Sobre a Madre Teresa, hoje canonizada pelo Vaticano, vale a pena ler o que escreveu Christopher Hitchens em 2003, ano em que a senhora foi beatificada. O texto é agora republicado pela Slate.
Mommie Dearest
The pope beatifies Mother Teresa, a fanatic, a fundamentalist, and a fraud.
claro, a indústria da caridade vive da produção de miséria em escala, quanto mais pobres houver, maior mercado e mais sucesso, eliminar a pobreza é dar cabo dum negócio não auditado, financiado pela comunidade e gerido pela igreja em proveito próprio. é como o missionarismo das madraças amarelas escolares, querem ser privados? paguem impostos, zero subsídios e revelem as contas.
Foi com a Madre Tereza que se criou o hábito de construir supermercados para pôr crianças e vicentinas à porta de sacos na mão a pedir esmola para os pobres e os cachorros e gatos.
Madre Tereza criou a ideia dos supermercados para fazer concorrência ao que ficavam à porta das igrejas.
A frase destacada tem a sua piada tendo em conta que o falecido Cristopher Hitchens é, parece-me, a definição acabada de um fanático e de um fundamentalista. Se ele é uma fraude, saberemos todos na altura certa :)
Bem, JPT. O ateísmo fundamentalista fanático encontrou em Hitchens um dos seus maiores exemplos. Foi um dos beneficiários da cultura de insulto e ódio que a internet descobriu. Dá ideia que a proximidade com a morte o fez descobrir o equívoco nas linguagens que utilizou para lidar com ela ao longo da sua vida.
ora bem…eu canonizava… o ex 44. pronto está dito! Coitadinho tão mal tratado que esta.
(é uma afronta à coitada da madre Teresa de Calcutá, mas paciência)
vá, deixem-se de mundanices e foquem-se no essencial: revejam a fotografia do texto e digam-se se ela, afinal, não era ele – as mãos brutas e o rosto recortado são de homem e isso o rapaz colunista não viu. :-)
adenda ao meu post anterior:
canonizava santos silva, pela forma altruísta como trata o amigo.brm haja
Esta caixa de comentários anda muito frequentada por espíritos confusos que fazem má pontaria. E por cretinos, os habituais!
Sobre a ” luta contra a pobreza ” em geral, a reler esta notável peça escrita pelo saudoso Manuel António Pina, ao tempo publicada no Jornal de Noticias Magazine, e da qual, à laia de atractivo, destaco :
” Nos meus velhos e pouco saudosos tempos de instrução primária, ensinava-se que das vacas se aproveita tudo ”
” Dos pobres também se aproveita hoje tudo:
as parcas reformas e o RSI para financiar o défice; o desemprego para oferecer à economia mão-de-obra submissa e ao preço da uva mijona; e a própria miséria para se praticarem boas acções ” .
A reler aqui :
http://www.dn.pt/revistas/nm/interior/dos-pobres-aproveitase-tudo-2418200.html
penélope, ridícula, mais uma vez, insurge-se contra a beatificação da teresa, mas bajula o radicalismo e o fundamentalismo islâmico.
“For decades left leaning liberal progressives have been fighting for women’s rights but now concurrently are throwing the doors open to a culture that treats women like shit.”
É com esta escumalha penelopiniana que temos de conviver, mas é a vida e não deixa de ser estimulante escachar pessegueiros nas trombas destas penélopes.
enapa: Já experimentaste inscrever-te numas aulas de box para controlares a agressividade? Faz bem, desenvolve os músculos, ficas mais bonito. E já agora muda de óculos, porque parece que não lês bem o que se escreve por aqui.
(há o chamado sempre em pé que dispensa aulas: cabe na sala ou na cozinha e está sempre disponível a receber as ganas das entranhas. recomendo) :-)
penélope a agressividade faz bem, torna.nos menos mansos e ajudou muita gente a tornar esta merda bem melhor, a lutar com sucesso contra muitas tiranias e fundamentalismos que julgávamos estarem enterrados mas que escumalha traidora a como tu pretendem importar em botes meditteranicos.