Um americano em Lisboa

No restaurante onde almoçamos, ouvi este norte-americano explicar à mãe do seu filho bebé que, provavelmente, iria votar Trump. A mãe talvez seja sul-coreana, e nada dizia. Ambos na casa dos trinta e poucos. O americano explicava-lhe o problema: Hillary era corrupta e só alguém capaz de fazer uma radical limpeza em Washington merecia o seu voto. Estávamos em finais de Outubro.

Nesta quarta-feira, o americano conversava com uma outra mulher, talvez colega dele, talvez brasileira. Falavam da saúde em Portugal, e quais as soluções disponíveis. A mulher explicava-lhe que tinha aderido a uma oferta qualquer privada e queria saber da sua experiência. O americano começou a explicar que estava surpreendido com a saúde pública em Portugal, a qual considerou de uma qualidade a anos-luz do cenário nos EUA. Contou que contrataram uma parteira para fazer o parto em casa mas que desistiram a meio por causa das dores. Então, rumaram à maternidade Alfredo da Costa, já com a dilatação em curso. Lá chegados, foram profissionalmente tratados e correu tudo bem. Deu outros exemplos de consultas e exames no sistema público e foi acrescentando elogios. Estava espantado e encantado. Depois passou para o diagnóstico da actual situação americana. Deu Nixon como o responsável pela mercantilização da saúde nos EUA, criando uma lei que permitia estar no lucro a principal finalidade dos serviços médicos à população americana. E chegou ao Obamacare, o qual explicou ao detalhe e onde reconheceu que, por sua causa, dezenas ou centenas de milhares de vidas tinham sido salvas porque, finalmente, essas pessoas tiveram acesso a um seguro de saúde que lhes permitiu usufruir de preciosos cuidados médicos. Fez então a comparação com o que os Republicanos defendem, o qual consiste no completo abandono daqueles que não possam pagar as seus necessidades de saúde ao preço de mercado. Citando-o de memória, há velhos escondidos a defenderem os interesses das grandes empresas e corporações que usam políticos jovens e bonitos, como Paul Ryan, para tentarem levar a sociedade e o eleitorado a aceitar políticas nojentas. Concluiu dizendo que Washington está nas mãos dos corruptos e que nada é possível ser feito, tal como se via com Trump que prometeu exactamente o contrário do que está a mostrar.

Este testemunho funciona como caixa de Petri onde podemos observar um processo cognitivo universal ligado com o desenvolvimento, maturação e crises das democracias numa idade pós-jornalística e amoral. No caso, o sujeito falante terá uma educação superior, está informado, inclusive em matéria histórica, e não se pode duvidar da sua boa intenção: ele gostaria que os políticos lhe aparecessem puros. Foi exactamente por isso, num paradoxo crucial para entendermos as últimas eleições americanas e várias na Europa, que preferiu um candidato desqualificado que lhe prometia uma utopia básica e instantânea, Trump, a uma candidata altamente qualificada que lhe prometia realismo e a devoção possível à causa pública, Hillary. É que a candidata com provas dadas quanto ao sentido das políticas benéficas para a maioria e para os mais pobres a assumir na sua governação era também para ele, e pelas mesmíssimas razões, a candidata comprovadamente corrupta pelo simples facto de ter exercido cargos políticos. Por sua vez, o candidato com provas dadas nas ilegalidades e imoralidades enquanto empresário era também para ele, e por inerência, o candidato capaz de fazer frente aos políticos dado nunca se ter misturado com os “corruptos de Washington”. Foi completamente enganado, gado para abate.

Se este americano se dedicar a estudar a história do Serviço Nacional de Saúde, para a qual terá de estudar o salazarismo e o 25 de Abril, é até possível que ainda venha a escrever uma carta a Hillary, e outra a Obama, a pedir desculpa pela sua tão populista, tão estúpida, cruz num certo boletim de voto.

