Aviso aos pacientes: este blogue é antianalgésico, pirético e inflamatório. Em caso de agravamento dos sintomas, escreva aos enfermeiros de plantão. Apenas para administração interna; o fabricante não se responsabiliza por usos incorrectos deste fármaco.



A comentadora que assina Sininho escreveu isto, que importa ‘puxar’ para aqui.

Tenho a sensação que, neste momento, muitos homens sentem um “aperto” ao pensar que, numa situação futura, poderão ver a sua parceira a tomar essa decisão [de interromper a gravidez] de uma forma autónoma, perdendo eles o direito a participarem nessa decisão tão grave e, por fim, irreversível.

No entanto, como mulher e mãe, gostaria de dizer que a maioria das mulheres que aborta, fá-lo por se sentir só, abandonada pelo seu parceiro.

Fá-lo por medo de não conseguir suportar a imensa responsabilidade de colocar neste mundo um ser, sozinha. Fá-lo porque sente essa responsabilidade muito antes do homem, à medida que o seu corpo se transforma. Fá-lo por falta de amor, diálogo, compreensão, apoio… Onde há amor, não há aborto.

Sininho


  1. 1 Extended Spirit

    Muito bem dito.

  2. 2 susana

    ontem quase concordei co a sininho, na caixa de comentários. continuo a concordar, mas não completamente. deixa de fora o aborto adolescente, que decorre sobretudo da falta de educação sexual. e também os casos em que houve uma gravidez deliberada para reparar uma relação em ruptura que ao não atingir os seus propósitos deixou de ser conveniente. ou o do casal cheio de amor que não quer, de modo algum, ter filhos mas não faz grande coisa para o evitar. etc.
    o meu desejo é que reduzam drasticamente as gravidezes não planeadas que, convenhamos, hoje têm uma estreita margem de razões para surgirem. educação sexual é uma ferramenta, mas também uma mudança de mentalidades que procure ver a gravidez como um propósito comum e deliberado, entre os dois progenitores. ou, pelo menos, da mulher que quer de facto ter um filho.

  3. 3 João Cordeiro

    Olá,
    Que posso eu dizer se os meus olhos não falam!
    Transmitem emoções, a essa beleza inconfundível
    que as palavras me transmitem
    Aqui estou eu para te dar o meu apoio e solidariedade
    Soberbo… continua…
    Meu blog:
    http://www.sonhadoremfulltime.blogspot.com/

  4. 4 osso

    o que a sininho deveria quere dizer é: onde há amor poderá não haver aborto.

    mas também pode haver.

    as mulheres cada vez dominam mais os homens (não é para ser compreendido com sentidos machistas ou depreciativos).

  5. 5 Anónimo

    É, pelo menos para mim, evidente q a ‘Sininho’ se referia a uma das razões q levam uma mulher a optar pelo aborto, e não será a razão menos frequente! é claro q numa situação de abandono, de solidão, de desespero, é claro q se existisse ‘alguém’ ao lado - com amor! - mt provavelmente poderia não ser necessário chegar ao extremo do aborto, mas…

    Tb há situações, menos frequentes é certo, em q a decisão é tomada a dois…pq há amor!…há amor, mas o amor não paga contas, não dá casa, não mete comer na mesa, não paga infantários, não dá emprego à mulher qd esta o perde por estar a contrato e pufff, engravida!…essa treta do amor e uma cabana já foi chão q deu uvas!:=>…e assim, pq há amor, sonha-se q a vida um dia dá uma volta e até se arranja novo emprego; e entretanto o outro filho até já deixou o infantário; e entretanto o pai até foi aumentado; e entretanto até se arranjou uma casita q dá para ter um quarto para os putos; e…e…e…aí sim!, pode-se e decide-se pensar noutro filho!…e só assim se devia ter ‘direito’ a ter filhos!

  6. 6 amok

    uooooopsss, aquele coment anónimo era suposto ter sido assinado, grrrrr

  7. 7 sininho

    Susana

    Bem visto! E quase concordo contigo.

    De facto, a gravidez adolescente decorre da escassa educação sexual em casa e na escola.
    E essa importa debater e encontrar soluções.
    No entanto, achas que uma adolescente espera que o seu namorado a acompanhe, nessa tenra e poderosa idade, na maior criação e aventura do mundo, esta de serem Pais? Pergunta-lhes.

