Execução

execucao.jpg

Artigo do jornal Commercial Advertiser de 5 de Janeiro de 1903: “Topsy, a irascível elefanta de Coney Island, foi abatida no Luna Park, ontem à tarde. A execução foi testemunhada por mais de 1.500 espectadores curiosos que viajaram até à ilha para ver o fim do grande animal a que tinham dado amendoins e bolos em Verões que já lá vão. Para tornar a execução de Topsy rápida e certa, deram-lhe 460 gramas de cianeto, misturado com cenouras. Então, um cabo foi colocado ao redor do seu pescoço, com uma ponta presa a um motor a vapor e a outra ligada a um poste. De seguida, colocaram nas suas patas sandálias de madeira revestidas a cobre. Estes eléctrodos foram ligados por fios de cobre à central eléctrica Edison e uma corrente de 6.000 volts atravessou o seu corpo. A grande besta morreu sem um urro nem um gemido”. O pequeno filme que a equipa do grande inventor fez deste elefanticídio ainda hoje circula pela Internet.

3 thoughts on “Execução —”

  1. Eu também estava navegando a procura de fotos de parques de diversões e tive a infelicidade de ler esta reportagem tão triste. Repito aqui o que sempre digo: as pessoas precisão ter mais respeito pelos animais.
    Nós, seres humanos, devemos parar de nos acharmos superiores a todas as outras formas de vida e nos entendermos como parte do planeta e não como dominador dele.

  2. Era de fazer o mesmo aos animais que o mataram assim. Depois de o terem explorado a vida toda, como um boneco para divertir pessoas ignorantes, assassinam o animal, como se fosse esse o direito deles. Era de lhes cuspir em cima, e a desgraça é que é “Topsy”, é apenas uma de milhares, elefante ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.