2 thoughts on “Sair do Euro?”

  1. Ola,

    A nossa propensão para encarar os problemas de maneira puramente religiosa nunca ha de parar de me supreender…

    Isto significa o quê, ao certo ? Que devemos aceitar qualquer preço para permanecer no Euro ? Se fôr necessario cada Português empenhar um filho menor, não temos remédio senão aceitar, porque não exportamos matéria prima, é isso ?

    A questão não é “sair do Euro a qualquer preço” vs ‘permanecer no Euro a qualquer preço”…

    A questão é saber a partir de que ponto os custos de permanecer no Euro são demasiado elevados em relação às vantagens que isso nos proporciona. Ou, se preferirem, a partir de que ponto as desvantagens (obvias) de sair do Euro devem ser encaradas, tendo em conta os custos a suportar implicados pela opção contraria.

    Quando virem alguém debater essa questão, que é a unica que interessa, ou pelo menos que devia interessar, a uns como a outros, acordem-me, esta bem ?

    Boas.

    PS : Sou tendencialmente favoravel a permanecer no Euro, mas avesso a desconversar

  2. faz agora todo o sentido repensar nas teorias das zonas monetárias óptimas, as quais acautelaram, nos anos sessenta, para o cuidado na integração monetária: condições ao nível da estrutura da procura doméstica de cada país; respectivas opções de política económica que revelem a preferência por inflação e desemprego; estruturas de mercado de trabalho; taxas de crescimento económico; divergências que avultam nas preferências reveladas pelas autoridades político-económicas em matéria orçamental.

    diziam os arautos, e muito bem, que se estas diferenças forem muito acentuadas os estados-membros confrontam-se com uma diminuição da margem de manobra para tentar, através das suas políticas económicas, ultrapassar os efeitos nocivos que derivam de choques que afectam de forma assimétrica os países participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.