    Remendar uma relação com uma gravidez não será resultado de falta de amor, diálogo, compreensão, …?

    O casal cheio de amor que não quer ter filhos e que não faz grande coisa para evitar… desculpa… não pode ser. Não te soa melhor dizer que esse casal de quotidiano altamente confortável e no auge da sua carreira profissional e social não está para ser incomodado com o choro duma criança? (só se for dos outros… ai, são tão queridos mas choram tanto! E as fraldas? Iiiiiihhhh que horror!)

    Amok

    Aqueles que tão bem referes são os mal amados da sociedade. Eles não esperam que a sociedade os proteja, ampare.
    À luz da despenalização, espero, vai ser possível colmatar as suas maiores carências e evitar alguns abortos. Que tal começar pela contracepção e assim evitar mais algumas gravidezes não desejadas?
    (Insulta-me e diz-me que sou naïf!)

    Não há maior pobreza do que perder um filho.
    O “direito” a ter filhos é uma liberdade ao alcance de todos, para uns mais, para outros menos… se houver amor…

  8. 8 zazie

    Treta!

    Rei morto, rei posto.

    Ter um filho é alegria que nada pode estragar

  9. 9 zazienometro@yahoo.com

    Acredito que possa haver muitas razões e outras tantas sem-razões. Agora essa da falta do amorzinho é que não me convence.

    Há muitos Manéis na terra.

    Eu sei que há quem o faça para não perder o namorado. E até conheço casos em que ficaram sem os narmorados e sem mais hipóteses de terem filhos.

    Mas é coisa de mariazinha.

  10. 10 susana

    sininho, não fiz qualquer referência à vontade das meninas de que os namorados as acompanhem nessa aventura e tal. referi apenas que essas, aliás como quase todas as outras gravidezes indesejadas, decorrem de falta de educação sexual. por vezes nem é bem falta dela, é uma confiança no acaso que eu nunca entendi muito bem. precisamente aquilo que eu tenho dito que é responsabilidade de todos os que votaram «sim», como é o meu caso, é o que dizes à amok: contracepção, veicular essa mensagem, debatermo-nos por mais e melhor educação sexual. é que eu tive a sorte de ser levada à ginecologista pela minha mãe assim que me apareceu a menstruação, mas isso ainda hoje é raro.
    regressando aos adolescentes: importante, nessa parte que concerne aos rapazes, é sensibilizar para a responsabilidade comum no caso de uma gravidez. não sei como é agora, porque já não sou adolescente há muito tempo, mas cheira-me que os rapazes continuam sempre à espera de que elas se defendam, nem confirmam, e só aqueles que têm o cuidado de evitar DSTs andam protegidos. quanto ao casal, nunca me passaria pela cabeça questionar alguém que não queira ter filhos, apenas perguntar o que falhou para que tivessem engravidado.

  11. 11 susana

    ah, esqueci-me do remendo! precisamente: se remendar uma má relação com uma gravidez significa falta de amor, então a falta de amor precede a gravidez e onde não há amor uma gravidez não deve ser um instrumento de coacção, nem pode ser um de coesão. a não ser que a vontade seja a de ter o filho mesmo que a relação rebente em consequência dele.
    é que há tantos casos e tão diferentes! as únicas causas que encontro como genéricas são a falta de educação sexual e a falta de formação afectiva e ética. para além do acaso, da paixão incontrolável, da bebedeira (que já contam com a pílula do dia seguinte) e das falhas contraceptivas, mas essas têm as costas bem mais largas do que apontam os dados científicos quanto às margens de eficácia.

  12. 12 Pedro Oliveira

    O que não entendo é porque é que uma lei inconstiucional vai ser alegremente aprovada pela assembleia? Então o progenitor masculino não tem direito a opinar sobre o destino do feto? Para abortar ou para levar a termo? Onde está a igualdade de sexos prometida pela Constituição da República?

    Mas se fôr para pagar por uma gravidez não desejada levada a termo então já está tudo bem… Hipocrisias politicamente correctas.

