2017: o ano da Rússia e valha-nos Zeus

Prestes a terminar 2016, ocorre-me dizer que há muito tempo que não via a Rússia tão presente nos noticiários e devido a posições que considero potenciais “game changers”. E isso é não só uma surpresa como também uma possível antecâmara para uma nova ordem internacional. As “alhadas” em que o Ocidente se envolveu no Médio Oriente (com destaque recente para a Síria) e na Ucrânia, onde não contou com a estratégia de protagonismo e de ambição facilmente concretizável da Rússia, e ainda a perspectiva de ascensão ao poder de Donald Trump, abriram a Putin grandes janelas de oportunidade de afirmação, apesar das informações que temos de que o país está falido.

O manancial de peritos em informática e de espiões e de colaboradores locais de que a Rússia dispõe e também, há que dizê-lo, a sua determinação na Síria face a inimigos que todo o mundo considera animais menos os que neles continuam a ver hipotéticos instrumentos úteis, são trunfos que lhe granjeiam um respeito que julgávamos morto. O condicionamento imposto a Trump com a não retaliação à expulsão, por Obama, de 35 diplomatas russos, é uma jogada de força. Na Europa, já se temem interferências russas em todas as eleições, e são várias a terem lugar no ano que agora começa. Para variar historicamente e introduzir picante no processo, parecem ser os partidos populistas de extrema direita os novos amigos de Putin, sintoma de que os partidos comunistas que ainda não faleceram terão de recorrer à exo-astronomia para encontrarem defensores do seu ideal e fontes de sustento.

Assim, é com expectativa que aguardo para ver se o novo slogan “Oligarcas, bilionários e Rambos de todo o mundo, uni-vos!” trará mais paz e sossego, além de diversão, a este mundo ou se nos levará a todos para o outro quando os americanos acordarem.

Aos curiosos como eu, aos nossos leitores, incluindo os biliáticos, desejo, mesmo assim, um 2017 feliz e surpreendente.

39 comentários a “2017: o ano da Rússia e valha-nos Zeus”

  1. Há pelo menos uma coisa de que o Putin não tem culpa, é de ser mais inteligente do que o Obama, e não só. Não lembrava ao careca as oportunidades que o Obama está a dar ao Trump de limpar a sua imagem.

  2. o obama é um traste e o mundo tem nos últimos 8 anos perdido uma gigantesca oportunidade de paz e prosperidade. a intervenção americana nos médio oriente e norte de áfrica constitui um genocídio da responsabilidade obama/hillary. tambem à sombra desta dupla e com o apoio do sunitismo saudita cresceu o isis. obama deve ser julgado por crimes contra a humanidade e é provável que se venha a saber a verdade sobre esse infame traidor.
    que 2017 seja um ano de justiça e verdade, ainda que certamente duro e por vezes brutal.

  3. I love Russia so much !! completamente russófila. adoro aqueles homens , bebem , fumam , andam à briga , a melhor literatura do mundo , a música não lhe fica atrás e têm Rasputin , o ET. Rússia e Argentina são as pérolas desta ostra Terra :) e o Putin ? saiu desta cultura… só pode ser excelente , o stalin , bem , esse foi um bocado pancadoide em crueldade , mas ovelhas negras há sempre nas melhores famílias :)

  4. Por uma vez estou de acordo com o texto da Penelope, e preciso nao esquecer q a civilização e o mediterrâneo. Os eslavos são crueis e descompensados , os alemaes racionalistas marados, os bifes britanicos loucos pelo business e dependentes do tio Sam. Os franceses gostam de figado de ganso.Mas q não haja confusão a América ainda é de longe a maior potência mundial, o resto é tinta de jornal ou hipertexto marado e Trump nunca conseguira perverter o status quo.

