De onde saiu esta asneirenta?

Helena Freitas, que foi cabeça de lista do PS por Coimbra como independente, afirmou no facebook que

Uma maioria que não se apresentou aos eleitores e portanto, para efeitos de governo, não existe, não é legítima. Poderia sê-lo num outro país, mas em Portugal, assumir que ela existe e constituir assim um governo, seria uma traição ao eleitorado, e ao próprio eleitorado do Partido Socialista.

Como não se trata de uma comentadora sem responsabilidades políticas, apesar de ser “independente”, exigir-se-ia que a senhora deputada fundamentasse o seu argumento de que “uma maioria que não se apresentou aos eleitores e portanto, para efeitos de governo, não existe, não é legítima” (dou de barato o português rascoso). Quais os fundamentos da sua opinião, para além de dizer, também no facebook, que ela respeita a percepção prevalecente na nossa democracia? Prevalecente onde? Nos meios independentes de Coimbra? Na comunicação social de direita?

Será que a Sra. Freitas acha que Mário Soares em 1976 anunciou na sua campanha eleitoral que tinha a porta aberta a uma coligação de governo com o CDS, como iria acontecer em 1978?

Será que a Sra. Freitas pensa que Mário Soares em 1983 se apresentou aos eleitores com uma proposta de coligação com o PSD, como iria acontecer nesse mesmo ano e até 1985 (Bloco Central)?

Será que a Sra. Freitas não sabe que o PS de José Sócrates abriu a porta a entendimentos com partidos em 2009, depois de perder a maioria absoluta nas eleições desse ano, sem que alguma vez tivesse anunciado vontade de abrir essa porta durante a campanha?

Será que a Sra. Freitas acha que Passos Coelho se apresentou às eleições de 2011 já coligado com o CDS?

E o que é que autoriza esta deputada independente do PS a declarar, repetindo o que a direita tem declarado nestes dias, que uma posição contrária à sua é “uma traição ao eleitorado e ao próprio PS”?

Será que esta asneirenta não sabe que por toda a Europa se fazem coligações de governo pós-eleitorais, que têm em conta os resultados eleitorais?

49 thoughts on “De onde saiu esta asneirenta?”

  1. É a constatação de que o PS não tem olheiros para escolher os
    candidatos independentes, neste caso vê-se que foi uma má
    escolha … não é a primeira vez!

  2. A Helena Freitas foi escolhida para fazer parte da delegação do PS que vai negociar com os Verdes amanhã. Ou será que existe outra Helena Freitas. Estranho.

  3. Como é isto possível?
    Uma analfabeta e ignorante deste calibre:
    1º. Numa lista eleitoral para legislativas;
    2º Eleita para o Parlamento.
    Quo vadis, PS?

  4. E por falar em asneirentos, não podia faltar o Silva da UGT…

    UGT demarca-se de declarações do seu líder que defendem governo de direita com compromisso do PS

    Mário Cruz / Lusa

    Os órgãos sociais da União-Geral de Trabalhadores (UGT) demarcaram-se esta segunda-feira do seu secretário-geral, Carlos Silva, que defendeu um Governo de coligação PSD/CDS-PP com o compromisso do PS, excluindo assim os partidos à esquerda dos socialistas.

    “Gostaríamos de esclarecer que a opinião expressa apenas vincula a pessoa do secretário-geral da UGT e não [é] uma posição da central ratificada nos seus órgãos sociais”, lê-se num comunicado enviado esta segunda-feira pela UGT.

    No Expresso online.

  5. PS unido, jamais será vencido… PS unido, jamais será vencido.
    Força , Força camarada Costa….Força , Força camarada Costa….

  6. Há muitas gentes que se dizem PS não por serem de esquerda mas por serem canhotos… são tantas que conseguiram eleger Cavaco à primeira. Não espanta que venham a contribuir da mesma forma para eleger à primeira Marcelo Caetano, ups!, Rebelo de Sousa.

  7. Será que o PCP já apodreceu mesmo? Só porque olhou para Cuba?

    Se acabarem as greves dos maquinistas, dos pilotos, dos professores e das poucas coisas que mexem!

  8. Saiu de uma lixeira. Ela não está numa zona de” coincineração”, ou lá como e chama essa treta….e a senhora não queria ter a pasta do merdelim?Tá zangada.