47 comentários a “Um americano em Lisboa”

  1. Um texto que não conhece a realidade estado unidense. Desconhece-a por completo.

    Sabe o que é o obama care??? Porque razão, um homem de setenta anos TEM DIREITO A SUBSÍDIO EM SEDE DE MATERNIDADE?????? Porque razão, quem tem seguro privado é OBRIGADO a pagar Obama care???
    Porque razão, para se custear obama care, o cidadão sofreu agravamento de impostos?

    Porque obama, seja, NOBAMA é um comuna com gostos de capitalista que gosta de fazer planos com o dinheiro dos outros e aparecer como um esquerdista que pensa na igualdade dos outros.

    Conhece os USA? Conhece os lugares onde vivem aqueles de que NOBAMA diz fazer parte?
    E que fez por eles? nada! Vá até lá e fale com eles! encontrará os que votaram Obama e votariam na crooked hellary, por ele ser preto e ter, não obstante a raiva que a mulher lhe tem, recomendado a besta. Esta besta que disse “we came, we saw, they died”. A mesma besta que queria ir para a guerra com a Rússia….porque uma guerra também significa dinheiro a entrar na economia.
    Note-se que o fenómeno também se vê em Portugal, onde os comunas e chuchas votam na TRAMPA que lhes dizem independentemente do asno que se candidatar…

    Quando aparece um tipo que diz no more welfare checks, you have to work and so on, é evidente que a PREGUIÇA ESQUERDALHISTA esperneia e ate precisa de dog therapies and hot meals….

  2. éstrampa, larga as ervas porque presumo que o Sóbebo Água Gaseificada era de mim que falava (porque a frase dos «que usam políticos jovens e bonitos, como Paul Ryan» pode ser bastante modernaça, e é!, mas não se pode gabar por aí além o gosto do Valupi e até me lembro de ver uma série de brilhantes piadas do Jon Stewart sobre os olhos de “cão triste” do tipo).

    Assim, faz parte da fama e da obsessão e está à mão de semear:
    http://gifsfln.tumblr.com/post/29393783230/jon-stewart-gets-lost-in-paul-ryans-eyes

  3. Sóbebo Chá
    25 DE MARÇO DE 2017 ÀS 17:25
    O seu comentário aguarda moderação.

    éstrampa, larga as ervas e deixa o senhor e vamos mas é ver a bola.

    ?!

  4. Sóbebo Chá
    25 DE MARÇO DE 2017 ÀS 18:42
    O seu comentário aguarda moderação.

    éstrampa, larga as ervas porque presumo que o Sóbebo Água Gaseificada era de mim que falava (porque a frase dos «que usam políticos jovens e bonitos, como Paul Ryan» pode ser bastante modernaça, e é!, mas não se pode gabar por aí além o gosto do Valupi e até me lembro de ver uma série de brilhantes piadas do Jon Stewart sobre os olhos de “cão triste” do tipo).

    Assim, faz parte da fama e da obsessão e está à mão de semear:
    http://gifsfln.tumblr.com/post/29393783230/jon-stewart-gets-lost-in-paul-ryans-eyes

    ?!

  5. vê-se que não tens frequentado o sns… desde diagnósticos errados , pondo em perigo a vida das pessoas , até anos à espera de cirurgia , passando por mortes às dezenas devido à tal bactéria xpto ( a.k..a. falta de limpeza e desinfeção de equipamentos e pessoal ) , passando por consultas marcadas a km sem que o doente tenha dinheiro para se deslocar , passando por provocarem o “piorou subitamente” com fentanilo a velhotes que acham que estão maduros para abate e sei lá mais o quê. bom bom é a adse , mas isso é só para os cidadãos de primeira.

  6. Yo

    És tão camelo como o americano.
    Esqueceste-te de mencionar os transplantes de rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas, intestino, córnea … tudo à borla no SNS … só ainda não se transplantam cérebros, se calhar a avaliar por ti devíamos começar …
    Cirurgias cardíacas e outras de top, tratamento de doenças metabólicas e outras doenças raras, caríssimas, totalmente à borla no SNS …
    Enfim, vai-te queixar para o país da trampa que ficas logo curado, pá.

  7. E assim se faz um texto com um ataque devastador a um sistema de saúde e um rasgado elogio a um outro, sem apresentar um único documento credível …

    Acresce que, um texto com pretensões e características de conclusivo …

  8. Documento credível…
    O que é que o meu amigo aceita como documento credível?
    O documento credível, relativamente a este sistema de saúde, são os testemunhos de milhões de pessoas tratadas pelo SNS. Entre os quais me incluo. Relativamente a mim e bastantes familiares.
    Relativamente ao outro, falam os testemunhos de muitos americanos, sobretudo pessoas com uma certa idade, empurradas para a falência por despesas de saúde.

  9. Jasmin
    25 DE MARÇO DE 2017 ÀS 21:39
    Yo

    És tão camelo como o americano.
    Esqueceste-te de mencionar os transplantes de rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas, intestino, córnea … tudo à borla no SNS … só ainda não se transplantam cérebros, se calhar a avaliar por ti devíamos começar …
    Cirurgias cardíacas e outras de top, tratamento de doenças metabólicas e outras doenças raras, caríssimas, totalmente à borla no SNS …
    Enfim, vai-te queixar para o país da trampa que ficas logo curado, pá.”

    Caramba!!! Tu é que devias ser proibida de falar….queres que os doentes com doenças raras PAGUEM os seus medicamentos/terapias???? Medicamentos “salva -vidas” IMPORTADOS pelos hospitais ???? Á escolha de alguns dos que se poderão fazer com as farmacêuticas????
    Yo, dê-lhe um…supositório….

  10. os meio neurónio acham que uma andorinha faz a primavera , mas não faz. é cortar os valores extremos , as dores de cabeça e os transplantes de coração , e ficamos com a mediana do sns , um serviço medíocre.

  11. Ó Trampa
    Vai lá para a América precisar de um transplante e vais ver quem é que tem de pagar … camelo !
    Repito camelo, e ignorante !

    Yo
    Vai lá saber o que é a mediana do Sistema de Saúde na América e depois vem para aqui dizer bacoradas … que ainda levas mais nessa carola, camelo !

  12. Um serviço mediocre…em que médicos mediocres se enganam nas cirurgias…uma vergonha…com alguns carniceiros armados em cirurgiões. Na verdade, porque pedem uma média alta para entrar? Alguns nem articulam, outros não acreditam em doenças raras…e não se inibem de o proferir. Uma vergonha! Uma vergonha!

  13. Ó Trampa
    Eu não sei o que “se investiga na Operação O Negativo” porque está em segredo de justiça e eu nem estou dentro da cabeça desarrumada do Rosarinho nem faço parte da pandilha que come à mesa dele.
    Mas em todo o caso o que é que isso teria a ver com a qualidade do SNS português ?
    Quando muito terá a ver com as finanças do referido SNS.

  14. Ó Trampa
    Uma vergonha és tu. Diz lá quem foi o médico que se enganou na cirurgia e te extraiu a totalidade do cérebro em vez de te operar às amígdalas …

  15. por acaso acho os médicos novos um pavor , marrões a exercer a arte da medicina ? vamos pagar caro a forma de selecionar os curadores. vamos , não , estamos. só tem uma coisa boa , o facto de serem beras : muito poucos não vão poder ser substituidos por robots.
    um dos problemas do sns está em não podermos escolher o médico , se nos calha um sapateiro estamos lixados.

  16. Jasmin
    25 DE MARÇO DE 2017 ÀS 22:58
    Ó Trampa
    Uma vergonha és tu. Diz lá quem foi o médico que se enganou na cirurgia e te extraiu a totalidade do cérebro em vez de te operar às amígdalas …

    Trampa és tu. A verdadeira essência da trampa verbalizada na tasca…

  17. Jasmin
    25 DE MARÇO DE 2017 ÀS 22:54
    Ó Trampa
    Vai lá para a América precisar de um transplante e vais ver quem é que tem de pagar … camelo !
    Repito camelo, e ignorante !