  5. Obama termina o mandato com as mesmas paranóias de George W. Bush. Cada minuto que permanece no cargo é uma ameaça para a paz mundial. Se a consciencia e discernimento de um Presidente que recebeu o Nobel da Paz permite as decisões e atitudes que este tomou nos últimos seis meses, pois que venha um fascista, ignorante e deplorável.

  6. Cantaril: Não é o Putin, é a Rússia, cujo estatuto mitológico de berço do comunismo continua a vigorar na mente de muita gente. Não há outra referência, ou, se quiseres, outro “porto de abrigo” para quem foi nado e criado no ódio ao “imperialismo e ao capitalismo americano” como fonte de todos os males.

  7. exato penélope, e de acordo com essa teoria o ku-klu-klan também já é comuna, hitler já é comuna, e trump, afilhado deste último, combinou com o putin restaurar o comunismo da polónia à florida passando pelo alasca. tudo isto é o estatuto mitológico que vigora na cabeça dos deplorables que apoiam, com a aparente incoerência que penélope agora unifica através de uma teoria fabulástica, trump e putin.
    não consegue mesmo entrar nessa cabecinha imbecilizada que trump e putin significam progresso económico e paz para o médio oriente e para o ocidente, pois não?
    qual era a tua alternativa, conta lá, seria meter a hillary e o obama a fazer mais primaveras democráticas pelo mundo fora, tipo aquelas árabes que já conduziram ao genocídio vários países?
    foda-se, toma lá um bilioso vai pró caralho em 2017 e que abras bem e de uma vez por todas essa pestana.

  8. “… trump e putin significam progresso económico e paz para o médio oriente e para o ocidente…”

    ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah
    eheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh
    ihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihih
    ohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohohoh
    vai apanhar no cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  9. ignatz ri-te parolo ri-te das lindas obras na síria da al-nusra, do isis, e dos “rebeldes” sírios. esses lutadores da liberdade e da democracia, né, parolo? contra assad/putin, vale tudo para ti, não é parolão de merda.
    és um esterco, foda-se.

  10. tu ignarôncio davas o cú para salvar a humanidade de trump, mas não precisas de arranjar desculpa. em pleno séc. xxi e durante alguns anos se tiveres a sorte de putin não perder a guerra contra o isis, poderás levar nessa bilha, escachá-la até não aguentares mais, tudo o que quiseres sem preconceitos nem medos. boas enrabadelas, ignarôncio.

  11. … com esta piada diurética:
    “… trump e putin significam progresso económico e paz para o médio oriente e para o ocidente…”

  12. povo mais sofrido que o russo não conheço e como dizem que a sabedoria vem do sofrimento… devem ser sábios. ainda que os judeus também tenham sofrido mas aprender não aprenderam nada , nadinha.

  13. DE FACTO …. “Paz e progresso económico para o Médio Oriente e para o Ocidente” … vindo de dois criminosos, um que quer dominar o mundo e o outro que quer encher os bolsos até não os poder arrastar …
    ó meu Deus !

  14. eu baseio-me em factos concretos para dizer que hillary e obama espatifaram o médio oriente nos últimos 5 anos. agora pretendiam inventar uma guerra com a rússia e continuar a espatifar o médio oriente. também me baseio em factos muito concretos para afirmar que contariam, se tivessem ganho, com o apoio de monarquias genocidas e que fazem 1 bilião por dia (será que isso é arrastar os bolsos até não poder mais?) como seja a da arábia saudita e do qatar, bem como com a ajuda dessa nojento bilionário chamado george soros. jasmin, fedes a mentira e, pelo sim pelo não, melhor será mandar-te para o caralho.

  15. “… baseio em factos muito concretos para afirmar…”

    facto concreto é o cimento que te substitui o cérebro.

  16. só por isto vale a pena vir ao aspirina:

    “… trump e putin significam progresso económico e paz para o médio oriente e para o ocidente…”

    vou por na bio do FB

  17. “Um dia haveria de concordar com António Ribeiro Ferreira”

    vá lá, não sejas modesto e injusto para as marinas, erdogans, wilders, straches, michaloliakos, nunos melos e congéneres. deves concordar com toda merda fascista ou racista que apoia o trump, aos poucos perdes a vergonha e chegas lá.