  9. Não vejo nenhuma “asneira” na tomada de posição de Carlos Silva. Se a opinião individual dele difere da dos órgãos sociais da UGT, eles que se entendam! Ou então que o afastem no próximo congresso da UGT, se acharem que é caso disso… É uma questão interna da UGT.
    Não vi as declarações de Carlos Silva, mas não me parece que tenha dito que uma coligação qualquer é ilegítima ou que é uma traição.

  10. É sempre uma asneira ser membro destacado de uma central sindical e nunca ter lido a Constituição da República…

  11. anonimo,
    o Sérgio S. Pinto ao menos demitiu-se.
    Espero que a Helena Freitas, coerentemente, nem sequer tome posse como deputada do PS. Ou então, se não tiver vergonha, que abandone o grupo parlamentar do PS e monte a sua banca ao lado dos seus amigos de direita.
    A Freitas tem toda a liberdade de dizer asneiras, sim senhor! Mas não a julgo nada bem colocada, como independente, para avaliar o que são “traições” ao PS.
    Para já, quem é forte candidata a “traidora” do PS é ela própria!

  12. Enapa, deixa lá pá…
    Isto tá divertido… o PS a suicidar-se …e em directo…. fantástico, isto nem o sócrates conseguiu.
    Não te preocupes ninguém de bom senso leva isto a sério.

  13. ultima hora: psd faz acordo de coligação com o santo ofício e diz que a coligação do ps com o khmer rouge e a baader meinhof lembra os tempos do prec. ja tínhamos uns loucos radicais no governo só nos faltava mesmo uma aliança do ps com escumalha extremista. lindo país este….

  14. belas companhias que escolhe o ps. não consegue por culpa própria uma vitória nas eleições e avança para uma coligaçao com extremistas tão dementes como aqueles do governo que pretende derrubar.

  15. valha.nos o lindo espetaculo de ver a direita apavorada e cega de ódio com a aliança ps-kgb/gulag/estaline/15 milhoes exterminados-baader meinhof. eu que nâo sou de direita tb tenho medo, mas como vivo de adrenalina dá.me uma pica do caralho ver o país caír no seu segundo abismo em menos de 5 anos.

  16. No Ps cabe tudo até independentes de direita, Esta Senhora foi cabeça de lista do PS por Coimbra mas votou no PAF. Aposto que foi indicada pelo Vital Moreira!

  17. Eu pelo menos acho que ouvi o António Costa na campanha eleitoral dizer que não fazia acordos com a coligação de direita.
    Já quanto à ilustre deputada deixar o cargo, aposto que não.

  18. “Mas não a julgo nada bem colocada, como independente, para avaliar o que são “traições” ao PS.”
    Helena Freitas foi convidada a ser cabeça de lista pelo PS, naturalmente dando o seu aval pessoal ao projecto. Atendendo ao que Costa sempre disse (até às eleições) é natural que assumisse alguns limites a soluções pós-eleitorais. Enquanto independente não tem qualquer hipótese de influenciar, dentro do partido, qualquer alteração significativa de estratégia. Assim sendo Costa devia, no mínimo, perceber que pode estar a violar o compromisso pessoal que levou a que HF aceitasse o convite, algo que pode legitimamente ser encarado como uma traição de AC. Quanto a demissão, HF tem um mandato de representação que lhe foi dado pelos eleitores, não tem um cargo político num qualquer órgão interno de um partido.

  19. Certamente é uma asneira tamanha. Se foi dito por desconhecimento é uma desgraça, no entanto se foi dito para influenciar os seu partido porque não gosta da coalição então é um caso de uma facínora e malvada.

  20. Parece-me que o novel Guru da Ciência Política, Pinto de Sousa (aka 44), também não estaria muito inclinado para uma aliança “povo unido” que o Camarada Costa anda a cozinhar…

  21. para descongestionar, e para informação aos direitolas aqui vai: a ANA detida pelo grupo francês VINCI,diz que o aeroporto de beja,não é só estrategico para a região mas tambem para o país. o preço do combustivel,vai baixar para as aeronaves no aeroporto de beja,depois de um acordo entre a galp e a ana.

  22. a bolsa deu um trambolhão depois da reunião ps/ bloco.a direita serve-se de todas as armas,para alcançar os seus objectivos.

  23. O que é que a Bolsa tem a ver com a direita e o que é que o “aeroporto” de Beja tem a ver com a palavra “utilidade”?

  24. yeah, je t’adore ò do pior. qualquer cozinhado é melhor que a merda que os pafúncios serviram estes 4 anos, mas já que falas nisso, qual é a tua ideia? era uma boa oportunidade para a coligação fazer um acordo de regime com os abstencionistas.

  25. “O que é que a Bolsa tem a ver com a direita e o que é que o “aeroporto” de Beja tem a ver com a palavra “utilidade”?”

    te adoro, exactamente o mesmo que as imbecilidades que tu debitas e chama-se liberdade de expressão. não gostas, escolhe uma árvore, tira o cinto e pendura-te pelo pescoço, se usares suspensórios ficas a fazer de iô-iô.

  26. quantos governos não se formaram depois das eleiçoes,para resolver situaçoes de autentico bloqueio e não só. o ps tem ou não direito de dizer não ao governo psd / cds.? se tem. havendo uma maioria de esquerda por vontade do povo por que não avançar já com uma soluçao estável? costa não é um grande comicieiro mas saiu-nos um grande estratega.depois de lisboa,ganha portugal.camaradas não hesitem,quem fez o que ao pais,ao chamar a troica,só podiam ser fodidos ao virar da esquina. ao antonio costa agradeço-lhe do fundo do coração a formação de um governo de esquerda

  27. Aposto que quem mandou construir o agora estratégico aeroporto de Beja foi “Sócrates, o Louco” ou “Sócrates, o Corrupto” !
    Enfim, aquela coisa da “verdade tarda mas não falha” … pois …

  28. “Atendendo ao que Costa sempre disse (até às eleições) é natural que [Helena Freitas] assumisse alguns limites a soluções pós-eleitorais.” (anónimo)

    Exacto. Costa sempre disse que não fazia coligação com a direita…

  29. Júlio, o Carlos Silva ficou tão os + aflito do que os direitolas do PSD/CDS.

    Negócios ‏@JNegocios, há minutos.

    Carlos Silva vai avaliar se continua à frente da UGT

    Questionado sobre se a convocatória do secretariado nacional extraordinário marcado para dia 23 está relacionada com as polémicas afirmações que marcaram esta segunda-feira, Carlos Silva respondeu que sim.

    O objectivo é “analisar as consequências que eventualmente sejam negativas para a coesão e unidade internas da UGT”. “A mim cabe-me zelar por isso. E retirar nesse dia as devidas ilações que se apurarem no seio do colectivo, incluindo a minha função como secretário-geral”, disse ao Negócios.
    http://bit.ly/1RD9gnd

  30. Espetáculo !
    Se esse sindicalista incompetente for plantar batatas já valeu a pena este Outubro Vermelho !

  31. So para lembrar uma coisa:

    Quando alguém perguntou ao Costa durante a campanha se ele viabilizaria o orçamento pafioso ele respondeu NÃO !
    A maioria disse que ele perdeu as eleições nesse dia e que nunca devia ter dito tal coisa (que agora sabemos ser a VERDADE). Ou seja, esta malta comentarista acha que os bons políticos são os que mentem. Como Costa respondeu a verdade foi incompetente e como consequência perdeu as eleições.
    Ora se foi assim …agora estão a querer cobrar-lhe o quê ? Que ele viabilize o tal orçamento pafioso que disse aos eleitores que não viabilizaria ?
    É que eu votei nele porque ele respondeu NÃO. Se tivesse dito sim eu se calhar tinha considerado a hipótese de votar no PAN ou noutra coisa exdrúxula.

  32. Apresento-me, com licença: sou Socialista (8048). Isto é só para que não fiquem dúvidas.
    Sou Socialista do mesmo Partido Político a que pertencem ANTÓNIO COSTA, MANUEL ALEGRE, JOÃO SOARES e tantos, tantos outros Socialistas de quatro costados, como soi dizer-se. Não sou do Partido Político a que pertencem Álvaro Beleza, Galamba, a tal independente de Coimbra, etc. Fico-me por aqui. Afinal quem é que tem medo da esquerda em Portugal?. O tempo de “comer criancinhas ao pequeno almoço” já passou. Agora só para nós “que ninguém nos ouve”. Será que uma parte dos portugueses (37%+-) são “masoquistas” (sem ofensa e com todo o respeito por aqueles que não comungam das minhas ideias). Mas que há qualquer coisa que está errado, ai isso há, de certeza!. Não há?. Então onde estão as crianças com fome; onde estão aqueles que dormem ao relento; onde estão os que, por alimento, têm a sopa dos pobres. Então como é, em que país estamos nós afinal?. “ENQUAANTO HOUVER UM CRIANÇA COM FOME A REVOLUÇÃO JUSTIFICA-SE”.