    Yo
    Vai lá saber o que é a mediana do Sistema de Saúde na América e depois vem para aqui dizer bacoradas … que ainda levas mais nessa carola, camelo !”

    Ah! Quando os animais falam…neste caso, só me ocorre a imagem do rinoceronte em vias de extinção…com dois cornos no focinho…

  18. Jasmin
    25 DE MARÇO DE 2017 ÀS 22:57
    Ó Trampa
    Eu não sei o que “se investiga na Operação O Negativo” porque está em segredo de justiça e eu nem estou dentro da cabeça desarrumada do Rosarinho nem faço parte da pandilha que come à mesa dele.
    Mas em todo o caso o que é que isso teria a ver com a qualidade do SNS português ?
    Quando muito terá a ver com as finanças do referido SNS.”

    Lobotomia? Hum?
    Está em segredo de justiça…mas parece saber muito de uma tal operação do Marquês…aquela onde
    Fernandá Canciô disse a Monsieur Sócratesss que ” um buraco? Um buraco és tu…”

    Vá, vá lá tratar das amígdalas da dama, que tratou mal o seu santinho da Covilhã…desculpe, de Paris…

  19. Mas em todo o caso o que é que isso teria a ver com a qualidade do SNS português ?
    Quando muito terá a ver com as finanças do referido SNS.” BY JASMIM

    Vex.ª. é de facto um ente com falta de miolo…

  20. Sargento Merda e a Banda dos corações wisquémicos. Lucia no céu e autoridade.
    Milhões de anos de involução.

  21. é, de facto, um paradoxo muito interessante o de colocar em pé de igualdade – em termos de corrupção – um e outro descurando-a, à corrupção, em um dos candidatos apenas por não haver identificação política: identificação com alegado o nicho da corrupção. isto faz-me pensar, por um lado, no quanto a sociedade civil é determinante na vida da Cidade e, por outro, no quanto a comunidade política tem vindo a ser descredibilizada.

    Toffler terá falhado, digo eu, ao não aliar a terceira com a quarta vaga: a sustentabilidade da informação. e talvez, sou eu que digo outra vez, tivesse inspirado o futuro, presente nosso, na hora de desenhar a cruz no sim e no não.

  22. Joe Strummer
    26 DE MARÇO DE 2017 ÀS 8:51
    Sargento Merda e a Banda dos corações wisquémicos. Lucia no céu e autoridade.
    Milhões de anos de involução.

    Cala-te ignaparvo…dianteiras no chão já. Não as tires daí, é o teu lugar-

    .I.

  23. Pelos dois principais indicadores da OMS (organizaçao mundial saude), taxa mortalidade infantil e expectativa de vida, estamos bem melhor do que os EUA. Uma vergonha no pais mais rico do mundo. E não é difícil, pois ca os cuidados de saúde chegam com melhor qualidade a mais gente, e recorde-se o SNS foi criado com os votos contra da direita na AR.
    O Obamacare:
    http://umbrasileironaamerica.com/obama-care-como-funciona/

    Agora até os Republicanos reconhecem que o Obamacare tem virtualidades, pois não viram-se a braços com a cada vez maior contestação das pessoas, muitas delas que acederam a um plano de saúde pela primeira vez. Todas elas têm uma característica comum: são pobres e não entram nas contas da direita como seres de pleno direito.

  24. Ignaratz, cala-te…

    E os que teem seguro privado e são obrigados a ter obama care???? Destrambelhoua economia familiar da classe média e da média alta…, aumentou impostos e arranjou um tributo com a treta do obama care..
    E enquanto os crappers andam em filas de 2, 3 dias paracomprar os tenis de uma carantonha foleira armada em diva, outros pagam os welfare checks aos preguiçosos que se habituaram a viver do dinheiro dos outros…como bons esquerdalhas que são…

  25. Aliás, a trampa do socialismo do Nobama, filho de comuna racista, afundou os Estados Unidos, craindo desemprego e levando familias à perda de património…Um besta, um verdadeiro besta, snob, racista e odiento . Nobama e mulher…

  26. já agora , o que podemos observar na caixa de petri é o apodrecimento da democracia , o estádio final de degeneração desta democracia. e o povo não faz mais do que aquilo que Maquiavel e outros observaram votando à margem do roteiro , talvez entretanto surja alguém que meta a escumalha na Ordem :

    ” Según su teoría de la anaciclosis —teoría cíclica de la sucesión de los sistemas políticos (a la que alude Maquiavelo)— la oclocracia se presenta como el peor de todos los sistemas políticos, el último estado de la degeneración del poder. Polibio describe un ciclo de seis fases que hace volcar la monarquía en la tiranía, a la que hace continuación la aristocracia que se degrada en oligarquía, luego de nuevo la democracia piensa remediar la oligarquía, pero zozobra, ya en la sexta fase, configurándose como oclocracia, donde no queda más que a esperar al hombre providencial que los reconduzca a la monarquía.”

    o único erro de Salazr foi não ter restaurado a monarquia , a la Franco.

    e não creio que o V , por mais géniuo que seja , consiga sequer chegar a mil km dos calcanhares de Maquiavel no que se refere a análises políticas.

  27. Nâo falem mal do Trump, falando bem da Kyllary e do Obama. Estes últimos, pelo que deixaram fazer e ordenaram sobre as guerras em que os EUA estão metidos, são uns verdadeiros carniceiros, os seus sorrisos são do pior que a hipocrisia pode criar. Não se deixem ir pela manipulação mediática. Claro que o Trump não é flor que se cheire, mas eu penso que não será responsável por crimes de guerra tão hediondos como os de Kyllary e Obama! Vejam, leiam:
    1) http://resistir.info/eua/roberts_11jan17.html – Obama, o criminoso de guerra carrasco de mulheres e crianças, por Paul Craig Roberts;
    2) KILLARY E AS ELEIÇÕES ESTADO-UNIDENSES – In resistir.info
    Os EUA estão divididos. De um lado estão os que querem preservar o Império mesmo à custa do seu país – são os neocons. Do outro lado estão os querem salvar os EUA ainda que seja à custa da perda da sua hegemonia imperial. A representante dos primeiros é a sanguinária e corrupta Hillary Clinton, responsáveis por incontáveis mortes de civis no Iraque, na Líbia, na Somália, no Iémen e na antiga Jugoslávia (em 1999 apoiou o seu marido na guerra de agressão da NATO). Ela é a mulher que, tal como uma ave carniceira, deu uma gargalhada ao saber do assassinato de Kadafi (“Viemos, vimos e matámos”, berrou ela). A sua eventual vitória significará uma alta probabilidade de guerra nuclear.
    O outro candidato, Trump, é o que aceita o retorno a um mundo multipolar a fim de salvar da derrocada o seu próprio país – uma derrocada económica, financeira, monetária, política e moral. Apesar da sua vulgaridade, grosseria e algumas ideias tolas ele é certamente o candidato que dá mais garantias à paz mundial e à maioria do povo estado-unidense. Se estas eleições não forem mais roubadas do que de costume Trump poderá vencer.
    Ter ou não um planeta coberto de cinzas radioactivas depende dos resultados de 8 de Novembro.

  28. aeiou
    25 DE MARÇO DE 2017 ÀS 23:59
    O seu comentário aguarda moderação.

    aeiou
    25 DE MARÇO DE 2017 ÀS 19:07
    O seu comentário aguarda moderação.

    … mi casa es su casa, Valupi.
    https://www.youtube.com/watch?v=XQH8u9U21Ng

    [Vamos à bola, menino!]

    ______

    Algo te perturbou, Valupi?

    _____

    Larga o vinho e deixa de ser aprendiz de censor.

  29. Valupi, parece que é desta qwue vamos ter mesmo de largar o vinho.

    A Herdade do Vale do Rico Homem, propriedade de uma empresa detida maioritariamente pelo antigo presidente executivo da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, foi alvo de arresto judicial no âmbito de um dos processos que investiga o colapso do Banco Espírito Santo (BES) e do grupo com o mesmo nome. A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo Observador, que cita o averbamento da ficha predial daquela herdade. O PÚBLICO tentou confirmar a informação junto da Procuradoria-Geral da República, aguardando ainda uma resposta.

    PUB
    Segundo o Observador, o arresto ocorreu depois do antigo líder do BES, Ricardo Salgado, e do próprio Granadeiro terem afirmado, no âmbito da Operação Marquês, que a sociedade offshore Espírito Santo Enterprises tinha adquirido uma parte da sociedade que detém aquela quinta vinícola, uma informação que terá sido comunicada ao titular dos casos que investigam o colapso do BES/GES. A explicação foi dada pelo antigo banqueiro para justificar os perto de 25 milhões de euros transferidos entre 2007 e 2012 pela Espírito Santo Enterprises para uma conta na Suíça da qual Henrique Granadeiro era o beneficiário. Salgado, contudo, não consegui precisar ao procurador da Operação Marquês o nome da quinta, nem a percentagem da participação adquirida. E o contrato? Não chegou a ser redigido, disse Salgado, citado pela Visão.

    https://www.publico.pt/2017/03/27/sociedade/noticia/herdade-de-henrique-granadeiro-arrestada-pela-justica-1766674

  30. Rui David, considera que documentos credíveis, são “milhões de testemunhos”, entre os quais se inclui o dele próprio ( quantos milhões valerá o dele ?) .
    Para mim, documentos credíveis, são estudos e relatórios, efectuados por pessoas e entidades independentes e isentas .
    O meu pai, por exemplo, foi convocado pelo SNS para efectuar um exame à vista, 1 ano após ter falecido . E mais, foi convocado para uma operação, a efectuar num hospital público, 2 anos após ter falecido !

  31. Segundo ouví numa estação de TV, Ganadeiro estará a atrasar a resposta a uma carta rogatória enviada à Suiça, no âmbito da transferência de massa efectuado por Salso, para Ganhadeiro, lui-meme .
    A Suiça coopera e fornece dados mas se o detentor da conta se opuser, e pode fazê-lo junto do banco, e tê-lo-á feito, i.e., fê-lo mesmo, atrasa tudo . O MP terá que solicitar a intervenção de um juiz suíço, para desbloquear o bloqueio .
    Está a ficar interessante ;-)
    Aguardemos pela resposta à carta rogatória sobre o primo Gordo – não é El Gordo da lotaria espanhola :)

  32. a primeira certidão extraída do processo Operação Marquês: os últimos dados bancários enviados pela Suíça para o Ministério Público revelaram novas suspeitas sobre banqueiros e recebimentos de comissões ilegais. No despacho que ordenou a retirada dos elementos do processo para uma investigação autónoma, o procurador Rosário Teixeira não identifica os suspeitos, dizendo apenas serem “pessoas distintas” das já constituídas arguidas no processo e tratar-se de “cidadãos portugueses” que “tinham responsabilidades em instituições financeiras e na concessão de crédito”. Ou seja, serão outros banqueiros além de Ricardo Salgado e Armando Vara, duas pessoas constituídas arguidas na “Operação Marquês”, que já tiveram “responsabilidades” em bancos.

    […]

    Novidades no DN, ainda não se chegou à fase de julgamento e começam a surgir na imprensa novas linhas de investigação. Aqui, agorinha de ontem à noite: http://www.dn.pt/portugal/interior/operacao-marques-nova-investigacao-do-mp-aponta-a-outros-banqueiros-5755323.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

  33. Investigação autónoma, uh?
    A acusação está para saír…vai ser acusado pelo que já está mais do que consolidado. De resto, em relação a Sócrates, deve estar…ele aguarda por causa dos outros, Angola está com raivinhas e não responde mas a Suiça protela até poder…depois disso, desboca-se.

    Vai ser tsunamico, com um fio condutor…Sócrates era um peão com o ego de mandão, bem alimentado…mas não era o cabecilha…e amigo, foi comendo dos lados..também.

    O loureiro…esse é que …yawn

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *