A pulhice é rápida, a integridade é lenta

O inacreditável, e aberrante, sucesso político de Trump em parte deve-se à rapidez sempre crescente do consumo mediático. Para esse ecossistema, Trump oferecia o produto perfeito: a pós-verdade. Ele não tinha programa, não tinha ideologia, não tinha decência. E por isso podia dizer o que lhe passasse pelo bestunto sem se preocupar com a credibilidade e a coerência, ainda menos com a veracidade.

Ao princípio, a imprensa profissional apostava que a sua candidatura não passaria de um número de circo, prevendo-se que o Partido Republicano escolhesse rapidamente nas primárias um candidato que representasse os seus valores tradicionais para enfrentar Hillary Clinton. Daí, a atenção inicial dada a Trump pois ele produzia o melhor espectáculo — e havia que aproveitar enquanto durasse. Parecia uma questão de tempo, e pouco, até o eleitorado republicano carimbar Trump como um palhaço e se passar para as questões sérias. Só que a história não foi exactamente essa, antes se transmitindo e ampliando o início a uma bola de neve de mentiras descaradas e insanas que acabou por destruir o sentido de responsabilidade dos republicanos numa avalancha de ódio político.

Não sabemos se Trump será condenado por tentar reverter os resultados das eleições de 2020. Neste momento, é inocente face a essa e outras acusações entretanto recebidas, tendo todos os meios legais para se defender. Mas sabemos que Trump é culpado de ter atiçado, apoiado e validado a invasão do Capitólio, a qual causou cinco mortos e feriu 140 polícias. Sabemos que essa invasão foi um dos mais graves ataques à democracia ocorridos nos EUA, ou até no mundo pelo seu simbolismo. E sabemos que a violência da retórica de Trump é manifestamente um projecto fascista, onde a violência de sangue se assume como chantagem preferencial para subverter e destruir os princípios constitucionais, os limites legais e o fundamento democrático da comunidade.

A lentidão da justiça norte-americana não podia ter impedido a turbamulta trumpista de cometer os crimes de 6 de Janeiro de 2021 em Washington. Esperemos que essa lentidão possa agora provar que a rapidez, fúria e alucinação dos pulhas não quer o nosso bem comum.

15 thoughts on “A pulhice é rápida, a integridade é lenta”

  1. O Trumpp para infelicidade de uma franja dos americanos continua a mentir e a enganar tudo e todos e vai levar a água ao seu moinho .Em Itália um governo de direita vai vai cobrar 40% sobre os lucros extraordinários da banca ,e em Portugal
    o governo de António Costa assobia para o lado
    com os lucros da banca a custa das dificuldades das famílias e não é com estas medidas que se resolve as dificuldades das famílias por serem fracas é ir buscar dinheiro a quem lucra com os juros extra e paga miseravelmente a quem lá tem o dinheiro ,há que resolver esta situação.

  2. é incrível como este estafermo continua a liderar intenções de voto – ou, pelo menos, como continua a liderar os meios de comunicação social e a encher a pança das massas de motivação. porque Trump carrega o simbolismo do pesadelo americano.

  3. o governo de antónio costa não assobia para o lado , o governo de antónio costa corta os juros dos certificados de aforro e limita o montante possível de aplicar para 1/5 de modo para impedir os grandes aforradores de retirarem o dinheiro da banca , coitadinha.

  4. fazer de uma pessoa mártir também não foi boa ideia : o trump foi ridicularizado , alvo de bullying por parte de toda a imprensa internacional , pertença daqueles cujo nome não se pode pronunciar , porque não fazia guerras , o que significava uma queda de lucros extraordinária….e acabou em tribunal com a acusações ridículas de assédios e violações .
    acho mesmo bem feita. espero que ganhe e que dê um pontapé nos anglo sionistas e no zelerias e que ponha ponto final na hostilizaçãp da china.

  5. tive uma ideia. eu acho que se a yo se dedicasse a engarrafar as suas frustraçõeszinhas havia de prosperar. se precisar de ajuda para as legendar criativamente, por favor, diga. !ai! que riso

  6. hiena , quem se costuma queixar de como as pessoas são tão mááássssss para ela , de como o mundo é cruel para ela , pessoa perfeita , é você. só os escravos caninos a mantêm feliz. e percebe-se , afinal as hienas são parecidas com cães.

  7. O Trampa é o monte de trampa que uma trampa de país merece. Mas antes o Trampa que Obama ou Biden: ao menos diz logo ao que vem, e enquanto lá estiver terá (quase) todos os media entalados no rabo.