  13. 13 Maria

    …e quantos abortos, engraçado que ninguém aflorou sequer essa situação,se fazem por pressão, pressão fortíssima, de maridos e companheiros. Enfim, uma lástima.

  14. 14 susana

    sim, maria, falou-se. já não sei em que caixa, que já estou baralhada, mas falou-se.

Leave a Reply





Aspirina box

Arquivos mensais

Pharmácias

As Ruínas Circulares
afixe (RIP)
BdE I (RIP)
BdE II (RIP)
de vagares...(RIP)
A invenção de Morel
Sociedade Anónima (RIP)

 

Farmácias de Serviço

 

100 nada
31 da Armada
A aba de Heisenberg
Abrupto
O Acidental (RIP)
Adufe.pt
A Gaveta do Paulo
Agridoce
Alexandre Soares Silva
Almocreve das Petas
Amor e Ócio
António Sousa Homem
Arrastão
As Ruínas Circulares
Atlântico
Avatares de um desejo
O Avesso do Avesso
Babilônia
Babugem
Bada Bing!
Bandeira ao Vento
Barnabé (RIP)
a barriga de um arquitecto
Beco das Imagens
Blasfémias
Bomba Inteligente
Bombyx mori
Bonfim
Blogue dos Marretas
Blogo Social Português
Cabra de Serviço
Caderno de Verão
Caixa de Costura
Canhões de Navarone
Cão de Guarda
Casa de Cacela
Casmurro (RIP)
A causa foi modificada
Causa Nossa
O céu sobre Lisboa
Charquinho
Cibertulia
cinco dias
Cocanha
A Coluna Infame (RIP)
Complexidade e Contradição
Confissão do Silêncio
Conta Natura
Contra a Corrente
Coroas de Pinho
Crítico Musical
Crónicas Matinais
Cruzes Canhoto (RIP)
Daedalus
Daily Make-up
Da literatura
Desesperada Esperança
A Destreza das Dúvidas
Diário Ateísta
É a Cultura, Estúpido!
Em Busca da Límpida Medida
Enresinados
Epicentro
A Ervilha Cor de Rosa
Esplanar
Esquerda Republicana
Estado Civil
a.estrada:
Estrangeiros no Momento
Eternuridade
Floresta do Sul
Fora do Mundo (RIP)
FotoBen
Frangos para fora
french kissin'
Fuga para a Vitória
Fumaças
O funcionamento de certas coisas
garedelest
Gato Fedorento
Geração Rasca
Glória Fácil
Grande Loja do Queijo Limiano
Grupo do Pato
Hipatia
Homem a Dias
:Ilhas
O Insurgente
Intermitências da Corte
A Invenção de Morel
Janela Indiscreta (RIP)
Janela Para o Rio
João Pereira Coutinho
Klepsy´dra
A Lâmpada Mágica
Laranja Amarga
Last Tapes
letra minúscula
Letratura
Malfadado
Mar Salgado
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Meditação na Pastelaria
melancómico
A Memória Inventada
Memória Virtual
A Metamorfose
Miniscente
Modus Vivendi
Muro Sem Vergonha (RIP)
A montanha mágica
Nada Niente
A Natureza do Mal
O Observador
Ó Faxavor...
A Origem do Amor
A Origem das Espécies
Palombella rossa
O Pastelinho
Pastoral Portuguesa
Pedro Chagas Freitas
pequeno blogue do Grande Terramoto
Periférica
pesadelo sem ar condicionado
Pólis & Etc.
Ponto e Vírgula (RIP)
Ponto Media
Pópulo
Portal Galego da Língua
A Praia
Quartzo, Feldspato & Mica (RIP)
Quase Famosos
read me very carefully
Renas e Veados
Rimbaud Warrior
Rititi
Rua da Judiaria
Ruialme
seta despedida
Silêncio
Solvstäg
Sound + Vision
Tempo Contado
Os Tempos que Correm
Tomara-que-caia
Três Pastelinhos
True Lies
Um blog sobre Kleist
O verso dos versos
Vício de Forma
Vidro Duplo
Vistalegre
Voz do Deserto
what do you represent
The world as we know it


© 2006/07 Aspirina B | Powered by TubarãoEsquilo | Editado com Wordpress | afinado por Paulo Querido | Topo