Apesar de eu ter a certeza de que ninguém, nos partidos da oposição, terá uma palavra elogiosa para o jornalista Nuno Santos, que ontem entrevistou António Costa na TVI (com continuação na CNN), pelo facto de, dirão esses desvairados, ter deixado o entrevistado “brilhar”, o elogio é mais do que merecido. Por uma vez, António Costa pôde falar. E, se falou bem, foi também, mas não só, porque lhe foram dadas condições. As perguntas foram pertinentes e bem ritmadas, o tom de sincero interesse nas respostas, a postura educada e profissional, a liberdade de explanação dada ao entrevistado total. Precisamente este último ponto é o que costuma tornar insuportáveis as entrevistas habituais a políticos do PS no poder. Os idiotas acharão que as interrupções constantes, a chico-espertice de querer apanhar as pessoas numa curva qualquer mais apertada, as supostas rasteiras ou os sound-bytes que farão títulos no dia seguinte é que constituem entrevistas “à maneira”. Mas são pouco sérias e estou convencida de que muitas pessoas mudam de canal por perderem a paciência com o jornalista de serviço. Nuno Santos esteve à altura do momento, um momento delicado em que o país perde o seu melhor político por motivos incompreensíveis e que deixam quase todos consternados.
O Nuno Santos foi logo de seguida criticado na SICN pela Fonte de Belém. Que a entrevista tinha sido muito mansa e tal…
A Ângela não se enxerga, indigência igual à do seu sonso tutor.
Na SIC Noticias uma.pseudo jornalista disse que foi uma entrevista fofinha isso quer dizer como diz um.candidato que deveria fazer e sofrer ,não deixar responder em que quando um entrevistado lhe fazem uma pergunta não o deixam responder.e lhe.fazem outra pergunta e no final o.entrevistado passa a entrevistador e nada se percebe ,é assim na SIC .
Sem dúvida. Nem estava a acreditar na grandeza revelada pelo entrevistador; perguntou o que quis e deixou António Costa falar. Imaginei o mal-estar causado por isso na oposição e na pulharia que campeia nos OCS. Até cheguei a temer pelas consequências para o Nuno Santos, sabendo que anda por lá, na TVI, um ganda ranhoso com muito poder e capaz de tudo. Estou a referir-me a um safardana que andou a fazer-se ao piso ao meu Glorioso – Sport Lisboa e Benfica, que vai ser campeão nacional este ano.
não foi bem assim. o nuno santos começou no estilo convencional “esfola xuxas”, mas o costa não se deixou embrulhar e foi pondo o moço no sítio, desmontando as percepções, mitos, lêndias & marrativas que fazem a espuma da comunicação social. não sei se o convenceu ou derrotou por vergonha das perguntas-opinativas iniciais, mas não ficaria admirado se o gajo votar costa na próxima oportunidade. a desconstrução do aeroporto foi magistral, montecoise & arrenault não vão recuperar antes de serem demitidos, o primeiro a favor do moedas e o outro por imbecilidade.
qualquer que seja o próximo governo que saia das próximas eleições será novamente demitido por marcelo que não vai aceitar um governo de montecoisos ou geringonças com montes de esterco ecológico.
marcelo pior que cavaco: Possivelmente foi como dizes. Na verdade, os primeiros cinco ou dez minutos escaparam-me.
Estiveram os dois ao seu melhor nível.
Estou a dar conta do surgimento de algumas rachaduras no seio do comentariado político até agora empenhado no golpe de Estado. Estou a seguir com interesse. Até o maninho já anda a largar que o PS vai ganhar as próximas.
———-
Militantes do PS, votem no José Luís Carneiro. O outro é, neste momento, um perigo de morte para a democracia portuguesa. Pior ainda se ganhar. Depois não digam que não foram alertados. Fala a experiência e o bom senso. Vão por mim. Se esta direita ganhar o poder é para meio século. Se há aqui alguém que conheça militantes do PS, advirtam-nos.
