Ao menos, que servissem para uma matrícula gira

Vêm aí novas matrículas para as viaturas, levando a que nos automóveis se passe do modelo 00-AA-00 para o AA-00-AA. Isto significa que a duplicação dos símbolos alfabéticos passa a permitir as mais variadas conjugações que serão lidas isoladamente como vocábulos. De imediato fica evidente que nunca veremos em circulação estas matrículas e respectivas séries numéricas: PU-00-TA, CO-00-NA, FO-00-DA, FO-00-DE e FO-00-DI. Por outro lado, talvez permitam a ZE-69-TO e a TO-69-ZE com potencial valor comercial por si mesmas entre a rapaziada antónia da night – ou as românticas EU-00-TU e TU-00-EU e as LU-00-XO e GU-00-RU para todos os géneros e estilos de vida aspiracionais.

O decreto-lei da nova regulamentação indica isso mesmo, lendo-se “Importa referir que através deste novo modelo de chapas de matrícula será possível estabilizar o processo de produção de matrículas durante um longo período, sendo possível estimar como tempo máximo possível de utilização do modelo AA-00-AA cerca de 74 anos, o qual, ainda que venha ser reduzido, nomeadamente pela não utilização de combinações que possam formar palavras ou siglas que se entenda dever evitar, terá uma duração de utilização previsível de 45 anos.” O que não encontrei, pelo menos na minha leitura diagonal do documento, foi a explicitação a respeito de quem, e como, exercerá a autoridade semântica. É que há muitos casos que merecem debate nacional.

Vejamos alguns que ainda parecem consensuais:
SEXO
MAMA
RABO
PILA
ANAL
TUSA
ISIS
SIDA

Mas que dizer de:
COCO
XIXI
ROTO
BICO
TESO
TOTO
ICAR?

Ou de:
METE
TIRA
CUCU
IRRA
FOGE
ARRE
LAVA
LEVA
NABO?

Não pretendo gastar as opções – as quais ultrapassam a língua portuguesa, pois igualmente nunca veremos uma FU-00-CK em circulação ou estacionada – pretendo é que a GR-00-EI se envolva na discussão de um assunto inquestionavelmente mais ponderoso de consequências sociais do que o merecidamente paupérrimo e indigno espectáculo oferecido pelo PSD e CDS chegados a 2020. Dois partidos que nem para criar matrículas servem.

2 thoughts on “Ao menos, que servissem para uma matrícula gira”

  1. nojo e ogre ficam proibidos em carros de políticos.
    vaca e feia em carros de politicas .
    caga , bixa e teso nos carros do BE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.