A coisa

Em Fevereiro, a defesa de Sócrates entregou um parecer jurídico onde se argumenta contra a possibilidade de ter existido corrupção de Sócrates – leia-se, qualquer forma de favorecimento que tivesse nascido do seu papel como primeiro-ministro à data – no processo de licenciamento do empreendimento Vale do Lobo. Independentemente dos méritos ou deméritos da peça, algo que só especialistas em Direito poderão avaliar com um mínimo de objectividade, e deixando também sem análise o ponto onde o parecer considera haver uma falha muito grave do Ministério Público na classificação do eventual crime em causa, o que realço é o significado de o Correio da Manhã não ter noticiado o facto. Ou seja, o órgão de comunicação social que mais notícias publica acerca de Sócrates e da Operação Marquês, mantendo uma cruzada furiosa e assassina contra Sócrates e terceiros das suas relações pessoais, resolveu censurar as informações relativas a este documento.

As razões para tal não são difíceis de adivinhar, mas o que o episódio comprova, se mais provas fossem precisas, é que o CM não se comporta como um órgão de imprensa, apenas explora os privilégios legais e sociais desse estatuto. Estamos perante outra coisa.

10 thoughts on “A coisa”

  1. Concerteza, Valupi. O problema não está no Correio da Manhã fazer aquilo que faz – utilizar o estatuto de jornalista dos seus colaboradores para tentar alcançar, por todos os meios, possíveis e imaginários, um objectivo político concreto: a destruição do espaço eleitoral que José Sócrates representa. O problema está em existir, em Portugal, muita gente que o considera um jornal como os outros. https://vaievem.wordpress.com/2016/03/11/jornalistas-a-briga/

  2. “A coisa” aí está para destruir, de vez, a vida de Sócrates. Não a de político, porque essa já lá vai desde que foi preso, mas a de simples cidadão. A SIC acaba de avançar que o MP diz ser totalmente impossivel concluir até ao fim do ano 2016 a investigação, por causa das cartas rogatórias enviadas para Angola e para o Reino Unido. Quantas cartas rogatórias serão ainda enviadas, nos próximos meses ou anos, para fazer durar a investigação pelo tempo que o MP quiser ? Sócrates já está julgado e a cumprir pena, e estas manobras servem, apenas, para justificar uma sentença condenatória sem factos e sem provas. Os nossos magistrados mostram quem manda nesta merda.
    Que “coisa”!

  3. “o CM não se comporta como um órgão de imprensa”
    Mas essa merda, esse esgoto a céu aberto, esse coio de cagalhões auto intitulados de jornalistas, esse pasquim que nem para limpar o sim-senhor serve, alguma vez se poderia considerar como sendo “imprensa”?

  4. Maria Abril
    Vamos fazer aqui uma aposta.
    O regabofe vai manter-se por mais uns meses (talvez até ao final deste ano), até chegar um momento em que uma certa pessoa da Corporação vai fazer um Ultimato ao MP e vai exigir: ou acusa AGORA ou ARQUIVA! e como não serão capazes de acusar vai ser “obrigados” a arquivar, mas tentando o número da vitimização, e a receita do Freeport, colocando no despacho de arquivamento uns milhares de perguntas imbecis que não tiveram tempo de fazer a Sócrates!

    Maria Abril
    Eu sei que com estes sucessivos adiamentos a vida de Sócrates fica em suspenso mas também é verdade que à medida que o tempo passa o MP vai perdendo força e credibilidade. Uma eventual acusação é cada vez menos provável e/ou credível, e é uma Vergonha Histórica!

  5. Valupi

    Por acaso eu até acho que aquele “erro grosseiro” do MP na classificação do eventual crime de com corrupção merece uma discussão diferenciada!
    Não é NORMAL que um MP cometa um “erro” tão grosseiro, tão básico!!!
    Então o MP não sabe que um Governo legítimo em funções quando aprova um decreto-lei está a executar um ACTO LÍCITO ?

    É que para “acto lícito” qualquer eventual crime de corrupção praticado em 2015 já prescreveu ….ou seja podem ir à merda com o Circo montado em Vale de Lobo que nem o Vara e o Bataglia podem acusar, e nem o nao sei que Gaspar nem o Barroca! Quanto mais o Carlos Santos Silva ou o Sócrates.

    Daí que tenham passado ao desespero de tentar a OPA da PT. Mas cheira-me que também levaram uma coça do filho do Belmiro, e porque Sócrates usoub a GoldenShare do Governo contra os interesses de Ricardo Salgado !

    E eis que depois passam ao desespero de investigar os empréstimos que Socrates obteve da CGD enquanto Vara era administrador! Empréstimos para crédito à habitação e que ele já liquidou há que tempos. Devem ter ido ver se lhe deram um spred umas milésimas abaixo do mercado ou outra palermice assim . ….. Uma Vergonha Histórica!

  6. …refiro-me a também já não poderem acusar os outros de fraude fiscal porque salvo erro também prescreve ao fim de 10 anos. E para o empréstimo que a CGD concedeu ao empreendimento Vale de Lobo estamos na mesma porque também é um Acto Licito do Conselho de Administração da CGD, alemnda decisao ser colegial …enfim …nem vale a pena continuar . ..

  7. …mas obviamente a Dama Pé de Cabra e o Dâmaso Sal e Sede não estão interessados em discutir estas “minudencias jurídicas”.

  8. Jasmim, as coisas não são assim tão simples. Seriam, se o Sócrates estivesse a lidar com homens da justiça. Mas não é esse o caso, e a prova é o que o porta-voz da Operação Marquês é o CM. Fiel em cada edição diária. Quantos anos foram com o Freeport? Se o processo Marquês seguir as mesmas pisadas, um possivel arquivamento vai levar anos. Ora raciocine: se no Freeport foi o que se viu com Sócrates no exercício de PM, imagine o que não vão fazer com um homem que já passou largos meses atrás das grades, está politicamente morto e, perante a opinião pública, reduzido a um corrupto da pior espécie. E não pense que alguém vai mexer um dedo sem sua defesa. Ninguém quer aparecer ao lado de um homem condenado e arrastado na sarjeta que é a nossa comunicação social.

  9. para não falar da matrioska judicial que clona processos com certidões retiradas dos extintos por morte natural. enfim, uma bandalheira sem limites perpetrada pelos ungidos do limoeiro ao serviço dos herdeiros da outra senhora. pode ser que um dia os netos do otelo cumpram a profecia do campo pequeno porque esta merda não vai lá com legalidades, estados de direito e outras cenas politicamente correctos enquanto reinar a oligarquia do costume.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.