Esta manha ( confirmei a mesma notícia de tarde na RTP3) vi uma reportagem em que os abutres pressionavam o PR Marcelo sobre cronologia do inquérito das gémeas e a demissão do A Costa…. Marcelo não respondia, sempre a andar e a mesma pergunta era repetida.
Finalmente , Marcelo, respondeu NÃO.
E agora o meu espanto: não é que a repórter que fez a pergunta tornou a perguntar : MAS TEM A CERTEZA ?
Onde já anda a credibilidade das figuras publicas , mesmo as mais afetuosas !
Mas o José Luís Carneiro não é o candidato do Marcelo, da Procuradora e do Montenegro?
Até já mandam juras de amor, em público.
A CNN é um braço da política externa americana, mau jornalismo com dono e lavagem de facínoras, de Trump à guerra do Iraque e o agora o genocídio em Gaza.
O franchising em Portugal é uma cópia do que sabe fazer melhor, falsas equivalências polémicas idiotas e subserviência aos poderes faticos.
A entrevista foi um exemplo. Na verdade foi uma publireportagem, um simulacro, em que houve um acordo previo entre as equipas sobre questões a abordar sem qualquer interesse para além da boa impressão que o entrevistado tivesse no final.
Ainda assim deu para perceber porque o governo do Costa não deu grande coisa, qualquer reunião com o querido líder levava à sonolência do mais insone ministro, um autêntico sabonete.
Nuno Santos com tais méritos em breve poderá alcançar a liderança da Procter&Gamble, que compete na mesma área de mercado da CNN.
Obrigado pela chamada de atencao. Boa entrevista. Concordo.
«Os idiotas acharão que as interrupções constantes, a chico-espertice de querer apanhar as pessoas numa curva qualquer mais apertada, as supostas rasteiras ou os sound-bytes que farão títulos no dia seguinte é que constituem entrevistas “à maneira”. »
Esta frase do Valupi traduz tudo o que o “pisca” o olho da RTP fez ao J.L.Carneiro no no noticiário das 20h00 de ontem.
E o problema, a meu ver, é que existe atualmente no jornalismo português o síndrome do “investigador”. Todo o jornalista tipo investigador crê, à partida, por princípio, que todo o político é sempre um malandro, um bandido e um gatuno que anda na política para ir ao pote. Deste modo o seu intuito instintivo é provocar o entrevistado com insinuações de criminalidade na sua atuação política à imitação do que faz o MP, juízes, procuradores e depois ampliado pelos media, onde todos se atropelam a ver quem é mais tablóide e carrega mais nas tintas acusatórias estilo “chega”, “cm”, e bronco da rua.
E estamos no fim da picada, pois, tal estilo já atinge instituições como a Ordem dos Médicos que vai ao ponto de querer inquirir, sob ameaça de um processo disciplinar, um membro do governo invertendo as hierarquias estabelecidas pela lei democrática.
Da última vez que a democracia caiu, a República Romana, tivemos 1800 anos de reis, imperadores, príncipes, e outros tiranos diversos e uma Idade Média de obscurantismo político-religioso.
Caso tal aconteça, neste século, que tipo de tirania necessária surgirá? O impronunciável, propõe o Xi Jinpinguismo. Para começar ou até ao fim dos tempos com a chegada do homem espiritual que HÁ-DE VIR?
valupi,
tu que tens contactos com os mais poderosos do PS avisa-os de que o nuno santos é um infiltrado da direita. até o carlos cesar anda enganadinho. é como aqueles judeus que não se apercebem que estão a ser antissemitas ao protestarem contra os crimes de guerra de israel. não entendem que o ocidente já gastou as sanções todas no ano passado e que agora é preciso aguardar para reconstituir os stocks.
obrigado pela dica, fernando e continua a mandar postais! pena o teu benfica
neves,
o adrião chega à mesma conclusão que tu a propósito do império romano, mas diz que xi jinpinguismo já chegou e está estabelecido no ps.
https://www.dn.pt/politica/daniel-adriao-o-ps-e-um-partido-pouco-democrata-ouve-cada-vez-menos-as-suas-bases-17492400.html
olha,
a google fodeu-se. caso muito interessante de monopólio a ocorrer agora nos eua