam !

  12. Peço desculpa de não ligar a ponta de um corno ao Martelo mas já deu para perceber que a criatura continua no registo de “enterteiner” e sem qualquer pose de Estado. Nunca vai ser “O Presidente”. Para quê perder tempo com um simples paineleiro ?

  13. O Juiz Moro meteu a pata na poça. Vazou escutas ilegais, criminosas mesmo, com insinuações espatafúrdias sobre uma conversa inocente, com o propósito explícito de incitar convulsões sociais. De ora em diante, ninguém poderá dizer, de boa fé, que ele está mais interessado em fazer justiça do que em fazer política. Que dispa a toga, renuncie aos 100 salários mínimos que recebe por mês, busque financiamento para o seu partido e sujeite-se a votos.

  14. Valupi, o discurso do Marcelo deveria ser escalpelizado parágrafo por parágrafo e, no fim, fazer-se uma compilação. Coisas que eu apanhei, e que esperava ver algures:

    1. a citação de Miguel Torga terá vindo do seu discurso em Macau, é um folheto intitulado Camões e está editado pela Coimbra Editora. Eu tenho-o e, aparentemente, o que o que Marcelo fez foi esquartejar esse discurso e tornou-o num longo parágrafo. Dele retirou o fundamental, onde Torga diz que o Mundo não espera que o Portugal contemporâneo apresente a sua indústria miserável, ou uma agricultura arcaica (palavras minhas, todas) mas que se afirme no plano cultural e, obviamente, no plano da língua portuguesa. Discutir isto, nomeadamente: a falácia de um Império da língua no sentido quase «glotofágico» que o Alfredo Margarido primeiramente utilizou, tendo como instrumento a CPLP, o que de resto o Eduardo Lourenço poderá discutir nos longos serões do Conselho de Estado marcelistas.

    2. o ressurgimento do milagre de Ourique como mito fundador, que também está algures nas caves do Aspirina B;

    3. os passos de Mouzinho de Albuquerque, presumo que é dos “feitos militares” em Moçambique que ele falou, de que o Francisco Louçã chamou a atenção na SIC N de uma forma intelectualmente estimulante;

    4. & etc.

    Esta primeira semana acaba, ou acabou, hoje com a primeira visita ao Vaticano, recebendo á pátria uma nova Bula papal espiritual (onde cabe Ourique, o Império, a CPLP e Fátima). Em 1930, na era dos fascismos, não se faria melhor.

  15. Lucas Galuxo

    Além desse Sérgio Moro agora saiu a terreiro outro juiz que emitiu um despacho a suspender a tomada de posse do Lula porque “interfere nas investigações”.
    Contado ninguém acredita.
    É uma intromissão completamente inadmissível do poder judicial no poder executivo. Isto vai acabar à chapada.

    O Brasil tem 200 milhões de pessoas ! O que é que andam meia dúzia de gatos pingados a fazer nas ruas com as Tvs atrás a ver se embrulham o resto do Mundo ?

  16. Agora vamos ver se uma notícia com esta relevância vai ser divulgada por todos os jornais e revistas que se apressaram a lançar insinuações espúrias sobre uma conversa vulgar, escutada de forma criminosa.

  17. O Eric pôs o disco do Fernando Rosas na grafonola.
    O disco está riscado…rom,rom,romm!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.