O gajo ainda aí está, preparado para tudo

O emplastro de Belém insinuou hoje que, até Março, ainda tem o poder de demitir o governo – para o que só poderia alegar que as instituições democráticas não estariam a funcionar regularmente. Não teve tomates para o dizer claramente, mas isso não escapou a Constança Cunha e Sá. Outros comentadores, mais ingénuos, viram naquela insinuação apenas a ameaça do uso do veto presidencial.

Preparemo-nos para o pior, porque o odre está a transbordar de ódio e é bem capaz de jogar a cartada da demissão do governo, mesmo sabendo que ela seria altamente controversa e desafiadora da Constituição – que em 1982 retirou ao PR toda e qualquer tutela política do governo. Cavaco sabe que (infelizmente) em Portugal nenhum órgão de soberania, incluindo a AR e o Tribunal Constitucional, tem o poder de verificar a inconstitucionalidade dos seus actos – os quais não seriam “sindicáveis”, como Portas pretendeu há dias! – e pode querer arriscar tal cartada, agora que está de despedida. Ele até já declarou que estudou todos os “cenários possíveis”…

Escudado na sua eleição por sufrágio universal (mencionou isso hoje) e na opinião dos compinchas que há anos o incitam a agir “perante a nação”, Cavaco conserva na manga essa possibilidade de hostilizar frontalmente o governo legítimo e a maioria do parlamento, mesmo correndo com isso o risco de lançar o país numa grave crise de legitimidade política.

20 thoughts on “O gajo ainda aí está, preparado para tudo”

  1. Cavaco apenas está a aconselhar o Costa para não se acagaçar com as manobras dos comunas e seus sindicatos.

    Quem te avisa amigo é!

    O tempo dirá, se o Costa ainda irá agradecer os conselhos.

  2. Tretas, Bombinhas, tretas. Cavaco Silva é um rematado F d P, ainda por cima um burgesso sem educação que não sabe respeitar e prestigiar o lugar que ocupa. O homenzinho, que mandava informações à Pide, ficou com o salazarismo nas veias: julga-se o dono de uma quinta chamada Portugal… O país ingteiro pôde hoje ver a má qualidade dele e a forma corajosa, tesa, como António Costa, embora cortês, foi ao pêlo do tipo. E e era um espectáculo ver as trombas do Passos, da Albjuquerque, e os risinhos da da Oferecida, da Paulinha das Feiras, com os olhos a saltitar dum para outro dos presentes, já com aquele cérebro doente a imaginar a quem se pode colar. O Cavaco pode ir andando. E o Marcelo era bom que não fosse eleito, porque é falso e má peça.

  3. Meter nojo até ao fim é a sua sina, provocar vómitos até ao peido final, a sua missão. Mas o odre do ogre não está cheio de ódio, que o desgraçado nem para isso tem estaleca. O que o anima é apenas a raivinha pequenina, o ressabiamento rasteiro, o despeito reles e mesquinho do invejoso que sabe, bem lá no fundo, que os alvos da sua baixeza lhe são incomensuravelmente superiores.

    “Diz-me, espelho meu, se há umbigo mais belo que o meu”, não se cansa o ogre de questionar. O espelho, que não sabe mentir, responde-lhe sempre o mesmo, que o umbigo dele é torto e fede, e quem paga somos nós. Depois de uma existência infame a encher a pança de vitoriazinhas de merda, para isso apunhalando adversários e traindo correligionários, vêm agora uns mafarricos canhotos, depois do lauto banquete, privá-lo da sublime sobremesa final, dez estrelas Michelin à vontadinha? Onde é que já se viu tamanho atrevimento?

    Não passa de um pobre cretino afogado em complexos de inferioridade, ruminando vinganças castradas, e o melhor mesmo é tapar o nariz nos dois meses que nos faltam dele. Depois, é só tentar esquecer a vergonha que criatura assim foi para a República que continuaremos a ser.

  4. O PCP aumentará os votos daqui a nove (9) anos.
    São os votos dos jovens que hoje não vão mais fazer exames do 4º ano, e agradecem.

    Também o Bloco daqui a 18 anos subirá na votação.

    Os filhos de mãe dupla ou pai duplo.

  5. estou de acordo com o tobias.marcelo não é gente de confiança.não exigimos um presidente de esquerda,mas queremos um homem sério, a presidente deste pais.de cavaco nunca ouvi nenhum discurso(lia os comentarios ao mesmo),pela simples razaõ de não gostar de filmes de terror!

  6. Tem o poder de demitir o governo mas com que fito ?
    Condicionar o próximo presidente eleito ? Que a ser Marcelo, até poderia agradecer até poderia aproveitar para, – uma vez demitido o governo ora empossado e remetido para funções de mera gestão corrente – dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas ?
    E quais as consequencias da demissão ?
    Um Novo governo Paf não teria qualquer hipótese de suporte parlamentar .
    Só se fosse para forçar um entendimento PPD+CDS+PS, que se traduziria no PAF a governar, ora apoiado pelo PS, se não, pelo menos não hostilizado pelo PS .
    Seria uma solução simétrica ao entendimento ora firmado à esquerda, só que desta vez, constituído à direita, – ou, como, rapidamente iriam proclamar os beneficiários do Paf, constituído ao centro . Ou mesmo ao centro-direita.
    Talvez seja esta a derradeira esperança que Cavaco alimenta .
    Tendo protelado o mais possível, e, em vão, esperado por um qualquer acontecimento que o livrasse de nomear um governo que não fosse da área politica a que ele pertence e que representa, esperado inclusive, por reacções de instituições e organismos estrangeiros e da velhacaria internacional representada por empresas de rating, alta finança especuladora, imprensa económica representante dos interesses de Wall Street, City of London, e outras “praças fortes”, enfim, os ” mercados “, e não tendo surgido tal apoio dessa santa aliança, iria agora Cavaco derrubar o governo para criar um vazio de governação?
    Neste caso, deveria, sem dúvida, ser destituído, com o fundamento de perda de sanidade mental .

    Já quanto ao poder de veto de certos diplomas, aí sim, pode exercer algum poder, ainda que com as restrições constitucionais conhecidas .

  7. Não acho bem chamar “emplastro” ao nosso PR, como não acho correcto chamar “monhé” ao nosso novo PM. Tem de haver respeito!
    Os bloquistas também falaram no outro dia, aquando do assunto de um novo PR que não cheire a”bafio”.
    Não ha respeito!

  8. anónima true, nessa confusão que penso que será de boa-fé, sabes quem é o Emplastro? Ou mais difícil o que é um emplastro? Se sim, qual a norma constitucional que o Aspirina B pisou? Ou existirá um tratamento diferente e/ou deferente em relação ao dito Supremo algarvio? Outro princípio, …?

    Art. 13.º
    Princípio da igualdade
    1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
    2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

    Não estou a ver que haja, mas a veia colonialista e racista está ali.

  9. Tristes comentadores…
    É esta pobre democracia que dá formação a esta gentinha…
    Com certeza que em casa esta deformação não andará longe do analfabetismo.
    Se efetivamente querem acabar com os exames nas transições de ciclos, acho ótimo, porque a demonstração está visível.
    A nivel da OCDE, diz-se que houve evolução na formação, mas esqueceram-se de argumentar que os analfabrutos por alongam caminho.
    A quem critica o PR, tem o direito de o fazer mas com o devido respetivo seja a cor que não devia representar em Belém. Alguém se lembra de um ex.PR, que anda por aí a comer à custa dos impostos dos portugueses que, atrozmente se caminha em mercedes, secretária e motorista pago por nós a mandar desaparecer quem diariamente o protege? desapareça senhor GUARDA. Quem se lembra da mala de patacas que alguém e a mando de quem e as espalhou em pleno átrio do aeroporto de Macau, para entregar a determinado partido? O Governo e o PR que até hoje estiveram ao leme, têm telhados de vidro, mas o anterior partiu e continua a partir os vidro do telhado que ainda restam. Embora não reveja nada de novo na atuação do empossado novo Governo, para bem de todos os portugueses, desejo-lhes boa sorte e que não escondam o que de mal daí advier. Que funcionem e melhorem o funcionamentos das instituições e aos opositores que façam a oposição necessária e com digndade, estudando mais bem os dossier em caso de dúvidas para bem de todos.

  10. Ribas, nessa confusão que tenho a certeza que é de má-fé, sabes quem é o Emplastro? Ou mais difícil o que é um emplastro? Se sim, qual a norma constitucional que o Aspirina B pisou? Ou existirá um tratamento diferente e/ou deferente em relação ao dito Supremo algarvio? Outro princípio, …?

    [dispensamos o copy, né?]

  11. Venho aqui, embora esporadicamente, por duas razões.

    Primeiro, razão nº 1, porque simpatizo com o verde. não sou comunista nem do Benfica.

    Segundo, razão nº 2, porque me parece que a geração dos comentadores, tem tanta classe e de um vernáculo tão rico que sem dúvida são todos da geração de portugueses «mais preparada» de todos os tempos.

  12. EMPLASTRO – (Fig.) Pessoa incómoda, maçadora. = CHATO; Pessoa que tem pouco préstimo (Dic. Priberam).

    Anónima: era o que faltava não se poder chamar emplastro ao emplastro-mor do reino. Não tem qualquer semelhança com chamar monhé a uma pessoa de ascendência indiana, o que é um insulto racista. A não ser que os chatos constituam uma etnia…

    E que especial respeito me merece alguém que, por birra, demorou 54 dias a dar posse ao único governo que tinha maioria no parlamento? Alguém que perturbou flagrantemente o regular funcionamento das instituições democráticas e agora faz pesar sobre o governo a ameaça de demissão, a qual só pode ter lugar quando está em causa o regular funcionamento das instituições democráticas?

  13. Tudo não passa de fumaça, sexa deu um arroto devido à forte azia
    que estava a sentir mas, como no princípio, o Povo é sereno e aqui-
    lo era só fumaça ! Até porque, em vias de terminar o mandato que,
    foi para esquecer … está a preparar a sua entrada para o Convento
    de Alcântara para meditação do mal que fez ao País!!!

  14. Reassa, com dois ss.
    Terceira que a cena é feminina, razão n.º 3 – Para vossas excelências se divertirem (ou será voças excelênssias, caraças!).

  15. As prioridades parlamentares bloquistas estão indo em acelerado.

    Estão quase esgotados os objectivos do Bloco e mal começou o ofício.

    Daqui a 9 anos a Carolina vai votar Bloco.

  16. Para lá, de me parecer, que este Governo, ultrapasse ( em larga medida ), a mera compreensão, mundana, comezinha e , interesseira de quem se lhe opõe, tenho a firme convicção, de que seja a bandeira de esperança, há muito esperada em Portugal.
    Será, que o virar de página, ou agulha, nos devolve, o estimulo de continuarmos por cá ?
    A ver vamos…
    Para já, arrisco apostar, em que será o início do “Melhor Governo desde 74”.
    Contra tudo, e quase todos, terão no Povo, a sua base de legitimidade, outros se seguirão…

  17. Ninguem duvida da capacidade e das ideias originais de António Costa.

    Tal como ninguém duvidava que Seguro poderia ser incapaz de chegar a 1º Ministro, devido às vitórias pequeninas,

    Quando já estava rouco e esgotado duvidou-se, mas regressou para o outro dia de mão dada com o Bloco e PCP.

    Ninguém duvida da capacidade de ciganos, cegos e angolanos para serem bons governantes.

    O que se fica à espera, é que as originalidades e a imaginação do Dr. António Costa não esmoreçam o que seria o desmoronar.

  18. Cavaco não é fiel da Opus dei nem das lojas Maçonicas…Será?
    temos que perguntar à jornalista Felgueiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.