    Já Obamas, Bidens e Clintons são levados ao colo pelos media, blogs de ‘esquerda’ e afins, nem que seja por tribalismo, e depois fazem – pela calada – a mesmíssima trampa que os Trampas, Bushes e Reagans.

    Tudo espremido é tudo, mesmo tudo a mesma trampa. Enquanto a canalha americana não for ao fundo nada pode mudar. E chamar à palhaçada do Capitólio “um dos mais graves ataques à democracia” é a típica histeria de quem chama ‘democracia’ a esta partidocracia podre – seja tuga ou americana.

  8. “Não sabemos se Trump será condenado por tentar reverter os resultados das eleições de 2020. Neste momento, é inocente face a essa e outras acusações entretanto recebidas, tendo todos os meios legais para se defender. Mas sabemos que Trump é culpado de ter atiçado, apoiado e validado a invasão do Capitólio, a qual causou cinco mortos e feriu 140 polícias.”

    Não sabes “se Trump será condenado”, mas sabes de ciência certa que tentou reverter os resultados das eleições de 2020. Declaras que, “neste momento, é inocente”, mas decretas que também “sabemos que Trump é culpado de ter atiçado, apoiado e validado a invasão do Capitólio”.

    Resumindo: não sabes se o Trump será condenado, mas tens a certeza de que é culpado. A presunção de inocência, para ti, é apenas uma formalidade. Para quê então o julgamento? Tem todos os meios para se defender, dizes tu. Pois, o Sacco e o Vanzetti também tinham. Tal como tinham os milhares de trancafiados pela justiça americana que ao fim de dezenas de anos à sombra se concluiu serem inocentes. Sem contar com os que foram executados. E quem diz a americana diz a portuguesa ou a francesa.

    Estás a tornar-te perito não apenas em quadratura do círculo, mas também em triangulação, pentagonização e tudo o mais que te der na gana. Como já foi aqui salientado, julgo que pelo Lucas, é lamentável que não percebas que as tuas certezas em relação ao Trump têm exactamente a mesma “substância” que as acusações e certezas dos cretinos locais em relação a José Sócrates.

    Verdades de que eu, Joaquim Camacho, tenho a certeza:

    — O Trump é uma besta e um vigarista.

    — Os Valupis de lá e de cá odeiam o Trump porque mostra a verdadeira face do falso modelo de virtudes, democracia e respeito pelos direitos humanos do império do bem, que pratica o contrário do que apregoa, dificultando aos seus acéfalos apoiantes e lacaios de cá e de lá a tarefa de credibilização da aldrabice. Vem daí o frenesim, a obsessão, a histeria.

    — A única diferença entre Trump e Biden é que o segundo acresce, aos defeitos de Trump, o facto de ser um corrupto de primeira, um vigarista que anda há anos a aproveitar-se dos cargos que sucessivamente ocupa para receber por baixo e por cima da mesa, enchendo a sua própria mula e a do filhote cocainómano e debochado. Tudo isto sob a protecção da mesma justiça infalível, por ti quase divinizada, que não se mexe nem perante a confissão expressa e televisionada da corrupção pelo corrupto senil.

    — A diferença entre Trump e Obama, Bush, Clinton (ele e ela) e o resto da pandilha que ao longo dos anos (com raras excepções), tem espojado a peida na Sala Oral é que o primeiro faz e diz às claras o que os outros fazem por debaixo da mesa, cobrindo as sacanices e vigarices com camadas e camadas de verniz e pó-de-arroz.

    Já agora, as tuas “certezas” de aviário não conseguem, entre outras coisas, eliminar da “fita do tempo”, como se diz agora, factos simples como este: quando incentivou os seus apoiantes a dirigirem-se a Capitólio, o Trump disse, expressamente, que eles deviam manifestar-se “PACIFICAMENTE”. Isto ouvi eu na época, está gravado e anula completamente esta tua “certeza”: “Mas sabemos que Trump é culpado de ter atiçado, apoiado e validado a invasão do Capitólio.”

    E não é o facto de as máfias merdiáticas de lá e de cá repetirem à exaustão as imagens e “banda sonora” em que o animal diz “We are going to the Capitol”, cortando o discurso nesse ponto preciso, de modo a eliminar a parte que referi atrás, que faz desaparecer os factos. Nem sequer a orwelliana realidade de uma pesquisa no YouTube ou no Google nos mostrar apenas o discurso trancado, manipulado. Até porque os advogados dele tem certamente na sua posse as declarações na totalidade e não se esquecerão de as exibir, fazendo ruir completamente as certezas dos Valupis de lá e de cá.

    “A pulhice é rápida, a integridade é lenta.” Concordo absolutamente. Só lamento que te venhas (salvo seja) tornando, cada vez mais, um exemplo de catálogo da primeira.

  9. Isso são tudo lérias, a justiça americana tem o mesmo timing do MP quando prendeu Sócrates. Não é lentidão, é estratégia. Não é integridade, é subversão do estado de direito. Qualquer presidente dos states tem uma longa folha de serviço criminoso, dado que preside a um império que exerce o seu poder com extrema violência. Têm sido terríveis e mortíferas as guerras e os boicotes económicos sobre os povos do mundo que têm a infelicidade de não ter meios para se defender, e sobre aqueles que não estão disposto a abandonar a sua soberania. Também o Trump bombardeou a Síria e o Iraque, matando um alto responsável do estado Iraniano. Também ele apoiou Israel na sua ocupação e colonização genocida da Palestina. Esses são os seus crimes. Quando foi eleito, os democratas também clamaram que a eleição era fraudulenta, porque as notícias dadas pela wikileaks sobre a corrupção abjecta da sujeita que com ele concorreu eram “propaganda russa” e Trump um agente de Putin. Passaram todo o mandato a desenvolver uma campanha de calúnias para o descredibilizar como putinista. Ninguém foi preso. O computador do Hunter Biden também era propaganda russa mas afinal é real, e o seu conteúdo revela a corrupção abjecta de Biden. Qualquer um dos artistas, Biden ou Hillary, poderiam ser facilmente acusados de corrupção e de alta traição, por venderem o poder dos seus cargos a potencias estrangeiras a troco de pilim do bom. Mas nenhum foi acusado. O princípio da oportunidade para o ministério público nos EUA traduz-se no princípio da discricionariedade ao serviço dos interesses da indústria do armamento, que os referidos artistas representam, tal como todos os seus antecessores. Trump porventura representava outros interesses mas não os da guerra, por isso é que está a ser perseguido pela justiça e não por ter uns documentos secretos na gaveta, como Biden tinha uns documentos secretos na garagem, ou por ter dito aos seus apoiantes para se manifestarem sobre umas eleições, que de resto são férteis em fraudes, naquele país. Infelizmente, a tua análise limita-se a alinhar com a indústria da calúnia, porque, enquanto guerreiro cultural, te limitas a ver Trump como um homofóbico e um misógino, como Putin, e isso é tudo o que vês, e tudo o que importa, morram quantos morrerem. Tira as palas.

  10. O cidadão soviético tornara-se pessimista, ouvindo as cançoes melancólicas de Bulat Okudzhava e contando anedotas politicamente ousadas como esta:
    Questionador: «Existe vida na Lua?»
    Instrutor: «Não, camarada, os cosmonautas soviéticos não encontraram nenhuns sinais de vida na Lua.»
    Questionador, triste: «Aí também não?»

    https://www.bing.com/videos/search?q=de+Bulat+Okudzhava+&&view=detail&mid=5A9B235273E3E93532E15A9B235273E3E93532E1&&FORM=VRDGAR&ru=%2Fvideos%2Fsearch%3Fq%3Dde%2BBulat%2BOkudzhava%2B%26FORM%3DHDRSC4

  11. Slava sleepy borreguini! O despertar vai ser fodido!

    https://swentr.site/russia/580996-russians-not-human-ukraine-transgender/ (“Russian soldiers ‘not human’ – Kiev military spokesperson – Remarks by transgender journalist Sarah Ashton-Cirillo have sparked a social media firestorm”)

    https://twitter.com/SarahAshtonLV/status/1687759882294861824?s=20

    https://swentr.site/russia/580849-russians-asians-humanity-danilov/ (“Asians are less ‘humane’ – Ukrainian security chief – “Humanity” is the key difference between Ukrainians and Russians, who are “Asians,” Aleksey Danilov claims”

    https://swentr.site/russia/580845-latvia-expel-thousands-russians/ (“EU state will order Russians to leave – Latvia says up to 6,000 people have refused to take the language test imposed last year”)

    https://swentr.site/russia/579447-latvia-victory-day-fines/ (“EU state fines citizens for celebrating WW2 victory over Hitler – For a number of Latvian nationals, the penalty was reportedly up to €350”)

    Nazismo, racismo, xenofobia? Nã senhori! Lá para aquelas bandas, é tudo sólidos valores europeus e quem se atrever a pensar o contrário é putinista! E quem o verbalizar é traidor! A quê? Está em estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *