Tendo o PS conquistado uma maioria absoluta, automaticamente se formou o coro da oposição conluiada, que entoa vigorosos cânticos de indignação partilhada a cada medida tomada pelo Governo, a cada resposta a reivindicações, muitas vezes provocatórias, de sinal partidário e intenções disfarçadas, a cada conclusão de comissão de inquérito (CPI), aberta por tudo e por nada. O coro conta com os poderosos megafones da comunicação social e comentadores amigos.
Saiu o relatório preliminar da CPI à TAP. À TAP, repito. À alegada interferência política na administração da TAP, a propósito da indemnização paga a Alexandra Reis pela sua saída. “Relatório fofinho”, ouvi eu hoje na rádio Radar, que citava o Expresso. Estava dado o mote para a indignação do dia. O relatório era uma vigarice.
Segundo a oposição, o que se devia ter apurado na dita comissão? Ora, que foi o Governo, na figura de Pedro Nuno Santos, que deu ordem não só para o pagamento da indemnização considerada escandalosa, como até pelo despedimento da senhora (de quem durante meses a mesma oposição – amplificada por jornalistas e comentadores amigos – disse cobras e lagartos, troçando das suas competências, aparência e guarda-roupa). Como não se apurou nada disso e quer Alexandra Reis, quer Pedro Nuno, quer o seu secretário de Estado Hugo Mendes se mostraram à altura e responderam dignamente e com verdade às perguntas dos deputados, deixando-os vazios de acusações, mas cheios de tristes figuras, agora o relatório é uma lástima, foi ditado pelo Governo e não passa de uma ficção. Esta oposição está mesmo onde devia estar: na oposição. A continuar assim, é onde vai estar por muitos anos.
Que interessa todos termos ouvido a ex-CEO da TAP declarar que foi sua a decisão de despedir Alexandra Reis e que foi a equipa de advogados convocada de acordo com as regras que chegou àquele valor? Nada, não interessa nada. E que não agradou ao ministro a saída da engenheira? E que interessa que o secretário de Estado tenha dito que, ao ter conhecimento do elevado montante, comunicou ao ministro ter sido impossível baixá-lo (inicialmente seria muito mais elevado)? Nada, não interessa nada, até porque, para a oposição, tudo era já mentira antes de ter sido dito por qualquer dos inquiridos, excepto Frederico Pinheiro. O relatório, escrito por eles, dispensava a comissão de inquérito! A ex-CEO ter sido despedida passar de exigência das oposições a decisão reprovável do Governo também diz muito dos nós em que se metem as oposições e que ficam visíveis nas CPI. Um circo, foi a ideia que ficou.
Muito rasteira anda também a comunicação social pelo facto de o episódio do roubo numa situação inédita, e da recuperação posterior do computador de Frederico Pinheiro, assessor de Galamba, não ter sido mencionado no relatório. Esquecem, mas sem surpresa, porque é intencional, as razões por que não o foi: o caso, como todos sabem, está a ser objecto de investigação pela Procuradoria, além de que não tem nada que ver com o objecto do inquérito. Mas, meu deus, como tolerará a oposição que o ministro Galamba não tenha sido enxovalhado no relatório, como não o foi na CPI? Como tolerará o Bloco de Esquerda que o seu camarada Frederico não tenha sido descrito como um herói, na pior das hipóteses como uma vítima? Não tenha sequer sido mencionada a importância do seu acto?
Da próxima vez, os senhores deputados da oposição podem dispensar-se de ouvir seja quem for do Governo. Reúnem-se e elaboram o relatório das suas teorias e conclusões. E o Governo demite-se. Então não era?
“Da próxima vez, os senhores deputados da oposição podem dispensar-se de ouvir seja quem for do Governo. Reúnem-se e elaboram o relatório das suas teorias e conclusões. E o Governo demite-se. Então não era?”
Má nada!!… É assim mesmo, toma e embrulha!!!
Uma nota apenas para o matemático burro que representou o BE na CPI, PIDE falhado no tempo e apenas aí, que hoje foi o que mais se “indignou” com o facto do Galamba ainda ser ministro e de o mesmo não ter sido citado, entenda-se cilindrado, incinerado, no relatório que lembre-se versa a Gestão Política da TAP.
A oposição quer é LULAS !!!!!!!!!!!!!
Para já nem sei se conquistou maioria absoluta ou se houve trambiqueirice na contagem dos votos, segundo, de que trata aquela merda toda se não de política e de (má) gestão política de membros do governo, terceiro, que se pode esperar da relatora e do relatório/conclusão , que é pessoa do partido no poder e a este título até já veio o corneteiro Aragão, à frente do(da) general(a) anunciar que está tudo nos conformes, está tudo bem, para quê esse lençol inútil, branqueado com lixívia, que deixa ver a sujidade toda, d. Penélope?
O dom Costa, se tivesse vergonha na cara e não fosse o descarado, e, dizem, também malcriadão, já se tinha demitido há muito tempo. Coisa, aliás, que em devido tempo, ainda veremos .
Por puro acaso, numa das vezes que passei pela audição da Chefe de Gabinete do ministro Galambas, “o matemático burro que representou o BE na CPI, PIDE falhado no tempo e apenas aí ” (obrigado PedroM) fiquei espantado porque sua excelência perguntava em estilo pidesco, à inquirida, quem é que tinha mandado fechar a porta e insistia, e insistia e insistia. Só depois percebi que nada tinha a ver com a TAP, Era para saber quem tinha retido o amigo Fred,,,,
Uma lástima
com base relatorio escrito pelo PS, aprovado pelo PS e criticado por todos os partidos da oposição, a malta do PS cheg à brihante conclusão: afinal era tudo mentira!!!
Aviso à navegação: já tive quebras de tesão, quebras de tensão julgo que não.
nem mais, o lugarzinho da actual oposição é na oposição a maldizer e inventar e difamar e a sonhar selvaticamente em como encomendar relatórios à medida da sua mediocridade. e enquanto guincham, Costa, ficando, passa.
As oposições nunca estiveram interessadas em cumprir o objecto da CPI à TAP!
Pretenderam fazer chincana e atingir o Governo … tudo servia até o tal adjunto
com ares de bipolar que, após ser demitido correu para o Ministério para sacar
o computador que lhe estava distribuído com que finalidade?
Basta ver o desencanto do lider do principal partido da oposição (até ver) nem
a sua formação como jurista o ajudou a evitar mais uma casca de banana!!!
ó pá, mas o ps está mesmo a governar satisfatoriamente ? não se percebe como as pessoas chegaram ao ponto de necessitar de esmolas estatais para continuar a viver numa casa ou terem de mandar vir mão de obra estranja, com todos os perigos que acarreta para os autóctones, vidé frança, ao mesmo tempo que malta nacional que nos saiu caríssima, baza para outros países.
e o sns? miserável. depende da lotaria : pode ser que tenhamos sorte, mas pode ser que não. mas os impostos que pagamos são certinhos.
também não se percebe a excelência quando há uma elevada percentagem de gente que com carreiras contributivos completas recebe menos do ordenado mínimo de reforma. seguramente toda a vida descontaram pelo ordenado minimo ou mais. como justifica isto , o partido do povo, paralelamente ás reformas de funcionários públicos e políticos?
” jo 06.07.2023
É da natureza das comissões parlamentares. O relatório final é feito pelos partidos que apoiam o governo, logo, nunca critica o governo.
Demonstrar surpresa com isto é o mesmo que ficar indignado por o céu ser azul.”
ó pá….