  18. É isto:

    Facebook dos truques da imprensa portuguesa
    “Os truques da imprensa portuguesa
    1 h ·
    Algum dos nossos quase 100 000 seguidores costuma comprar o jornal i? É muito provável que não (ou que sejam pouquíssimos). E, se nos permitem o comentário, fazem muito bem…
    … Cada um fará o seu julgamento dos mandatos de Obama e, particularmente, da sua política externa. Espanta-nos principalmente o tom agressivo, raivoso e fundamentalista do texto. Usando o título do artigo dele, é “simplesmente miserável”. Quem escreve assim é desequilibrado. O que vale é que (quase) ninguém o lê.

  19. ignarôncio e ferrolhis em boa verdade vos digo, sereis copiosamente derrotados e as vossas genocidas e criminosas connviccoes devolvidas ao esgoto do onde veem.
    venha todo o fascismo mais o cónego melo e o sobrinhp ou lá que merda que tu prái dizes, desde que quando abasteço gasolina esteja seguro que não há uma monarquia (perante quem um escumalha que diz ser presidente dos eua genuflete) que recebe uma choruda comissao e que não a utiliza para apoiar o exercito mais genocida que a humanidade ja testemunhou.
    tu oh palhaço de merda ignarôncio arrombado do cú deves pensar que somos estúpidos. vai para o caralho traidor.

  20. Obrigado, GALUXO.

    Estas VERDADES são ABSOLUTAS E UNIVERSAIS: “Faltam 18 longos dias para este criminoso anti-judeu sair da Casa Branca. Faltam 18 longos dias para os americanos e o mundo se livrarem de um miserável. Faltam 18 intermináveis dias para Israel voltar a ter um aliado em Washington. Faltam 18 intermináveis dias para os EUA começarem a combater os teroristas do Estado Islâmico. Faltam 18 intermináveis dias para Trump participar ativamente no processo de paz da Síria, Faltam 18 intermináveis dias para o novo presiente norte-americano enterrar o machado de guerra com Mosvoco, acabar com a Guerra Fria, pôr na ordem a NATO e as suas provocações no leste da Europa. Faltam 18 intermináveis dias para Trump mostrar à decadente União Europeia como se faz crescer a economia, criar emprego e acabar com a grave crise do sistema financeiro. Faltam 18 intermináveis dias para Trump ser o bastião do mundo livre e servir de exemplo aos europeus que vão a votos este ano.” . Dá-lhe António Ferreira, arrasemos com esse traidor.
    E acrescento: só faltam 18 dias para que nasça a esperança de ver esse ESCUMALHA HUSSEIN OBAMA, TRAIDOR, INFILTRADO, PROFETA DO ÓDIO À CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL, mais a ASQUEROSA MONARQUIA SAUDITA e mais todos os cabecilhas do ISIS e demais ESCUMALHADA DO ISLAMISMO RADICAL SUNITA serem julgados por crimes de guerra e contra a humanidade.

  21. enapa

    … quando tu vires a trampa que é o teu adorado Trump acho que vais morrer de desgosto, pá !

    Deixa-me dizer-te assim devagarinho:
    O Obama era apenas um intermediário dos Trumps deste mundo.
    Aquilo que acabou com a eleição do Trump foi apenas a … FARSA.
    Agora os senhores do dinheiro já não se incomodam em comprar políticos para fingirem que o voto do Povo decide alguma coisa. Com a eleição de Trump os senhores do dinheiro descobriram que podem mostrar a face e serem eles a governar …sem pagar a intermediários.
    Tudo ficará na mesma, mas para bastante pior, porque agora que sabem que já não precisam de disfarçar e manter umas quantas aparências vai ser à descarada !