  33. A direita tem pavor de que a aliança da esquerda seja um projecto sério, para quatro anos; receia que governe bem o país, que ganhe a gratidão do povo e que, finda a legislatura, volte a ganhar as eleições por margem ainda maior. Como aliás aconteceu em vários países da América do Sul (Brasil e Argentina são exemplos).

  34. Camaradas, a revolução está no ar. A Paz, o Pão, Habitação… Saúde, Educação, só há Liberdade a sério quando houver , Liberdade de mudar e decidir, quando pertencer ao Povo o que o Povo produzir.
    Força, força Camarada Costa…

  35. “Camaradas, a revolução está no ar.”

    os emigrantes ocuparam os aeroportos, mas o governo continua entrincheirado nas televisões.

  36. ignatz,
    “te adoro, exactamente o mesmo que as imbecilidades que tu debitas e chama-se liberdade de expressão. não gostas, escolhe uma árvore, tira o cinto e pendura-te pelo pescoço, se usares suspensórios ficas a fazer de iô-iô.”

    Um perfeito palerma não escreveria melhor…
    Uma completa idiotice esta ideia de fazer um aeroporto em Beja, só ao nível dos mesmos disparates que se fizeram em Espanha na mesma altura.
    A tal altura do pré Troika, a altura “gloriosa” dos despesismos desmedidos feitos à conta erário público. Cavaco, Guterres e Sócrates no seu melhor da governação do país!!!
    Aquilo não serve (nem nunca servirá) rigorosamente para nada!

    A de achares imbecilidade ter escrito que a Bolsa subir ou descer nada tem a ver com esquerda ou direitas no (ou perto) do poder, bom essa então, revela um amplo conhecimento sobre o assunto…

  37. Uma maioria que não se apresentou aos eleitores e portanto, para efeitos de governo, não existe, não é legítima.

    BURRA !
    E nos dois segmentos da sentença !

    UMA MAIORIA, é um resultado pós acto eleitoral, que só se apura e se conhece no fim da contagem dos votos .
    Logo, à anteriori, isto é, à partida, NÃO EXISTE .

    NÃO É LEGÍTIMA ( e aqui num certo sentido, embora involuntariamente, ela está CERTA ) porque SE EXISTISSE UMA MAIORIA ANTES DA CONTAGEM DOS VOTOS, estar-se-ia, obviamente, em face de uma fraude, um resultado eleitoral pré arranjado .

    O que ela quereria porventura dizer, e deveria ter dito era

    UMA COLIGAÇÃO QUE NÃO SE APRESENTOU AOS ELEITORES …

    Mas mesmo assim e quanto à opinião que ela expende, é, naturalmente, meramente a opinião dela .

  38. ò meteoro, o aeroporto de beja já existia desde 1964, era uma base militar de treino de pilotos alemães que animava a região e quando foi desactivada criou problemas à economia local. as obras de adaptação para aeroporto comercial foram feitas por empresas portuguesas e custaram 40 milhões de euros, uma ninharia se compararmos com os 2,3 mil milhões em juros resultantes das brincadeiras irrefogáveis do paneleirote. foi e continua a ser um projecto de interesse nacional, enquadrado com o porto de sines, alta velocidade e cluster aeronaútico de évora e que correspondia aos desejos das populações locais, não me lembro de alguma força política ou organização cívica ter votado ou protestado contra a sua execução. teve o azar de ser inaugurado no auge da crise economica mundial, a tal que a direita só reconhece a partir de 2011, e foi prontamente contestado como despesismo pelos que anteriormente se mantiveram calados. agora parece que a coisa vai funcionar de novo e passa a ser um êxito na balança comercial dos pafúncios à semelhança do magalhães, eólicas e outras amaldiçoações do tempo do barrabás.

    quanto aos teus conhecimentos de bolsa, consulta o último poste do valupi, mais do mesmo.

  39. A política está moribunda.
    Proliferam as caras escolhidas pelo dono e sem qualquer valor político ou moral.
    Este é apenas mais um caso.
    Ou mudamos o regime político ou qualquer dia só votam os candidatos, vulgo caras escolhidas pelo dono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.