E esta, hein?

«Hoje a grande força justiceira da sociedade é a comunicação social. Muitos criminosos, incólumes no sistema judicial, vêem-se arrasados na imprensa, sentindo-se o público vingado pela difamação. Só que, se muitas vezes essa é a única forma de justa punição, o método tem problemas evidentes, representando uma linha muito perigosa de organização social.

O primeiro defeito vem directamente da finalidade conceptual do sistema jornalístico, que não é servir a justiça, mas informar ou, crescentemente, divertir. Sob a capa de vingador de inocentes, esconde-se frequentemente a simples ganância de espectáculo, alimentada pela inveja, coscuvilhice e crueldade. A saga mediática de José Sócrates, sobretudo no Correio da Manhã, é um bom exemplo dos extremos a que chega tal dinâmica. Por muitos crimes que possa ter cometido, nada justifica a obsessiva perseguição, devassa da vida e obscenas mexeriquices. Livres das regras judiciais de protecção de arguidos, os jornais, autonomeados justiceiros, dizem o que lhes apetece, sem decoro ou dignidade, para não falar de isenção e profissionalismo. Isso é injustiça.»


João César das Neves

17 thoughts on “E esta, hein?”

  1. O quê, estão a falar na Tecnoforma? Do Macedo dos dos vistos gold? Do Lima das velhas ricas? Do irmão do Santana? de sobreiros? Submarinos? BPN? das privatizações dos CTT? da REN? da EDP? DA PT do Granadeiro e Bava? Do Loureiro? Do Jacinto Leite Capelo Rêgo? Dos eucaliptos que não incendeiam da Cristas? Dos 80 Milhões que o Coelho entregou ao Relvas? Do gangue do CDS que se apoderou da Parque Expô? Do pavilhão do Atlântico que a Cristas despachou? Do Oceanário que vai ficar 50 anos na família do merceeiro do Pingo Doce?

    haa, é sobre o Sócrates.

  2. O César das Neves a dizer umas coisas acertadas. Raro, mas não totalmente inédito… Ja agora, sublinhe-se que são acertadas e ajuizadiddsimas independentemente dos méritos ou desméritos da acusação contra J. S., sobre os quais, contrariamente aos leitores (e autores) deste blogue, não sei nada.

    Boas

  3. Os ratos começam a saltar do barco.
    Ontem a decadente clarinha elogiou Sócrates como pai das eólicas.
    A UE vai adoptar o Simplex, obra da autoria de Sócrates.
    Agora o diácono remédios da católica vem, incrívelmente, em defesa de Sócrates.
    O que mais virá nos próximos tempos?
    Andam, andam e ainda vai restar apenas o fedorento & Cia do governo sombra que vivem de canibalizar o Sócrates.

  4. Só não sabe quem não quer, não vive neste país ou não esteve atento aos governos socialistas do Primeiro Ministro José Sócrates.
    Há também quem não queira saber do salto de modernização do país, nem reconheça os muitos e bons Ministros que teve consigo e não faça a denuncia do muito que ficou por fazer e urge acabar.
    Portugal estava livre de intervenção tal como aconteceu com Espanha.
    José Sócrates era admirado e respeitado na Europa.
    Os oportunistas do derrube do PEC IV agora em bicos de pés colam-se descaradamente por umas migalhas de luz num currículo que só gerou pobreza.
    Quanto ao kihsh, kitsh, kitsh, já dá volta ao estômago a permanente e babada campanha diária de cobertura intensiva de ajuda à sua tribo e arrebanho do povão para mais 4 anos desta palhaçada institucional.
    Só um Político com o carácter de José Sócrates aguentaria tão torpe campanha e tanta coragem no afrontamento de caluniadores e inquisidores.

  5. Ou as “raposas” pressentem que o filão de ouro José Sócrates está a terminar, ou (o mais provável) está algo de muito relevante para acontecer no “processo Marquês” em abono de Sócrates.
    É por demais evidente o facto de alguns dos mais acérrimos caluniadores que comentavam aqui no Aspirina contra Sócrates terem quase que “desamparado a loja”.
    Quanto ao sacristão JCN está na cara que está a acautelar o futuro, como o feijão frade.

  6. Presente!!!
    ” Por muitos crimes que possa ter cometido, nada justifica a obsessiva perseguição, devassa da vida e obscenas mexeriquices. ” evidente , às pessoas normais só lhe interessam aas cenas qiue digam respeito aos crimes . a cor das cuecas , com quem dorme , se tem prisão de ventre e outras tretas para encher chouriços nem percebo como há quem lhes pegue .

    querem ver que o beato césar tem algum pecado escondido e está a ficar preocupado ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *