Toda a gente sabe

Toda a gente sabe que o PS é o partido fundador da democracia e que nessa luta se bateu pela diversidade da representação política no regime político.

Toda a gente sabe que Mário Soares se empenhou contra a ilegalização do PCP.

Toda a gente sabe que ao longo de quarenta anos, apesar da dificuldade de coligações à esquerda, foi ponto de honra para os socialistas baterem-se nas urnas e não na secretaria.

Toda a gente sabe do momento magnífico inscrito em 1973, da história ali retratada, de uma partido resistente ao fascismo e à pide, de um partido que lutou pelas conquistas sociais que agora vemos ameaçadas, que se empenhou na construção da escola pública, do SNS e no sistema de segurança social.

Toda a gente sabe que Mário Soares e Salgado Zenha foram seguidos naquele desígnio que se prolonga até hoje em homens e mulheres do século XXI, desígnio de causas transformadoras da sociedade, desígnio incompatível, por natureza, com o populismo, com a fulanização, com a denúncia eleitoralista, qual bufo, qual agente da pide.

Quem não percebe isto rejeita o partido onde milita pelo acaso de um desígnio puramente pessoal, esse de querer ser poder, a qualquer custo, queimando o legado moral e filosófico do PS, colocando-se fora dos “políticos odiados” para os atacar com um imaginário povo por trás.

Antes das primárias, António José Seguro era apenas um SG do PS que não tinha feito a oposição devida ao Governo e que tinha assumido a narrativa da direita acerca da crise.

Depois desta campanha, António José Seguro revelou ser o maior adversário do PS de todos os tempos.

Toda a gente viu. Toda a gente ouviu.

Toda a gente sabe.

23 thoughts on “Toda a gente sabe”

  1. Isabelinha. Gostas de contar histórias do PS cor de rosa. No teu caso, rosa de algodao doce, com esse toque pueril e snob. Fadas democratas encantadas por sonhos de abris que nos salvaram dos mostrengos vilões.
    Mas isso Isabelinha dos contos de fada bacocos e básicos, isso é tão apenas a camada de verniz evangélico e a patine que o tempo e a história oficial politicamente correcta e ja devidamente higiénizada contam sobre este e esse PS.

    O resto, que eu sei que tu não sabes ou não queres saber, com esse ar moralista e snobeiro de trazer pelo quintal, o resto, envolvendo Marocas e outros super Socialistas, lá na cama dinheiro mais abaixo, só uma apenas, é muito mais complexo e mal cheiroso que a história de Nanar que vens para aqui cacarejar.

    Isso é o que vem nos livros pra criancinha decorar …

  2. Muito bem Isabel.
    Toda a gente viu e ouviu, o problema é que em terra de cegos quem é populista e faz campanhas negras, é rei. Bem o demonstra o ultimo post de Valupi com o que dizia Passos Coelho entre 2010 e 2011. A inversão e a manipulação é no entanto de tal ordem, que ao predestinado e messiânico Seguro foi contraposta a ilusão do Sebastianismo de Costa – e a mensagem passou ampliada até ao limite, pelas televisões e os seus comentadores.
    Tenho esperança e a palavra é mesmo esta – esperança – que estas primárias tenham servido para pelo menos demonstrar as características de Seguro e sirvam para o mandar para um longo exílio.
    Quem fala de ética e não a aplica a si próprio (tal como Passos Coelho), não merece governar Portugal.

  3. Muito bem, Isabelinha. Muito bem, Mister H. Seguro saiu da gaiola e falou o que lhe ia na alma.. Sorte para o País, que o PS que o elegeu por maioria esmagadora bem merecia roer o osso até ao fim.

  4. Costa gostaria de lá chegar pelo pé dele.
    Mas com tantos empurrões vai entrar aos tropeções e partir o nariz.
    A brigada do alzheimer lixou o Costa.

  5. Como é que um indivíduo à base de afectos, abraços,
    promessas consegue tomar conta de um partido que
    devia ser um Farol da Democracia ?
    Para mais, sendo esse, o Partido Socialista com um
    enorme património como muito bem a Isabel acentua! Vejamos, pessoas tidas como militantes de sempre,
    com desempenhos razoáveis em lugares de responsa-
    bilidade em diferentes àreas do Estado abraçando e
    dando apoio aquele SG na gíria, tido pelo Tózero que
    de vitória em vitória estava a levar o Partido para a der-
    rota final !?! Desde quando o interesse nacional é pre-
    terido por uns estatutos “martelados” e, quando se
    constata que o “rei” vai nú ainda lhe estendem um cobertor?
    Terão que ser os militantes a resolver a situação interna,
    se renegarem os princípios do Partido pois, que mantenham
    a actual liderança mas, podem esquecer o voto de muitos
    portugueses que sempre se reviram no PS!!!

  6. antónio josé seguro,revelou-se uma imensa fossa a céu aberto.Que haja quem preze tão pestilento espaço,aceito pacificamente.Não aceito é o “convite”que me querem fazer para membro de tal condomínio, cujo pestilento odor e sabuja insalubridade são condimentos por mim,objetivamente,rejeitados.

    Para quem gosta,bom proveito!

  7. Isabel Moreira, tenho apreço pela sua postura combativa, mas estranho , que pretenda reescrever a história do periodo pós 25 de Abril , até ao golpe do 25 de Novembro.

    Deve estar muito mal informada, por isso o seu primeiro paragrafo, não merece qualquer crédito.

    Bastava um pouco mais de pesquisa, para saber que tipo de alianças o dito “partido fundador da democracia” fez , com sectores BOMBISTAS de extrema direita, ferozmente anti-democráticos e saudosos do salazarismo.

    E não me venham com paleio de PCP, não tenho nem nunca tive nada a ver com esse partido, mas vivi esse periodo e sei bem qual foi o papel do PS.

  8. Augusto, não sejas injusto!
    Vá lá, pá, qual é o problema de admitires que és “camarada”?
    Com um discurso destes, “ferozmente anti-democráticos e saudosos do salazarismo”, queres enganar quem?

  9. Toda a gente sabe que o To zé é um pobre diabo … mas lá que tem razão sobre a porca e pouca vergonha que inunda o enorme Partido Xuxa dos interesses, negócios e cambalachos, Lá ISSO TEM ! TIRO – LHE o chapéu por essa “insensatez” pessoal e política, mas já levantou ao de leve, levezinho a tampa da NOJENTA SANITA SOCIALISTA.

    Vai ser lançado à fogueira pelos inquisidores e patéticos dinossauros socialistas, Marocas e quejandos, e tudo vai continuar a FLUIR com o COSTA para os mesmos. ESTA À VISTA !

    Não digam depois que não sabiam … quando os rissóis da festa souberem a MERDA.

    FELICIDADES

  10. “Partido Xuxa dos interesses, negócios e cambalachos…”

    isso é conbersa de tótózero, bota aí exemplos que envolvam xuxas.

  11. Bagonha , ELP, MDLP o chamado movimento Maria da Fonte, a FLA a FLAMA sabe o que foram. Há quem coma muito queijo.

    Nessa época não estavam só no terreno o PS e os seus aliados da direita , da extrema direita FASCISTA , manobrados pela CIA, e do outro o PCP, manobrado pelo KGB, havia uma terceira-via, que hoje todos tentam silenciar, mas que por exemplo em 20 de Agosto de 1975 trouxe para as ruas de Lisboa, mais de 100.000 manifestantes, em apoio do chamado documento do Copcon, que pretendia ser uma alternativa ao documento dos Nove , mas sem nenhuma ligação ao PCP e aos Gonçalvistas.

    Há muita gente que não tem interesse em relembrar isso, senão lá se vai a historieta que montaram sobre o 25 de Novembro.

  12. augusto, a quem estás a contar estorias? mario soares e o ps mais os militares designados pelo grupo dos nove com vasco lourenço marques junior e outros é que mobilizaram o povo para derrotar o golpe social fascista. o tempo veio dar razao a mario soares que meteu o socialismo na gaveta onde o pode ir buscar quando a europa para isso caminhar.depois assistimos a derrocada do socialismo do pcp a cair de podre em tudo que era sitio.por causa do que se passou em portugal milhares de trabalhadores portugueses passaram-se para a direita. augusto tem vergonha. nota: os elps e afins era uma especie de caçadores furtivos.a extrema extrema esquerda manipulou o otelo que mal preparado politicamente não sabia o que fazer.recentes entrevistas demonstram o que afirmo.um otelo mais preparado com o cargo que desempenhava tinha acabado com aquela merda em pouco. otelo através do copcon chegou a mandar para a cadeia militantes do mrrp que se opunham ao golpe social fascista.

  13. Sim Augusto, a Isabel (a agora gorda nutricionista) lá foi à frente da manif (talvez nem 30.000) desse dia, ela alguns mais, com a bolsa carregada de armamento para, logo que o Otelo, proclamasse no Copcon a república popular portuguesa e a isabelinha 1ª ministra, poder começar a liquidar os que se haviam recusado participar na manif aplicando a ameaça que um seu representante fizera na Comissão de Trabalhadores de uma grande empresa reunida para deliberar se participava ou não nessa manif.
    Já noite dentro, junto do Copcon, o Otelo fez o manguito à Isabel e a revolução socialista do PR acabou numa espécie de banditismo das BR25A donde o próprio Otelo e a Isabel escaparam pondo o rabo de fora da organização que chefiavam.

  14. rui lopes,o teu comentario só merece isto:és um grande fdp, pior és desonesto intelectualmente. vergonha, é enganar os trabalhadores quando jeronimo de sousa diz:”só iremos para o poder com o ps quando as forças estiverem equilibradas”. e já agora, quando não faz coligaçoes com o ps nas autarquias,e de bom grado as faz com a direita . (loures 2012)isto tem um nome:NOJO!Nota: o pcp tem menos força eleitoral do que em 1975.

  15. minhapessoa/ rui lopes.colei-te ao pcp,por que é habito deste partido atestar as baterias ao ps mesmo na oposiçao.não imaginava que tais ataques pudesse vir de um simpatizante desta direita, cujo curriculum não se recomenda a ninguem! há gente mesmo sem vergonha! repito a pergunta quantos aninhos tens?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.