Um livro por semana 223

«Vida e obra de Raul Brandão» de Guilherme de Castilho

Guilherme de Castilho (1912-1987) estudou as obras de Bergson, Eça de Queirós, António Nobre e Raul Brandão. No caso presente são 536 páginas sobre este «filho e neto de homens do mar» que em 1891 se inscreveu na Escola do Exército «por vontade do pai e para não desgostar a mãe». Cedo concluiu que «quem vivesse cem anos chegava, pelo menos, a major».

Raul Brandão (1867-1930) teve uma profunda ligação à Natureza («Construí a casa, plantei as árvores, minei as águas.») e ao jornalismo («Trabalhei sempre nos jornais») mas num incidente com anarquistas no Pátio do Salema ouviu estas palavras inesquecíveis: «Se quer ser escritor, fale dos pobres».

Entre jornais e revistas a lista é longa: «Correio da Manhã, O Imparcial, O Dia, Jornal da Manhã, Diário da Tarde, República, O Universal, O Liberal, A Crónica, O Século, Revista Ilustrada, Brasil-Portugal, Revista Nova, Serões, Gente Lusa, Teatro e Letras, Ilustração Moderna, Revista de Hoje, Revista de Portugal, A Águia, Seara Nova, Portucale e Claridade».

Sobre a sua obra afirmou: «Não sou um escritor. Sinto a dor humana, a amargura dos seres, vazo-as em figuras. Eu não sou um literato». Terminamos este convite à leitura citando Guilherme de Castilho: «Se na literatura portuguesa há escritor que tenha nascido sob o signo da indisciplina mental, da impossibilidade temperamental de se integrar em qualquer escola, de aceitar qualquer forma preestabelecida de expressão, esse escritor é, sem dúvida, Raul Brandão».

(Editora: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Capa: Armando Boaventura)

7 thoughts on “Um livro por semana 223”

  1. Obrigado por estas notas, pois é um +ersonagem que me seduz e vou ssim poder conhecer melhor…
    abraço

  2. Obrigado eu pela atenção da leitura. Raul Brandão é de facto um grande escritor, o seu «Húmus» é ainda hoje um livro de futuro embora tenha sido escrito no século XX…

  3. Ó senhor Branco parece que o livro foi impresso em 2006 ou 2008 mas para mim o que conta é que foi esta semana que chegou à minha secretária de trabalho. Apenas isso. Só existe agora para mim só agora o revelo; não podia ser antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.