    És tão palerma, enapa !
    Ou então achas que nós o somos !

  22. Jasmin, na minha imensa palermice, acho que as coisas são muito mais complexas e há pelo menos duas grandes correntes filosóficas, políticas e económicas com visões realmente antagónicas.
    O que está em causa é a escolha entre um mundo em que o liberalismo nos levará a uma globalização uniformizada e paradoxalmente marxista, em que as diferenças entre as culturas se vão esbatendo até à carneirização transgénico-mutante total, ou um mundo multipolar de nações e indivíduos com natureza e dignidade humana, com todos os seus defeitos e virtudes. Não achas, pelo menos curioso, para não te falar em preocupante, que a visão do mundo em formato “torre de babel” esteja a ser recuperada existindo hoje meios tecnológicos para implementar esse grandioso 1984? Nenhum espanto te causa essa merda? Não vês na conceção do globalismo liberal que nos querem impingir uma deriva radicalmente transpersonalista e desumana, tal como era o nazismo? Não dá para enxergares esta merda?

  23. “… desde que quando abasteço gasolina esteja seguro…”

    Abastecimento em segurança

    O abastecimento de automóveis ou motociclos requer alguns cuidados que devem ser rigorosamente cumpridos para garantir toda a segurança.
    Regras para abastecimento de automóveis e motociclos

    Desligar o motor do automóvel, acionar o travão de mão e desligar quaisquer fontes de ignição, como aquecimento, luzes, ar condicionado;
    Não fumar, foguear ou utilizar telemóveis;
    Liberte a eletricidade estática antes de abastecer o veículo tocando numa parte metálica do mesmo;
    Não voltar a entrar dentro do automóvel quando está a reabastecer;
    Se surgir algum incêndio não tentar retirar a mangueira e afastar-se do automóvel. Pedir imediatamente ajuda aos funcionários do posto de abastecimento;
    Não provocar o sobreenchimento do depósito, pois pode originar um derrame de combustível;
    Caso aconteça qualquer derrame de combustível, avisar os funcionários do posto de abastecimento;
    Evitar respirar os vapores de gasolina;
    Nunca aspirar, inspirar ou ingerir gasolina. Se por qualquer razão ingerir gasolina, não induzir o vómito e contactar imediatamente o médico;
    Não permitir o contacto de combustível com a pele ou olhos. Se por alguma razão ocorrer o contacto, lavar imediatamente, usando água abundantemente. Despir imediatamente qualquer peça de vestuário que fique impregnada com combustível;
    Utilizar as gasolinas e os gasóleos apenas como combustíveis. Nunca os utilize para limpar as mãos ou como produto de limpeza.
    Abastecimento de motos e motorizadas

    O condutor deverá desligar o motor e desmontar da moto antes de iniciar o abastecimento;
    O reservatório deverá ser abastecido com cuidado e com um caudal baixo, de forma a evitar a ocorrência de um derrame que possa atingir o motor e provocar um incêndio;
    Não devem ser usados funis, pois podem facilmente transbordar e provocar um derrame ou atingir o motor da mota provocando incêndio.

    Mangueiras e pistolas

    Deverá ter cuidado para que as mangueiras não sejam puxadas até ao seu limite;
    O bico da pistola de abastecimento deverá ser totalmente inserido no bocal do automóvel;
    Quando existe a patilha de abastecimento automático deverá assegurar-se que ela foi desligada no final do abastecimento
    Após a conclusão do abastecimento, a pistola deverá imediatamente ser colocada na sua posição de repouso

    http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosServicos/PostosGalp/Paginas/Abastecimento.aspx

  24. diz o enaparvo:
    “E acrescento: só faltam 18 dias para que nasça a esperança de ver esse ESCUMALHA HUSSEIN OBAMA, TRAIDOR, INFILTRADO, PROFETA DO ÓDIO À CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL, mais a ASQUEROSA MONARQUIA SAUDITA e mais todos os cabecilhas do ISIS e demais ESCUMALHADA DO ISLAMISMO RADICAL SUNITA serem julgados por crimes de guerra e contra a humanidade.”

    Porque é que é enaparvo? porque julga que os interesses dos americanos só são inenarráveis a partir do mandato do obama.

    http://derterrorist.blogs.sapo.pt/bushy-sarkozy-hollandy-a-mesma-luta-3427029

  25. “Porque é que é enaparvo?”

    uma pergunta interessante, à qual posso adiantar a resposta: a partir do dia 18, o enaparvoil vai passar a abastecer o enachaço, em segurança, na área de serviço de riad.

  26. jpferra, não sejas tolinho nem idiota. para mim o inenarrável começou com a monumental farsa, o crime contra a humanidade em que consistiu aquela cimeira das lajes, a intervenção no iraque, a VERGONHA de como a missão técnica de pesquisa de wmd e diplomática no iraque foi tratada, a intervenção desgraçada de powell na onu a falar de wmd. isto foi inenarrável a um ponto de mentira e farsa a que nunca tinha assistido. depois veio obama, tive uma imensa esperança, mas a inenarribilidade continuou, mas desta vez realizada por um político que nunca julguei que fosse capaz de descer tão baixo. se há algum problema meu, foi apenas o de ter expectativas normais e adequadas à mensagem que transmitiu. não esperava mesmo que o fulano traísse tanto o seu país, os valores do partido dele e a mensagem que transmitiu em ambas as campanhas eleitorais. obama foi um completo e miserável traste e devia ser efetuado um inquérito internacional por crimes de guerra e contra a humanidade relativo à sua participação, direta ou indireta, bem como da sua administração no surgimento e crescimento do ISIS, uma organização genocida como nunca se viu. têm que se apuradas responsabilidades muito concretas nisto do ISIS porque é de uma gravidade tal que só um crápula psicopata como tu, ferrolho, pode querer ignorar.

  27. enaparvo quando não tomas os comprimidos tens um discurso de merda. Aonde alguma vez aqui defendi o obama do que quer que seja?

    Não sejas idiota.

  28. “Aonde alguma vez aqui defendi o obama do que quer que seja?”

    exactamente, esse é que é o problema. os gajos vão caluniando, ninguém contradiz e depois passa a verdade. se não defendeste, deverias ter defendido e agora escusavas de apresentar desculpas de merdoso envergonhado. o obama foi dos melhores presidentes americanos, senão o melhor, toma aí nota no caderninho dessa cena que te poderá ser útil quando o palhaço for emposssado.

  29. Ignatz desculpas de medroso envergonhado o caralhinho. O enaparvo tem um discurso onde mistura governação Obama com o isis e o caralho que o foda. entendido? o obama tem culpa no cartório? claro que tem como todos os presidentes antes dele, Ou achas que ele só fez coisas boas?

  30. atão conta lá à malta o que é que o obama fez errado e que pudesse ter sido feito de outra maneira com um senado maioritariamente republicano.

  31. Ignatz, poderia ter dito, por exemplo, como disse Trump, que os EUA têm que mais que fazer do que pôr e tirar governos de outros países. Era o suficiente para arrefecer as costas de muitos grupos terroristas que assolam o Médio Oriente.

  32. foi o senado que coagiu o escumalha a nomear a hillary clinton secretary of state e a dar início às genocidas primaveras árabes na líbi e síria? foi o senado que o coagiu a dizer com aquele ar de estupidez vaidosa típica de um escumalha daquele nível que o isis nao era uma ameaça existência? acorda ignaroncio

  33. foi alias o senado americano que autorizou ou coagiu o escumalha a fazer ataque com drones aumentando danos colaterais, mas depois vir apontar aquele dedo sujo à rússia? por que motivo a desculpante expressao colateral damage desapareceu como o diabo da cruz quando a rússia passou a intervir na síria? pó caralho esse obama

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *